Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O que me fez blogueira?

Amigos, good news (ou não): A NET ainda não desligou a internet, mas eu já liguei para lá e nossa assinatura está cancelada. Espero não ter problemas com isso depois... O bom é que podemos manter contato! EBA!!!

E para retornar, sem ter partido, vou postar um selinho que recebi da querida Ingrid, do Desconstruindo a mãe. O selo pede que eu responda a esta pergunta:

Por que me tornei blogueira?

Me expresso melhor por palavras escritas. Já falei antes sobre isso, né? Preciso escrever para desembaralhar meus sentimentos, por que minha mente é uma grande bagunça. Chamo de vulcão cerebral e está em erupções constantes, uma barulhada de pensamentos que não param nunca. Quando escrevo, eles se alinham e consigo entender o que me chateia, o que me entristece, e até para onde quero ir, ou o que não quero mais... 

Sonho um dia ser escritora, por que não há nada que me dê mais prazer no mundo. Seria maravilhoso poder viver do talento de que mais me orgulho e que, para mim, é um grande prazer. Sou capaz de passar dias inteiros escrevendo. Tenho muitos cadernos escritos, agendas e diversos arquivos no Word. Fora todas as cartas que já enviei Brasil e mundo a fora, para os amigos que tenho espalhados. 

Um dia, numa busca no google, por ideias para a festa do Bê, caí no blog da Lu Brasil, nesta festa. Foi meu primeiro contato com este universo. Comecei a acompanhá-la, apresentei-a à minha amiga-espelho. Chegávamos a comentar coisas do dia-a-dia da Lu Brasil e quem estava perto pensava que era uma amiga em comum... hehehe Um dia apresentei a Lu Brasil para minha mãe. Ela me perguntou: por que você não tem um blog? Ops... Sei lá... Não gosto de expor meus sentimentos... Não gosto que leiam o que eu escrevo...

Opa, opa, opa... Se eu não gosto que leiam o que escrevo, como posso querer ser escritora? Nesta fase estava enviando meus primeiros originais de um livro infantil para editoras e recebendo múltiplas recusas. Peraí, algo tem que mudar! Então comecei o blog. Precisava expor o que sentia e aceitar a critica, o olhar do outro, a interpretação. Foi um exercício difícil que me impus.

Claro que de início não contei para ninguém. Era um espaço secreto! Era aberto, mas só eu sabia da existência. Também não expus meus sentimentos de cara. Postei um poema do Fernando Pessoa, meu poema favorito. Aos poucos fui transcrevendo textos antigos, de arquivos word, para o mundo virtual. Um dia contei para poucos amigos. Tinha uns 3 ou 4 leitores (mãe, amiga, marido... kkk). O blog chamava-se Cartas ao vento.

Quando fiquei trabalhando direto em casa a solidão bateu forte. Passar o dia inteiro sozinha, todos os dias, era duro demais. Nesta fase comecei a procurar novos blogs, fui sendo descoberta por alguns, e fui formando meu grupo de amigos. Então percebi que Cartas ao vento não dava mais. Eu queria muito ser lida! 

Daí, pensando e pensando me dei conta que esta sou eu. Eu sou curiosa demais, estou sempre perguntando e, mais que isso, me perguntando. Desde sempre sou assim. Quando era criança, perguntava à mãe, à tia, à professora. Na faculdade, perguntei aos mestres, aos colegas de profissão com mais tempo de jornada, nas buscas espirituais perguntei aos padres, aos monges, aos gurus, aos espíritos... Em todas estas buscas perguntei aos livros... Chega uma hora que não há mais quem responda. Neste momento o que tenho são apenas perguntas em resposta. E elas acumulam-se na minha mente, me confundem, me sufocam. A única maneira de detê-las - e não de respondê-las - é escrevendo. E por isso estou aqui!

Sejam sempre bem vindos. Sua presença, palavra, sorriso, carinho, palpite... me faz feliz!


Além de responder, devo indicar 4 amigas. Vou naquelas que não sei por que escolheram blogar, ok? Acho que ouviremos (leremos) boas histórias. 

1) Isadora - Tantos Caminhos
2) Denise - Tecendo Ideias
3) Sheila - Cantinho She
4) Irene - M@mirene e A Vitrine de Sonhos (enviei para o M@mirene)

Tenho curiosidade sobre as histórias de outras amigas, mas era para indicar 4... 

Beijos a todos,
Tati.






17 comentários:

chica disse...

Gostei de saber!beijos,lindo dia,chica

Isadora disse...

Tati, selinho aceito e recebidíssimo.
Vou apenas pensar com calma em como contarei, a história que não é tão sensacional assim - rs, mas até a próxima semana estará lá.
Obrigada pelo carinho.
Um beijo

lolipop disse...

Vim agradecer a visita no meu cantinho. Já tinha visto seu rostinho bonito por aí, acho que no blogue da Ré...gostei de ouvir as razões que indicou para ser blogueira. Vamo-nos visitar mais vezes? Já fiquei seguindo.
TERNURAS

Denise disse...

A contradição faz parte da gente, meeesmo!...rs
Adorei conhecer o teu desafio, e certamente a tua "veia de escritora" ainda terá o crédito de que precisa pra publicar teu livro - ainda vai, não vai???
Vou levar o selinho e, mais tarde, escrever contando a minha história de "virar blogueira"...é bonita, por isso merece tempo e carinho pra ser contada.
Obrigada por escolher, dentre as 4 pessoas, a mim. Fico feliz pela tua lembrança.
Bjo carinhoso, tuas perguntas em resposta me mantêm cativa!

Renata disse...

Oi Tati

Que bom que você resolveu escrever um blog, aliás, que ótimo que nós todos resolvemos criar esses blogs, cada um à sua maneira, contando um pouco da sua história, um pouco das nossas habilidades, um pouco do que nos faz feliz!

Assim tivemos a chance de nos conhecer e formar o começo de uma rede de amizades, que eu prezo muito, e me faz muito feliz!

She disse...

Queridonaaaaaaaa! Obaaaaaaaaa adorei o selinho! Vou pegar e postar sim, no mais tardar amanhã...hoje tô megaenrolada... obrigadinha, querida! Volto aqui pra ler o seu post melhor...beijo, beijo!
She

Lu Souza Brito disse...

Ei tati,

Já te disse uma vez que sorte a nossa que você resolveu sair do casulo né? Você aprendendo a se expor e nós ganhando com seus otimos textos. Desde o primeiro dia que achei seu blog, dificil ficar sem vir aqui.
Um beijão

She disse...

Ahhhh adorei o seu motivo de fazer um blog e saiba que vc já tem aqui uma leitora curiosa para ler os seus livros, pois certamente irei gostar, pois os seus textos são sempre muito gostosos de ler... ahhh e qto as negativas das Editoras... Deus sempre fecha uma porta, ou algumas, para abrir uma janela, uma porta, uma chaminé, uma casa inteira e não desista nunca do seu dom...
Beijo, beijo!
She

MARCELO DALLA disse...

Querida, eu aprecio o que você escreve e acho que vc tem talento. É só acreditar, praticar e perseverar. Nada como trabalhar com o que mais gostamos!!!!

bjos

Mãe 24hs disse...

Adorei o seu blog! Vc escreve o que pensa e com muita graça. Parabéns! Estarei sempre por aqui! Beijos!

Macá disse...

Tati
Como assim não queria que lessem o que você escreve? E nós iríamos perder de conhecer você? Nem brinca heim? Adorei sua história e agora quero ler o livro. Você vai fazer como a Glórinha, não vai? Olha, só aqui, quanta gente vai querer ler? Então, mãos à obra.
Vamos lá......
beijos

pensandoemfamilia disse...

Oi Tati

Gostei de conhecer sua história. Seus textos prendem a atenção e transmitem emoções. Quanto mais se escreve, mais se aprimora, está no caminho certo.
Fico feliz por visitar meu blog e por seus ricos comentários.
bjs
Bom final de semana

pensandoemfamilia disse...

Oi Tati

Gostei de conhecer sua história. Seus textos prendem a atenção e transmitem emoções. Quanto mais se escreve, mais se aprimora, está no caminho certo.
Fico feliz por visitar meu blog e por seus ricos comentários.
bjs
Bom final de semana

Cris França disse...

Sorte a nossa de poder te ler menina do sorriso bonito. adorei saber mais sobre você. e manda um beijo pra sua mãe, nem conheço, mas só por te ler já sou fãsoca dela...rs bjs

disse...

Amei Tati, conhecer mais um pouquinho da sua história. Estou um pouco ausente, ainda de férias, mas te acompanhando. Muito bom ler o que escreves e como escreves. Bjosss!!!

Diogo Didier disse...

Excelente texto! Temos algo em comum, eu também sou alucinado pela escrita, acredito que através dela consigo expressar melhor o que sinto sobre o mundo.

Seu blog fará parte dos que eu sigo

Parabéns mesmo!

Mari disse...

Oi Tati...

Muito legal conhecer mais sobre você e sua história.
Que bom que a gente se encontrou por aqui!
Boa semana!
Beijos