Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Rebelando


Hoje estou ferida de morte!
Posso ouvir de muita gente que não devo me abalar, que não devo levar a sério ou em consideração, mas quer saber? O dia em que uma coisa dita pelo Bê não me afetar, nada mais afetará. Por que não há no mundo uma pessoa que eu ame tanto e que eu queira tanto fazer feliz. Por que o abraço de ninguém faz por mim o que o dele faz, e não há covinhas de sorriso capazes de aquecer meu coração como as dele me aquecem. Quando digo que ele tem um sorriso que ilumina o mundo, quero dizer que ilumina meu mundo, e não importa se o dia esta nublado ou com chuva torrencial... 

Então, quando ele me destrata de alguma forma, quando me recusa, me rejeita, isso acaba comigo sim! E nestas horas não sei como agir. Dá vontade de ter uma atitude bem madura: arrumar a mochilinha e fugir de casa! Dá vontade de me trancar no quarto e me acabar de chorar, de ficar de mal, de dizer "não sou mais sua amiga" e cortar dedinhos. Mas sou mãe e estas atitudes não são possíveis, não são permitidas no meu mundo-adulto-que-deve-agir-sempre-com-firmeza

Tá, então me explica, na prática, como a gente age com um garotinho de 5 anos que decide que você não é mais o brigadeiro da festa? Que diz que é chato morar com você, e que fica triste quando o busca na escola? Que faz as coisas simplesmente para afrontar. Eu sei que o motivo é este, mas não sei como fingir que ele não atingiu a meta. Ele sempre atinge! Não estou dizendo daqueles dias esporádicos em que prefere dormir com o pai. Não, não é destes dias que falo.

Já haviam me contado que tinha uma tal de adolescência da infância, nesta fase entre 5 e 6 anos, que era difícil, que contestava. Achei que entenderia, afinal, sou adulta, né? Cadê?

Podem ainda me dizer que é normal, mas não foi assim que eu vi no comercial de margarina, nem em nenhum daqueles comerciais de dia das mães, com mulheres lindas, cabelos ao vento, e múltiplos sorrisos felizes. O encantamento. Ah, saudade do olhar encantado, da certeza de ser a mãe-centro-do-mundo...

Estou aqui, com o coração apertado, questionando se tudo o que fiz até hoje foi válido. E na certeza que ser tia é muito melhor! Tia é tudo de bom: dá presente, brinca, se joga no chão, transgride regras e coloca o indicador na frente da boca em bico, numa atitude cúmplice que diz "não conte prá mamãe que a gente fez isso, tá bem?" E a tia é um barato! Tia não manda comer legume, tia não briga para fazer lição, tia oferece sorvete, dança tchutchucão na frente da TV de uma forma engraçada, cria umas brincadeiras só dela, mas não manda pro banho no melhor da festa, não tira o direito ao computador. Tia se preocupa com o futuro do sobrinho, mas não precisa pensar no preço da mensalidade e se sobra algo para abrir uma poupança. Tia não manda dormir, aliás, tia dorme a noite toda, come comida quente com suco gelado, se serve do melhor pedaço da torta sem culpa. Tia não tem culpa! Tia viaja e traz presentes legais, tia leva ao cinema e é uma curtição, não há cobranças nem represálias ao comportamento, mesmo que não muito adequado. Ah, quero ser tia do meu filho, isso sim. Alguém quer adotá-lo nestas condições? 

Hoje eu queria sumir e só voltar na próxima fase. Hoje eu queria ouvi-lo dizer algo simpático, só para amenizar os últimos dias. Hoje eu queria acreditar que estou no caminho certo e que vai passar, passar para melhor. 

Será?

Beijos,
Tati.

33 comentários:

Kamyla disse...

Tati, ainda não sou tia nem mãe... mas minha cabeça, de vez em quando, é assustada por pensamentos super parecidos com esses seus...
Pelo pouco que lhe conheço tenho certeza q vc é a mãe q o Bê sempre quis ter, mesmo antes de nascer...
Imagino como deve ser difícil essas fases... mas, daqui há pouco, ele vai te mostrar as covinhas q aparecem quando o Bê sorrir... e o sonoro mamãe vai lavar essa sua insegurança e mágoa de momento!!!!!Tenho certeza!!!!
Bjo grande e fica bem!!!!!

Manuela Freitas disse...

Querida Tati.
Vc vive tudo muito intensamente! Eu sou tia e mãe. Tia é isso mesmo, somos bestiais, porque as mães têm que ter outra postura e uma delas é contrariar os filhos e aí é que está o caldo entornado! Ficam aborrecidos e como eles nos sabem fazer sofrer, é uma defesa deles e nós aí temos que se fortes e não claudicar. Passado um tempo voltam os beijinhos, os grandes abraços e os enormes sorrisos:
Beijinhos «sofrida» mamãe!...
Manú

Unknown disse...

Aos cinco anos ouvi meu filho dizer que queria ir embora de casa, inclusive arrumou a mochilinha dele. Se eu fiquei chateada? Além dissso... Fiquei foi p###! rs. O que eu fiz?
Entrei no jogo dele, inclusive o ajudei a arrumar a mochila. Cruel? Talvez.
Mas o fato é que eu sabia que se tratava de um teste... Um teste de paciência para ver até onde meu limite ia.

Neste dia, dei lanche a ele e ele estava realmente convicto de que queria ir embora de casa. Tudo isso porque o mandei ir tomar banho após a escola. Pode? ok!

Deixei para ver até aonde aquilo ia. Então ele disse:
- Mãe?
E eu respondi:
- Ué? Agora eu sou sua mãe? Você quer ir embora de casa por causa de um banho e ainda tem a audácia de me chamar de mãe?

Ele foi relutante!

Até que horas depois eu falei para ele que as coisas não eram do jeito simples que ele pensava e que, ele iria embora de casa sim, quando fosse maior de idade. Pois eu era a maior responsável por ele em todos os sentidos. Enquanto ele estivesse ali, comigo, sob os meus cuidados, tinha que entender que quem manda sou eu. Então ele perguntou:

- Quer dizer que quando eu for maior de idade posso ir embora?
- Se você achar que deve, pode ir sim.
- Ah então tá! Me ajuda a desarrumar a mochila porque tá na hora do Bob Esponja e eu não quero perder!

Rs. Nunca mais tentou algo parecido. Detalhe: não briguei! Se ele estava se achando maduro para tomar uma "decisão" como aquela, a conversa também foi madura (na medida do possível)!

beijos

Elaine Gaspareto disse...

Tati,
A Manuela tem razão: como tu é intensa!
Sou tia e nunca serei mãe. E tudo o que você escreveu das tias é verdade, da torta e das noites de sono, e do segredo e todo o resto.
Mas sabe de uma coisa? Eu trocaria fácil...
Olha só, seu filho não fala á sério. Eu sei, pois meus sobrinhos confessam pra mim as coisas que sentem e pensam quando falam e fazem essas maldades com a mãe deles.
Vai por mim, você ainda é a estrela do universo dele.
Beijo

Bordados e Retalhos disse...

Querida Tati, lendo o seu post pensei em dizer tanta coisa. Mas lembrei da minha dor, do silêncio do meu filho, de como errei pensando que estava tudo certo e aí preferi ficar quietinha e somente oferecer meu ombro a vc. Mas, como não consigo ficar quieta, esse talvez seja o meu maior defeito, vou deixar a frase feita: o Bê tá crescendo, descobrindo o mundo além da sua barriga, que existe vida álém da mãe e do pai e que esse mundo é grande e cheio de prazeres. Nessa hora o melhor é manter a calma. Acho que a gente precisa saber trabalhar isso na gente, essa perda que começa quando tiram eles de dentro de nós. Precisamos aprender a perder. Por que até hoje não ensinaram isso pra gente? E eu querida aqui também com o coração apertado, porque o meu passou na prova da PM (eu merço ter filho correndo atrás de bandidos?)e a qualquer momento vai deixar a faculdade, pois acha que estabilidade de emprego e salário bom é o que basta na vida. Ai que vontade de chorar...e nem posso te ajudar muito amiga.

Pati Araújo disse...

Oi Tati,

Você falando lembrou a minha fase Lua com 5 anos... nós moravámos em Recife com a minha irmã e Lua sempre adorou a tia, também ela levava pra passear, brincava, fazia comida gostosa...porque a da mãe não prestava ¬¬, enfim eu ficava mal quando ela estava emburrada comigo :(, mas depois passava, nem só de brincadeiras vivem os filhos... hoje em dia é minha irmã que está às voltas com a filha Gabi, que com 5 anos é fogo, outro dia ela ligou dizendo que Gabi decidiu que agora eu sou a mãe dela, pode? minha irmã ficou super chateada, mas fazer o que, esse povinho é assim mesmo, mas na hora de dormir, de fazer carinho é a mãe que está do lado, não é mesmo?
Tomara que essa fase do Bê passe logo!

Beijos :]

Nutrição & Cia disse...

Ai Tati minha cara nem sei o que dizer, fiquei passada, minha linda só tem dois anos e meio e já vou me preparar para seu 5 anos, cheio de surpresas e testes na mamãe. Segura coração. É ser mãe não é pra amadora......... Mas a gente sabe que eles não dormem uma noite bem dormida longe da gente ( pai e mãe). Ai esse amor maior que nosso juízo doooooooooooooiiiiiiii!!!!!!!!

Paula Betzold disse...

Tati... aqui em casa, a coisa ta parecida, ta feia tb!
Ser tia nao é melhor... eles falam, falam, falam, mas qud a coisa aperta, eles correm pra mamae... e ai nao tem nada melhor do que se sentir assim...
sei qto seu coraçao deve estar doendo, o meu tb doi, mto!!!!
Vai passar, e nao ha nada mais seguro q vc tem do que o amor do seu filho. Vc é uma grande mae, sei disso por tudo que leio, eu admiro mto vc e sua relaçao com o Be... é fase, vai passar!!!
bjos

pensandoemfamilia disse...

Olá Tati querida

As crianças são como esponjas, absorvem tudo. Sabem como atingir para alcançar o que desejam. O que falam não é sentido. Precisam de limites da mãe para aprenderem a tolerar a frustração, ter limite próprio e respeitar o outro.
Recomendo ler "Como Padecer no Paraiso".
beijos.

Lu Souza Brito disse...

Tatiiii,

Senti um aperto no coração lendo este seu post, sabe por que? Porque eu sou tia, mais tia meio mãe sabe?
Eu sou a tia que faz tudo de legal, mas que briga, põe de castigo, manda tomar banho, ajuda nas lições. Então minhas sobrinhas (que agora já sao adolescentes- já tem uma com 18, rsrs) falam que sou a tia mãe. Que sou mais brava que a mae delas, mas com algumas vantagens de tia.
E sempre que acontecia isso tudo ai que aconteceu, eu sofria (sofro) horrores. Nao lido bem com a rejeição. Mas como tia faço bico e fico de mal.
Nao sei te dizer muita coisa, porque nao sou mae, mas como tia-mãe -intensa que sou, sei que dói.
Mas ai estao as opinioes dos mais experientes e maes também.
Beijokas
Fique bem

Silvia disse...

Menina estou com medo dessa fase. Mas, me convencendo, mãe é a peça chata-indispensável do filho. Vez ou outra, tento ser tudo, até a louca da tia...

Beijos

Anônimo disse...

Tati, lembra que você também é filha...
Amor de filho nunca acaba. Se ele diz o que diz é porque se sente à vontade. Só quem ama muuuuito se sente à vontade. Contudo também, ser mãe é isso, é passar por isso, compreender e continuar amando.
Beijos na alma!

Silvia disse...

Linda, preciso dizer.

Você escreve que é uma delícia.
Tantas vezes ensaio pra falar de meu filho, mas, não consigo abordar assim com essa naturalidade e ao mesmo tempo encanto, como vc faz. Aí dispenso. Mas, falarei dele, um dia. ADoro demais aqui.


Beijão

Teredecorando disse...

Tati,
Que bacana!!
Quando somos apenas filhos não temos noção do que é ser mãe. Depois é que começamos a pensar como poderia ter sido diferente.
Mas é bom demais sentir todas as sensações de filha e mãe.
Fique bem
Bjs mil

orvalho do ceu disse...

Oi, querida
Passo para retribuir a visita e o casamento será dia 4/09 e teremos fotos sim, me aguarde no mês 9... o enxoval vai de vento em popa e no próximo Domingo será o Chá de panela... Tudo vai dando certo...
Bjs e dias melhores pra vc também.
Serenidade e paz!

josi stanger disse...

Tati... tenho um menino de trê, prestes a competar quatro (no domingo) e posso te dizer que já passo por situações assim... Mas criança tem memória curta, fala da boca pra fora, depois de fazer uma cara bem feia e ver que não colou, que não ficamos com medo, esquece rapidinho e corre de braços abertos pra gente...
Fique fria...
Beiinhos
Josi

Mari disse...

Tati querida,

Não fique assim por muito tempo...só pelo tempo necessário para você perceber que isto é relamente norma sim! Que isto acontece com todos os filhos sim! Que a gente nestas horas se sente o coco do cavalo do bandido sim! E sente vontade de fazer tudo isto que você sentiu sim!
Amoreca, quem tem fala aqui também já passou por esta fase e pelas seguintes...hoje meu filhote está com 23 anos...então amiga, fica tranquila que vai passar sim!
Mas que dói pra caramba...ah! isso dói amiga!
E desabafar como vc fez aqui é um santo remédio, bem pelo menos eu quando escrevo, eu exorcizo.
Se cuida mãezona...Fica bem viu?
Um beijo cúmplice!

Blog da Fatima disse...

Ai Amada nem sei o que te dizer!! A Única coisa que sei é que ser tia é mesmo um barato!!
Mas não esquenta...filhos pequenos tbem tem mau humor!! Derrepente é isso!! Ou conversa com ele, diz o qto te magoa as atitudes rudes dele. Tenha uma conversa!! tenta chegar até ele como ele chegaria em ti.. quem sabe isso faça com que ele veja que não pode te magoar!! sei lá...é uma solução... mas não esquenta...tem muito ainda por vir..qdo eles crescem os desaforos são mais frequentes e intensos!!! Mas tudo dá para tirar de letra..

Bjos no ♥

Unknown disse...

Oi querida
Filhos são os nossos maiores amores e nossos maiores tormentos...
Mas são a melhor coisa que Deus podia te criado nesa vida...Sei como é isso, pode ter certeza
Tenho um rapaz de 18 e um de 15, e agora minha baby Inessa...
Tudo muito difícil,mas igualmente sublime.
Vai passar, depois virão outras coisas, que tb passarão, e vc passarinho...
Bjssss

Isadora disse...

Ai Tati li tudinho e dá vontade mesmo de pegar a mochilinha.
A minha está com oito anos e é difícil, além de ela ter um gênio forte. Dois domingos atrás, ela me derrubou e me falou um monte que fiquei de boca aberta. Disse que eu mandava o tempo todo, que não sabia falar direito com ela, me comparou com o pai, disse que eu não era a mãe que tinha criado ela e que eu tinha mudado muito, que a mãe das outras amigas era melhor do que eu...enfim me derrubou. Olha que sou um ser sem paciência e brinco que o pouco que tenho guardo para ela. Conversei, argumentei. Fiz de tudo para que ela entendesse que a vida tem regra, que sou eu que mando sim, pelo menor por enquanto, que tenho que repetir a mesma coisa cinco vezes, blá, blá blá, na maior paciência, mas ela no final ainda achou que estava certa. Fomos dormir chateada uma com a outra.
Eu antes de dormir conversando com meu namorado estava me sentindo a pior mãe do mundo, pensando que talvez eu devesse rever a minha conduta com ela e talvez ser mais firme ainda. Olha sei que me senti um lixo.
No dia seguinte sentei e tive uma conversa séria com ela e colocamos os pingos no i, mas não é fácil.
Boa sorte com seu pequeno.
Um beijinho

Victor Zanata (Exilados do Paraíso) disse...

Eu não tenho filhos e sei que isso foi um desabafo, mas não consigo parar de rir... Fantástico esse texto...rs

diariodumapsi disse...

Oi Tati!
Minha querida, não quero te dar conselhos, mas preciso dizer que és mãe, e sofre como uma mãe, vivem dizendo por aí que os filhos são para o mundo, mas o que nós queremos mesmo é eles bem pertinho da gente, com o mesmo amor que temos por eles...Como o amor de mãe está acima de tudo, posso te dizer que vai passar!
Bê está em desenvolvimento, mas todas as crianças reagem aos comportamentos dos adultos...Será que não tem ninguém influenciando a cabecinha dele?
Bom vou parar por aqui, não quero te deixar com mais coisas na cabeça...
Quero apenas me colocar à disposição!
Fique bem querida!
Gd beijo

She disse...

Ahhhhh minha querida! Não sei o que falar, não sou mãe ainda...
Beijo, beijo e abraço apertado, tá?!
She

Teresa Cristina Martins disse...

Oi Tati! Achei legal o seu desabafo pois vc se coloca de um lugar muito humano. Sou tia e faço tudo isso que vc falou para o meu sobrinho. Quero ser mãe também, mas sei que é muito difícil ser aquela mãe que o pessoal prega por aí, quase que uma santa, que tudo suporta e tudo aguenta. Sei que tá doendo, mas a boa notícia é que vai passar. Beijos e fique com Deus. Pelo que vi por aqui vc é muito querida! E ganhou mais uma amiga virtual.

Luma Rosa disse...

Tati. lembra da frase "Ser mãe é padecer no paraíso"? Eu não entendia essa frase enquanto era somente filha e também é certo dizer, que somente depois que fui mãe é que passei a encarar a minha mãe como amiga. Antes disso, os filhos não encaram os pais como "amigos" e talvez aí resida a sua mágoa. Você quer ser a melhor amiga do seu filho. Pode até ser, mas ele não a olha assim, porque para ele você é mãe e quando os pais saem de suas posições, os limites saem de órbita. Existe até uma frase do Millôr Fernandes que traduz bem esse meu pensamento: "Pais e filhos não foram feitos para ser amigos. Foram feitos para ser pais e filhos".
Com cinco anos ele está apenas testando os seus limites e muitas vezes, os nossos filhos encarnam "personagens" e eles testam esses personagens para saber qual será aquele que lhe trará mais facilidades ou aceitação e por isso, não olhe para seu filho em definitivo! As coisas que ele diz ou faz podem não ser próprias deles. Eu demorei um pouco para saber disso e infelizmente não tinha ninguém para me aconselhar e agi por intuição. Legal você "ficar de mal"! Quando o meu filho me magoou a primeira vez fiz greve com ele, fiquei sem lhe falar e o meu silêncio, o incomodou demais. Mas antes de tomar tal atitude, lhe disse, olhando bem para os seus olhos "Você me deixou muito triste", até chegar o ponto que passou a ser um castigo para ele e ele veio me pedir desculpas.
Os filhos nos colocam em pedestais livres de sentimentos fracos e acham que somente eles possuem frustrações. O desrespeito pode ser sentido como um termômetro para a correção e, como os pais dão muitas regalias para os filhos, eles se sentem 'senhorzinhos'. Eu cortaria alguma regalia quando ele lhe tirasse um pouco da felicidade. Assim, ele entenderá que a convivência é um toma lá dá cá ou que toda ação corresponde a uma reação.
Dê importância ao fato questionando o porque da ação, mas não fique triste com ele porque não foi ele que te magoou - não espere de uma criança de cinco anos ações ponderadas - ele apenas está no início do aprendizado, por mais que em certas horas, demonstre 'maturidade'. Essa maturidade também pode ser somente de fachada, um teste, como disse acima. Encare o seu filho dentro de sua faixa etária, uma criança!
"Os pais de agora pretendem ser amados pelos filhos. Este erro leva-os a toda a espécie de fraquezas e de facilidades." (Jean Dutourd)

Luma Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luma Rosa disse...

Aff!! Desculpa o comentário imenso! Acho que me empolguei! E ele foi duplicado, acabei por deletar!

Tatiane Garcia disse...

Ai Chará...não posso opinar mto sobre filhos, (não os tenho) mas ser tia é mesmo td de bom!!

sabe, já li em outros blogs de mamaes q isso passa...é só contestação mesmo...ele está tentando os limites dele...mas eu teria a mesma reação de vc: chorar no quarto até não ter mais lágrimas!!!
sorte pra vc...!
bjoks...geladas, pq nessa terra tá um frio menina....rs....!!!

Beth/Lilás disse...

Bem, querida Tati, acho que sou a última a comentar este maravilhoso post, muito bem escrito por sinal.
Quantas vezes eu quis escrever algo assim sobre meu filho, mas algo lse trava, não consigo me expressar tão bem como você com as palavras.
Pra começar, somos mães de filhos únicos e machos ainda por cima, competem no terreno afetivo com o pai e ele não vê você mandar o pai tomar banho, fazer deveres, arrumar a bagunça do quarto. Só digo uma coisa, a tendência é sempre aumentar daqui pra frente nestas questões de disciplina, pois foi assim com o meu também desde cedo. Se deixar viram uns 'tiraninhos' com a gente e achamos que nós somos erradas, não sabemos educar nem fazê-los felizes.
Hoje vejo que filho único é um problemão e não aconselho a ninguém a ter somente um, pois tudo é pra ele e por ele, por isso sofremos tanto.
O meu agora, com 25 anos, retorna pra casa (hoje inclusive) depois de tentar acabar o curso de engenharia e me enlouquecer estes anos todos para entender que o que ele ama mesmo é fazer música eletrônica. Imagine o que é engolir isso agora, depois de tantos investimentos e gastos para que ele fosse até o fim no curso, mas a vida é essa e eu que pedi tanto a Deus que o fizesse voltar pra casa, estou hoje com o coração na mão e, ao mesmo tempo feliz por tê-lo novamente em casa, mas com medo do futuro. Não temos bola de cristal, portanto o que nos move é o amor que sentimos por eles e a proteção que lhes daremos até o final de nossas vidas.
Você viu, quantas mães têm lá seus problemas?!
Você não está só nessa, creia.
Dias melhores virão para todos nós.
beijos cariocas

Tathiana disse...

Claro q é só uma fase e vai passar, minha xará!
Acho que meu filho vai entrar numa fase parecida antes dos 5 anos (no momento ele tem 1 ano e 8 meses), se é que já não chegou! Não é fácil. Chego em casa do trabalho à noite e ele nem tchum pra mim. Prefere ficar com as tias. Então, pode acreditar que eu realmente te entendo... Bjs

Glorinha L de Lion disse...

Olha Tati, eu tenho 2 filhos, sendo que um é yin e o outro é yang. Minha filha, sempre foi tirana, taurina, gênio forte, desde que nasceu, batíamos de frente o tempo todo, e mesmo hj, ela já com 29 anos, de vez em quando me diz coisas que magoam e eu tb a ela. Já meu filho, é um zen...pode até não fazer o que a gente quer, mas não discute, nem bate de frente, simplesmente fica na dele e acaba fazendo o que acha que deve. Meu marido diz que ele é um espírito velho e sábio...hehe eu como não acredito, acho que ele sabe viver...filhos testam nosso amor o tempo todo. Não pq não nos amem, mas para ter a certeza de que façam o que fizerem, nós os amaremos mesmo assim. Seu B~e tá se descobrindo. Um serzinho que começa a caminhar com as próprias pernas, ter suas vontades, suas demandas...tb tem aquele probleminha da escola, que talvez o esteja atingindo de alguma maneira. Achei a ideia da Mila genial! Uma psicóloga talvez não tivesse a presença de espírito que ela teve. Quanto aos meus filhos, são meus grandes amigos, que sempre me dão força, carinho, abraços quando mais preciso...mãe sofre mesmo Tati...e é a vida inteira...beijos.

Ypsilon Yvone disse...

Tati
Para nao ser repetitiva quero dizer que trata-se apenas de uma fase...muitas outras virão e tb. trarão algumas angustias sim.
Mas tudo isso vai passar.
Crianças nessa fase sáo egocentricas, egoitas e até más...O consolo é que de fases em fases todos nós vamos aprendendo mais, se ajustando...Nós tb. aprendemos como lidar com tudo isso.Náo tem manual mesmo.
Tenho certeza que vc. faz o que pode e é boa mãe!
Nao perca a ternura jamais, mas seja firme.
No final tenho certeza que chegará o dia que vc. ainda vai rir de tudo isso. Pode esperar.
Sou mae de tres filhos adultos do qual sou muito orgulhosa.Se servir de consolo também era separada do pai das criONÇAS...lendo seu post lembrei das chantagens emocionais que faziam comigo. Mas nao arredei o pé de jeito nenhum. Teve muitas brigas, castigos e vontade de sumir...mas tudo isso passou...
Bjus e obrigada pela visita viu!

Analice disse...

Eu nao sou mae... mas sei que isso doi.. assim como mae que falar com querendo te magoar? como agir? heim... e olha tem momentos que infelizmente, mesmo sendo espirita, estudada etc etc... eu revido e me arrependo .... mas nem sempre falo, ajo... mas é dificil essa relação... mas percebo que quanto mais proximo menos atritos...
bjs e boa sorte com o seu lindo filhote..