Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Pergunta difícil de responder


A pergunta só varia na introdução, na chamada do interlocutor: Já foi para mãe, professora, avó e nem sei se a mais alguém já foi endereçada. Vou dar a versão-mãe, que é a minha (o resto da pergunta não varia, tá bem?)

E a resposta, até onde sei, é sempre uma cara sem palavras esclarecedoras. Por isso a pergunta segue se repetindo. Prontos?

- Mãe, o que é meteoro da paixão?

E aí? Como se responde, de forma satisfatória para um garotinho de 5 anos, algo assim?

Beijos,
Tati.

22 comentários:

Néia Lambert disse...

Na infância do meu filho não existia ainda o "meteoro da paixão", dessa eu me livrei, mas em compensação, uma vez me deixou sem resposta com essa indagação: Mãe, o que é amor bandido?
São esses momentos que marcam para sempre a curiosidade dos pequenos falantes e deixam as mães com a certeza que não são infalíveis.

Eduardo Medeiros disse...

Tati, aja criatividade e jogo de cintura para responder às perguntas que essas crianças hoje fazem. rssss

abraços

Nilce disse...

SOCORRO!
Tati, essa é terrível, apesar de já ter respondido piores. Nem dá pra contar aqui. Mas a criança possue uma curiosidade que não é igual à do adolescente ou do adulto. Ela vai até um limite, que não é de compreensão explícita.
Sempre vamos na resposta bem devagar até que sua curisidade se aquiete.
Não há necessidade de aprofundamento não, eles se contentam com pouco. Pelo menos sempre foi assim com os meus.
Aos 8 anos já comecei as resposta com livros na mão. rsrs
Pode crer que dá certo. Mas essa aí eu teria que pensar. Mas, rsrsrs, "tô cum priguiça".

Bjs no coração!

Nilce

Betty Gaeta disse...

Oi Tati,
Eu responderia da seguinte forma: "Não sei"". Pq é verdade, não sei mesmo!
Bjkas e uma ótima terça-feira para vc.

Cris França disse...

Eu diria assim que o meteoro da paixão é um jeito de dizer, porque o amor é um sentimento muito forte, como ele vê nos filmes e desenhos, então a gente usa uma palavra como simbolo, igual quando a gente fala Chuva de beijo, e enchia ele de beijinhos ....rsrsrsrs bjs querida

josi stanger disse...

ixi... essa não sei... talvez diria que é musiquinha chata que andam cantando por aí e que não tem sentido a apalavra foi usada somente porque rimava com alguma outra coisa.... sei lá o que diria mas ontem o Théo queria saber é reciclar, outro dia queia saber o que era ciúme... ai meu Deus... eles perguntam cada coisa... e quanto mais simples pior... Help!!
Beijinho Tati... e inté mais!

Simplesmente Luísa disse...

meteoro é algo grande, explosivo ou então pode ser entendido como algo passageiro né? E paixão eu diria q é um amor bem forte. "Sou apaixonada por vc" digo sempre. Então eu diria pra minha filha que é um amor muito grande, muito forte assim como o que eu sinto por ela e pelo pai dela tb, rs... Isso eu poderia dizer tb q é amor de namorado (palavras q ela já entende) rsrsrs
Beijos

Bordados e Retalhos disse...

Ai Tati, que difícil! E olha que já respondi cada uma nesses meus 20 anos de mãe. Mas eu diria que meteoro da paixão é uma amor assim forte, forte, assim como o seu com ele. Sei lá se o Bê vai entender, mas de qualquer forma é uma resposta mais ou menos coerente. Bjs amiga e boa sorte pra vc.

Blog da Fatima disse...

rsrsrsrsr..e o BÊ sempre surpreendendo einh??
Menina, fica feliz que é só uma reposta ref. a letra de uma musica. Imagina qdo vier aquelas cabeludas mesmo!!! heheheh

Mas não deixa ele sem resposta...acho que a dica da Cris é bem legal!! Se vira mãezinha!!!

Bjos no ♥

Fátima disse...

Sabe Tati, sempre procurei responder ao que minhas filhas me perguntavam, de forma a nunca fugir da verdade porém, usando sempre formas de de não desrespeitar a capacidade de entendimento que a idade permitia, e sem aguçar o interesse pelo que considerava ainda precoce em saber .
Diria como disse a querida Cris França , o que não deixa de ser verdadeiro e ainda muito carinhoso, e certamente o Bê se sentiria respondido, rs.

Beijo com carinho.

Paula Betzold disse...

Pelo menos a Duda tá no chora me liga ainda... fala que é um amor mto grande, tati!!! beijos

Lis. disse...

É meteoro, é bem a metáfora da paixão, por ser a paixão um fogo de movimento que no fim passa, e se extingue quando caí. Até é possível depois dar lugar ao amor verdadeiro.

Talvez até seja a paixão algo que Aberlardo Barbosa, o Chacrinha comparava ao amor: Amor é como pirulito, começa no açucar, termina no palito. (Metáforas da paixão).

Saudações.

ps. Parabéns pelo encontro com a She, parece-me que ela tem toda razão quando diz: Falamos a mesma linguagem.

Manuela Freitas disse...

OLá Tati,
Para já brasileira é bem determinada e persistente, congratuço-me com as recuperações e aproveito a dica.
Mas o Bé sabe o que é um meteoro? Se sabe já sabe muito, não é preciso dizer-lhe mais nada! Se fosse comigo primeiro tinha que explicar o que era um meteoro, depois o que são metáforas...e como um dos meus filhos em pequenino era dos porquês, que nunca mais acabavam, parece-me que essa conversa seria longa.rsrsrsrsr
Beijinhos.
Manú

Nutrição & Cia disse...

Vichi "Sabe que não sei". Até a gente se embola pra saber algumas expressões quem diria esses fofos curiosos que fazem cada pergunta pra nós mamães que precisamos da ajuda dos universitários heeheh!!!!!!!!!!

She disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não faço ideia, mas é ótimo ter amigas já passando por isso pq qdo chegar a minha vez vcs poderão ajudar.... hehehehe então vai aprendendo aí.... kkkkkk tô brincando!!!

Tatiiiiii hoje é você quem está lá no meu Cantinho, eu amei a nossa desvirtualização, viu? Você é um amor!
Beijo, beijo!

VELOSO disse...

Mas afinal o que é meteoro da paixão?! gostei da visita que você me fez via Tantos Caminhos não conhecia seu blog foi uma grata surpresa aqui é bom demais!

Mari disse...

Tati querida...

A gente se v~e em cada situação não é minha amiga? Fala sério! rsrs

Bem eu se fosse você, pensaria em algo que este mocinho gosta demais e que o deixa imensamente feliz...e faria uma comparação...é só o que ocorre amiga.
Eu fazia isso quando o meu moço era menino...e funcionava! rs
Um beijo

PS: Adoro estas suas histórinhas viu?

diariodumapsi disse...

Oi Tati, estou rindo muito disso! E o pior é que eles não param de perguntar, elas vão ficando cada ve mais cabeludas! Haja criatividade! E isso eu sei que você é.
Gd beijo

Teredecorando disse...

Oi Tati,
As crianças e suas perguntas que nos deixam, muitas vezes, sem ação.
Acho até que é difícil responder agora, mas sempre com as minhas duas filhas obtive sucesso nas incansáveis perguntas.rsrsrs. Acho que na hora aparece uma luz que nos conduz a melhor maneira de explicar e esclarecer qualquer coisa.
Fique bem
Bjs mil

Macá disse...

Tati
Já passei por tantas dessas, mas não me lembro mais das respostas. Mas sei que você se saiu bem.
Agora, sabe de uma coisa? Ontem, andando no parque ouvi uma música e pensei em fazer um post dedicado a você e ao Bê porque imaginei que ele já estava fazendo perguntas. Acredita? E hoje você vem com isso. Então vou colocar a música aqui mesmo tá?

8 anos - Paula Toller

Por que você é Flamengo
E meu pai Botafogo
O que significa
"Impávido Colosso"?
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme
Por que os dentes caem
Por onde os filhos saem

Por que os dedos murcham
Quando estou no banho
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo
Quanto é mil trilhões
Vezes infinito
Quem é Jesus Cristo
Onde estão meus primos

Well, well, well
Gabriel...
Well, well, well
Well

Por que o fogo queima
Por que a lua é branca
Por que a Terra roda
Por que deitar agora
Por que as cobras matam
Por que o vidro embaça
Por que você se pinta
Por que o tempo passa

Por que que a gente espirra
Por que as unhas crescem
Por que o sangue corre
Por que que a gente morre
Do qué é feita a nuvem
Do qué é feita a neve
Como é que se escreve
Reveillón

beijos

Rosi disse...

Flor

é claro que o mais adequado é falar que é uma forma de expressar um grande e forte amor, mas convenhamos, essa expressão é breguíssima, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Bjs, querida

Hod disse...

Olá Tati,
Então muito antes do Cazuza colocar na letre de uma de suas músicas a frase.." crianças e seus comentários desconcertantes"...enfreitei alguma perguntas de minha filha que na época realmente eram desconcertantes.
Aqui para sua resposta eu diria... que Meteoro da Paixão.. é uma dessas corpos celetes que viajam pelo espaço onde estão as estrelas e a lua, e é mais ou menos parecido com o cometa..( no caso de minha filha ficaria mais fácil falar em cometa por o meu nome é Halley..)

Mas o evento que aconteceu a 20 anos passados, foi que Babi com 3 aninhos e eu, estavamos num elevador junto com mais um casal. a moça olhou para Babi e vendo os lindos caichinhos loiros disse: Que menina linda.. Acho que vou te pagar pramim.
Ela na ponta da língua respondeu: Não vai não. vai pedir pro teu maroso (marido esposo) colocar uma sementinha dentro da tua barriga!!!
Tive que dormir com esse barulho....rsrsrsrsrs.

Beijo pra vc. Tati.