Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como não chorar pelas fotos derramadas?

Sabe o presente dos sonhos? Meus pais nos deram: um final de semana delicioso em um Hotel Fazenda. Fomos os 5 (meus pais e nós três) na sexta e retornamos ontem, sob protestos do Bê, que queria morar lá. Já chamava nosso quarto de casa... hehehe

Para falar a verdade, eu não acharia nada ruim morar assim... Ah, não mesmo... mas, já não posso sonhar da mesma maneira ingênua do Bê. O que posso fazer é pensar em maneiras de colocar este plano em prática. Com o aval do terceiro membro do grupo, ficou mais fácil planejar.

Na chegada ao hotel meu pai sofreu uma queda (quando caminhava para o check in) e machucou mão, joelho e costela. Machucou mesmo, está, neste momento, com minha irmã, na clínica, para RX, com suspeita de fraturas... Mas guerreiro do jeito que é, passou o final de semana no quarto, entre bolsas de gelo, analgésicos e paparicos, para não estragar o fim de semana do neto, que estava mais feliz do que nunca.

No sábado ele amanheceu um pouco melhor, apesar da mão muito inchada, e circulou um pouco, mas não aproveitou tanto quanto poderia. E num acordo com o gerente do hotel, ganhou um novo pacote de hospedagem, que ele agendará em breve!

Nós aproveitamos tudo o que dá para se aproveitar: aproveitamos sorrisos e gargalhadas do Bê, que desconheceu, nestes 2 dias e meio, a existência do objeto sapato e circulou, livre e descalço, por todos os ambientes. Nunca em sua vidinha de 5 anos este menino viveu dias tão livres, e no dia dos avós estou mais grata do que nunca a este casal que se desdobra em carinhos explícitos. Eu adoraria ter tido avós assim, mas sou mais feliz por que meu filho os tem. 

Mas, até agora o título deste post não fez o menor sentido? Pois é... queria não lembrar, ou melhor, terei que ser forte, para nunca esquecer. Para não esquecer as imagens gravadas e deletadas.

Já contei alguma vez o quanto eu amo fotos? Sou enlouquecida por elas, que decoram todos os cantos de minha casa, lotam pastas de computador, e recheiam caixinhas no meu quarto. Tudo é motivo para cliques. Após a máquina digital a maioria mora no computador, mesmo que eu ainda sinta a forte necessidade de imprimi-las e distribuí-las por locais onde os olhos alcancem muitas vezes no circular pela casa. Só que a gente fica meio louco e fotografa de tudo um pouco. Filma de tudo um pouco, e muitas das fotos que tenho no computador não valeriam revelações. São interessantes por não custarem nada, nem mesmo espaço. 

Lá, no Hotel Fazenda, estavamos tirando as fotos mais lindas. Momentos gloriosos e simples demais. Cenas de carinho, de identificação, de contato com a natureza, brincadeiras de mãe, filho, pai, avós. Bê acarinhando meu pai machucado, Bê conhecendo e fazendo carinho em um Touro Bondido (como ele chama), nós cheios de dengo na piscina, na ponte do lago, dando pão aos patos, Bê em seus saltos acrobáticos de uma raiz de árvore exposta, enfim, uma infinidade de momentos lindos e fofos, que saíram lindos nas imagens, como nem sempre consigo. 

Daí que fui ao banheiro, e no retorno, olhos tensos do Vi: "Tati, fiz uma besteira". Gelei! Cadê o Bê? Ok, está no parquinho, inteiro, sem choro... Qual será a besteira? "Apaguei TODAS as fotos". Como assim, apagou? 

Sim, meu marido, que tem mania de mexer onde não deve, e ainda enfia a mão em cumbuca, achou que uma foto não tinha ficado boa e resolveu apagar. E neste processo, errou uma teclinha e APAGOU TODAS AS FOTOS!!! Naquele momento eu queria pedir o divórcio, eu queria gritar e sair correndo, eu me arrependi de não ter levado a máquina ao banheiro comigo... Por que diabos alguém precisa apagar uma foto de um cartão com mais de um giga de memória? Por que alguém se expõe a este tipo de risco?

Peguei a máquina e tentei de todas as formas um botão que restaurasse. Não existe, pelo menos na minha máquina, um espaço como o do Windows, uma pasta lixeira que possa ser restaurada. Eu quis chorar... Eu fiquei algum tempo (e nisso acabei com o estoque de bateria que ainda restava) tentado trazer os momentos vividos de volta. O filme do Bê com o touro Bondido. Eu não tinha mais energia... Então, olhei para o Vi, arrasado ao meu lado, levantei, sacudi a poeira e falei: Vamos tentar viver novas histórias. Que bom que temos estas na memória. Que bom que, pelo menos, vivemos o momento. Fiz isso tranquila? Não! É uma espécie de um luto, e quem já perdeu uma máquina, um HD, um computador, sabe do que estou falando. Não é frescura não... E como no luto, como quem perde um ente querido e assim fica com medo de amar, eu também tive dificuldade para novas fotos, então as que vocês vêem por aqui foram as poucas tiradas após o fatídico acidente, e por falta de inspiração, não ficaram tão legais...

A princípio tentei reproduzir momentos já vividos, mas há um ditado que eles não retornam, assim como a flecha lançada e a palavra dita, não tem? Pois é, descobri que não dá. Alguns poucos novos momentos foram fotografados, os demais, apenas vividos (a melhor parte da coisa, diga-se de passagem). E voltei para casa com aquela esperança vã, dos que não se conformam com certas dores. Eu tinha em mim a esperança de localizar, em algum ponto oculto da câmera, as fotos apenas escondidas, como nas brincadeiras do Bê, que me deixam aflita, quando ele se esconde bem escondido sob um edredom ou atrás de algum móvel e não dá um sorrisinho ou grunhido que seja. Mas elas não estavam lá. Foram perdidas. Podem estar num arquivo de memória, que pesquisarei se é possível recuperar. Tenho que pesquisar.

Aproveitamos o fim de tarde de sábado, a noite e todo o dia seguinte, mas meu sonho nesta madrugada, foi com as fotos. Me diz, como não chorar pelas fotos derramadas? Pela perda de um auxiliar de memória tão intenso como fotos e vídeos podem ser? Ainda não sei responder a estas perguntas... Ah, não sei... 

Alguém conhece um técnico destas coisas, de recuperar memórias (de HD, máquinas, etc)? Alguém, por favor, pode me dizer que há luz no fim do meu túnel? 

Mas para encerrar de forma leve, a certeza é de que novos passeios como este serão vividos, que, com ou sem foto, o Bê merece mais momentos assim. Foi um final de semana inesquecível, fotografado com o coração. Obrigada, pai e mãe, vocês são sem igual!! Amo, amo, amo!!

E com o marido está tudo bem, caso alguém fique curioso. Errar é humano, eu sei que ele também está sofrendo com o que aconteceu, e espero, não faça NUNCA MAIS algo assim... (Será?)

Beijos a todos,

Tati.

24 comentários:

Bordados e Retalhos disse...

Tati, já ouviu dizer também que um rio não passa duas vezes nomesmo lugar? Ai amiga essa frase não te ajudou, tenho certeza. Sabe em janeiro fui com uma amiga querida para Santa Teresa, região serrana aqui do Estado fundada por imigrantes italianos. tiramos fotos lindas dentro do Museu melo Leitão onde Augusto Ruschi, trabalhou a vida inteira. Mas na hora de passar para o computador na casa da minha prima, separamos as fotos "esquisitas" e a irmã da minha amiga, que não sei oque foi fazer atrás da gente (Rsrsrs) apagou tudinho, todas as imagens da máquina. Pois ela estava fazendo essa separação no drive da máquina e não no computador. Ai que raiva (agora ela vai saber que eu estava mentindo quando disse que não tinha problema)! Mas vc falou/escreveu uma coisa que me marcou, vcs viveram esses momentos e isso fica pra sempre.Acho que numa simplificação da coisa se poderia dizer, é melhor veiveros os momentos do que fotografá-los. Tenho certeza que a lição ficará para sempre também, principalmente para o Vi (coitado! Desculpe Tati, mas não resisti rsrsr. Melhoras para o seu pai. Beijos amiga e parabéns pelo belopresente que ganhou dos seus pais.

Françoise disse...

AAAAAhhhhhhhhhhh, e nao é que estava aqui termimando meu simplório comentário e tudo apagou, erggggggggg, que raiva.
Pois é, estava escrevendo que posso imaginar como estavam lindas as fotos pois estas já estão maravilhosas. Imagino as outras....Momentos de alegrias assim nunca mais nos esquecemos, por mais que não consiga reverter, elas estarão na memória de vocês cinco que as viveram intensamente.
Fico triste pelo seu pai, espero que ele se recupere e possa desfrutar deste paraiso logo logo...Uma pena!
....estes homens, maridos hein??? Aprontam cada uma, rs........

Nilce disse...

Oi, Tati

Sinto muito pelo seu pai e espero que não tenha acontecido nada de grave e melhore logo.
Quanto às fotos, essas estão lindas sim.
É claro que as outras deveriam ser melhores. Eu já passei por isso e sei muito bem o que significa. Na hora tive vontade de apertar o pescoço do marido. Mas, como vc mesma diz, todo mundo erra. Só que eles têm essa mania de "vou apagar essa".
Ah, o meu nunca mais apagou. Ficam todas lá. Apagamos juntos já no computador e isso porque elas ainda estão na máquina. hehe
É Tati, momentos são momentos, e Graças a Deus vocês os viveram e da memória humana ninguém apaga.

Bjs no coração!

Nilce

Denise disse...

Pra não esquecer no final, desejo que teu pai se recupere rápido e aproveite a nova estadia, ok? Tudo que tenha a palavra PAI está em alta pra mim...

As fotos...deixa te contar de duas coisas, uma com cada filho. O primeiro, meu mais velho, quis uma festa de seis anos com palhaço, e todas as coisas que tinham na época (vai fazer 25 anos, nossa!), então, com os recursos da época, câmera super 8, tudo foi filmado, tudo mesmo!! Imagina minha curiosidade pra ver o resultado...a irmã era pequenininha e tinham cenas lindas deles dois, da família, enfim...mandei "revelar" e fui buscar dias depois...cadê o filme?? éééé...não encontraram...eu achei que ia cometer um desatino, mas, na esperança de encontrarem, os dias foram passando e eu passando por lá...nada! até que meses depois me ligaram...saí voando, e trouxe o filme pra casa!! liga aparelho pra ver e...vejo...vejo pessoas estranhas, de uma festa que não era a do meu filho...chorei e tive um acesso...até que pensei: esta família deve estar com o MEU filme, trocaram!! ahã...pode ser, mas nunca tive essa confirmação, apesar de gastar outros meses tentando destrocar...virou piada (de muito mal gosto!!), até surgir a segunda história...batizado da minha caçula, máquina na bolsa, um primo chega na igreja, todo feliz com a máquina profissional maravilhosa recém-chegada dos "Staites"...quer que eu fotografe pra vc??? quem ia dizer não?? era uma máquina que duplicava "poses", o que renderiam 72 fotos. Sabe quantas eu tenho dessa ocasião que nunca mais se repetirá? NENHUMA!! ele se esforçou pra capturar nos melhores ângulos, as melhores fotos, mas esqueceu de tirar a tampinha da frente...PODE??? pode...não houve o que fazer, então descobri que o esforço que fiz pra revelar na memória estas imagens perdidas, fizeram com que ficassem mais nítidas, até hoje.

Sofrido, Tati, pq amo foto tanto qto vc...hj, do meu neto, se alguém diz "apague essa", eu quase (m)bato...srrsrs
Como vc vê, todos temos histórias "tristes" pra contar, e escolhi estas duas, pq tem mais...rsrsrs
Te consola? não sei, mas a gente sobrevive e a memória ajuda a não "desgrudar" dessas fotos derramadas...
Bjo solidário...

*Falei/escrevi pra caramba...desculpe...rs

She disse...

Caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaca Tati! Estou toda arrepiada lendo esse seu post... sabe por quê?
Porque de sexta pra sábado sonhei que vc me passava um email pedindo desculpas, mas que todas as fotos de sua máquina tinham sido apagadas e que por conta disso a nossa, do nosso primeiro encontro, também.... lembro que vc estava muito triste e eu falava pra vc ficar calma porque o principal nós tínhamos, pois a nossa desvirtualização estava guardada em nossos corações.... e agora leio esse seu post!!!!!
Sinistro, né?! Pois é... eu sou assim mesmo, sonhos assim acontecem comigo, não liga não... fique bem! Lamentável mesmo ter perdido as fotos da viagem, mas essas coisas acontecem! Adorei as fotinhos que vc tirou e colocou aqui... beijo, beijooooooo!
She

Tati disse...

She, agora quem se arrepiou fui eu!! Por que perdi mesmo nossas fotos! E foi no sábado à tarde... Agora, quando essas coisas acontecerem, você me liga que eu redobro os cuidados, tá bem? hehehe
Ai, amiga, nossas fotos seguiram na leva para o além... snif... Mas desvirtualizamos e teremos novas fotos em agosto! Beijos e sorry...

Tatiane Garcia disse...

Oi Chará! qta coisa em tão pouco tempo...rs...melhoras pro seu pai!!! menina, eu tb já perdi mais de 80 fotos de uma viagem,só q foi pau no HD do micro...saí enlouquecida atrás de cópias, que eu sabia q tinha copiado no micro do sogro...ele tinha apagado..rs..mas minha irmã me salvou...ela tb tinha cópias! ufa!
olha, o fato é q vcs viveram, e isso é + importante! e mtas outras viagens virão...tb amo fotos!!! e amei tb o touro BONDIDO!!! lindo d+++

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Aiii chato mesmo!! Mas é importante lembrar e você sabe disso, que como dizia Amélia Prado, o que a memória amou fica eterno!! E, pelo menos vocês tiveram e terão oportunidades de registrar outros momentos!

Melhoras para seu pai e nos de notícias!

beijos

Beth/Lilás disse...

Tati,
Primeiramente, quero desejar que seu pai se restabeleça o quanto antes e não seja nada pior do que isso.
Quanto ao ocorrido, o mesmo meu marido fez com nossas fotos no ano passado quando retornamos dos Estados Unidos. Imagina, perder fotos de um passeio tão incrível! Ainda bem que tenho mania de blogar mesmo quando viajo e as fotos que aproveitei foram as que ficaram nos posts daqueles dias. Faço isso sempre para que meu filho que morava longe pudesse acompanhar nossas viagens pelo blog. Também fiquei uma arara com ele, mas tudo passa e depois, nós também podemos cometer um erro assim. Liga não!
um abraço carioca

pensandoemfamilia disse...

Olá querida
Realmente é frustrante o que lhe ocorreu, mas há algo que ninguém lhe tira: o prazer desta experiência familiar e o carinho dos seus pais dando este presente. Nada vai mudar em relação as fotos que se perderam mas oo vivido foi vivido.
Melhoras para o seu pai.
bsj,

Mari disse...

ô post emocionante viu?
Boa semana
Beijos

Eduardo Medeiros disse...

Tati, essa postagem é uma verdadeira odisséia...rsssss que pena que aconteceu o chato acidente(do teu pai e das tuas fotos). Para quem adora fotos como você revelou, o golpe deve ter sido duro...qualquer um ficaria chateado, até quem não é fanático por fotos. Mas tudo bem, acidentes de fato acontecem. O melhor não foi deletado: o dia feliz(apesar dos percalços) que vocês passaram em família.

beijos

Anônimo disse...

Vixe menina, que coisa hein! Esses maridos, dá licença. Se não sabe mexer, não mexa, oras! Isso já aconteceu comigo, tadinho do marido, ficou arrasado. Errar, que coisa mais humana, aff! Mas, quer saber, bola pra frente, vão-se os anéis e fiquem os dedos, já dizia minha vó. Você tem sua memória e o coração. É o que importa. Escreva, em detalhes, um texto compartilhado com todos os participantes do passeio, assim você não esquecerá, pois o tempo é inexorável. Desejo melhoras para seu pai. Um beijo.

Kamyla disse...

Ai Tati!!!!!Perder fotos ninguém merece!!!!Mas consegui imaginar algumas delas através de suas lindas e imagináveis palavras...tb sou louca por foto, não saio de casa sem minha máquina!!!!!
Espero q seu pai esteja melhor.
Um gde bjo.E boa semana!!!!!

Isadora disse...

Ai Tati agora que consegui ler o seu post. Espero que seu pai esteja bem e que não tenha passado de um susto.
Quanto as fotos, posso imaginar a sua tristeza, pois também gosto de registrar todos os momentos, mas agora não tem jeito é levantar a poeira e seguir e que bom que o Bê aproveitou tanto!
Agora, para você e para She - rs eu fiquei com inveja do encontro, mas não desejei que as fotos tivessem apagado - rs!
Um beijinho

Lúcia Soares disse...

Tati, não sei como se faz, mas acho que há jeito de recuperar, sim. Leve em algum lugar especializado.
Quanto ao seu pai, espero que esteja bem. Que coisa, heim? Um acidente, mas ainda bem que foi pequeno. E que bom que ele terá oportunidade de repetir o passeio.
Beijo e boa semana.

Manuela Freitas disse...

Olá Querida Tati,
Um fim-de-semana bem legal, como vcs dizem, se...
Desejo que o teu pai se recupere o mais depressa possível. Quanto às fotos, eu sou assim siderada em fotos como tu e, já me tem acontecido dessas coisas, foi o Vi, podias ser tu! Às vezes com o maior dos cuidados, acontecem coisas que nem têm explicação, parece do «mafarrico»! É muito aborrecido, mas parece-me que será impossível recuperares.
Mas houve tanta coisa boa, o Bé estava nas suas sete quintas, dá gosto ver essas fotografias e ver a sua alegria.
Beijinhos,
Manú

Taia Assunção disse...

Oi menina...chegamos ao Congo na sexta e estou recuperando-me de um resfriado medonho. Desejo melhoras ao seu pai. Quanto as fotos, aconteceu conosco também e num lugar que provavelmente não voltaremos. Em 2008 fomos ao South Luangwa National Park e fizemos fotos lindas. Algumas eu separei para revelar e postei no orkut (não mais que 15 imagens) por sorte, porque tivemos um problema com o laptop recém comprado e perdemos TODAS as fotos. Froid...Paciência e mais prudência é só o que podemos fazer. Beijocas.

Anônimo disse...

Que pena! Outros momentos virão com certeza. E o que está gravado na mente está para sempre.
Beijos na alma, querida!

Regina Coeli disse...

Olá Amada Tati,
Tomara que seu PAI se recupre logo das lesões que surgiram com o tombo!!!
Agora quero dizer uma coisa:"EU NÃO QUERIA ESTAR NA PELE DO VICENTE, POR NEM UM SEGUNDO!!!!"
Vocês ainda terão muitas oportunidades para registrar momentos inesquecíveis em família, portanto aquiete seu coração, e tenha misericórdia do Vi...
O POST registrou magnificamente tantos bons momentos!!!
Fique em paz e receba meu abração carinhoso.
Regina Coeli

Tathiana disse...

É, eu sei o que é isso... Mas, por experiência, posso dizer que vc não vai precisar das fotos pra lembrar os momentos tão bons...

Carmem Tristão disse...

Tati, sou solidária a sua tristeza. Tinha no meu notebook lindas fotos dos tios do meu marido vendo o mar pela primeira vez. num dia de trabalho, quando voltei do almoço, encontrei minha máquina formatada. levei para o serviço só para fazer um mega download, e o técnico estava lá. Ele achou que o notebook também era da empresa. E, assim como com você, as imagens estão imnortais apenas na nossa memória. Também tentei restaurar e naão consegui. uma pena...

Tati, eu sei que isso não se pede, mas você me ajudaria muito se pudesse se tornar seguidora do blog http://abibliadamidiasocial.blogspot.com. É meu cliente e sou eu quem está fazendo o blog. E eu to precisando movimentar a casa. Eu agradeço muitão!

Cris França disse...

a memória sempre tira as melhores fotos...as que tem o cheiro, a textura, o sabor das coisas, isso é teu, ninguém apaga e nem rouba. bjs minha linda

Mimirabolante disse...

O comentário da Cris frança diz bem !!!!Sua memória é o seu registro!!!!Espero que esteja tudo ok com o seu pai....bjcas.....adorei o seu coment....tbm faço quase do msm jeito!!!!!