Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Um presente de aniversário para o Natal

Bom dia amigos,

Hoje a postagem é um presente de aniversário para minha querida amiga Bonfa. Diferente e inusitado como ela gosta que as coisas sejam! Fiquei pensando nas coisas que já fiz e esta é uma das que mais me orgulho. Não fiz sozinha, marido teve participação mais do que ativa. Eu invento as modas e ele, bom companheiro que é, embarca!

Vamos ao presente?

Tem uns anos, recebi uma mensagem de Natal sobre a árvore dos amigos. Conhecem? Começa assim: 
"Quisera Senhor, neste Natal, armar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar, em vez de presentes, os nomes de todos os meus amigos!"

No ano seguinte a mensagem ainda estava em mim. Fiquei pensando de que maneira podia concretizar aquilo. Eu queria meus amigos pendurados na árvore!

Foi então que surgiu a ideia da caixinha. Aos poucos foi tomando forma. Como quebramos a cabeça para chegar ao formato final! Fui até uma loja que vendia embalagens, escolhi o modelo mais próximo daquilo que eu desejava. Levamos para casa, abrimos a caixa, escaneamos. Marido jogou para o Corel e foi modificando-a como desejávamos. Ao mesmo tempo eu fui selecionando as fotos e montando no photoshop. Uma foto 10x15 abriga 6 imagens para caixinha. Cada foto tem 4 cm, centralizada num espaço de 5 cm. Tem que ter esse 0,5 de margem para cada lado, que é a base onde colamos a foto na caixa.

Deu um trabalho monstro! A gente ajustava ao que parecia o ideal, imprimia numa folha A4, recortava, colava, verificava as falhas, voltava para o Corel. Entendam que vocês estão falando com curiosos amadores e não com profissionais da design.

Compramos papel cartão e cortamos em 6, num tamanho semelhante ao A4. Escolhemos, para nossa árvore, a cor ouro velho, você pode fazer da cor que desejar. Imprimimos o molde no verso do papel cartão, recortamos, montamos. A janelinha onde inserimos a foto deve ser recortada, com estilete, por último. Isso depois de já terem sido marcadas as dobras. Eu marquei dobrando a folha sobre uma régua de metal. Isso por que senão ela fica flácida e rasga com facilidade. Colamos as fotos no verso. Depois de seco, recheamos com ráfia de celofane e dois bombons em formato de coração, que compramos prontos.

E para o buraquinho onde passa a fita? Estávamos quebrando a cabeça quando fomos almoçar na minha sogra. Ela é a rainha do artesanato e estava envolvida na confecção de umas bolsas, usando um furador de cintos para marcar a entrada da linha. Opa! Era tudo que precisávamos! Roubamos pegamos emprestado e só devolvemos depois do Natal. Hoje existem furadores fofíssimos usados para scrap que, acredito, se aplicam perfeitamente. 

 Passamos um fitilho por dentro e penduramos na árvore. Eu amei o resultado. Fez muito sucesso, ainda mais quando os amigos e parentes chegavam e viam-se representados ali. Era emocionante! Até hoje fico muito feliz quando chego na casa de alguém e vejo nossas caixinhas. Algumas ficam guardadas e ornam as árvores da família, outras estão sobre estantes, armários, prateleiras. É sempre um prazer!

Onde erramos? Nós fizemos como lembrança, no lugar do cartão. Com isso, cada amigo que passava em casa levava sua caixinha. No dia do Natal a árvore estava pelada, coitada! Restavam poucas caixinhas. Tive que correr e preenche-la com as bolinhas e enfeites do ano anterior.

Este ano pretendemos fazer novamente, só que desta vez não será mais uma árvore de amigos. Será uma árvore de momentos, com fotos que queremos eternizar, por que são lembranças felizes, seja com amigos, seja só entre nós. 

Esta é minha homenagem singela a uma amiga querida e muito criativa, que inventa modas interessantíssimas. Não tenho fotos de passo a passo por que não tenho o hábito de fotografá-los e já fazem alguns anos. Parece que está cedo para falar nisso? Da outra vez começamos em agosto, e quase não dá tempo de finalizarmos para o Natal. É por que perdemos muito tempo ajustando a caixinha. Se quiser fazer na sua casa eu disponibilizo os moldes, tanto da caixa como da foto, basta solicitar que eu envio. Aqui coloquei as imagens reduzidas para não ficar tão pesado.

Bonfa querida, FELIZ ANIVERSÁRIO!!! Que seu dia seja repleto de ideias criativas e presenças carinhosas.


Se você gosta de coisas criativas, diferentes, interessantes, boas ideias, e descritas de uma forma mais  completa e profissional, então corre até o Casos e Coisas da Bonfa. Ela sim sabe como fazer estas coisas, e hoje está de aniversário! 

Um beijo,
Tati.









33 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Tati,

Conheci a Bonfa graças a você. Ontem quando ela postou eu fui lá dar um abraço nela (quem lê pensa que fui de verdade!!!!).
Legal sua idéia. Gostei mesmo, valeu como presente para a Bonfa, adorei...

Beijos,

Andréia . disse...

OI Tati
Adorei sua idéia, muito original.
A Bonfá é linda e muito criativa, vou dar beijinhos nela.
Beijos querida

Nathália (Ná) disse...

Tati que idéia maravilhosa, adorei.

Amiga vou pegar emprestada a idéia.ok.

Bjs!

Karine disse...

Oi Tati!
Nossa que boa idéia!
Muitas vezes esquecemos qual é a verdadeira razão de comemorarmos o natal e essa tua árvore de pessoas e momentos é incrível! Natal é tempo de agradecer por tantos momentos e pessoas especiais que fazem parte da nossa vida..
Parabéns pela ótima idéia!

Ah.. a Bonfa é um amor de pessoa mesmo.. foi a primeira que "conheci" no mundo virtual.
Uma ótima semana!

bjos

Unknown disse...

Tati,

Adorei o seu post, mas confesso-lhe isto: sou um desastre em fazer essas cosias. Mão pesada, sabe?

Foi bom ver que felicitou a Bonfa e quero agradecer-lhe as suas palavras. Conheci a Bonfa por seu intermédio. Lembro-me de ter pensado: «pensei para comigo: «A Tati a recomendar? De certeza que vai valer a pena conhecer.» E valeu muito.

No entanto, aproveito esta oportunidade a convidar a si, Tati, para conversarmos um pouco sobre o seu próprio mapa astrológico.

Se estiver interessada numa análise astrológica, só tem que me contactar em privado para:

covadourso@gmail.com

e, conceder-me alguns dias para eu levantar o mapa e analisar.

Um beijo grande

António

Lu Souza Brito disse...

Que bárbaro esta idéia Tati! Só fico imaginando o trabalhão. Mas tudo que é feito com amor dá uma alegria danada no final né? Ainda mais quando as pessoas ficam felizes com aquilo que fizemos.

Agora eu vou lá conhecer o cantinho da Bonfa.

Beijokas

Liza Souza disse...

Tati, vou correr lá para conhecer a sua amiga. Menina, que ideia genial. Vou querer copiar demais e tenho certeza que o Miguelzinho vai adorar a nossa arvore desse ano. rs Se puder me mandar os moldes por email (delirantementefeliz@gmail.com).
Beijos e uma linda semana!

Manuela Freitas disse...

Olá querida Tati,
Você é um amor, mas isso é extensivo ao teu marido e filhote. Essa ideia para o Natal é soberba, eu não a vou imitar totalmente, mas vou inspirar-me para fazer algo no género, para fazer uma «gracinha» à minha família e aos meus amigos. Ideia bacana, querida amiga!...
Beijinhos,
Manú

Thaís leão disse...

Tati, adorei as caixinhas de amigos!!!!!Que máximo eque trabalho!mas ébom fazer essas coisas, por mais trabalhosas que sejam.
Parabéns!
bjs

Unknown disse...

Amei vou copiar ;) vou passar o natal aqui sozinha com o meu marido e o nene na barriga. è uma forma de ter todos conosco!! Bjos

Unknown disse...

Olá Tati,

Que ótima ideia, gostei muito!
Vou copiar também tá?

Beijos e fique em paz!

c r i s disse...

Hahá!! Dona Tati e a senhora vive dizendo que não leva jeito pras feituras, ora essa!! só escondendo o jogo...coisa mais singela, minha amiga!! Também tô passando lá na Kátia prá deixar um beijo nesta super criativa criatura...bjobjo e boa semana!!

Macá disse...

Tati
Linda sua idéia. A árvore ficou maravilhosa. Imagino a surpresa dos seus amigos.
É gostoso fazer isso não? Eu já tenho que começar a pensar em algo porque o natal da família do meu marido é aqui em casa, e todo ano tem surpresas (coisa que aprendi com a minha sogra).
Um beijo

Katia Bonfadini disse...

Tati, que deliciosa homenagem!!!!!!! Fiquei toda boba, menina!!!!! E amei sua ideia das caixinhas com fotos dos amigos, que coisa mais original e inusitada. Amei a produção e foi a primeira vez que vi algo assim!!!!!!!! Não há nada na vida que substitua o amor e carinho da família e dos amigos, né? Querida, te agradeço demais e te admiro muito! Grande beijo!

Wanderley Elian Lima disse...

Muito legal a idéia. Já deu até vontade de copiar. Parabéns ao casal.
Bjux

InsPIRAÇÕES Maternais disse...

Que idéia criativa a sua! Adorei!!!
O blog da Bonfa tb é tudo de bom, né?! Sempre dou uma espiadinha por lá!
Parabéns e Felicidades para as duas!
Bjim =D
Gui.

pensandoemfamilia disse...

Bonita a sua árvore, interessante e criativa. Obrigada paela oferta, mas não sou habilidosa.
Bemla sua homenagem, vc conhecer o blog e parabenizá-la.
bjs

Irene Moreira disse...

Tati

Que criatividade, que dedicação prima para chegar ao resultado lindo e carinhoso. Isso não tem preço. Parabéns pela aula que nos deu e pela lição de vida que nos mostrou.
Vou conhecer a Bonfa e dar os parabéns pelo seu aniversário.

Custo a aparecer, mas quando venho ponho a leitura em dia.

Beijos e boa semana

Nutrição & Cia disse...

Oi Tati nossa eu adorei a ideia mas da um trabalhão mesmo heim. Mas a fotos dos amigos na árvore achei muito boa. Dá idéia pro natal mesmo.
Bjs

Bordados e Retalhos disse...

Fiquei encantada com as suas caixinhas. Há alguns anos também invento os pingentes da minha árvore. Aqui vc vai ver a minha com moldura e fotos da família, uma ideia parecida com a sua: http://bordadoseretalhos.blogspot.com/2009/11/advento.html

No meu orkut também está lá no album artesanato de natal.

Bjs

diariodumapsi disse...

Ei Tati!
Adorei a idéia da árvore!
Só podia vir de uma pessoa tão criativa como você!
Te desejo uma ótima semana!
Gd beijo

@Flafli disse...

Tati! Parabéns pela iniciativa... sua árvore ficou linda e sua homenagem foi incrível!
Beijo!

Lília disse...

Adorei a árvore e estou indo correndo lá no Blog da Bonfa! Beijão

Chris Ribeiro disse...

Amei tua idéia e já adotei para minha árvore deste ano! Vou começar a me planejar.
É linda e a Bonfa merece mesmo!

Sucesso pra vc.
Tô te seguindo.
Beijosssssss

Gina disse...

Tati,
Muito bom mesmo! Além de ficar uma graça, dá um toque muito personalizado à arvore, agrada todo mundo.
E a homenagem à Kátia? Tem a cara da Bonfa!
Bjs.

Chris Ferreira disse...

Oi Tati,
adorei o efeito da árvore. Deu vontade de fazer aqui em casa. Acho que vou copiar....

Postei um selinho para você lá no blog. Quis te dar esse carinho, tá?
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Nilce disse...

Que idéia maravilhosa Tati. Adorei mesmo.
Ah, como eu gostaria de fazer também, mas confesso que não tenho pique.
Vou visitar o ‘Casos e Coisas da Bonfa’ e deixar meus cumprimentos, mesmo que atrasadinha.
Obrigada pelo teu carinho comigo sempre, querida.

Bjs no coração!

Nilce

boutique de ideias disse...

Nossa, Tati, olha que ideia legal e bacana a ser copiada e seguida!!! (O que joga em contra é apenas minha inabilidade manual, hehe), mas dá pra fazer o intento. Comprei a ideia!!!!!
Beijo enorme!!!!!!!!!!!

Misturação - Ana Karla disse...

Tati que grande homenagem!
Felicidades para a Bonfa, que irei visitá-la agora mesmo.
E a idéia das casinhas são ótimas.
Gostei da dica: diferente, criativo.

Xeros

Mara D'Almeida disse...

Olá Tati! Amei a idéia da caixinha assim damos um sentido melhor a àrvore de Natal. Ultimamente eu e meu maridex estávamos desistindo de montar a árvore e estávamos montando somente um presépio, mas essa idéia é genial, acho que vou tirar minha árvore da caixa e pegar as fotos de alguns amigos e familiares!
Postei os 7 nãos e 7 sins da moda, passa lá pra ver. Beijos.

Denise disse...

Linda a ideia Tati, original teu presente, e maravilhoso o resultado da tua árvore!

Tô com urticária...quando sai esse resultado, menina???
Bjão!!

She disse...

hahahaha que legal!

Beijo, beijo!
She

Gisley Scott disse...

Super criativo! Deu um toque especial na árvore e fugiu do modismo das bolinhas

Bjos