Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sendo Flor de Lótus

Sempre me considerei uma pessoa de sorte, protegida, cuidada pelo mundo, pelos anjos ou sabe-se lá o que. Mas às vezes as coisas por que passamos são duras demais, nos exigem um novo posicionamento. Quando alguns destes fatos acontecem de forma recorrente, intensa, em alguma fase, a gente pode perder o rumo, sei que é por certo tempo, até a série de ondas passar e a gente voltar a "dar pé", mas enquanto estamos embolando no caixote dá a sensação de que não conseguiremos voltar a respirar, que nosso biquine será levado com as ondas e que, quando levantarmos (se levantarmos) não teremos ideia da direção. Já não saberemos mais onde está nossa barraca. Foi o que nos aconteceu nos últimos tempos. Esta é a analogia mais próxima que consigo fazer, será que é por causa do verão carioca? 

A semana passada foi dolorosa, uma raiva de mim, queria ser diferente e fui percebendo que não queria ao mesmo tempo, entendem? Estava com vergonha dos meus pensamentos, confusa, até que no domingo tive coragem de falar com o Vi sobre isso. Ele ouviu sem julgar (foi o pedido que fiz) e depois de me acalmar falou: "Por que você não escreve sobre isso no blog? Acho que vai te ajudar". E escrevi! Cada comentário maravilhoso, quero agradecer a cada um pelo guindaste que me mandaram em suas palavras... Entre eles estava o comentário do Alê (Lost in Japan). 

Se você o conhece e já recebeu um comentário dele, sabe do que estou falando. O Alê tem um dom, ele sabe dizer as coisas certas. Muitas vezes ele te chacoalha, mas sempre da forma mais delicada e positiva possível. Ele parece que enxerga coisas que ninguém mais vê. O Alê não deixa comentários do tipo genérico ou apenas de "estive aqui", ele lê as entrelinhas! Apesar de morar no Japão seu português é perfeito, por que ele entende a subjetividade da lingua e consegue dar a resposta ideal. Você já viveu isso com ele? E não só de comentários inteligentes vive o Alê, seu blog mostra o Japão através destes olhos perspicazes, inteligentes, sensíveis. É muito bom conhecer um país tão distante assim, adoro cada postagem!  Mais do Alê aqui.

Voltando ao comentário, ele enviou o link para um vídeo feito por ele num jardim de Flor de Lótus, com o seguinte comentário: 


"Lembre-se da sabedoria da flor de lótus. mesmo no meio do lodo ela emerge limpa. que o mundo se acabe no lodo, só não traga esse lodo para suas pétalas. qdo eu tenho esses pensamentos, eu me lembro deste lago de lótus que tem aqui perto de onde moro, vou te levar lá agora" 



E me levou mesmo! As flores são lindas, mas o principal é a analogia. Me fez um bem enorme, me deu a resposta que eu já sabia que era a que eu queria. Eu não quero me contaminar no lodo! De noite, quando o Vi chegou e leu o texto, disse: "Sabia que te faria bem". Colocamos o vídeo e o Bê:

- Posso ver com vocês? 
- Claro Bê, olha, chama Flor de Lótus e elas nasceram lá no Japão.
- Eu posso ir lá? Eu e meu pai vamos lá no Japão colher uma e a gente traz para você, para te fazer feliz!
- Por que? Você acha que eu não estou feliz?
- Acho que sim, acho que você é feliz! - E abriu seu melhor sorriso, aquele que me dá a certeza de que não há lodo capaz de sujar o melhor de mim. 

É isso, um dia de cada vez, lembrando de ser qual Flor de Lótus, e que meu filho iria até o Japão para buscá-la só para me fazer feliz, quando não há neste mundo nada capaz de me fazer mais feliz do que o sorriso que vejo estampado em seu rosto.

Está passando!

Um grande beijo a todos, 

Tati


29 comentários:

Bordados e Retalhos disse...

Fico feliz Tati em ler esse texto agora. Sempre o Vi, né? E sempre o Alê, né? Espero em Deus que vc consiga sair desse turbilhão de pensamentos ruins e enxergar a flor que está te esperando no caminho ou nas mãozinhas do Bê. Tenho certeza que você é muito protegida mesmo e essa proteção sinto, de alguma forma no seus textos, na sua voz suave, no seu olhar. Para me explicar melhor: só alguém protegida por ua força superior pode ser assim como você é. Falo isso com toda a sinceridade do meu coração.

Mas mudando de assunto, fiz o frango na sábado, pois no domingo fomos almoçar fora. Ficou uma delícia. O Vitor comeu bastante, repetiu e repetiu e o Vinícius também comeu a vontade. Aliás todo mundo gostou. Fi do mesmo jeito que vc me ensinou só que com molho caseiro que preparei.Vc já pode ir na Ana Maria Braga que vai fazer o maior sucesso. Rsrsrs. Bjs e fique bem, continuarei rezando por você. Bjs também para o Bê e para o Vi.

Elaine Gaspareto disse...

Tati, vim correndo ver rsrs
Ficou mesmo melhor, né?
Posso fazer uma sugestão? Centralize o cabeçalho do blog. Ele está mais para a esquerda, e se ficar no centro fica mais harmônico.
Tá, pode me mandar cuidar da minha vida rsrsrs
Beijosssss


PS:
Não há um comentarista como o Alexandre. Não sei como ele consegue, só pode ser dom de Deus porque ele sempre vai no âmago da questão. Né?

Elaine Gaspareto disse...

Tati,

Copie este endereço: http://3.bp.blogspot.com/_K2GaloKcOXE/TUmCz_C8a_I/AAAAAAAAHxc/Qder7C_em9Y/s1600/tati.png

E cole em seu navegador.

Aparecerá a imagem do blog. Salve a imagem. Daí é só trocar e ficará centralizada. É um truque que uso para a imagem não perder qualidade e ficar no lugar que quero.


Se ficar descentralizada me diz e eu mudo os valores.


Certo?


Beijosss

Bloguinho da Zizi disse...

Tati
achei que tava com algum problema nos meus olhos.
Li teu post e fui ler o da Astrid e quando volto tá tudo virado.
Meu Deus o que tá acontecendo?
Ufa....daí vi que vc está fazendo suas mudanças.
Menos mal. Que alívio!!
Mudanças são sempre bem vindas, apesar do caos que surge delas.
O Ale tem esse toque...toca na alma.
Você é uma pessoa abençoada menina.
Esteja atenta a tudo a tua volta, pois tudo tem uma mensagem amorosa pra vc.
Beijinhos e boas mudanças.
Zizi

Beth/Lilás disse...

Querida Tati!
Olha se pessoas do bem como vocês ficarem atingidas e se encolherem, sinceramente, não sei se valerá a pena se relacionar com seres humanos.
Pois é justamente isso que precisamos, que o bem vença o mal, que se sobreponha a todas essas imbecilidades e grosserias que estamos assistindo ultimamente.
Você vai ficar bem, mas como é um ser pensante e honesto, sofre e parece não ter fim tudo isto, mas no final vai ficar bem com certeza.
E o amigo Alê, como muitos outros que passaram por aqui, são muito importantes nestas horas em que um simples comentário pode colocar seu dia lá pra cima.
Trago-lhe meu apoio também nesta luta e digo-lhe, não desista porque ainda tem muita gente boa, como nós, neste mundo.
Força, menina querida!
bjs cariocas

Nilce disse...

Oi Tati

O Ale é sensacional mesmo.
Ele tem uma capacidade incrível de ler nosso interior.

Você sempre será como a flor de Lotus. Nunca se contaminará com o lodo, querida.
O Vi, o Bê, tua família e teus amigos sempre estarão por perto, mesmo que não haja lodo algum.

Logo estará tudo bem.

Bjs no coração!

Nilce

Élys disse...

Li a sua postagem anterior e agora acabei de ler esta.
Muito bom esse simbolismo com a flor de lotus que o Alexandre colocou pra você.
Creio que na vida temos que ser o que desejamos, sem nos macular, mas não temos de ser mártires.
Cada um de nós está em um ponto de evolução e só cresceremos se agirmos com amor sem sacrifícios que são próprios dos seres que você citou, mas que estão em um outro patamar de evolução.
Haja sempre de forma natural de acordo com a sua vontade, apenas seja, realmente, como a flor de Lotus.
Já caminhei muito por essa vida e algumas vezes passei por crises, mas todas chegam e vão embora.
Você será, sempre, feliz.
Beijos


Beijos.

lolipop disse...

Olá Tati!
Caí um pouco de pára-quedas aqui...não tenho acompanhado todos os blogues como gostaria...falta de tempo, e coisas pra pôr em ordem na minha vida, entre outras coisas.
Vc sabe que eu de vez em quando passava por aqui...agora me perdi, e não sei ao certo o que houve com vc, mas uma coisa é certa, o Alexandre é para mim assim como "o guru dos conselheiros"...sério, é aquela pessoa não só confiável e sempre disponível para ouvir, como consegue ler nas entrelinhas do que postamos, e ter sempre uma palavra cheia de carinho e sabedoria, que nos ajuda a ver melhor dentro de nós. Isso já aconteceu comigo...
Seja o que for que esteja sucedendo, espero do coração que vc encontre esse jeito de ser como a flor do lótus...
Tudo de bom!
Carinhos

Elaine Gaspareto disse...

Yes, ficou lindão!
Precisando é só dizer.
Beijossss

Analice disse...

parabens para ambos... é lindo a analogia, a natureza é um dos maiores instrumentos para nossa vida, pena nao darmos tanta atenção a esses ou aqueles detalhes... mas valeu... fiquei feliz...

é de fato inúmeras coisas nos fazem às vezes ou até muitas vezes perder o rumo ... de onde estamos seguindo... é como se estivéssemos lutando sozinhos... mas sabe que somos luzes... pontos iluminados...

viva a verdadeira felicidade, harmonia, amizade...

Anônimo disse...

Muito linda essa relaçao sua com o Ale. Ele é uma pessoa muito especial. E voce tambem. Conheci voces a pouquinho e virtualmente. Mas é incontestavel a sensibilidade de voces. E a sensibilidade pode gerar muitas coisas: depressao, vulnerabilidade exagerada a criticas, mas tb pode gerar grande criatvidade, afetuosidade, carinho, amor pelas pessoas. Capacidade de olhar o mundo com olhos mais doces e dizer dele de forma poetica. Penso que é caso de voces, o lado bom da sensibilidade. Se voce da uma escorregada vem seu amigo Ale para te levantar. Isso é muito bom. Ja recebi uns comentarios maravilhosos dele, e ja li uns posts tb que me deixaram perplexa de como bateram na hora H. O menino é um bruzinho.
E muito talentoso. Deve estar com a orelha ardendo.
Bom, se quiser alguma força que eu possa dar, meu e-mail:
cameliadepedra_1@yahoo.com.br
Ajuda mutua tb se encontra virtuamente. Aqui fiz grandes amigos que me ajudaram a sair de grandes crises bem pontuais, divorcio, essas coisas.
Bjos para voce,
Cam

*** Cris *** disse...

Oi,td bem?
Essa cumplicidade de vocês que com certeza faz toda diferença na sua vida.
Bjs no seu coração!

Anônimo disse...

Tati, deixei um comentrio para voe no post abaixo desse tb. Bjos e boa sorte!

Denise disse...

Quanta sensibilidade a gente encontra por aqui, Tati. Voltei pra ver a reviravolta, e ela estava aqui, tão linda...o Alexandre é um bálsamo - invulgar, muito bonito e especial.

Admirável grande menina, tuas questões são faróis que iluminam o caminho de muita gente que transita nesse mundo, o desabrochar de tua maturidade é um espetáculo que emociona...

Um beijo, com afeto.

Glorinha L de Lion disse...

Tati, tb estou meio fora do ar, sem saber o que houve, mas vou ler mais em baixo pra ver se descubro. Mas, uma coisa é certa, quem tem amigos como vc tem, nunca está sozinha. Sinto isso quando estou mal, ou pra baixo, como estava desde a semana passada. E tem a delícia do B~e, querendo te trazer uma flor lá do Japão (gracinha...) e temos (nós duas! hehe) o querido Alê que sempre diz a coisa certa e na hora certa. Já deveríamos ser felizes com isso, né? Grande beijo, espero que tudo passe e logo!

pensandoemfamilia disse...

Oi tati
Perfeita a analogia, a natureza é sabia;
Que o lado do bem prevaleça e que se deixe cerca das coisas e peessoas boas...
bjs

She disse...

Minha querida e eterna Mosqueteira! Que post mais lindo, sim conheço esse lado do Alê, pois consigo captar tb e muitas vezes tanto em seus comentários no meu Cantinho, como os posts dele lá no Lost...

E o Bê!!! Ahhhhh que coisa mais linda ele te falou!!! Me emocionei, acredita? Ando assim emotiva com tudo que tenha relação com criança porque estou numa felicidade que nem cabe em mim, pois meu irmão vai ser papai e o meu primeiro sobrinho ou sobrinha vem aí... hehe Estou muito feliz!

Seu post me fez bem, sabia? É sempre muito bom lermos experiências alheias, pois sempre é aprendizado pra gente...

Beijo, beijo pra vc e no Bê!
She

Macá disse...

Tati
Adorei o seu post. Bem a sua carinha mesmo, mostrar o seu lado sem esquecer nunca de enaltecer os amigos. E o Alê merece mesmo. É incrível como ele sempre, lê um post enxergando as entrelinhas. Nunca é superficial, nem nas postagens e muito menos nos comentários. Fique bem amiga.
Nós queremos você aqui com seu jeito maravilhoso e engraçado de escrever.
Você tem ao seu lado 2 pessoas maravilhosas e tem também, um batalhão de gente aqui, torcendo e querendo ver sempre esse seu sorriso.
beijos

diariodumapsi disse...

Ei Tati!
Ai que lindo o Bê querendo buscar a flor de lótus para você no Japão...
Com um amor destes, a gente vira flor de lótus rapidinho né?
Acredite,você é tão especial e rara quanto uma flor de lótus!
Gd beijo

chica disse...

Que bom que encontras apoio em casa mesmo e nos amigos como o Alexandre...Isso é o máximo e fico na torcida que "encontre logo tua barraca",rsrsr e fiques bem. São fases e passam,vais ver!

um beijo,chica

Adriana Alencar disse...

Que bom que as pessoas lhe deram o carinho que merece! Vou conferir o blog do Alê, já ouvi falar dele em outros blogs também!
Beijocas
Adri

Mari Hart disse...

Tati, que coisa mais linda! Que criança especial! Que bom que tá passando, mas essas reflexões de em qdo fazem bem!

Um beijo enorme! =)

Socorro Melo disse...

Olá, Tati!

Essas ondas que parecem durar uma eternidade, que nos tira a terra dos pés, e nos desnorteiam, nos ferem, também nos ensinam tantas coisas, nos mexem e remexem, e é preciso que isso aconteça, vez em quando. Achei linda a sua conclusão, de que nada no mundo é mais belo, ou mais importante, que o seu filhinho, a sua família, o amor entre vocês. Seja uma flor de lótus, sempre.

Beijos
Socorro Melo

Elaine Gaspareto disse...

Tati,
Jamais mandaria você cuidar da sua vida rsrsrs

Querida, seu comentário me ajudou a tomar uma decisão. Vou tentar. A pessoa disse que isso fortalece os laços de amizade, e seu comentário me ajudou muito.
Tank you, (que sou chique, benhê) rsrs
Beijosss

Mahria disse...

A vida pode até não ser perfeita. Mas há tanto nela que a torna tão bela. A amizade,a sabedoria da flor de lótus, o Alê, o amor do Vi e o sorriso do Bê...


Bjs
Mah

Cristina Ramalho disse...

Oi Tati, seu blog ficou mais lindo com esse novo visuuu...rsrs... Flor, sim vc deve ser mesmo uma flôr de lotus, pq se diz estar na lama (no sentido de dizer, é claro), mas linda como é, só pode ser uma flor de lotus, adorei esse post, vou passar para conhecer seu amigo.... bjos,

P.S. Ahhh.... Nunca haverá felicidade maior do que seu filhote, e tão pertinho de vc... pense nisso!!!

Tatiana disse...

Tati querida...que saudades de vir aqui, comentar, de voce!!!!
Desculpe o super sumiço e pelo que estou lendo aqui voce esta passando por um momento complicado, fiquei meia boiando,mas vou dar uma lidinha mais embaixo!!!
Minha querida,que bom que voce tem esse filho maravilhoso do teu lado, que sempre sera a razao do seu viver e ira ate o Japao por uma Flor de Lotus!!!Tem coisa melhor do que escutar algo assim?
O Ale é um fooooofo, adoro ele tambem...nossa senhora... ele caprichou no comentario que estou ate com vergonha em comentar ...rs.
Te adoro Tati e torço muito por voce,viu?Força!!!
Beijocas!!

Isadora disse...

Ih me perdi. Acho melhor ler o texto abaixo para entender direitinho. De qualquer maneira pelo conselho do Vi e pelo que o Alê escreveu foi bom desabafar por aqui.
Me espera que eu já volto.
Beijos

Gisley Scott disse...

Que analogia.Não podemos mudar as circunstâncias mas cabe à nós a não deixar que elas interfiram no bem-estar da nossa qualidade de vida.Embora o mundo se acabe em lodo, preservar as pétalas é preciso.