Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A linda Espatódea

Bom dia!!

Minha vontade de criar um blog é bem antiga. A primeira ideia foi de um blog contando a história das músicas. Sou apaixonada por letras de música. Muitas vezes elas nos traduzem melhor que 1000 palavras. A melodia ajuda bastante, e sou louca por música de qualquer jeito (música, entendam bem! Daquelas de qualidade!), ainda assim, minha paixão são mesmo as letras. A poesia que se consegue colocar ali. E quando sabemos que por trás daquela letra há uma história... Ouço, ouço, ouço e não canso de imaginar as situações experienciadas. É que sou louca por histórias!

Daí a ideia do primeiro blog era isso, um blog com as letras das músicas e a história de sua composição. Tipo: Flor de Lis do Djavan; Tears in heaven do Eric Clapton, Canção para você viver mais, do Pato Fu... entre outras. Algumas são tristes, há também as felizes. A maioria que a gente conhece tem a ver com nascimento de filhos, como Gabriel, do Beto Guedes. Assim é, para mim, Espatódea.

A Zoé é a lindinha de blusa vermelha
Na verdade, quando o Nando Reis compôs, a Zoé já estava maiorzinha. Segundo ele conta, ela que pediu uma música. E é tão linda!! Dá vontade de ter uma filha chamada Zoé, só para cantar esta música para ela, que não seria ela, por que a letra é tão dos dois... Já li entrevistas dele contando o porque da letra, que merece ser lida com cuidado.Daí encontro este clipe do Nando Reis, numa praia, e olha a maneira apaixonada como ele fala da música. Dá até irritação do cinegrafista não segurar no carão na hora que ele fala o nome da filha. Lindo demais de ver! E como história boa tem imagem, fui em busca de uma imagem da família. Ele também tem uma música para o filho Sebastião e para a filha Sofia. Nenhuma é tão linda quanto Espatódea!

E para quem tem dúvidas de por que espatódea, segue a foto. Conta que ela é a única ruiva como ele, dentre seus 6 filhos. Essa é uma das mágicas da música!

Assim deixo o dia, para que todos possamos sonhar com nossas obras primas, se puder ser música, ótimo. Que tenha uma bela história por trás. Que inspire outras pessoas a sonhar. E que nos deixe com este brilho nos olhos, e com o sorriso bobo de quem visualiza tantas lembranças de grandes e doces momentos.



Beijos a todos,
Tati.

19 comentários:

Néia Lambert disse...

Também adoro letras de músicas, presto muita atenção e mesmo que a melodia seja linda se a letra não tiver conteúdo, não emplaca mesmo! Beijo

Paula Betzold disse...

Oi Tati, eu amo essa musica... e eu tb amo musica. O mais engraçado é que baseado num post seu sobre o silencio, acabo de postar sobre o silencio, e tenho um rascunho de um post falando que sou viciada em musica, mas juro que esse nao é te copiando, viu?! vou esprar um pouco pra postar... hehehehe beijos

josi stanger disse...

Linda a música, Tati, e eu nem conhecia! Obrigada por esse presente num dia frio de agosto... Gosto do Nando Reis, e vou procurar outras pérolas dele... sabe, eu também começei o blog com um propósito parecido... um texto (meu) uma foto (feita por mim) e uma música... consegui fazer isso nos primeiros posts, depois a coisa foi se transformando... e deu no que deu, uma salada de coisas boa (espero)! hehehe
Beijinho e inté mais.

chica disse...

Eu tô por fora?Nem a conhecia! Gostei!Um lindo dia,beijos,tudo de bom,chica

Isadora disse...

Minha amiga, eu sou suspeitíssima para falar qualquer coisa sobre as letras do Nando, pois embora ache que a voz dele não é maravilhosa, amo as letras e claro, pouco me importo se a voz é assim ou assada e tenho vários Cd's. Por uma grande coincidência dessa vida, um grande amigo meu é baixista da banda. Então já viu né - rs. Os shows tem dupla emoção.
Adoro letras de músicas e concordo 100% que muitas vezes elas parecem contar o que se passa em nossa, vida, alma e coração.
Que nossas vidas sejam repletas de lindas músicas.
Um beijo

Unknown disse...

Nando reis é um dos melhores compositores de sua geração. E qq música que nos transporte ao maor por um filho, então...a gente se identifica. E mais : achava maravilhosa a constante parceria dele com Cássia Eller..pena que acabou...

Lúcia Soares disse...

Tati, também não conhecia a música. Agora é que estou prestando atenção no Nando Reis.
"Não sei sei o mundo é bom mas ele está melhor porque você chegou".
Sinto isso, depois de ter tido meus filhos...rsrsr
A menininha Zoé é lindinha. Tenho uma amiga cuja mãe se chamava Zoé. Sempre achei sonoro.
Lindo o clipe! Faltou sensibilidade ao câmera pra focar mais na homenageada, né?
Beijos!

Cynthia Le Bourlegat disse...

Tati, tb somos todos apaixonados por música aqui em casa, não conhecia esse do nando reis. Falando em letra linda, lembrei daquela do beto guedes, se n]ao me engano: o sal da terra, é linda! beijo querida

Nilce disse...

Já conhecia essa música, Tati.
Mas juro que hj ouvi com mais atenção e delicadeza depois de ler o seu post.
Conheço várias Zoés, sabia?
Mas não tem como esta música ser para qualquer uma delas. É mesmo especial para uma só.

Bjs no coração!

Nilce

Bordados e Retalhos disse...

Desculpe Tati mas ouvir música do Nando Reis mexeu muito comigo e com minhas lembranças. Não teve jeito tive que escrever o que estava guardado. Lindo o seu texto, linda a música. Bjs

C@uros@ disse...

Olá querida Tati, que belo texto, eu também sou ligado em música que mexem com o nosso dia-a-dia e tocam o nosso coração. Parabéns pela sensibilidade.

forte abraço

C@urosa

Bordados e Retalhos disse...

Tati seus textos são sempre muito inspiradores.Adoro ler todo os dias o que vc escreve aqui. O que falei lá no blog me deixou assim meio anestesiada. Parece que levei uma surra, mas entendo que escrevi o que preciva falar. Sinto que ainda falta falar tudo isso pra ele, o meu pai. Hoje ele está separado da família. Mora sozinho em um apartamento em cima da casa deles ( que ele construiu com muito trabalho e suor). Sou aúnica filha que lhe dá atenção e cuida dele. Nunca sonhei ou desejei nada disso pra ele, mas o temporevela todas as coisas. Talvez porque agora seja o meu tempo de ser filha. Bjs querida vc é muito especial.

Lu Souza Brito disse...

Tati,

Adoro Nando Reis e conheco mais por causa da parceria com a Cassia Eller, que amo de paixão, mas como eu nao conhecia esta musica maravilhosa????
Não sei, tô arrepiada. Que fofuraaaaaaa.

AFRICA EM POESIA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Claudiene Finotti disse...

Oi Tati!
Eu sempre amei essa música, desde antes de ser tema do Paulinho Vilhena e aquela atriz que só fez aquela novela...rs...
Eu nem sonhava o que era espatódea e achava que Zoé era nome da amada dele e não da filha. Recorri ao mestre Google... e adorei o contexto todo. Adoro quase todas as músicas do Nando Reis, mas minha preferida é Por Onde Andei.

Bjããão.

Clau Finotti

Beth/Lilás disse...

Tati,
Adoro esta música do Nando Reis e já até falei dela no meu blog também.

Confira aqui neste post: http://supremamaegaia.blogspot.com/2009/04/outono-e-um-amor-de-amiga.html


Mas, só mesmo agora no seu post é que caiu minha ficha com relação ao nome espatódea e os cabelos vermelhinhos da Zoé. Caramba, não tinha atentado para este detalhe. Adorei saber disso por aqui.

beijos cariocas

Dri Andrade disse...

Adoooooooro, espatódea, beijosssssssssssssss

Taia Assunção disse...

Espatódea é mesmo linda, mas eu amo mesmo é Gabriel, do Beto Guedes. Foi uma das primeiras músicas dele que eu ouvi. E esse é um dos motivos da minha mais velha chamar-se Gabriela. Beijocas!

Mimirabolante disse...

Nao conhecia a musica.......so a arvore......e tive uma aluna Zoe.......bjcas