Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cala a boca já morreu...

Quem manda na minha boca sou eu!!
Lembram-se desta expressão? Já disseram a algum amiguinho da mesma idade? Sim, por que na minha época nem pensaríamos em dizer algo assim a um adulto... 

Mas hoje eu quero dizer isso, sim!! Eu quero dizer em alto e bom som. E tem endereço certo!!

Ontem a Macá fez um texto maravilhoso em sua Agenda Ilustrada, e eu fiquei abismada. Ela falou sobre a resolução 23.191/2009 do TSE, que dispõe sobre as regras da propaganda eleitoral. E fez uma denúncia, usando um texto de Rui Castro, do qual destaco um parágrafo que eu queria aplaudir de pé! 

"O texto veta qualquer fala ou cena que "degrade ou ridicularize candidato, partido político ou coligação".

Isso dobra a responsabilidade dos candidatos a presidente, governador, deputado ou senador. Por causa da resolução, caberá exclusivamente a eles a função de degradar a si próprios ou de se ridicularizarem uns aos outros (...)" Rui Castro.

Eu fiquei pasma, achei tudo surreal e fui ler a tal resolução. E é verdade!! Está lá, no artigo 28, parágrafos I e V. Eles proíbem programas, mesmo de humor, a imitar ou satirizar candidatos. Como assim? Estamos retornando à ditadura? Desde quando há cerco à liberdade de expressão? 

Leis como essa são votadas enquanto acompanhamos BBBs e partidas de futebol, enquanto nos preocupamos com coisas que não afetam em nada nossas vidas, nossas rotinas, nosso futuro. É chato acompanhar política? Tem certeza? Chato é ser obrigada a engolir nossa voz, nossos direitos. Cada vez somos mais cerceados e permitimos. A polícia, que devia nos proteger, nos oprime. Os políticos, que deviam nos representar, nos afrontam e se protegem. Representam apenas a eles mesmos.

Eu não queria passar direto por isso. Quando li o que a Macá escreveu, fui beber na fonte. Está lá, no google, é só lançar o número da vergonhosa resolução. Li cada página, querendo acreditar que era um erro de interpretação. Mas não era, está tudo, com palavras claras.

Como permitimos que coisas assim aconteçam? Em que momento nos tornamos tão parvos, tão subservientes a todo tipo de desmando? Quando vamos reagir? O que terá que acontecer para nos mobilizarmos? Para tomarmos uma atitude e mudarmos o rumo de nossa história? Quando nos tornaremos diretores de nossas vidas? O que falta acontecer?

Hoje estou assim, agitada e aflita, querendo ser a mudança, querendo fazer a mudança, querendo agir! Convido-os a ler o texto no blog da Macá. Ela é uma pessoa incrível e o texto é ótimo. Mas mais que isso, eu te convido a buscar soluções para nosso país, soluções reais!

Vamos escrever nossa história de maneira mais ativa. Já passou da hora!!!




Se tiverem interesse, curiosidade, tempo, por favor, leiam os comentários da Beth/Lilás e da Crica Viegas neste post. Elas convidam à ação e estou disposta a isso. Ideias? 

Beijos a todos,
Tati.


16 comentários:

Renata G.F. Scarpino disse...

Esse blog tem conteúdo e opinião própria mesmo!!
Adorei!!!!
Beijão!!!

Beth/Lilás disse...

Tati,
Eu li também, antes de dormir até e quase tenho um pesadelo achando que a bendita mordaça dos anos 60 estão de volta, de fininho, escondidinho atrás dos eventos que embotam a população deste nosso país.
Fiquei pasma também e acho que foi muito bom você ressaltar por aqui, quem sabe poderíamos criar um selo contra este absurdo. Adorei o título que você deu para este post e poderia ser usado para rodar na Net nestes dias que antecederão as eleições.
Já imaginou se isto virar uma onda e invadir o espaço da Internet e blogues também? Loucura total!
um beijo carioca

Bordados e Retalhos disse...

As vezes Tati meu marido fala umas coisas que não concordo. Ele é um tanto cético, não acredita na Justiça, nos políticos, em partidos (em nenhum). Sou diferente. Acredto em primeiro lugar na pessoa, sou cria das Comunidades Eclesiais de Base então acredito sempre em mudanças, na força do povo, na organização... Mas voltando ao marido, outro dia ele me falou, numa abordagem simplista, que as leis são feitas por quem jamais vai precisar delas, ou se sentirá atingido por elas, quando alguma coisa dá errado. Falava isso depois que a Justiça soltou o maníaco que já havia matado a mulher e a filha dela e depois da progressão da pena e do regime Semi Aberto assassinou mais não sei quantas mulheres. O juiz que soltou ou o psquiatra que avaliou não acredita que a filha dele, pode ser vítima do maníaco. Mas com relação a lei do TSE só posso dizer que eles fazem leis pensando exclusivamente neles.E infelizmente isso é um atentado à democracia. Confesso que nem me atinei para isso. Aliás estou afastada da discussão política, desde que deixei a coordenaçaõ do GAL (Grupo de Acompanhamento a Legislativo) por opção própria. Só lamento por isso mas não quero fazer, pois acho que não é a melhor opção, campanha pelo voto nulo ou em branco. Ainda temos um looonnngo caminho a trilhar para contruísmos um país decente. Bjs Tati

Bordados e Retalhos disse...

Desculpe-me Tati, esse comentário foi quase um jornal. Bjs

Unknown disse...

Também li e achei surreal, como vc disse. Uma pena no século 21 vermos esse tipo de coisa. Quer dizer: eles podem tudo, roubar, mandar matar, corromper pessoas, rir às nossas custas e ficaremos amordaçados aem poder reagir??? è realmente demais!
Vamos transformar o "cala boca já morreu" numa blogagem coletiva de um dia? Acho que ia dar caldo...rs

Glorinha L de Lion disse...

Oi Tati, por incrível que pareça essa lei é 1994 se não me engano, resquício da ditadura? Não! Foi feita justamente pra isso pra calar a boca da mídia. Enquanto nos EUA, o país mais democrático do mundo, pelo menos nisso, podem falar, caricaturar, achincalhar o quanto quiserem os políticos, aqui a gente não pode nem dizer quem merece o meu ou o seu voto.
Estatizaram o povo e o pior, o povo ainda não sabe!
Bjs.

Isadora disse...

Nossa Tati, eu ontem não entrei no blog da Macá e por isso não vi, mas também acabou que eu não li nada a respeito.
Não acredito no que estou lendo. Me parece uma volta a ditadura, sim. Onde já se viu tolir ou dizer como e quando alguém pode fazer um comentário ou brincadeira relativa a um candidato.
Vou ler o texto e me informar melhor, pois fiquei agora, de queixo caído.
Um beijo

Nilce disse...

Oi, Tati
Isso é ridículo!
Esses "políticos" nos envergonham demais.
Também me revolta muito esta "ditadura embutida" que temos que suportar.
Sem comentários...é de matar!

Bjs no coração!

Nilce

Simplesmente Luísa disse...

Duvido q isso vai ser cumprido, CQC e Pânico que o digam...
Beijos!

Manuela Freitas disse...

Querida Tati,
Os problemas são daí e sobre a política brasileira pouco percebo, mas admira-me que haja uma lei dessas em tempo de democracia. Por cá não existe, mas nota-se que submersamente há represálias à comunicação social que se alarga demais.
Gostei de saber que és uma pessoa interessada pela causa pública e ficas em fúria e com vontade de intervir. Aqui como aí, a maioria das pessoas acomodaram-se vão vivendo na alienação!!!!
Muitos beijinhos,
Manú

pensandoemfamilia disse...

Olá Tati
São tantos os absurdos das leis que ficamos nos perguntando a quem interessa. Toda vez que surgem mudanças no Servio Público (trabalho em um, já fico com o pé atrás, pois são feitas em gabinetes (sem a prática cotidiana) e para alguns(interesses). Temos tanto que nos revoltar que acabamos sem perceber nos alienando.
Vamos nos movimentar....

She disse...

Afff! Vou te contar, viu?! Tudo só piora, fiquei tão pelplexa que até me falataram as palavras... bjo, bjo queridona!

c r i s disse...

Mais do que retroceder, é um insulto a inteligência, a liberdade de expressão. É duro se sentir lesada o tempo todo, roubam nossa dignidade e agora querem roubar nossa voz?? É preciso fazer a diferença nas urnas, tá difícil gente, mas é o jeito...e ficar esperto e de olho e sempre que puder, divulgar. São nossa armas, parabéns pelo papel Tati!! bjo!!

Lu Souza Brito disse...

Credo Tati, que isso! É tão absurda que parece mentira.
Eu confesso que sou fã do Caceta e Planeta pela cutucada que eles dão nos brasileiros e principalmente nos políticos. Deve ser por isso que nas ultimas 2 semanas cessaram as piadinhas com os tres candidatos...
Um absurdo!

Lu Souza Brito disse...

Quis dizer Casseta, rsrsr.
Tati, não consigo entrar no blog da She, ao abrir a página já aparece uma telinha e pronto, pede pra fechar, tals. Acontece com voce também????

Macá disse...

Tati
Sobre o artigo da Censura do Rui Guerra que eu postei e do qual você fez outro post, hoje eu li uma carta de um leitor da Folha que diz o seguinte:
"A respeito da resolução(antidemocrática) do TSE quanto a limites para cobertura jornalística, proibindo trucagem, montagem e recursos que possam ridicularizar candidatos, partidos políticos ou coligações, tenho uma pergunta: será que o TSE vai proteger a população quanto às mentiras, bobagens e idiotices proferidas pelos políticos e candidatos?"
Será que vai?
bjs