Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

terça-feira, 11 de maio de 2010

A vida é feita de mudanças

Bê em seu primeiro dia de aula no maternal, em 2007
Amigos,

Escrevo este post muito emocionada, após um dia complexo! Graças a Deus o Bê está quase ótimo, acordou e disse: "Pai, eu estou bem melhor". Foi o bom dia mais especial que podíamos ter.

Ontem tomamos uma decisão que devíamos ter tomado há dois anos atrás, mas como era uma decisão difícil foi sendo postergada, apenas ontem veio a clareza de que não dava mais.

Hoje mudamos o Bê de escola. O momento não é o mais propício, faltam 9 dias para minha defesa, preciso estudar e preparar minha apresentação. Em condições ideais eu ficaria concentrada, desta vez não deu.

Amo a escola de onde ele sai. É um lugar especial, onde sei que ele é amado, é um indivíduo. Entrou lá no maternal, próximo a seu aniversário de 2 anos. Lembro do dia em que conheci a escola como se fosse ontem, com cores e cheiros. Com o medo e a ansiedade naturais do momento. Lembro da chuva fina que caía, apesar de ser final de janeiro. Lembro do guarda-chuva, da recepção da Regina, das crianças brincando, do Bê todo à vontade no refeitório, comendo bolo com mate que duas funcionárias, que moram no meu coração para sempre, ofereceram. Ali eu soube que ele estava em casa e encerrei as buscas.

O Bambalalão é a única escola que conheço como mãe. E fomos muito felizes aqui. Saio sem mágoas ou rancores, repleta de amor e gratidão. Então por que saio? Por que a vida dá voltas e nem sempre podemos arcar com aquilo que acreditamos melhor.

A nova escola parecia-me assustadora, ainda assim, gostei bastante. O Bê chegou tímido, mas foi se soltando. Conversou com os futuros colegas de turma, o espaço é ótimo, é uma escola de tradição no bairro. Não será uma mudança para pior, entendam. É só uma mudança. Estamos vivendo tantas e com tal frequência que em breve não mais as temerei. Desta vez, para falar a verdade, me surpreendi. Estou lidando de maneira forte e racional com tudo. E estou bem, mesmo que muito emocionada.

Uma das maiores mudanças,além de deixar o integral para passar as tardes com a vovó Mirian, é que ele sai de um ambiente de creche, uma construção que já foi casa e tornou-se escola, um ambiente em que eu me apresentava como a Tati, mãe do Bê, mesmo por telefone, para uma escola grande, que vai até o terceiro ano do segundo grau (ainda chama assim?). E o mais doído é deixar para trás pessoas que nos cativaram e a quem cativamos, pessoas que sei que AMAM meu filho. Uma das professoras chorou quando contei. Ficou sem graça por chorar, mas chorou. Claro que a abracei e chorei junto, não dava para evitar.

A Coordenadora manteve-nos em sua sala por tanto tempo... parecia que não nos queria deixar ir embora. E quem disse que eu queria ir também? Perguntaram se não o levarei para despedir-se, não sei, estou pensando se será bom para ele. Despedidas são tão tristes...

Prefiro, agora, pensar na apresentação, nas boas vindas, na quarta-feira de material novo, mochila nova, amigos novos, vida nova ... Melhor pensar que este é um lindo caminho que se abre agora e em tudo de bom que nos reserva. Mantenha-se aqui para os próximos capítulos, conto com vocês!

Beijos,

Tati.

P.S. Escrevi ontem, mas só hoje deu para postar. Desculpe a ausência na blogagem verde, mal retribuí visitas. A vida está no liquidificador agora, mas a mistura vai ficar boa, eu garanto! Volto em breve, com força total. Até lá, não me abandonem, por favor!!

P.S.2: Vai sem fotos por que estou muito frágil para mexer nelas agora. Fotos trazem o momento com muita intensidade, não?

17 comentários:

Fernanda disse...

QUE MÁXIMO!!!Achei lindo! Aliás sempre acho lindo as histórias das crianças. Mal posso ver a hora que minha sobrinha vai entrar!
Ah, e boa sorte na defesa!!!
SUPER beijo! saudades de passar por aqui!!

Regina Coeli disse...

Oi Tati,

Não sei qual motivo levou vocês a transferirem o Bê de Escola, mas pode estar certa, as crianças, principalmente, nessa faixa etária se adaptam rapidamente...
Claro que quando estabelecemos vínculos é mais díficil a mudança...
Mas aquiete seu coração concentre-se na sua dissertação de Mestrado e verá como o Bê vai "tirar de letra" essa mudança...
Fique com Deus, tudo correrá bem!!!
Abraço carinhoso,
Regina Coeli
ET. Sua BLOGAGEM COLETIVA está muito linda, temos muita coisa em comum, foi escrita com o coração.

Beth/Lilás disse...

Mas, Tati, olha só a cara de feliz do Bê!
Ele não tá nem aí com esta mudança, tô errada ou a carinha dele de safado não quer dizer isso?!
Ele está parecendo-me muito firme e à vontade, portanto, quem está sofrendo tudo é você, aliás nós, mães, sofremos mesmo por eles desde que nascem.
Vai dar tudo certo, acredite!
Quanto a você, cuide-se e concentre-se, pois o estudo é bem mais importante.
beijos cariocas

Beth/Lilás disse...

Ah, esqueci de dizer: que garotinho fofo! E ele está segurando o Dunga ou o Teimoso?
bjs

Tati disse...

Oi Fernanda, ele entrou no maternal com 2 anos, agora ele tem 5 e está mudando de escola. Esta foto é do primeiro dia de aulas, em 2007! hehehe

Tati disse...

Regina querida, suas mensagens são sempre bálsamos em meu coração. Estou tranquila, sei que tudo dará certo, mas dá um aperto no coração deixar para trás pessoas que amamos, que são importantes para nós. E a semana em que tudo acontece... Sinto como se todas as caixas da prateleira caíssem sobre minha cabeça... O bom é que vai passar! Obrigada pelo carinho.

Tati disse...

Beth: A Fernanda fez a mesma confusão. Esta foto é do primeiro dia de aula na escola de onde ele está saíndo, em 2007, quando ele estava no maternal. Agora ele é um rapaz do pré 2 (Jardim 3 até segunda ordem).
Ele é mesmo uma delícia, obrigada. E sobre o anão, segundo ele, eram 7 atchins, já sabe qual é? hehehe
Beijos.

disse...

Oi Tati,
As mudanças realmente não são fáceis, mas são necessárias. Dará tudo certo! Logo, logo você estará postando suas vitórias. Bjosss

Tati disse...

Rê, Deus te ouça, menina! Deus te ouça!!
Beijos.

Fátima disse...

Tati, nós mães sofremos tanto por eles, com eles, mas posso garantir que a capacidade das crianças em adaptar-se às mudanças é infinitamente maleável.
Use sua energia e concentraçõ para seu mestrado, isso deve ser sua prioridade nesse momento.
O Bê vai estar bem e curtindo a nova escola, novos amigos, material novo, e amor encontrará aí também.

Boa sorte.
Beijo.

Françoise disse...

Tati, foi contando, fui lendo e me emocionando lembrando destes momentos também vividos por mim junto as minhas pequenas. Criamos vínculos facilmente mas as crianças conseguem fazer isso melhor que nós adultos. As mudanças são fundamentais e nós como mães precisamos encarar isso como necessidade de crescimento e desenvolvimento humano. Só o tempo nos mostra isso... Que ela seja muito feliz nesta nova etapa e esta linda mamãe também!!!!
Bjos e desliga logo este liquidificador tá??? Brincadeira, faça tudo com calma e boa sorte!!!

Françoise disse...

...ops, ela não, ele, o Bê!!!
(to escrevendo muito errado, misturando as línguas eu acho, tô confusa...kkkk)
Sorry!

Taia Assunção disse...

Tati querida, já tive medo das mudanças. Hoje depois de tantas já consigo me controlar melhor. Mas sempre mexem conosco. Meu filho do meio quando começou a estudar chorou quase o mês inteiro. Eu o deixava na escolinha e ficava dentro do carro chorando e ouvindo seus gritos, até que estes foram diminuindo, diminuindo até que finalmente cessaram. Mas acho que o maior sofrimento que tive foi ver a despedida dos filhotes com o pai quando ele veio para a África. Jesus, como foi doído. Vamos nos fortalecendo e aprendendo a lidar com todas essas situações. Ah, só para constar marido me chamava de "mulher árvore" por causa da quantidade de roupas verdes que tinha. Hoje estou mais para arco íris...hehehe. Beijocas e sorte para o filhote na nova escola e sucesso para você na defesa.

Unknown disse...

É surpreendente como criança se adapta rápido as coisas. Quando me mudei pra cá no início deste ano, além da mudança de cidade, fiquei com receio pela escola do meu filho. Afinal, ele foi alfabetizado na outra, tinha amigos lá, eu já tinha um relacionamento estabelecido com as professoras e toda a equipe. Dá aquele frio na barriga!
Mas quando ele começou na escola nova eu percebi que eu é que estava tendo mais dificuldades de adaptação... rs. Ele tirou de letra! Criança não tem as mesmas preocupações que nós temos, acho que devido a isso são super adaptáveis. Agora eu relaxei. Coincidência ou não, a nova escola segue o mesmo material didático que a outra, então ele não tem sentido muitas dificuldades para pegar o "fio da meada".

Boa sorte com tudo por aí! Logo esse liquidificador diminui a velocidade.

beijocas

Vivian San Juan disse...

Tati, cheguei aqui através do blog da Mamyrene e confesso que me apaixonei pelo seu cantinho!!! Já tinha lido alguns posts aqui como o do lápis roxo, do casamento da Susi, mas como andava sem tempo para poder comentar, pois estava estudando e mal conseguia postar algo no meu blog (e no blog que participo como colunista), quanto mais ir e comentar em outros blogs hehehe... porém agora estou aqui!!!!

Seu filho é um fofo e mudanças sempre são benéficas para a movimentação e o ciclo da vida. No começo de qualquer mudança é difícil, pois temos medo de como será o amanhã e essa insegurança faz parte dos seres humanos. Pode ter certeza que vai dar tudo certo e as crianças superam isso mais rápido que nós adultos. O importante é sempre manter contato com essas pessoas que marcaram tanto a sua vida como a vida do seu filho, pois como vc disse são pessoas que amam ele e essa amizade e carinho não se deve nunca ser apagada...

Grande beijo e parabéns pelo excelente blog!!! Já virei sua fã hehehe...

www.criatividadeenostalgia.blogspot.com
www.vieouviporai.blogspot.com

She disse...

Que lindinhooooooooooo! É minha querida mudanças e novidades nos assustam mesmo, principalmente qdo elas envolvem os pequenos, né?! Mas tudo ficará bem, beijoooooooo! ;)

Kamyla disse...

Desejo que corra tudo bem com a nova escola e com sua tese...muita tranquilidade... vc se preparou para isso!!!!
Gde baraço.