Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Branco em muitas cores

Queridos,

Fiquei com medo de não conseguir escrever, mas vício é fogo!!! Ainda bem que ideia desconhece agenda, horário, cronograma e chega assim, sem avisar ninguém e não espera ser anunciada... Não quis perder a oportunidade. Na terça-feira, no banho, me lembrei de um dos brancos mais mágicos da minha vida. E torna-se ainda mais especial pelo momento que vivemos esta semana.


A gente aprende na escola que branco não é ausência de cores e sim a união delas, né? E é bem difícil entender isso quando a folha inicial, aquela que será preenchida por cores e imagens, é branca! Parece sempre que o branco é ponto de partida.

Quando eu era criança meus avós tinham um apartamento em São Lourenço, MG e viviam mais lá do que aqui. O pensamento que me veio à mente, na terça, no banho, é que imagino que tenham sido os anos mais felizes da vida deles (lembrem-se, foram 62 anos de casados. Não sei quantos eles viveram em S.L, por que eu era criança e contabilizar tempo não tinha a menor importância nesta época).

Nós íamos muito para lá em períodos de férias. A maioria das vezes fui com meus pais, uma única vez fui sozinha com meus avós. Muitas vezes meus primos e tios também iam e as lembranças de São Lourenço tem muito mais cor e sabor do que águas de todos os tipos.

Mas e a lembrança branca? Pois é. No Parque das Águas, além da fonte Vichy, que eu achava a mais linda, mas acho que o que eu mais gostava era dos cisnes (brancos)... tinha uma máquina de pintura, que tem estrutura verde e não branca. Não sei quem conhece esta máquina e nem sei se existe em mais algum lugar do mundo. Não sou tão viajada quanto gostaria... Mas a questão é que esta máquina funciona assim: Coloca-se o papel (branco) numa espécie de vitrola e tem um monte de bisnaguinhas de tintas variadas (é como se você colocasse mostarda e catchup multicoloridos no papel). A gente despejava a tinta aleatóriamente e liberava para o cara ligar a máquina, que girava tão rápido que toda aquela tinta multicolorida ficava... BRANCA! Sim, as muitas cores, quando giravam e se somavam, ficavam brancas!! Quando a máquina parava a gente via uma "pintura abstrata", muitas vezes estilo mandalas (Viu, Dalla!), e levávamos nossa obra de arte para casa felizes demais. Queríamos fazer muitas e muitas vezes. Criança é tudo Tele Tubbie...


Onde está o mais especial de toda esta história? Na lembrança de meus avós. Já falei em postagens mais antigas que não tínhamos uma relação muito próxima, mas eles eram meus avós, eram os pais de meu pai e fizeram parte de muitos e muitos momentos de minha vida, principalmente na infância. Em outubro meu avô fez "a viagem", como ele costumava dizer. E na quarta-feira, minha avó despediu-se de nós.

Os dois, em 2007, comemorando 60 anos de casados.

A sorte é termos boas lembranças para guardar no coração e lembrarmos deles com carinho. São Lourenço, para mim, representa a felicidade maior dos meus avós, então imagino agora que eles estejam se reencontrando e que o cenário seja esta linda cidade, que lá eles posam voltar a ser felizes e saudáveis. A família que ficou sentirá saudades, mas permanecerá de pé, unida, forte.

Eu achei que estivesse tranquila, mas foi muito duro lidar com esta foto agora...

Que a gente aprenda que o branco, no luto, tem mais a ver com acreditar na imortalidade da alma, na sobrevivência do espírito e que ele seja sereno, emissor de paz. Vamos substituir o preto em nossos corações por uma imagem branca, de todas as cores em movimento. A vida precisa ser feliz, aprendendo a conviver com perdas e mudanças!


 Esta é a última semana da blogagem coletiva proposta pela Glorinha do Café com bolo. Foram 7 semanas maravilhosas (eu perdi a primeira - amarela). Apesar de já ter agradecido muitas vezes, espero que eu não seja chata em repetir OBRIGADA Glorinha, sua ideia foi mais do que colorida, foi ILUMINADA!!! Que a despedida seja um luto branco, de renovação, renascimento. Que as amizades aqui descobertas solidifiquem-se, cresçam. Estaremos juntos na Blogagem da Mila - Vida Simples, e em outras que surgirão pelo caminho. 
Foi um grande prazer. Obrigada a todos que passaram e deixaram comentários fofos, aos que ao menos leram o que escrevi, aos que escreveram postagens que alegraram ou fizeram pensar, e também aos que emocionaram e até fizeram chorar. Sentirei saudades e me lembrarei com carinho deste período.


Beijos a todos,

Tati.

.

47 comentários:

Manuela Freitas disse...

Tati,
Gostei bastante do seu post, essa recordação viva que tem dos seus avós é um tesouro dentro de si, todos nós temos os nossos tesouros e os veneramos no silêncio e, às vezes como é bom falar deles!
Achei o máximo essa máquina de cores, porque traduz muito bem o que pretendia dizer.
Beijinhos,
Manú

Françoise disse...

Mais que agradecer quero que sinta o meu carinho por você, não só pelos textos que leio prazerosamente mais pela pessooa, ser-humana maravilhosa que é. É claro que com o último post da blogagem não poderia ser diferente. Bela participação! Seus queridos avós certamente estarão te olhando de um lugar melhor que este sorrindo para você! Nestas semanas você fez os meus dias mais coloridos!!!! Só a agradecer!

* Sabe que desde pequena íamos no Parque em São Lourenço mas não me lembro da máquina? Só das águas de todos os sabores que minha mãe e minha avó nos faziam beber...eca!!!
Bjos mil...

Tati disse...

MANUELA: Obrigada pelo carinho. Suas palavras foram sempre de incentivo. Um beijo.

ADORÁVEL FRAN: Já deixei no seu blog os meus sentimentos também, mas preciso reforçar aqui o quanto foi especial te conhecer. Te levo no coração. É uma amiga que conheci virtualmente, mas já é muito mais do que apenas virtual. Beijos.

chica disse...

Ficou muito legal e essas recordações colorem as vidas realmente!beijos,linda semana,chica

c r i s disse...

Tati querida, de branco é o que minha alma fica quando passo por aqui...adoro!! Não é maluco como somos um pote cheio de pequenas grandes coisas emocionantes prá escrever? Lindo demais!! Bjinho e boa semana!!

Denise disse...

Tati, estive no blog da Françoise e, lendo um comentário teu, cheguei aqui.
Já vim de lá impressionada com tua sensibilidade, e ao chegar, me deparo com...muito mais!!
Quero permanecer neste lugar que encharca a gente de emoção!!

Boa semana, que seja perfeita no teu querer!ijos
Be

lynce disse...

Não é muito normal vermos um casal comemorar 60 anos de casados, mas ainda bem que assim foi, imagino a felicidade que deves sentir...:))
Para terminar, só queria fazer uma referência ao branco, sem duvida, é a minha cor preferida.
Beijinhos em ti e boa semanita, minha amiga do virtual.
:)))

Tati disse...

CHICA: Obrigada pelo carinho.

CRIS: Sem palavras para você. Como te gosto, menina!! Sempre me faz bem ler o que escreve, seja aqui ou lá (já leu isso em algum lugar? hehe). Beijos amiga!

Misturação - Ana Karla disse...

Tati, essa idéia aí de colocar as cores e ficar rodando para as crianças verem que fica tudo branco é sim o show.
Morri de rir quando voc~e falou que criança "é tudo" Telle Tubies. kkkk
Quanto aos seus avós, próximos ou não, são sempre nossos familiares.
Que eles estejam em um lugar bem alegre e felizes.

Gostei muito dessa blogagem também.
Boa semana
Xeros

Teredecorando disse...

Oi Tati,
Recordar é viver. O branco nos remete a paz e foi isso que senti nesse seu post.
Lembranças e emoções que só o branco nos faz sentir. Muita paz...
Bjs mil

Açuti disse...

Oiii Tati,

nossa que lindo...me emocionei!!!
me lembrei de meus avós...eles me criaram boa parte de minha vidinha que meus pais não puderam...

bjkss de paz e cores!!!
Tenha uma excelente semana!!!

Tati disse...

DENISE: Seja bem vinda, querida. Já estive no seu cantinho também e adorei. Puxei banquinho por lá e te trouxe para cá! Beijos.

LYNCE, meu amigo do virtual: É sempre um prazer tê-lo por cá.
Eles chegaram mais longe: completaram 62, mas a grande festa foi nos 60. Foi bonito demais, só a família, que deu para ver que é grande, né? Foi inesquecível!
Beijos.

Tati disse...

ANA KARLA: Sim, são família e formaram nossa base. Podiam não ser próximos, mas eram queridos. Torço para que estejam felizes! Obrigada pelas palavras.

TEREZINHA: Que bom que sentiu paz. Fico feliz por isso!

AÇUTI: Não tive o mesmo tipo de relação com os meus, o que não diminui o valor deles para mim, para minha família.

Beijos às três.

Bordados e Retalhos disse...

Tati, adorei esse post e ahistória dos avós que viveram juntos 62 anos. Os meus viveram 63 e a minha avó ainda vive, apesar de não poder andar mais. Estava sem comutador e som ente agora li o post anterior. Já pensei muitas vezes em famílias punidas por não ter o essencial, o básico. Que coisa triste por que eu acho que prefiro o colo quente da minha maãe, apesar da pouca comida, do que a geladeira farta de uma família que não é a minha. Isso só pode acontecer se não houver jeito mesmo. Risco de vida para a criança...Mas o que a gente precisa mesmo é ajudar as famílias a criarem seus filhos com dignidade. Pobreza não é defeito. Que bom que vc tocou nesse assunto, Bjs

Lu Souza Brito disse...

Tati, que doçura, que fofura, que graça este seu post. Como sempre, você com os sentimentos a flor da pele , pos, na ponta dos dedos, ahah.
Linda a lembrança dos seus avós e bacana a sua idéia de trocar o preto do luto pelo branco, da imortalidade, da paz, da harmonia.

Ah, e da viagem para conhecer a neve, tem a opção de Bariloche também, que é muito lindo e é mais econômico que o Resort do Chile. Eu estou pensando isso, começo por Bariloche,depois vou progredindo, rsr.

Beijos menina Telle tubies.

Cynthia Le Bourlegat disse...

Tati querida
Adorei seu post. Lembranças de avós e casa de avós são das mais doces que existem. Os meus estão velhinhos, não foram ainda, mas juro que já sinto saudades, pois não é como antes. Existe a saudade deles, e tb sente saudades do que a gente era na infância com eles. J_a fui algumas vezes a SLourenço e adoro, energia boatem aquela cidade, adoro o parque das águas. bjos e boa semana

Yo Neris disse...

Tati,
Lembranças são pequenos tesouros que guardamos o rioginal na arca chamada memória, cuja cópia fica impressa em nossos corações.
Um grande beijo minha amiga linda
Que o dia de hoje seja branco para todos nós.

Unknown disse...

Que lindo, Tati! Boas lembranças...
Agora, eu não conheço essa engenhoca não...rs. Que interessante! Adorei!
beijos enormes!

Denise disse...

Oi Tati...voltei pq sou portadora de uma dica pra vc...no blog Devaneios de um Marujo vc encontra posts de uma série que Taddeu chamou de "Conversando com o Ser Interior", são quatro (I, II, II e IV) com este nome, e outros dois "Organização Não Convencional" e "Esmiuçando a Meditação"...de dezembro de 2009.
Vendo teu comentário no blog dele, ocorreu que talvez seja uma boa dica pra ti...caso não veja conveniência, por favor desconsidere, tá bom? e tb não precisa aceitar este recadinho...rs

Bjos querida...boa leitura...sei que vc vai aprofundar tua caminhada por lá...puxe o banquinho pq a temporada navegando naqueles mares será longa...rs

Elaine disse...

Tati, que lindo sua postagem, conheço São Lourenço é uma delícia de cidade e essa máquina brinquei muito, legal lembrar disso tudo, muito obrigada!
É acabou, mas estaremos sempre juntas, beijos e uma linda semana!

pensandoemfamilia disse...

Oi
Você me encontrou e eu vim lhe conhecer. Fiquei emocionada com sua história, pois identifiquei momentos vividos que estão na saudade.
Parabéns por seu post.
Estaremos juntas na próxima blogagem.
Bjs.

Beth/Lilás disse...

Tatiii,
Ô minha lindinha, que bonita sua postagem, resgatou uma memória e tanto, lembrou de seus avós queridos, mesmo sangue que corre em suas veias.
O branco foi um belo motivo para você fazer este post memorável. Gostei!
Continuaremos juntos nesta rede maravilhosa que é a blogosfera.
beijinhos cariocas

Unknown disse...

"Vamos substituir o preto em nossos corações por uma imagem branca."


Bonito pensamento,amei.

Beijo.

Glorinha L de Lion disse...

Ai Tati...adivinha? Tô chorando...é amiga, mexeu comigo, com emoções, lembranças...e despedida é sempre triste né? foi bom demais...e te conhecer uma das melhores surpresas...um dia ainda vamos nos encontrar e nos abraçar pessoalmente.
Te quero muito bem. Grande beijo e minha gratidão.

disse...

Tati, lindo acompanhar suas histórias e perceber com elas as suas mudanças, o seu crescimento, e a forma como você ver a vida e vive. Essas blogagens da Glorinha, me fizeram muitas transformações, como você já havia me falado e estou muito feliz com isso. Obrigada por fazer parte também dessas mudanças. Bjos

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo e Regina Calmon disse...

Hollah TATI:

Pura Magia,tê-la em campos meus de girassois,obrigado,e disponha sempre de mim,de blog meu através,conhecerás pessoas divinas,de cantos todos do mundo,escribas incríveis,enjoy!
Se quiseres me conhecer mais um pouquinho,por favor,acesse o "Blog do Mensageiro"de meu amigo André Charack,e pesquise por favor o post heróis anonimos ,ricardo calmon,e verás donde oriundo essa gana pela vida e amor amizade minha por semelhantes meus!
Meu garimpo hoje me trouxe voce,a Deus agradeço!
bzu mãos suas!

Viva La Vida

Ricardo e Regina Calmon disse...

Tati ,post esse que amaria que vc lesse,é um dos últimos de 2009

bzu

viva la vida

lynce disse...

Como não sei se já leste a resposta que eu te dei no meu blogue, mas passo aqui só para te tranquilizar e dizer que quero te sintas à vontade e completamente liberta ao comentares qualquer post do meu blogue. Sou compreensivo e adoro o bom humor, faço dele uma filosofia de vida, por isso, não tens com que te preocupar.
Desculpa este "testamento", mas tinha mesmo que te dizer isto.
:)))

Ricardo e Regina Calmon disse...

Oi amiga já querida,que responsabilidade tremenda,essa de primero comentário meu a enunciar,"intaun,vamu qui vamu":
Post esse último seu,é uma de retalhos colcha de luz e recordações,entre flores e amores,onde vertes docíssimas lágrimas,como fonte de luz fosses,amei,escreva sempre Tati,lava alma sua viva,nutre mente sua e te levará cada vez mais,a interagir pelo mundo afora,entre artes ,cultura,a arte de escrever e poetar e sonhar,e viver!

bzu mãos suas!

viva la vida

Isadora disse...

Tati, com seu post fiz uma viagem no tempo, pois passei algumas férias em São Lourenço e como todos, a visita ao parque era o programa. Lembro-me com exatidão da foto que você postou.
Sinto muitíssimo por sua avó e seu avó, sinta-se por mim abraçada e receba todo o meu carinho nesse momento.
Um grande beijo

A Madrasta Má disse...

Qtas lembranças boas e felizes! Um post carinhoso, saudoso e feliz, muito feliz! Minha querida obrigada por todo carinho! Bjinhos da Madrasta!

Renata disse...

Minha querida Tati,

Sabe que o que eu mais gostei nessa brincadeira foi das amizades que eu fiz...das pessoas maravilhosas que conheci, de ter tido a oportunidade de conhecer um pouco do universo colorido que cada um tem dentro de si!

Que bela postagem! Cheia de carinhosas lembranças de um tempo tão bom...essa maquina de tintas parece um pouco com a vida da gente...várias cores distintas que misturadas aleatoriamente se transformam num lindo desenho!

Foi ótimo estar contigo nessa blogagem, espero nao deixar de te encontrar por aí!

Um abraço,
Renata

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

TATI ADOREI SEU POST MUITO BOM PRINCIPALMENTE PARA MIM NESSE MOMENTO DE ANGÚSTIA QUE ESTOU VIVENDO NESSES ULTIMOS 33 DIAS DA MORTE DE MEU IRMÃO!
VOU TROCAR A COR DO MEU LUTO PARA BRANCA E COM CERTEZA VOU FICAR BEM!!
ADOREI SEU RECADINHO!
ARRUME UMA BOA PASSADEIRA E COMPRE VARIAS CAMISAS VC VAI ADORAR!!!
BJIM

Lúcia Soares disse...

Tati, um post lindo e comovente.
Seus avós partiram com diferença de poucos meses, então entendo que um não suportou a ausência do outro.
Uma bela manifestação do amor.
Você é uma pessoa sensível e amorosa.
(A Fabiana é minha filha, sim).
Tati, a blogagem colorida me proporcionou conhecê-la, o que foi muito bom pra mim.
Espero que continuemos nos visitando.
Beijos!

Anônimo disse...

Tão lindo, tão doce!
Bjs querida.

Cris França disse...

Tati, você tem um carisma enorme, sempre que te leio posso sentir o teu coração, isso é muito belo.

Um beijo e pode ter certeza´, que os que amamos e já partiram estão na paz da luz

beijos

Anônimo disse...

Tati, que lindo e comovente esse post. Recordar é viver e é tão bom "viver de novo" as coisas que a gente gosta. Você sabe, a lei da vida é essa, não há o que fazer, é seguir caminhando, toda de branco aceitando as perdas com serenidade e paz. Beijos.

Claudiene Finotti disse...

Oi Tati!
Lindo texto, como sempre!
Fiquei emocionada de verdade. Estava olhando aquela foto da sua família reunida e fiquei lembrando da minha própria. É um monte de gente diferente, encrenqueira, muitas vezes insuportável, mas que mesmo assim tem nossa cara, nosso DNA, aqueles de quem só nós podemos falar mal...rs...
Meu avô fez "a viagem" há um ano e meio... estranho chegar lá e não vê-lo... mas não pretendo borrar minha maquilagem agora, amiga...rs...

Bjos e até a próxima inspiração.

Clau

Claudiene Finotti disse...

Oi Tati!
Lindo texto, como sempre!
Fiquei emocionada de verdade. Estava olhando aquela foto da sua família reunida e fiquei lembrando da minha própria. É um monte de gente diferente, encrenqueira, muitas vezes insuportável, mas que mesmo assim tem nossa cara, nosso DNA, aqueles de quem só nós podemos falar mal...rs...
Meu avô fez "a viagem" há um ano e meio... estranho chegar lá e não vê-lo... mas não pretendo borrar minha maquilagem agora, amiga...rs...

Bjos e até a próxima inspiração.

Clau

Macá disse...

Olá Tati
Adorei seu post. Não conheço São Lourenço e muito menos essa máquina, mas voltei a ser criança e adoraria ter brincado lá.
Que boa lembrança essa sua.
Mas o que mais gostei, sabe o que foi? Ter conhecido você, seu blog, e tantas outras pessoas maravilhosas, através do Colorindo a Vida.
Foi muito bom e vamos continuar, certo?
Um beijo

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Seu post veio cheio de emoção e de lembranças lindas!
Também sinto muita falta do meu avô JOSE, mas ele permanece vivo dentro de mim!!

Que todas as mensagens boas das cores, viva para sempre em nossos corações!

beijos

Irene Moreira disse...

Tati
Esse é o Colorido da Vida e tudo começa com a cor branca , límpida, serena e com essa tranquilidade traz aos nossos corações a Paz necessária em todos os momentos de nossas vidas.
Um grande beijo e obrigado por me ensinar tanto.

She disse...

Tati, querida, que participação mais linda com esse post emocionante! Nossa me emocionei de verdade com as suas lembranças e lembrei das minhas tb... muito lindo! Parabéns! Amei tb o lance da máquina no Parque eu já fui lá tb, mas qdo era pequena e só tenho vagas lembranças... tudo muito lindo por aqui.
Eu amei colorir a vida contigo e te conhecer, com certeza continuaremos e tem flores pra vc lá no meu Cantinho!
Bjo, bjo no coração!

She disse...

Tati, querida, que participação mais linda com esse post emocionante! Nossa me emocionei de verdade com as suas lembranças e lembrei das minhas tb... muito lindo! Parabéns! Amei tb o lance da máquina no Parque eu já fui lá tb, mas qdo era pequena e só tenho vagas lembranças... tudo muito lindo por aqui.
Eu amei colorir a vida contigo e te conhecer, com certeza continuaremos e tem flores pra vc lá no meu Cantinho!
Bjo, bjo no coração!

She disse...

Tati, querida, que participação mais linda com esse post emocionante! Nossa me emocionei de verdade com as suas lembranças e lembrei das minhas tb... muito lindo! Parabéns! Amei tb o lance da máquina no Parque eu já fui lá tb, mas qdo era pequena e só tenho vagas lembranças... tudo muito lindo por aqui.
Eu amei colorir a vida contigo e te conhecer, com certeza continuaremos e tem flores pra vc lá no meu Cantinho!
Bjo, bjo no coração!

Fada Moranga disse...

Tati, que história linda! E que família enorme! Tantas cores a formarem um branco mágico - a vossa família! :-)

Um grande bem haja!
Beijos***deFada