Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

domingo, 2 de maio de 2010

O amor em gomos alaranjados

Esta semana a Glorinha do Café com bolo sugeriu a cor alaranjada para nossa brincadeira da Blogagem coletiva - Colorindo a vida (ou Seria Blogagem Colorida - Coletivando a Vida?).

Na própria terça-feira eu já sabia que meu tema seria minha fruta favorita, que não é laranja, mas alaranjada. E estamos na época: Eu sou louca por tangerinas.!!

Minha mãe também adora e conta que quando estava grávida de mim frequentava a casa de uns amigos que, sabendo de sua paixão, compravam uma quantidade enorme e eles ficavam batendo papo e comendo tangerinas até tarde. Vai ver vem daí minha paixão, por que quando como tangerinas não é só sabor, eu me sinto amada! Dá para entender isso?

Quando como tangerinas não gosto de dividir. Se tem mais alguém na casa eu levo uma para mim e outra para outra pessoa. Não é SÓ egoísmo, é que sou leerda para comer... tiro cada fiozinho, mordo no meio, tiro os caroços... levo uma eternidade em cada gomo. Aproveito o momento... Se divido, não chego no terceiro gomo e a tangerina já acabou! Por isso eu faço deste jeito.

Marido sabe o quanto amo esta fruta e, apesar de não ser chegado a arroubos românticos, gosta de me paparicar. Uma forma que ele tem de dizer que me ama é, a partir de abril (às vezes já em março) trazer uma sacola cheia delas para mim. Passa no hortifruti perto do trabalho e chega de noite com esta jóia. E lá se vão duas, três de uma só vez. Dispenso sorvete, chocolate e até o jantar. Tangerina é o que há! E dura tão pouco tempo... Não deveria ser fruta de estação. Por mim, seria o ano todo, mas talvez aí não tivesse tanta graça, né? Faz parte do ritual esperar "a época das tangerinas".

Então chegou o filhote em nossas vidas, e tangerina também é uma de suas frutas favoritas, mas sua maneira de lidar com elas é bem diferente. Ele não tira pelinhas dos gomos, devora vorazmente. Quando vamos comer juntos eu descasco a dele e entrego na mão, então descasco a minha e dou inicio ao ritual... Não chego na metade e já tenho companhia. E eu cedo, feliz por compartilharmos este gosto! Ser mãe nos ensina a ser menos egoístas, e só por isso já valeria!

As imagens são do google que aqui em casa tangerina ou se come ou se fotografa (adivinha o que escolhemos?)

Beijos com cheiro de tangerina,

Tati.

38 comentários:

Fernanda disse...

O Tati, vim rapidinho pra dizer que voltei pro meu transitorio. queria que add aí!!super beijo, to arrumando lá, depois passo com calma.!

Kamyla disse...

Oi Tati...adorei o seu tema na blogagem...tangerina é tudo!!!!!Amo tb...adorei a forma como vc abordou... adoro rituais a comer frutas maravilhosas...faço isso também com uva,rsrsrsrs.

Senti até um cheirinho de tangerina por aqui... ainda não experimentei essa fruta por aqui, mas agora deu uma vontade,hummmmmmmmmm!!!!

Uma ótima semana para vc.Bjo.

Glorinha L de Lion disse...

Ué já menina? colocou cedo dessa vez..antes de todo mundo ein? Eu não sou muito apaixonada por tangerinas não...até gosto mas não sou louca comovc...rsrsrs...Ô Tati, fui ver no seu perfil que vc tb é do RIO...que qué esso? Cada hora eu descubro mais uma coisa de vc...a gente pode se encontrar qq dia!!!!! eu moro aqui, do outro lado da poça...heheh que legal...eu jurava que vc era de Sampa! Então tá...qq dia a gente vai se conhecer ok?
E que bonitinho...seu baby tb gostar de tangerina igual a mãe....fofo isso...beijos e beijos.

Taia Assunção disse...

Que texto aromatizado...hehehe. Também amo tangerina e também tenho o ritual de limpá-la para sorve-la. Beijocas e bom início de semana.

Rozani disse...

Oi Tati!
Eu tb adoro tangerina! Gostei da blogagem.Deu até vontade de comer tangerina. Quando como, ñ consigo comer uma só.
Bjs,Rozani

Regina Coeli disse...

Olá minha Menina TATI,

Sintonia na postagem...
Eu amo laranja e mexerica, aquela da casquinha fina que anuncia de longe quando estamos descascando...
Eu prefiro apreciar essas frutas sozinha, pois a minha demora em limpar os gomos incomoda os que estão por perto...
Eles acham que é lerdeza...
Ká, ká, ká!!!Não percebem o meu deleite e se você pedir para descrever o gosto dessas frutas não saberia dizer apenas sei sentir como retrata a postagem que fiz!!
Beijinhos alaranjados.
Regina Coeli

OBS- Não sei o por quê do meu último comentário ter saído como anônimo...Estranhei!!!

Cris França disse...

Tati, algo em comum, eu também sou louca por mexirica aqui não falamos tangerina....rs beijão

disse...

Tatiiii!!! Senti aroma no teu post. Adoro tangerina, laranja cravo, bergamota, mexerica e tantos outros nomes por esse nosso país!!! Lindo, delicado. Bjosss

chica disse...

Que legal e deu pra sentir daqui o cheirinho...Ficou lida!beijos,chica

Renata disse...

Também adoro, as tangerinas as frutas mais aromáticas que existem...

É uma pena mesmo que fiquem tão pouco tempo entre nós...

E comigo é a mesma coisa, descasco cada gominho como se fosse uma jóia.
Engraçado né? Mas é um prazer enorme!

Muito bem lembrado, ótimo post, gostei demais!

Françoise disse...

Ahhhhhh... eu também adoro ! Nunca dispensei aquelas tiradas do pé quando vamos a roça do meu avô. Aquelas caipiras que deixam nossas mãos cheirosas até anoitecer. Delicioso post.
Bjos e boa semana.

Misturação - Ana Karla disse...

Senti o cheiro da tangerina aqui(rs0
Adorooooo.
Muito legal contar sua identificação com a tangerina.
Parabéns pelo blog.
Xerosss

Unknown disse...

Tb amo tangerinas... mas no meu caso, quando minha mãe estava grávida de mim, ela se deliciava com sacolas e mais sacolas de laranjas.. rsrs. Adoro uma laranjada!

beijocas

Irene Moreira disse...

Tati
Adoreiii!!! Ficou demais a sua postagem alaranjada. Adoro como escreves e contas os detalhes e para isso tem que ter amor e isso mostrar com o coração aberto. Ainda estou terminando a minha, como sempre chego no apagar das luzes.
Vim aqui de dar um bom dia, desejar uma boa semana, conhecer o seu amor alaranjado e te avisar que refiz o selinho da Historia da Vitrine de Sonhos porque estava muito grande e aí fiz uns retoques.

Beijos

She disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ameeeeeei o seu post, uma verdadeira delícia igualzinho a tangerina, tb amo essa frutinha e como igualzinho a vc...hehehe menina dei risada o tempo todo lendo o seu colorindo a vida, escreveu de uma forma muito gostosa, pra variar! Bjo, bjo!

Bordados e Retalhos disse...

ÔÔ, temos algo em comum: paixão por tangerinas, aqui chamamos de mexerica pokan. Adoro! São enormes. Compro quilos e mais quilos quase toda a semana lá pra casa. Adorei as fotos da fruta que vc postou. Lembrei que trouxe duas para o lanche da tarde aqui no trabalho. Bjs amiga, saudades dos papos através do blog.

Beth/Lilás disse...

Hummmm, Tati, deu pra sentir daqui o teu cheirinho laranja!
A-mo!
beijos cariocas alaranjados

Astrid Annabelle disse...

Olá Tati!
Nem preciso repetir...você contou de maneira ótima como é o ritual da tangerina ou mexerica...assim também faço eu! E ai de quem atrapalhar!rsss
Lindo e saboroso post!
Adorei.
Beijo
Astrid Annabelle

Tida disse...

Tati,
Fiquei com água na boca "vendo" você descascar a mexerica!Adoro a fuxiqueira, aquela pequena que "conta" que a gente chupou mexerica, não tem como esconder!
Linndo.

bjs

Anônimo disse...

Tati,
Ficou ótima sua blogagem sobre tangerina. Eu até gosto dessa fruta mas ela precisa estar bem doce, senão...Como um gominho e dispenso o restante.
Bjoka
Yoyo

Claudiene Finotti disse...

Amigaaaa, help me!
O blogger tá com dificuldades pra postar ou é minha conexão? bjos.

Lu Souza Brito disse...

Oi Tati,

também menina. sou viciada em tangerida, mais que em laranja.
Agora mesmo, antes de acessar o blog (hj foi impossível fazer isso do trabalho), eu jantei e chupei duas. Não entendo gente que diz que nao chupa tangerina so pra nao descascar, por causa do cheiro. Eu adoro a fruta e adoro o cheiro também.
E além de saborosa, faz um bem danado né não???

Açuti disse...

Oiii Tati,

adoro tangerina também, mas chamo de mexerica...hum...engraçado, tenho o mesmo ritual seu...levo uma eternidade pra comer pois tiro todos os fiapinhos, as sementes....e por ai vai....

Ah, meu pequeno foi pra escola com o tênis laranja sim...

Obrigada pelo carinho lá no meu canto, viu!!!

bjksss mexeriquentas (kkkkkkk)...

Drix disse...

Oi Tati
Vc acredita que minha mãe conta que quando estava grávida de mim, ela comia até 1 duzia de mexerica todos os dias?!!!!
Acho que é por isso que gosto tanto dessa fruta!!!!
Álias, quando vou comer, são dois gomos pra minha cachorra ,e 1 pra mim,rsrsrsrrsrs.
bjinhos

Ypsilon Yvone disse...

Tati
Sabe que enquanto lia sobre a tangerina em sua vida por várias vezes minha boca salivou.
Quando estão no ponto certo e levemente geladinhas não há quem resista!
hummmmmmmmmm
bjk e linda semana

Lúcia Soares disse...

Oi, Tati. Pelo visto, a mexerica por aqui foi unanimidade. Faço coro, adoro, também. E não sei comer uma só, devoro 3 ou 4. Como são suculentas, acaba que fico até com o estômago estufado, de tanto líquido.
Saborosa, vitaminada e sisualmente perfeita a sua postagem.
Bj

Jane M disse...

Tati, fiquei com a boca cheia de água de ler seu post e ver as imagens.
Senti até o cheiro, adoro tangerina (ou mexerica, como eu chamo)
Bjo

Fátima disse...

Tati tenho ótimas lembranças da minha infância , sentada em baixo do pé de mexerica devorando tantas delas com montes de cascas ao redor.
E o cheirinho então...não dá pra ~resistir né.
Muito criativo seu post, gostei muito

Beijo alaranjado.

orvalho do ceu disse...

Olá, muito gostosas estão as nossas deliciosas tangerinas nesse tempo outonal...
Fotos lindas postadas!
Bjs "atangerinados"... então!

. disse...

mexerica...como umas 20 se deixarem rs
Beijos

Paulo José disse...

Valeu moça pelos comentarios.
Que bom que se identificou...

Volte sempre e comente qdo quiser...
Bjo

(6) capreta disse...

amooooo tangirina, mas chamo de mixirica! rs
beijos

Mulher na Polícia disse...

Tati!!!

Amo tangerina, mixirica e bergamota... rs rs rs e vou me lembrar desse post sempre que sentir o cheiro gostoso dessa fruta. E de quebra vou me lembrar do seu comentário lá, linda que funcionou como um grande incentivo vindo de uma baita escritora.

Sou sua fã...

Beijos!

Ana disse...

Oi moça, obrigada pela visita lá no cafofo.
Eu também adoro tangerina: adoro o cheiro dela, de poder comer em gominhos, da cor, enfim, de tudo.
Adorei saber que seu marido diz que te ama te levando tangerinas.
O amor está mesmo nas pequenas coisas, não?
Beijos,

namorada disse...

Eu também adoro a fruta e o cheiro, mas me lembro uma vez que fui ao dentista, e ele me ofertou algumas opções de sabores para o anestésico tópico eu imediatamente escolhi o de tangerina, que decepção, acho que é feito quando elas estão estragadas... argh!!! Mas não me traumatizou continuo adorando.
Gosto muito do seu jeito de contar histórias.

beijinho

c r i s disse...

Ai Tati, depois dessa não resisti e tive que comprar algumas para casa, até o sabor estava melhor depois do teu relato, vc acha que é psicológico? Vai saber né? Bjinho com sabor de tangerinaaaaaa...rsrsrsr!

Lucia disse...

Ai, nem fala, eu sou igualzinha!!! Alem de melancia, eh minha fruta favorita e me lembro de minha mae fazendo sucos de tangerina pra mim quando era pequena - puro suco de tangerina, sem acucar nem agua. Tao bom!

As caixinhas de tangerinas aqui sao carerrimas, mas compro mesmo assim, nao resito! bjos

Isadora disse...

Oi tati passei por aqui para ler o seu post para a Blogagem Coletiva. O seu post parece ter sabor - rs.
Um beijo