Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Um quartinho abençoado



Já contei em algum lugar do carinho que temos por Francisco de Assis. Ele é quase um quarto morador da casa. Tem vaga cativa! Só não tem a chave por que não precisa disso para entrar.
De certa forma atuou como cupido entre a gente. O Vi levou um livro contando a história dele de presente quando eu estava doente, conversávamos sobre nossa simpatia por sua história (é o protetor dos animais, não se esqueçam!) e conversa vai, conversa vem fomos para outros temas menos sacros e... casamos! hehehe
Quando estávamos grávidos ganhamos da minha irmã uma pintura linda para o quarto do Bê (não, minha irmã não pinta. Ela contratou a pintora). Assim conhecemos a Dettinha, uma pessoa que apenas reencontramos nesta vida e hoje é uma amiga querida e profissional de primeira. 
 


Dettinha, querida, no primeiro dia, dando formas ao sonho


O quarto todo foi pintado em dois dias. Só vi o primeiro, entrei em trabalho de parto nesta madrugada e só vi o quarto pronto com o Bê nos meus braços (acho que ele quis ver com os próprios olhinhos o que me fazia sentir aquela emoção que chegava a ele pelo cordão umbilical). Isso fez com que ele chegasse beeeem antes da hora - 33 semanas! Mas isso é outra história...


   
Bê, desfrutando de seu cantinho 

Tudo o que desejávamos para o Bê era um cantinho de paz, tranquilidade, onde ele soubesse o quanto era amado e desejado. Fazendinha? Mar? Zoo? Não era bem isso... queríamos algo diferente. Então a ideia que passamos para a Dettinha foi: Queremos um quarto inspirado em Francisco de Assis, mas não no santo. Queremos "Nosso amigo Francisco" em meio à natureza que o representa. E assim foi feito!
 
Muitos animais e natureza, a água e os peixes tão queridos por ele e o próprio, rodeado por pássaros e coelhinhos (tinha ainda cavalinho, porquinho, borboletas e muitos pássaros, mas não dá para por todas as fotos).
  


O quarto ficou meio psicodélico, sem seguir muito uma escala de tamanhos para os animais, mas eu gostei demais. Tinha também um trenzinho, que apesar de fugir da proposta "ambiente natural" foi uma homenagem que quis fazer ao Vi, que é Ferroviário (filho, neto, irmão e cunhado de ferroviários, entendeu? - Não maquinistas, hein!)
 
Quando nos mudamos da casa foi uma das coisas mais difíceis de deixar para trás. Deu vontade de serrar as paredes e trazer junto. Juro que cheguei a pensar em desistir de vender a casa para não me desfazer das paredes. Este quarto tinha uma aura especial. Era um lugar para onde gostava de ir para me tranquilizar. A luz era diferente e todas aquelas figuras... Não tinha como não se sentir feliz naquele espaço. Ele tinha um sol particular! De verdade (ou de pintura).
   
Uma curiosidade foi este gato, com o rabo na tomada. A ideia não era maltratar um animal, mas deixar claro para o Bê, desde os primeiros momentos de berço, que dava choque. Eita mãe neurótica!!! Acabou que o gato virou uma brincadeira e tanto que fazíamos entre os três. Ai, que saudade!!!! Mas não recomendo, teve uma fase, perto dos três anos, que ele ficou com medo daqueles olhos esbugalhados (mãe de primeira viagem... aff!)


Fui falar sobre isso com a Regina Coeli e lembrei do quarto que deixamos para trás. Antes de entregarmos a casa tirei MILHARES de fotos das paredes. Tirei fotos da paisagem e de cada detalhe. Posto algumas partes para vocês. Se eu não consegui expressar a magia deste quarto as fotos o farão. Mostro ainda o dono do quarto, aproveitando-o da melhor forma que podia, melhorando ainda mais uma energia que já era boa!
 
Por que falo nisso agora? Então, já disse, tem a ver com uma conversa com a doce e querida Regina Coeli. Aguardem a surpresa! Eu estou na maior expectativa!!! 


Beijos com carinho,


Tati.


28 comentários:

Desconstruindo a Mãe disse...

CHOQUEI!!!

Que maravikhoso que é esse quarto!!!! Quero um assim pra mim!!! Minha porção Peter Pan quer brincar num quarto assim!!!

Sabe que mesmo não sendo católica sempre tive a maior simpatia pelo SÃO CHICO?

Andei estudando por esses dias a história da vida desse fabuloso homem que é inspirador e cada vez me torno mais fã...

Parabéns pelo tema, pelo bom gosto e por teres tornado um assunto de fé um eixo na tua vida afetiva. Amei!

Beijo, bom fds!!!
Ingrid

Tati disse...

INGRID: Nós também não somos católicos, nos conhecemos no Centro Espírita...hehehe Este quarto era um espaço maravilhoso. Se pudesse acho que pintaria minha casa inteira com ela! O astral é algo que não dá para descrever ou fotografar... é muito especial! A ideia era mesmo de humanizar Francisco de Assis, como um homem bom e não como um santo.
Beijos.

Misturação - Ana Karla disse...

Tati que original esse quarto.
Infantil e agradável,,, sim como você falou.
Cada detalhe na foto expressa a paz.
Vou esperar pela surpresa(rs)
Bom final de semana
Xeros

Unknown disse...

Tati, quando a poodle do meu filho Marcelo cruzou com o meu poodle Bidu, nasceram dois machinhos e um deles veio muito pequenino, devido a mãe ser poodle toy e não ter espaço suficiente para gerar os dois. Enfim, nasceram na madrugada e Marcelo sozinho fez o parto. No nervosismo fez uma promessa: um se chamaria Roque (o que nasceu com 40g e sobreviveu) e o outro, que hoje vive na minha casa, ele deu o nome de Chico. São Roque e São Francisco de Assis.

Fugi do assunto um pouco, mas o quartinho do Bê realmente ficou lindinho. beijos

Açuti disse...

Oiii Tati,

nossa o quarto era mesmo muito lindo e transmitindo muita paz!!

bjksss

Tati disse...

ANA KARLA: Era um espaço encantado na casa. Amávamos! A surpresa vem aí. e é surpresa para mim também!!!

NÉA QUERIDA: Adorei a história e nem fugiu do assunto não. Que bom que os filhotes estão bem! Ai, que saudade da nossa casa, da nossa vila, não sente também? Beijos.

AÇUTI: Queria fazer outro igual, mas agora ele é um rapaz... hehehe

Dani Franken disse...

Que história linda. Assim commo o quarto e o baby mega fofíssimo!
Bj
Dani

Unknown disse...

Menina, que coisa mais maravilhosa!!! To suspirando com tantos detalhes e, lógico, pelo São Chiquinho ali sereno, abençoando, protegendo.
Eu tb tenho uma queda enorme por São Francisco de Assis, mas não sou nem um pouco religiosa. Ele foi um homem que se importou com coisas que é dificil alguém se importar, os animais, a comunhão dos homens com a natureza.

lindoooo!

chica disse...

Que coisa mais legal tudo isso.cada cantinho com tanto amor decorado.Lindo! pena mesmo deixar pra trás.beijos,tudo de bom,chica

Tati disse...

DANI: Obrigada! Eu também acho!! hehe

MILA: Você descreveu exatamente o que sinto. Não tem nada a ver com religião, mas sim com o homem que ele foi e com as coisas que amou (os animais, a natureza, a vida...). Era essa a proposta! Tanto que nem coloco o São. Para a gente é "nosso amigo Francisco", e só! Os hereges!! kkk

CHICA: Não faz ideia da dor de deixar estas paredes para trás. Ainda mais que os compradores não tinham criança e íam pintar as paredes... Ai, como sofri...

c r i s disse...

Ei Tati, certamente a energia do quarto foi com vcs e não poderia ser diferente! Muita luz aí nessa novidade, uau!! Aguardo ansiosa e que assim seja...bjinho!!

Bordados e Retalhos disse...

Olha me deu uma tristeza saber que vc deixou esse quartinho dos sonhos pra trás. Mas a vida é assim, as vezes deixamos coisas lindas e encontramos outras durante a nossa caminhada. Mas Francisco também é muito próximo de mim. A sede da Arquidiocese onde trabalho fica no Conventode São Francisco, uma construção de 1591. Aqui em frente ao meu setor fica um lindo jardim onde tem uma imagem enorme dele. O carisma desse homem de Deus é uma coisa linda. Veja aqui a iomagem do Convento:
http://sistemas6.vitoria.es.gov.br/diario/imagens/banco/2010_01/amp_00012858.jpg

Um dos sinos é original, vindos de portugal.

Bjs

josi stanger disse...

Oi Tati!
eu pintei os quartos do Théo e da Bea... e quase chorei quando decidimos pintar a casa e não dava pra desviar dos desenhos, o jeito era pintar por cima mesmo... uma tristeza só... mas também guardo fotos, que é uma prolongação da nossa memória que podemos pegar com as mãos, e sorrir com os olhos... se bem que nessa era digital, fico insegura com a frágil segurança das nossas fotos impalpáveis...
Um beijinho
Parabéns pelo post, senti a maigia do quanto, vendo as fotos e lendo suas palavras...

Nanda Nascimento disse...

Quanto bom gosto...lindo demais!

Fico imaginando pra uma criança que sensação bacana que deve surtir, pois se nós adultos ficamos maravilhados, imagine eles.

Beijos e flores!

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Tati,

Nunca vi um quarto tão encantador e tão estilo próprio!! Você conseguiu transformar em pintura, tudo o que se transforma em vcs e conseguiu, sem medo de iniovar!
Amei e me emocionei, com suas palavras e seu carinho por Francisco!

beijos e bom fim de semana!

Teredecorando disse...

Que cantinho abençoado!!!
Passa uma energia gostosa...Tranquila e serena.
Saúde e paz...Sempre.
Bjs mil

Tati disse...

CRIS: A energia de amor veio com a gente, mas sinto saudade daquele espacinho. Era diferente, quem entrava lá ficava encantado!

GI: Olhei a foto, mas é apenas a parede e alguns sinos? Pensei que era a imagem do Francisco... hehehe

JOSI: É verdade, dá muita tristeza apagar. Meu recurso também foi este, muitas fotos não reveladas (mas estão em 2 HDs e em alguns DVSs... Já perdi uma porção delas, agora tomo mais cuidado!

NANDA: As pessoas entravam e se apaixonavam. Era incrível como o tom de voz da gente ficava diferente ali, sem perceber! O Bê adorava o quarto dele. O da casa nova é caprichado, mas não tem a mesma magia, o mesmo estímulo lúdico, sei lá...

CÍNTIA: A gente foi tendo ideias e pedindo para a Dettinha, que também deu ótimas ideias. Sentia que aquele espaço era mesmo a nossa cara! Beijos.

TERESINHA: Era exatamente o que sentíamos ali, muita paz! Beijos.

Denise disse...

Eu vim te ver Tati, deixar um beijo e desejar um ótimo fds. Mas tb vim te avisar que compartilhei com teu blog um Selinho que recebi. Passa lá no Tecendo Idéias para buscar esse singelo presente, para teu Charmoso cantinho. Chegando aqui, constato que não poderia MESMO deixar o "Perguntas..." sem o mimo...que lindeza, que charme e quanto carinho em cada detalhe.

Bjo GRANDÃO

Lu Souza Brito disse...

Realmente abençoado este cantinho Tati! E feito com tanto amor, claro que devia ter uma magia especial.
Muito especial você se preocupar com um ambiente assim para o seu pequeno.
Agora to querendo saber a surpresa. vai pintar outro pra ele na casa nova?????

Drix disse...

Que idéia mais Linda!!!!
Realmente esse quarto deve ser muito querido!!!!
Amei!!!!
Estou louca pra saber a novidade!!!
bjos

Isadora disse...

Oi Tati, o momento de arrumarmos o quarto de nossos pequenos é maravilhoso. Queremos trasmitir tantas coisas com o que planejamos, ainda sem o consentimento deles, mas que imaginamos que irão gostar.
Parabéns pelo quarto e por tudo o que desejou. Imagino como deve ter sido difícil a mudança.
Me desculpe mas não pude deixar de rir com a história do gato e tive sempre essa preocupação embora não o tenha feito através de desenho, mas de milhares de protetores de tomada.
Tati deixei para você lá nos Tantos Caminhos, um presentinho. Por favor fique muito a vontade para aceitar ou não.
Um beijinho

Françoise disse...

Uau Tati, quanto significado! Quantas boas energias, e lindo, lindíssimo! Olhando na foto para o seu cotoquinho parece ser tranquilinho, rostinho lindo e sereno.....
E agora depois da mudança? Ele não pediu outro quarto daqueles??? Ah, já sei, é a surpresa que temos que esperar né? Tá bom vai.... Tô curiosa, rsrsrrs

Bjos e óoootimo final de semana com esta linda família!

Paula Betzold disse...

Gente, ficou lindo demais... que trabalho maravilhoso dessa pintora, hein? Seu filho deve ter curtido muito, e imagino a pena que vc sentiu ao deixar a casa.
A minha vó também conhece a Regina Coeli, que coincidencia, né?
Beijinhos!!!

Claudiene Finotti disse...

Oiiii!!!
Que quartinho fofo!
Se fosse eu tbém não queria largar para trás, mas fazer o quê, né? Para possuir novas coisas, muitas vezes devemos abrir mão de outras.
Mas adorei de verdade foi o gato eletrocutado... AMEI a criatividade, hehehe

Bjos.

Taia Assunção disse...

Realmente difícil de desfazer...gosto muito da história de São Francisco e temos uma imagem dele no nosso quarto da casa de Minas. É o meu Santo preferido. Beijocas e bom final de semana.

Regina Coeli disse...

Bom dia minha Pequena Iluminada,

Depois de ler tudo isso meu coração está na boca!!!
Será que não fui muito ousada ao aceitar o desafio...
Ai meu São Francisco!!!
Tudo prontinho, seguindo viagem agora cedo...
Não vou ficar anciosa, palavra de Vó, valeu toda ternura que coloquei nessa caixinha !
Beijos e minha bênção.
Regina Coeli

Renata Boechat disse...

Minha amiga Tati,

Um trabalho fantástico! Que linda obra! Tiveste razão em não querer deixar essa imagem pra trás,parece mesmo um ambiente de sonho!

E o bebê, coisa mais angelical, na foto ele parece fazer parte do cenário...

Chame a artista e peça uma pintura nova, acho que valeria à pena!

Abraço pra vc,
Re

She disse...

Tati, querida, que lindooooooooooooooooooooooo! Primeiramente quero te dizer, mais uma vez, que seu filho é lindo, é mesmo uma graça! E segundo que eu achei o quarto o máximo! Menina realmente deve ter sido muito difícil deixá-lo pra trás, por tudo que ele representava, nossa eu amei! E tb quero te falar que o Centro que eu frequento se chama Francisco de Assis! ;)
Bjo, bjo!