Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Eu quero ir para LUND!!!


Lembram-se daquele sapo de ontem? Na verdade eu contei a história pela metade. Minha chateação por aquele sapo existe, mas eu estava desabafando um sapo novo. 

O Sr que fazia o transporte do Bê para a escola "pediu para sair"... Ok, 02, está dispensado! A alegação dele é uma lei que vai apertar o cinto a partir de junho ou julho, sobre as cadeirinhas para crianças abaixo de 7 anos. Ele dirige uma doblô muito confortável, com cinto abdominal que o Bê usa, mas não tem cadeirinha, nem interesse em adquiri-las.

Ok, a lei existe pela segurança do meu filho, certo? 

Então hoje eu fui levar o Bê para a escola com o transporte que me compete no momento: o tal do ônibus. 

Fiz sinal para o primeiro que passou, um daqueles micro-ônibus com motoristas multi uso. Coloquei o Bê e sua mochila para dentro e entrei. Ele arrancou imediatamente. Com a pressa de quem vai tirar "a chocadeira da forca" (um cara desses tem mãe?). 

Eu tinha que segurar o Bê, me segurar, manter a mochila no lugar, pegar o dinheiro com todas as moedinhas que completam 35 centavos... (aqui a passagem custa 2,35). 

Encaixei o Bê na roleta e joguei o dinheiro naquela parte onde ele deixa moedas. Não dava para ficar com dinheirinho estendido para o moço simpático. Eu tinha algo mais importante para segurar. Na verdade não vi cadeirinha nenhuma no ônibus, sequer vi cinto de segurança, para ser mais exata não vi nem mesmo o banco ou sombra de educação. Não deu tempo de passar a roleta. Chegou meu ponto.

Eu muito zangada falei para o motorista:
 - Não vai dar tempo de passar, cheguei. 
Ele parou e eu, com todas as informações de Lund que nossa adorável Fran nos passa, esbravejei: 
- O Sr precisa ter um pouco mais de educação quando tiver criança ou idoso entrando no ônibus.
- Isso é um coletivo, minha senhora.
- Pois é, o sr. deveria trabalhar para a coletividade! (será que ele sabe o que significa?)

Desci muito irritada, querendo saber quem é o indivíduo que pensou na segurança do meu filho. Por que não pensou na segurança de todos os filhos, e também nos pais e avós, que dependem deste tipo de (?!) transporte (?!). 

Onde está nossa dignidade quando precisamos do transporte público no Rio, no Brasil? 

Me perdoem o que vou dizer agora (odeio baixo calão, mas neste caso não existe outro termo), me sinto sendo "cagada" depois que passamos a entrar pela frente e sair por trás! Acho que a ideia é fazer-nos sentir um pouco pior. 

Quero um carro novo!! E viva o dia COM CARRO na minha cidade!!! Aqui antes de se pensar em meio ambiente há um longo caminho a se percorrer...

Beijos a todos,

Tati



8 comentários:

Lu Souza Brito disse...

Tati, eu pego 2 onibus diariamente para ir trabalhar (dois para ir e dois para voltar) e sei muito bem o que é isso. Uma falta de respeito absurda. E as pessoas que quando vem os idosos entrando fecham os olhinhos, finfindo dormir, mesmo estando no assento preferencial?
E as que vão passando, empurrando, esmagando quem também está em pé, sem ao menos dizer: com licença, desculpe, obrigada.
Eu fico passada. Mas faço minha parte quando assim o posso: cedo o lugar para grávida, idoso, pessoa com criança de colo, obesos, enfim...
A idéia do sem carro é excelente, mas nós que utilizamos os transportes públicos bem sabemos os perrengues que isso significa.

Tati disse...

LU, eu também me chateio com a falta de educação de outros passageiros. Mas fico mesmo estarrecida com a falta de preparo dos profissionais. E com o desrespeito que as empresas de ônibus tem por seus usuários. Esta parte, para mim, é a pior!
Beijos.

Isadora disse...

Tati compreendendo perfeitamente a sua irritação e indignação.
Recorro como você e a Lu ao mesmo meio de transporte e é ultrajante ver como temos motoristas despreparados. Deveria existir um curso para poder trabalhar em algum serviço que atenda a coletividade!
Quando ao seu pequeno é de lascar. Ouvi sobre essa lei e pensei a mesma coisa. Táxi vai ter cadeira? Ônibus vai ter cadeira?
Uma lei como essa deveria ser mais bem pensada. Compreendo a questão de segurança mas a mesma pode ser feita de outras formas.
E vamos combinar que a passagem a R$ 2,35 é de lascar.
Um beijo

Tati disse...

ISADORA: É incrível mesmo, mesmo,né? Sabia que sai mais barato para mim pagar o transporte, com todo o conforto que nos oferece, do que um mês de ônibus para levá-lo "coletivamente", ou seja, qual saco de batatas em caminhão?
De onde surgem as Leis, Meodeos!!!
Beijos querida!

Françoise disse...

Querida Tati,
Quando vi o título do seu post assustei!!!! Mas não assustei nadinha com o que descreveu muitíssimo bem inclusive pela imagem. Sei do que está falando e por isso fico tão embasbacada com as coisas que tenho visto aqui. Parecem simples mas pra mim não são, ai no Brasil deixamos diariamente de ter contato com um bom dia, obrigada, e assim vai.... Isso tem me feito refletir muito na vida, no que vivemos ai pois vou voltar daqui um ano e como educadora e ser humano, tenho muito o que fazer. Tenho discutido muito com meu marido tentando compreender a ausência de valores que o ser humano não sabe mais o que é. Sempre tive medo de pegar ônibus com minhas pequenas ai pois falava pro marido que achava que os motoristas iam nos derrubar, fechar nossos braços na porta ou passar por cima de nós....Concordo com você, realmente não dá pra se pensar em meio ambiente se não têm educação, um é consequência do outro. Não pensar no coletivo, no bem estar comum é um pensamento egoísta, de quem quer ver o mundo cair nas próprias cabeças e acho que é exatamente por isso que as vezes tenho a sensação de que o mundo está se acabando com tantos absurdos. O pior que quando falamos somos os estranhos, os ET's da história, eles que acham que estão corretos...Não podemos olhar pra estas coisas e achar normal mesmo sendo rotineiro, temos filhos e queremos o melhor para eles. Eu quando me irrito ponho a boca no trombone, ninguém me seguraaaaaa..... podem me olhar torto que nem ligo!!!!!

Obrigada pelo "...adorável" viu????

Beijinhos carinhosos procê amiga!

disse...

É Tati, isso de transporte não é fácil, até já escrevi sobre isso durante a semana para ver se aliviava. Enquanto isso na sala de justiça...rsrsrs... vamos ver até quando. Obrigada pela visita sempre!!!Bjos no coração.

Kamyla disse...

Nossa, é assim mesmo em qualquer parte do Brasil...insuportável...muitas vezes chorava de indignação após usar o transporte público todos os dias...
Enquanto por aqui, todos os ônibus possuem uma suspensão especial que permite abaixar o ônibus e tornar mais fácil o embarque e desembarque de pessoas mais idosas, ou crianças... ah, e os motoristas esperam essas pessoas pegarem seus assentos, antes de retomar a viagem....
Ainda falta muito para o Brasil ser assim!!!!!Infelizmente.

Glorinha L de Lion disse...

Tati que post incrível! Fez muito bem em esbravejar com o imbecil do motorista...a gente aqui é tratado assim...feito lixo! Eu uma vez caí sentada na rua, porque o motorista não me esperou subir e eu era jovem...lá se vão uns bons anos atrás...imagine agora então com a deseducação imperando?
Se viesse um outro ônibus atrás, passava em cima de mim...me machuquei toda, o asfalto arrancou a palma da minha mão....imagina se eu fosse idosa ou grávida?
É por essas e por outras que se eu morasse fora ou tivesse a chance de ir embora não voltava mais pra essa mundiça...
Beijos.