Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Minha cor preferida: Café!


Para hoje a Glorinha nos brindou com uma surpresa. Uma semana a mais na blogagem colorida. Como era para fechar, a sugestão foi escolhermos nossa cor favorita. Já tive a oportunidade de falar sobre ela no verde, então fiquei pensando qual seria minha cor favorita para hoje e nem precisei ir muito longe.

Aliás, nem saí do blog da Glorinha e já tinha a resposta: Café com bolo? Café! Café com papo, café com amigas, café em família, café com blog... café da hora que acordo até a hora de dormir. Café não me tira mais o sono...

Café ocupa grandes espaços emocionais da minha vida. Dizem que é preto, mas também pode ser dito marrom. Um objeto, uma roupa, um sapato café é um marrom queimado, cor do grão, não cor do líquido quente dentro da xícara. Seja como for não pretendo definir suas nuances, quero apenas apresentar o conforto que ele trás à minha vida.

Minha mãe é do interior de São Paulo, de Lins, uma terra do café. E na casa dos Pastorello o café não pode faltar. Repete minha mãe (e também meus tios) uma brincadeira de meu avô dizendo: Não popo pó (não economizou... hehehe). Sim, café forte e encorpado sempre.

Os Pastorellos espalharam-se pelo Brasil. Tem tio em Poços de Caldas, tios em Pirajuí, um foi para Brasília e voltou ao ponto de partida depois de aposentar. Tem primos em Londrina, Bauru, Itatinga, Brasilia, São Paulo e um nem sei por onde anda neste momento (é quase um andarilho por este mundo), e nós, no Rio. Reuniões de Pastorellos aconteciam nas viradas de ano. Delícia quando era assim. Nem sempre juntavam todos, mas os que juntavam faziam aquela algazarra de buona gente.  Falam alto, gesticulam, falam todos ao mesmo tempo. E quem está sempre por perto? O saboroso café, fresquinho a toda hora. Acaba uma garrafa já tem gente preparando nova na cozinha. Café, para mim, é sinal de família reunida!

Minha mãe, como não podia deixar de ser, está sempre com sua xicrinha em punho. Estamos de saída, chave do carro na mão, criança vestida e ela, peraí, deixa só eu tomar meu cafezinho... e a gente espera aquele minutinho sagrado! Nossas grandes conversas sempre foram regadas a café. Conversas sóbrias, profundas. Muitas vezes tomei café salgado de lágrimas e repleto de atenção e carinho. Era assim que ela extraía (e extrai) tudo o que quer saber. E dá conselhos, faz perguntas, participa. Café, para mim, é colo de mãe. É o cheiro da minha mãe!

Então conheci meu espelho. Minha grande amiga Alê que já foi homenageada em post anterior. E no trabalho, nos estresses e nas bonanças, lá está ele, o café. Alê é tão dependente dele quanto eu. A gente chega no trabalho e se telefona, quem já chegou encontra a outra na cafeteria. Um café, papo em dia, um bom dia! Às vezes desabafo, às vezes brinde, o café é presença obrigatória em nossas conversas. Engraçado que já ancorei isso, por que nestes meses que trabalhei de casa era só aparecer o nome dela piscando no MSN ou no google talk que me dava, instantaneamente, vontade de tomar café. Cafe, para mim, é confidência. É confiança!

De manhã sou uma lerda. Acordo pela metade, só corpo. Cérebro chega umas 2 horas depois. Perguntas feitas antes disso recebem respostas desconexas, atrapalhadas e muitas vezes irritadas quando o interlocutor é insistente. Mas as manhãs aqui em casa são corridas, são atarefadas. Criança pequena, escola, trabalho. Marido passou então a preparar o café antes que eu me levante. Acorda um pouco mais cedo, prepara tudo com muito amor, antes de sair para trabalhar. Quando começou com esta surpresa, preparava o café, colocava na mesa da sala sobre um jogo americano, com xícara ao lado e um bilhetinho. Como era bom ler o bilhetinho enquanto sentia o perfume do café. Que bom dia mais gostoso! Hoje os bilhetinhos estão guardados em uma caixa e restringem-se a datas especiais, mas o café está sempre ali, como uma declaração de amor. Como meu lindo Vi me dizendo "sinta-me ao seu lado". E eu sinto. Café, para mim, é calor e presença. É a total cumplicidade. É casamento perfeito!

Há pouco tempo cheguei eu na blogosfera. Nem sei explicar de que maneira, comecei a fazer amigos. Até que um dia vi no Blog da Marli uma brincadeira e topei participar. O link me levou à Glorinha, ao seu café com bolo. Escrevi e me inscrevi. E assim meu mundo mudou! Coloriu-se, recheou-se, alegrou-se, interagiu. Colori minha vida, e aqui estou para dizer que o café, para mim, é amizade e companhia. É um doce compartilhar.

Que seja sempre forte, que seja sempre quente, que esteja sempre presente e perfume nossas vidas, colorindo todos os espaços. E que a vida seja ainda simples, por que assim é a felicidade!

Beijos a todos,

Tati.

34 comentários:

Luciana disse...

Tati, muito legal seu post com cor, sabor e emocão.
Beijo

disse...

Hummmm!!!Aromatizou tudo por aqui também! Tati, que delícia ler seu post agora cedo, sem contar que adorei a "cor de café". Bjosss e uma semana inspirada!

c r i s disse...

Tati, a vida tem tantos sabores e cores provados aqui literalmente, são tantos cheiros e sensações despertos e guardados transformados em dor ou alegria dependendo da circunstância, ou ainda os dois ao mesmo tempo...muito bom este encontrinho regado a café, embora adore o perfume, não tomo muito pois fico insone...rsrsr
Quanto ao post anterior, levar a vida mais leve, é meu lema este ano, às vezes consigo, às vezes não, mas tenho experimentado e tem sido muito bom até agora!! Bjinho e boa semana!

Taia Assunção disse...

Café também não me tira o sono...e também tem que ser encorpado. No início trazia café do Brasil...agora consumo os daqui, que segundo a embalagem os grãos são do Brasil. Os amigos chegam, a primeira coisa que faço é um cafezinho...aliás ontem ganhei um pacote da Vera e do Renato...o melhor café do mundo é o da minha mãe (Saudade dela). Beijocas!

Anônimo disse...

Tati, vou fazer meu comentário e sair batendo pernas em direção ao café!!! Caracas, golpe baixo, esse gostinho, esse cheirinho saltando da tela do computador direto pro meu nariz!!! Viu só no que deu esse teu texto, tirou minha concentração, nem posso comentar, quero tomar café!!! Help. Tchau, bj.

chica disse...

Linda e emocionante tua participação com a história do café na tua vida!beijos.linda semana!chica

Lu Souza Brito disse...

Tati, esse sim é um post com cheiro e sabor. Delícia ler algo tão gostoso, criativo e saboroso logo cedo. Perai porque quem ficou com vontade de café agora fui eu. Depois volto aqui!
Beijooos

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Tati, arrasou!
Saio daqui com uma louca vontade de beber café e olha que só tomo café para molhar pão ou biscoito e depois do almoço é sagrado! hehehe

Muito bom seu post!

Bom ver nosso arco íris, tomando forma!!

beijos e boa semana!

A Madrasta Má disse...

Senti até o cheirinho do café... que bom saber mais de vc! Bjinhos da Madrasta!

Cynthia Le Bourlegat disse...

Hum Que delícia Tati, teve até cheiro esse post rs... café puro me faz mal pro estômago, mas adoro! Então me jogo no capuccino e amo tudo que é sabor café. E café combina com amizade mesmo! beijo querida e boa semana
Cynthia

Manuela Freitas disse...

Daqui de POrtugal, mais concrectamente do Porto, uma grande consumidora de café e como eu me identifico com o teu post!...
Bjs,
Manú

Françoise disse...

ehhhhhh delíiiiiicia de ler você!!! Engraçado que vou lendo e vou ficando arrepiada, acho que é porque consegue colocar como na simplicidade de um cafézinho toda a sua alma e junto com ela a sua família e tudo que ama nesta vida. Assim vamos te conhecendo e sua vida vai sendo revelada nos seus textos, um caminho sem volta, não adianta mais se esconder Tati, aí está você!!!!ehhhhhhh....bom pra nós!

...quem me dera um dia sentar para tomar um café com você , seria um prazer, precisamos desvirtualizar este nosso mundinho, quem sabe um dia????


Bjos e óootima semana.

lynce disse...

Ai minha amiga, nem imaginas o quanto eu adoro café, mas sem açucar. Tem dias em que consumo 8 cafés. É um exagero, eu sei, mas não consigo evitar.
Beijinhos e boa semana.
:)))

lynce disse...

Ai minha amiga, nem imaginas o quanto eu adoro café, mas sem açucar. Tem dias em que consumo 8 cafés. É um exagero, eu sei, mas não consigo evitar.
Beijinhos e boa semana.
:)))

Teredecorando disse...

Olá Tati,
Super criativo seu post!
Eu sou viciada no tal do cafezinho...Sempre me perguntam se eu fumo...Mas não...Graças à Deus.rs..
Pude sentir o aroma daqui.kkkk..
Fique bem.
Sucesso sempre.
Bjs

Isadora disse...

Tati e do seu post ficou o cheirinho de café.
Como você pela manhã, sou uma negação e nada como o café para me salvar.
Um beijo

Glorinha L de Lion disse...

Tati minha querida...tenho os olhos marejados...me senti homenageada com esse seu café...eu que tb amo um cafezinho...e o nome do meu blog quer dizer isso: tomar café com as amigas...quem já leu pq dei esse nome sabe disso...vc me deu o melhor presente de hoje ao descrever tão bem o que o a simplicidade de um café pode trazer junto com ele...amizade, carinho, troca...vc escreveu lindamente, como sempre e soube captar com sua sensibilidade a essência do meu Café com Bolo. Obrigada Tati...te conhecer e tomar "café" contigo foi uma das melhores coisas que essa blogagem me trouxe. grande beijo!

Bordados e Retalhos disse...

Tati e hoje é dia do café. Seu disso pois o ES é um dos grandes produtores. Até pés de café, plantados em meu jardim em casa ( na cidade) já tive. Cfé por aqui é vida e aconchego. Adorei o post, beijos amiga. Ah só pedi desculpas lá no post pq o marido não tava de vermelho, mas essa semana explico pq coloquei aquela foto. bjs

Lúcia Soares disse...

Tati, um post lindo, sincero e simples.
Cafezinho em volta da mesa, fumegando, é tudo de bom. Adoçado diretamente na água...Porque café com adoçante perde todo o brilho. Não gosto, definitivamente.
Boa semana!

Unknown disse...

Tati, estou escrevendo...adivinha...com a chicara de café ao lado. Falta você aqui, agora; falta sua presença física, pois nossas almas estão sempre juntinhas. Essa história regada a café me remete a mais uma doce lembrança. Seu avô, assim como seu marido, acordava muito cedo. Preparava aquele café bem forte e ia nos acordar com aquele café cheiroso e quentinho. Primeiro a mamãe, sua rainha, depois nós, os filhos. Era, talvez, seu jeito de demosntrar carinho. Algumas vezes, cansada, tendo retornado da balada já de madrugada, resmungava alguma coisa mal humorada, mas no dia seguinte estáva lá, cedinho, meu café com pai! Quero saboreá-lo ainda muitas vezes, sempre ao lado do que me é mais caro: minha família.Beijinhos de mãe.

Unknown disse...

Tati, estou escrevendo...adivinha...com a chicara de café ao lado. Falta você aqui, agora; falta sua presença física, pois nossas almas estão sempre juntinhas. Essa história regada a café me remete a mais uma doce lembrança. Seu avô, assim como seu marido, acordava muito cedo. Preparava aquele café bem forte e ia nos acordar com aquele café cheiroso e quentinho. Primeiro a mamãe, sua rainha, depois nós, os filhos. Era, talvez, seu jeito de demosntrar carinho. Algumas vezes, cansada, tendo retornado da balada já de madrugada, resmungava alguma coisa mal humorada, mas no dia seguinte estáva lá, cedinho, meu café com pai! Quero saboreá-lo ainda muitas vezes, sempre ao lado do que me é mais caro: minha família.Beijinhos de mãe.

Paula Betzold disse...

Lindo tati! Tenho um texto sobre café que estou guardando pra colocar no meu blog, em breve colocarei! beijinhos!!!

Eliane disse...

Menina Não tomo café nem amarrada mas foi divertido (cheguei a sentir cheiro de café) Ler sobre seu amor por ele. hoje no meu post lembrei de vc e coloquei a foto de meu Arquivo colorido. Um beijo da Eliane . AH agora to te seguindo!!!!!!!

Unknown disse...

Tatiiiiiiiiii, adorei!
Sou viciada em café.. kkkk... aliás acabei de tomar um fresquinho agora! Adoro ler os blogs amigos com uma xícara de café forte. Sim, porque prefiro a "pegada" do café mais encorpado... rsrs.

Amei seu post, as homenagens que fez à família, aos amigos... adorei!

beijocasssss

She disse...

Que lindoooooo! Acredita que até senti o cheirinho do café? E senti mesmo...hehe Menina arrasou, fechou com uma chave de ouro gigante e brilhante!
E que baraaaaaaaaaaaaaaato essa caneca com o bonequinho pegando o restinho de café, show de bola, adorei!
Bjo, bjo colorido!

Yo Neris disse...

Tati,
Eu sou viciada em café mas se eu tomar depois das 18 horas,fico ligadinha a noite inteira,rs.
Hoje mesmo falei com o meu querido que estou pensando em fazer um curso de barista.Gosto de entender melhor as coisas que eu amo e café é uma delas.
Café me conforta, me acalenta, tem cheiro de infância, da minha infância.
Bjo no core

Elaine disse...

Tati, vc sempre me emociona.
Adoro café, mas tenha certeza que a partir de agora vou tomá-lo melhor, pois sua postagem me fez ver muito mais do que o café.
Beijos no seu coração e muito obrigada por compartilhar suas emoções!
Uma linda semana cheia de Luz!

Irene Moreira disse...

Tati
Estou aqui tão emocionada ao ler essa sua postagem e confesso que preciso agora é de um cafézinho, ou melhor de um colinho e de um grande abraço. MUito gostoso ter conhecido você e amo a forma como você transmite divinamente as coisas mais simples. Estar com você aqui é sentir a vida. Parabéns !!!
Beijos

Luma Rosa disse...

WOW!! E não é que assim que abri seu blogue corri para a cozinha preparar um expresso? Tomo café desde pequena e também não me tira o sono! Aliás, quando não tomo café, dói-me a cabeça!! Acho que já sofro de crises de abstinência, já que nas veias da minha mãe já corriam café. Tal qual a sua família, a minha é de cafeicultores de Guaxupé, conhece? Foi lá que os fazendeiros à época se reuniram para tratar da construção da ferrovia que levaria o café do interior para o Porto de Santos para ser exportado! Ixi, tenho muitas histórias do café para compartilhar com você! Valeria uma boa rodada com bolo, pão de queijo, biscoito de farinha... ai, ai, saudade da terrinha!! Beijus,

Francisco disse...

Oi, Tati!
Para um dependente compulsivo por café como eu, será impossível não beber um bem quentinho após este comentário...rsrs
Obrigado pela sua visita, e estou te seguindo também.
Parabéns pelo blog!
Beijo.

Beth/Lilás disse...

Cheguei! Demorei porque hoje fiquei fora a tarde toda, mas antes de sair a Glorinha falou comigo por telefone (todo dia a gente se fala) e disse-me que teu post estava divino. Eu estava louca pra ler e confirmar.
Está sim, sensacional!
Sabe, este movimento da blogosfera deu um up geral e conheci pessoas com uma bagagem na linguagem que dá prazer em se ler. Você é uma delas, com certeza.
um beijinho carioca

Açuti disse...

Oiii Tati,

que texto lindo!!! Adorei!!!
Enquanto lia fiquei sentindo o cheirinho do café, que tb sou uma apaixonada...da hora que levando até ir dormir...café, café e café!!! E ler seu texto..me trouxe muitas lembranças...o café tb está presente em vários (muitos mesmo) momentos de minha vida!!!

bjksss coloridas e com cheiro de café forte!!!

pensandoemfamilia disse...

Oi Tati
Demorei, mas cheguei aqui para ver o seu post colorido. Qual minha surpresa, fala de café. Minha bebida preferida e que me acompanha em muitos momentos do meu cotidiano e também me traz excelentes recordações de família e amizade.
sua espontaneidade se faz presente e muito me agrada.
bjs

Claudiene Finotti disse...

Tbém amoooooooooo café!
E esse seu post deu uma vontade enooorme de tomar uma caneca bem cheia.

Bjos.