Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Minha vida é verde

Já imaginava que em algum momento a cor escolhida pela Glorinha para a blogagem coletiva seria VERDE, na verdade eu desejava isso, por que é uma cor que amo. Mas quando aconteceu... deu BRANCO!
Como assim?! Em geral escrevo na própria terça ou quarta, mas agora já é sábado e eu... nada!
Então entendi por que. É que minha relação com esta cor é muito forte. Minha vida poderia ser pintada em nuances de verde. E aí ficou difícil escolher um fato ou momento ou emoção... Decidi então dar umas pinceladas em verde, para que vocês conheçam um pouquinho mais do meu mundo nesta tonalidade.

Meu guarda roupas é muito colorido, entretanto há um predomínio de verde e rosa (não sou mangueirense, hein. É só coincidência), mas as roupas favoritas são verdes. Meu vestido mais querido, e que por isso uso em ocasiões especiais, chegou a ser apelidado por meu chefe de "vestido da sorte"... hehehe. Depois dessa até deixei-o um tantinho mais no armário...

Quando fomos escolher as cores para o apartamento elegi o verde para uma parede da sala, o que faz toda a diferença no astral de nossa casa. É um verde lindo! O que não faz o menor sentido com o estofamento das cadeiras, herança da casa antiga, e que são azuis (por enquanto). Azul também são as paredes do quarto do Bê, lá, verdes são as cortinas e a colcha em alusão ao Ben 10. Como pode-se perceber (e os cariocas serão capazes de entender) moramos assim, numa espécie de Prezunic... Muito prazer!

Mas minha relação com o verde não é assim tão superficial... Já vem de longa data este namoro.

Verde é a cor da minha profissão. Aliás, não apenas da profissão, mas de toda a área de saúde. E o que eu faço? Sou Veterinária, mas não clínica, não me peçam ajuda nesta área que terei que consultar algum colega, com sorte um amigo... Minha área são as pessoas. Eu escolhi a Saúde Pública. E qual a sua cor? É verde!

Na minha festa de formatura usei um lindo vestido verde. Homenageando a carreira que abracei com todo meu amor (fico devendo a foto, não deu para escanear). Estava ali consagrando a realização de um sonho. Passei alguns períodos de mal, é verdade. Mas até entender que a veterinária que eu gosto de ser cuida de gente! E amo muuuito os animais, antes que alguém meta-se a questionar.

Verde é a paisagem que vejo de minha janela, e que me faz amar o lugar em que moro, com o visual de suas árvores e colinas.

Verde é a cor da cura, o trabalho a que me dediquei com muito amor nos tempos de trabalho no Centro. E me remete ao Reiki, que hoje não mais pratico, mas que me une ao meu marido, que abriu as portas da minha sensibilidade. Que me motiva e me alegra.

E é claro, como não posso deixar de dizer, verde me leva à natureza, berço da vida. Penso nos bosques onde levamos o Bê para passear e que ele chama de "natureza", mas não é apenas a estes lugares que a cor me remete. Me leva a pensar nas fazendas, na zona rural e em seu sofridos produtores. Também na natureza intocada. Lembro-me ainda de minha infância e das férias no interior de São Paulo, junto de meus primos. Do sapo (e este foi bem simpático) que eu e meu primo Dani catamos próximo ao milharal e colocamos para tomar banho na banheira de pé do quintal. E quase matamos nossas irmãs de susto!

Ah, verde que te quero verde. Verde dos meus temperos favoritos: salsa, cebolinha, manjericão, alho poró.

E me lembra, para finalizar, de um pequeno livrinho, de Inácio de Loyola Brandão, chamado Manifesto Verde, escrito na forma de uma carta emocionada a seus filhos. Li quando era criança, mas marcou-me profundamente. Sou, por este livrinho, tão preocupada com o meio ambiente. Com esta natureza verde que nos permite respirar, comer, beber, viver.

Verde é a cor da vida. E assim é a minha!

28 comentários:

Beth/Lilás disse...

Lindo post verde, cheio de lembranças e envolvimento com a cor.
beijão carioca

Isadora disse...

Tati adoro verde como você e ri sozinha ao descrever seu vestido que tanto gosta verde. Aconteceu a mesma coisa comigo e a parede da minha sal é verde - rs.
Adorei poder compartilhar com você, esses pequenos detalhes.
Um beijo

Manuela Freitas disse...

Enfim depois de ler o post e gosto muito da sua maneira de escrever, com um humor tão saúdavel, neste caso até lhe poderia chamar verde, de facto o VERDE é bem a cor da sua vida!...Gostei muito.
Saudações afectuosas
Manú

Glorinha L de Lion disse...

Oi Tati, às vezes quando a gente mais gosta de uma coisa, aí é que bloqueia mesmo..mas não te achei bloqueada não...mostrou pq gosta do verde e com total razão...verde é vida...e se não é uma das minhas cores preferidas para roupas e acessórios...a não ser uma esmeraldinha básica...essa não me importaria de usar não...mas o verde pra mim, é a cor das matas onde moro, respiro ar puro, onde é meu lar...afinal sou um pouco uma bruxinha boa dessas matas de Niterói...não sou?
beijos querida!

Françoise disse...

Como sempre, fico esperando o seu post para me deliciar. Já passei por aqui hoje de manhã.....
Descobri de onde vem seu delicioso jeito de escrever....vem do verde trazendo sensibilidade e amor à sua vida.
Lindo, lindo, lindo!!!!!
Bjos

She disse...

Que delícia de post, adorei e deixo aqui muitos beijos verdes pra vc!

Renata disse...

Querida Tati,

Espero que tenhas passado um dia das mães muito feliz!

Quero nesse post elogiar as fotos, adoro fotos de famílias, são sempre lindas!

Foi bom saber um pouco mais de voce neste dia verde!
Grande abraço,
Renata

disse...

Você pintou um verde colorindo tudo. Amei!!!Linda família! Quando lembro do verde da natureza, vem até o cheiro. Muito bom!!Bjosss

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Oi, Tati!
Não sabia que voce era veterinária, também sou!

:)

Atendo a domicílio e faço revisão de monografias, mas to partindo pra outra área também.

Desculpe a ausencia, mas to sem net em casa

Beijo

:)

Astrid Annabelle disse...

Adorei seu post Tati!
A história do vestido verde foi engraçada...rssss
Quando colocamos a alma em um texto fica assim... maravilhoso!
Beijo
Astrid Annabelle

Anônimo disse...

Bravo!!! Texto magnífico. Tu escreves muito bem, Tati, dá gosto a gente ler. Esse texto da blogagem de hoje, transmite uma serenidade, um acolhimento...um verde mesmo. Aplausos. Beijo grande.

Lu Souza Brito disse...

Oi Tati,
Vejo que o verde é sua cor favorita mesmo hein. Está em tudo na sua vida.
Gosto do verde da natureza. Em roupas quase nao o tenho, exceção para casacos, blusa de gola. ahhhh, e ganhei um pijama verde fosforecente de sapinhos, ahahha.
Cada post que eu comento vou lembrando de uma peça. Tinha esquecido do meu edredom verde limão,minhas almofadas e meu pufe, além de uma parede verde grafitada, que agora foi substituída por um vermelho.
Adorei seu post Tati!
Beijooos

chica disse...

Ficou ótimo esse teu VERDE todo! Uma linda semana,tudo de bom,chica

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Adoro ver post relacionando a cor com nossa vida e lembranças!
Amei!!

Feliz dia das mamães, que Deus nos dê muita luz para sermos mães melhores a cada dia!

beijos

MARCELO DALLA disse...

É isso, querida!!! Verde é a cor da vida!!! E seu post ficou assim, cheio de VIDA.
Adorei te conhecer um pouco mais.
bjos

orvalho do ceu disse...

Olá, gostei que vc tenha mencionado o Reiki... é "puro verde" mesmo! Relax total!
Temos algo em comum... saúde do seu post e do meu... beleza!
Bjs e muito verde na semana que se iniciou cheia de paz e harmonia pra vc aí!

Cris França disse...

raros e preciosos diamentes verdes , lindo! fiquei encantada querida. bjs

https://comtextosdavida.blogspot.com disse...

Olá !
Não participo da blogagem coletiva mas sou uma simpatizante, como também adoro verde, não poderia deixar de dizer que a sua postagem sobreo o verde está linda.
bjs Lais

Simplesmente Luísa disse...

Adoooro verde tb.... ótimo post!
Beijocas!

Kamyla disse...

Deu branco nada... sua postagem ficou boa demais com suas memórias...
Tb pensava que o verde era a cor de toda a área da saúde...mas ao escolher Farmácia como profissão, descobri que nossa cor é amarelo...só para ser o do contra,rsrsrsr.
Gde bjo.

Irene Moreira disse...

Tati
Acho que a sua vida é tão linda, tão verde que no início você nao sabia por onde começar, mas quando deu a partida ninguém te segura. Muito bonito o que contastes e quanta aventura, que profissão.
Beijos e boa semana

Rozani disse...

Oi Tati!
Que linda sua história com relação ao verde.Como uma cor pode ser tão influente na nossa vida!Muito bonita mesmo sua vida coloridinha de verde.
Bjs,Rozani

Bordados e Retalhos disse...

Taty, ficou lindo o seu post verde contando um pouquinho de vc. Adorei. Amiga agradeço muito o comentário no meu blog. As coisas estão muito difíceis, mas vou superar. Bjs

Fátima disse...

Taty, verde que te quero verde!!!!!!!
Essa relação com o cotidiano é que é o mais interessante, gostei muito, e todas temos um vistidinho da sorte.

Beijinho.

Luma Rosa disse...

Tati, vi os dedinhos em sinal positivo e logo em seguida falou sobre livro, logo veio a mente "O menino do dedo verde" - adorava esse livro! Anotei a dica do livro! Beijus,

Unknown disse...

Tati... coincidência ou não tb tive dificuldades de escrever sobre o Verde. Só consegui finalizar na segunda-feira, nos 45 min do segundo tempo... rs.
Temos muitas coisas em comum. Tb sou Reikiana! Tb pintei uma das paredes da minha outra casa de verde. O quarto do meu filho era verde e branco, com stencil de heras em todo o contorno das paredes.. rs.

Linda participação!

beijos grandes!

Yo Neris disse...

Eu nem acredito que passei por aqui e não vi esse post!
Menina, meu mundo também é verde, bem verdinho,rs.
Bjos

Mimirabolante disse...

Estou adorando ler seu blog.......cada hora leio um pouquinho.....bjcas