Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vida Simples - Lugares



O melhor lugar do mundo está dentro de mim, basta eu querer.
Isso é o que tenho aprendido com a vida, mas nem sempre sei colocar em prática.

Se você me perguntar o que eu mais gosto de fazer a lista incluirá viajar. E com isso sou uma pessoa viajada? Se você considerar Pirajuí, Bauru e Bom Jesus do Itabapoana como destinos de viagem... pode ser. Não desmereça, são lugares que tem seus encantos (pelo menos para mim). Ainda não tive a oportunidade de conhecer os destinos dos meus sonhos, farei, pode ter certeza!

O mais longe que consegui chegar foi Recife, e o melhor desta viagem, uma tarde em Porto de Galinhas, ainda não como eu quero. Fui a trabalho e faltou meu amor ao lado, o destino é tão romântico... Estava com minha melhor amiga, foi ótimo, mas quero voltar com Vi e curtir o clima!

Só que não é sobre os destinos dos meus sonhos esta postagem. O que quero compartilhar com vocês é uma descoberta, que deveria ser uma noção inata, mas não é: O melhor lugar do mundo está dentro de mim, está na minha disposição, na minha alegria, na vontade de viver e ser feliz.

Se este lugar está ativado eu sou feliz dentro de casa, na rua, indo à padaria comprar o café-da-manhã. Isso é o que menos importa.

Se este lugar está triste, posso viajar para o Marrocos, para Fernando de Noronha, ver golfinhos nadando ao meu redor, posso estar às margens do Sena ou cercada pelo mar báltico, não importa. Soltarei um sorriso, um suspiro. Ficarei alegre para fotos, mas a felicidade é sensação interna, não depende de paisagens paradisíacas. Viajar não pode ser fuga, não resolve nossos problemas.

Tive a sorte de nascer num cartão postal. Na verdade, nasci na moldura do cartão postal e não na foto, ainda assim, com pequeno deslocamento de carro estou de frente para eles: o mar do Rio, o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Mirantes e mais mirantes (alguns proibidos de se frequentar). 

Já saí de casa por estar triste e dirigi até o mar, ele me tranquiliza, me mostra, em seus movimentos, que a vida é assim, como ondas, dizia Lulu: "num indo e vindo infinito". Não vou negar que é mais fácil estar tranquila quando a paisagem acompanha, que morar em Búzios deve ser especial, é uma das cidades que mais amo no mundo, mesmo sem conhecer muitas cidades. Esta me encanta! 

Se não posso viajar, posso mergulhar em mim. Na minha mente tenho o destino que eu desejar, posso ser bruxa ou princesa, posso ser menina ou mulher e até homem se eu quiser. Nas viagens do pensamento posso brincar de ser leoa, girafa, hipopótama. Posso tudo que eu desejar, basta estar disposta a sonhar!

Quando busco a felicidade dentro de mim, a encontro, e sigo viagem, rumo às profundezas do pensamento ou ao litoral das divagações, mergulho em ondas cerebrais, subo as montanhas do raciocínio ou submerjo nas águas límpidas da meditação. Tudo que eu quiser! Dentro de mim está o melhor dos mundos, é só eu estar disposta a me amar, ser meu destino e minha melhor companhia. Os demais acompanham, por que se estamos felizes, realmente felizes, atraímos companhia e divinas paisagens.
Vem comigo? Vai contigo?


Beijos,
Tati.
Este texto faz parte da blogagem coletiva proposta pela Mila, Vida Simples, esta semana o tema é: Lugares. Você ainda pode participar! Corre lá! Beijos

P.S: a primeira imagem é montagem minha; a segunda, é daqui

30 comentários:

Renata disse...

Oi Tati,

Que texto mais lindo voce conseguiu produzir!!!

Parabéns, de verdade!

Conseguir viajar pra dentro de nós mesmos é o que todos deveríamos tentar!

Gostei demais...já começo minha semana muito bem!

Um abraço,

chica disse...

Maravilha de descoberta.Dentro de nós podemos encontrar tudo,até a paz que buscamos.LINDO!beijos,chica

disse...

Pura serenidade Tati. Viajei junto. Amei!!!Bjosss

Unknown disse...

Primeiro quero dizer que o Blog está divino!!! Mas que beleza de texto! Arrepiei...
Você tem razão. Nenhum lugar é especial quando não nos sentimos especiais. Tudo depende do que parte de dentro pra fora.

beijos

Taia Assunção disse...

Realmente estar feliz onde se encontra é o mais importante. Não vou dizer que seja fácil, acordar e não ter onde ir. Mas com o tempo se acostuma, ainda que seja no Congo. Beijocas!

Açuti disse...

Oiii Tati,

que texto lindo...e vc tem toda razão...se estamos bem e felizes com a gente qualquer lugar é bom, né!!!
Adorei o layout novo do blog...ficou excelente!!!

bjkss e tenha uma semana maravilhosa!!!

Macá disse...

Tati
Que coisa boa acordar numa segunda-feira fria dessa, ligar o computador e ler um texto maravilhoso como esse. E você tem toda razão: O melhor lugar do mundo é aqui - dentro da gente mesmo.
bjs

Beth/Lilás disse...

Lindo, lindo texto!
E você tem toda razão, pois o melhor lugar é quando estamos bem e felizes, dentro de nós mesmos.
Adorei sua reflexão e este post que, talvez tenha sido o mais completo de toda a blogagem.
bjs cariocas

Françoise disse...

Eu vou!!!!!!!ehhhhh

Sempre me surpreendendo com seus escritos.....
Como não pensar que o nosso melhor lugar está em nós???? Uma lição de vida! Mesmo quando não estamos bem e felizes o sonho nos leva a acreditar que dias melhores virão. A mente humana pode fazer milagres em nossa vida.
Lindo, lindo , lindo!!!!!
Beijos e ótima semana

Lu Souza Brito disse...

Tati,
Você tocou num ponto muito importante e que nem sempre nos atentamos: a felicidade começa dentro de nós, portanto, se estou feliz, pouco importa o lugar onde estou: até mesmo no engarrafamento, dentro de um onibus lotado posso estar me sentindo mais feliz que se estiver de frente para a praia e com com o coração apertado.
Ficou demais seu post!

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Tati lindonda!

Que belas palavras, que texto emocionante, tirou meu fôlego!!

Belíssima participação!!

beijos no coração

lynce disse...

O meu aplauso incondicional para ti, Tati. Tens uma sensibilidade e uma percepção das coisas que superam todas as expectativas. Este texto é magnífico.

Jacky Simionato disse...

Oiii,
que texto mais lindooooo este seu!
vim te convidar a visitar o meu bloguinho.
já estou te seguindo flor! beejo grande":"

www.jackysimionato.blogspot.com

Glorinha L de Lion disse...

Com certeza! Quando não estamos bem com a gente mesma, não há lugar no mundo que seja bom ou belo o suficiente...nem Paris! hehe...belíssimo post amiga! E obrigada por seu lindo e afetuoso comentário pra mim. Seremos 2 escritoras, sim! Tenho certeza!
Beijos.

Anônimo disse...

Tati querida,
Que postagem maravilhosa!!! Dá gosto a gente ler. Concordo com seu pensamento, aliás é bem como disse nosso querido velhinho, o Quintana: "Há quem passe pelo bosque e veja só lenha para a fogueira". É bem assim, tudo precisa estar na nossa cabeça, na alma, no coração. O resto é decorrência. A propósito amei a montagem, ficou massa!

Menina, você não foi lá no meu blog aprender a fazer frango com whisky para a Copa? Todo mundo foi, só falta vc, mas ainda é tempo, rsrs.

Bjssssssss

Astrid Annabelle disse...

Olá Tati!
É isso mesmo!
O melhor lugar do mundo!
Parabéns...seu texto está lindo!
Beijo
Astrid Annabelle

Regina Coeli disse...

Oi minha Linda,
Ah! Se soubéssemos olhar um pouco mais para dentro de nós, quanta preciosidade iríamos encontrar...
Iluminada!!!Vou com você!!!
Parabéns pela riquíssima reflexão!!!
Agradeço por poder compartilhar um pouquinho de seu saber...
Abraço carinhoso.
Regina Coeli

MARCELO DALLA disse...

Excelente!!!!!!!! Conbcordo em gênero e número igual (como diz minhasobrinha rsrsrs). O melhor lugar é ser feliz!!!
bjos

Denise disse...

"Ativar" esse lugar é a grande saída, e essa percepção, o conbustível para não permitir que se apague da consciência. E o certo é que o lugar onde estamos não muda isso, apesar de compor o conjunto, porém, acredito que é como vc diz, Tati...em nossa mente criamos o destino, basta sonhar!
AMEI! LINDO DE VIVER!

Bjo carinhoso

Isadora disse...

Tati, sem palavras para descrever o que li. Poderia imaginar mil coisas escritas, mas nada nem perto do que você escreveu. Foi como se eu tivesse tomado um bom tapa no rosto (no bom sentido claro). Claro, você está certíssima. De que adianta tantas coisas se dentro de nós estamos em um dia nublado!
Lindo, Tati.
Um beijo

Yo Neris disse...

Tati querida,
Fez uma postagem maravilhosa.Parabéns!
Você tem toda razão: se não estivermos bem, se não estivermos em paz, lugar nenhum do mundo será bom.
Bjoka

Lúcia Soares disse...

Tati, você foi feliz demais nessa conclusão. Quando não estamos bem, nada está bem.
E junto com nosso interior arrumadinho, o melhor lugar do mundo é estarmos com quem amamos.
Beijo e boa semana!

Anônimo disse...

belo texto - cheíssimo de verdade.
daí a beleza dos livros e dos infinitos pensamentos (esses, ainda por cima, gratuitos!!)
beijos!

pensandoemfamilia disse...

Olá
Tati
Concordo plenamente com vc quando diz que o melhor lugar está dentro de nós. Bela forma de expressar suas viagens.
bjs,

Irene Moreira disse...

Tati
Lindo demais tudo que escrevestes. Como você é tão linda minha amiga e se o seu melhor lugar está dentro de você ele com certeza é um paraíso.
Beijos

Irene Moreira disse...

Tati
Voltei para dizer que adorei seu novo layout. Adorei o verde cor da esperança.
Beijos

Paula Betzold disse...

Tati, nao sabia que vc era do rio, eu nao atento pra esses "detalhes". o PN é bom, mas é super simples, seu filho vai apaixonar pelo tio Mario, o recreador de lá.
Vargem grande é otimo lugar... vivi a minha vida inteira ali, pra mim VG é outro planeta... pq ali todos se conhecem, eu hj,mae de filho e etc, sou sempre a filha do "Sr Geraldinho", e com isso parece q todos me conhecem e me respeitam, cuidam de mim, sabe? desde os meninos do posto de gasolina, a moça do restaurante, farmacia, etc.
Obrigada por tua força, hein?! Aqui eu to tendo realmente muitos amigos de verdade, pessoas q fazem parte dos meus pensamentos no dia a dia. E eu tenho que postar o que sinto, sair do rascunho, é bom pra eu aprender a parar com a minha mania de querer parecer que esta sempre tudo bem, eu mesma preciso me permitir fraquejar... pode ser um exercicio de humildade, no fim.
Eu tb estou torcendo pra passar a receber mais do q sms me mandando passear... a teoria eu ja sei toda, mas na pratica fica tao dificil aguardar...
beijinhos, querida! vc é uma fofa!

Ypsilon Yvone disse...

Adorei a forma como descreveu o melhor lugar do mundo para se visitar: Nosso inteiror.
Não há lugar ruim quando estamos em paz com a gente mesmo.
Parabéns!
bjus e linda semana

Jordana Flávia disse...

Bonita reflexão Tati! Também acho que os lugares não podem nos fazer feliz. Isso só depende de nós e dos resultados que alcançamos em nossas viagens interiores.
De toda forma, sair da rotina e passear em qualquer lugar que tenha encantos, dos mais simples, é uma ótima pedida!
Luz e paz...

She disse...

Tati, minha querida, que texto mais lindo! Parabéns, muito bem escrito... AMEI!
Concordo totalmente contigo, pois O MELHOR LUGAR DO MUNDO É MESMO DENTRO DA GENTE, show de bola!
Beijo, beijo carioca! ;)
She