Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vida Simples com amigos


Esta é a segunda semana da Blogagem Coletiva Vida Simples, proposta pela Mila Viegas. Está curioso? Quer participar? Ainda tem mais duas semanas. Corre que dá para participar da de hoje. Falar de amigos é sempre bom!! Vem saber do que todos falam... Junte-se a nós!!! 

Vou dizer que quando li o tema fiquei preocupada. Não por não ter de quem/ do que falar, mas por não conseguir escolher um grupo de amigos... Tive sorte na vida! Fiz grandes amigos. Não sou aquela pessoa popular, que faz uma festa para 60 pessoas... não... Acho que sou tão tímida que me fecho demais para isso. Sou uma pequena ostra, MESMO! Mas tive sorte! Se não sei fazer amigos, bons amigos me fizeram seus! Só que quando juntei amigos + vida simples, achei que nenhum amigo se encaixaria melhor do que aquela que é simplesmente minha amiga, não por que nos fizemos, mas por que somos envelope com mesmo destinatário!

Minha irmã é a primeira amiga da minha vida. Não há lembrança de infância, em que ela não esteja presente. Ela é minha antítese, isso gerou muitos conflitos entre nós. É ruim? Não. Já foi, em muitas fases. Hoje percebo que servimos ao crescimento uma da outra.

Ela é mais nova, apenas 1 ano e meio, o que no final das contas não faz a menor diferença. Para quem não convive somos muito parecidas fisicamente, e as vozes ao telefone são idênticas. Somos tão parecidas que, quando crianças, alguém na rua perguntou: "São gêmeas?" Ela, que era (é) muito traquinas, respondeu. "Somos!" Minha mãe a repreendeu. Nãna, com aquele seu jeito moleque, retruca: "Só de cara, não de anos..." Esta é a Nãna! Até hoje é assim. Uma taurina turrona, brigona, de temperamento forte, mas que desmancha a todos, por que fala de um jeito que te deixa sem saber como dizer não. Depois eu me irrito sozinha, acho que ela é folgada, mas aí já foi.

Em compensação tem um coração sem tamanho, é generosa, amiga, animada, divertida. Minha irmã, sim, faz as melhores festas de aniversário. Repletas de amigos, todos dançam, divertem-se, e no final boa parte deles ajuda a arrumar. Ela tem um potencial para agregar pessoas que eu amo e admiro. E entrega-se como poucos. Já veio para minha casa fazer faxina. É super vaidosa, sempre arrumada e perfumada, de unhas muito bem feitas. Veio, pegou balde, pano, esponja, sentou no chão da sala e esfregou a cerâmica, como eu NUNCA fiz. Deixou brilhando! Em outra ocasião me emprestou uma blusa que nunca tinha usado, para um evento importante. Tudo isso sem que eu pedisse. Se ofereceu! Pura generosidade, solícita, desprendida...

Enquanto eu morro por cada problema, vou ao fundo do poço, me afogo em lágrimas, a Nãna não se abate. Problemão? Ela chora enquanto fala, sempre chora, mas sacode a poeira e dá a volta por cima. Nunca a vi sofrer fossa. Eu me trancava no quarto, escrevia páginas e páginas de desabafos tão profundos que quase saía petróleo do pré sal, ouvia as músicas mais deprimentes... mil vezes seguidas... Ela proibia músicas tristes, colocava um pagode, ligava para as amigas próximas, não encontrou companhia? Ligava para os distantes, até encontrar "a boa da noite". Se arrumava mais bonita do que nunca, e saía. Se divertia, voltava nova. Não estava sofrendo? Estava, mas de outra maneira. Eu queria ser um pouco mais como ela. Talvez eu produzisse menos textos, mas a vida seria mais leve. 

Eu gosto de tudo o mais original possível, invento minhas modas, minhas coisas são muito coloridas, não tenho medo de ousar. Não posso passar receitas por que mudo tudo, meço ingredientes de olho, testo coisas que tenho na cozinha naquele dia. Difícil repetir sabores. Ela segue a receita milimetricamente. Nós juntas na cozinha é confusão na certa. Eu falo: - Já sei, e se a gente... Nem termino a frase. Ela reclama, quase chora (como chora essa menina). - Ai, lá vem ela com seus "E ses", ô manhêêê ... 

A Nãna trabalha muito. É técnica de enfermagem e trabalhou num hospital com tantos problemas... Trabalhou lá por 5 anos. Eles atrasavam pagamento, deixavam de pagar o devido, liberavam para férias sem pagar férias, faltava material, faltava pessoal, tinha gente incompetente no comando, trabalhava madrugada a dentro. E a Nãna é aquela profissional que todos querem por perto. Dedicada, correta, empenhada, procura soluções para os problemas ao invés de ficar reclamando. Ela é prática! Eu já teria chutado o balde no primeiro ano. Ela segurou as pontas. Era a funcionária mais antiga. Falava: - Estou melhorando minha carteira, estou ganhando experiência. E ficava parada, esperando cair coisa melhor do céu? Claro que não. Ela não é deste tipo. Estudava, se preparava, fazia concursos e mais concursos. E passou! Hoje é funcionária federal e trabalha no hospital que escolheu trabalhar. Gosta do que faz, é reconhecida. E estuda, para um dia assumir cargo maior, fazer novos concursos. Faz faculdade de manhã, trabalha à tarde. Todos os dias! Eu sou mais preguiçosa. Sou dedicada e feliz no trabalho, mas se não estou feliz não penso no ano seguinte, chuto o balde hoje! O engraçado é que, de modo geral, ela que é a impulsiva da história!

Esta postagem já está enorme e não falei sobre nada ainda da nossa relação, só de nossos contrastes. É que eles são muitos! Mas quer saber? Não há, na vida, alguém que tenha acompanhado minhas fases como ela. Torcemos uma pela outra, admiramos e amamos uma à outra. Não há, no mundo, alguém mais próximo em muitos aspectos. Ao lado dela formei meu caráter, reforcei, ou enfraqueci, minha personalidade. Com ninguém vivi mais fases da minha vida. Só ela pode criticar meus pais para mim, por que sei exatamente do que está falando. 
Sabendo que estamos unidas por estes laços para aprender a lidar com as diferenças, chegou a geração seguinte. E dizemos que nossos filhos vieram trocados! Sim, meu sobrinho JP tem esse meu jeito denso, profundo, complexo, e o Bê é o engraçado, descontraído, canastrão, faz amigos até andando na rua, todo o jeito da Nãna. A gente diz que, o que não aprendemos como irmãs, tivemos nova chance na maternidade. E eles sentem-se irmãos! A história se repete, agora na versão masculina! 

História enorme? São mais de 30 anos... Como contar de forma resumida? Na verdade, retornarei ao tema dia desses. Lembrei de tantas coisas legais... 

Beijos a todos, prestigiem os amigos da Vida Simples. Tem muitas histórias legais por lá.

Tati.

32 comentários:

disse...

Como pode né?! Tão diferentes e tão iguais! Com amigos tudo se encaixa, sem amigos fica faltando um pedaço, como diz a canção. Bjos e linda semana!

Bordados e Retalhos disse...

Adorei essa história de irmãs. Amei cada palavra e foto. Senti aqui tão longe, a proximidade de vcs. Lindo demais. Bjs

chica disse...

Passaste direitinho toda a amizade que existe entre vocês!Um beijo e tua participação ficou linda!chica

Regina Coeli disse...

Olá Menina Tati,
Estou aqui em lágrimas, ao ler seu post.
Você sabe da perda daquela irmã mais velha, não é??
Nossa história de amor e crescimento é muito semelhante a sua...
Aproveite minha querida, todos os momentos que tiverem a chance de passar juntas isso é o que há de bom..
Na vida do dia-a-dia os melhores momentos!!!
Rica participação na BLOGAGEM VIDA SIMPLES - AMIGOS.
Beijinho doce,
Regina Coeli

Anônimo disse...

oie... cheguei aki pela blogagem coletiva...
Puxa pensei q era somente eu q fiquei pensando que não tinha de quem falar...

é verdade, irmãos conhecem a gente de verdade, são tão diferente de nos, a gente briga mas esta sempre junto...

Lendo seu post pude reconhecer o poder da amizade de irmãos...

bjs

Anônimo disse...

ahh, likei vc assim vejo mais seu cantinho!!!

bjs

Desconstruindo a Mãe disse...

Que bênção uma complementar a outra e aprenderem juntas a se expressar, brincar, curtir, lutar, viver!

Beijo,
Ingrid

Astrid Annabelle disse...

Que depoimento mais gostoso, Tati!
A amizade entre irmãs deve ser muito bom mesmo...eu nunca tive irmã, somente um irmão bem mais novo que carreguei no colo...
Linda participação.
Um beijo agradecido...saio daqui mais feliz!
Astrid Annabelle

Eliane disse...

Tati que grande amiga vc tem, o que me tocou foi vc reconhecer uma amiga em sua irmã, hoje em dia isso é muito dificil!!!!!!Gostei de conhecer um pouquinho dela, assim aprendo sobre vc. Um beijão e bom dia minha amiga!!!!

Lúcia Soares disse...

Tati, uma história linda, irmãs apaixonantes.
Não tenho uma relação assim com nehum irmão, o que lamento muito.
Mesmo sendo próxima aos meus, temos nossas reservas e pouca intimidade. Nos damos bem, mas de um jeitoformal.
Parabéns a você duas.
Beijos!

Isadora disse...

Oi Tati essas blogagens coletivas são maravilhosas.
Muito bacana a relação de vocês duas. Muitas vezes o oposto é importante. Faz o contraste.
Um grande beijo

Cynthia Le Bourlegat disse...

Tati, eu não tenho irmã pra relatar experiência, mas em compensação tenho dois meninos com menos de 2 anos de diferença, e eles são completamente diferentes, um mais carinhoso e explosivo, o outro calma e controlado, eu admiro os dois e acho lindo ver que apesar de diferentes, eles se amam e não vivem sem o outro. Lindo seu post sobre amizade. beijos

She disse...

Clap, clap, clap, clap, clap, clap!!! (muitas palmas pra vc) Que post lindoooooooo, repleto de amor, pois só o amor é capaz disso, de reconhecermos as verdades um do outro, em qualquer relação que seja, e ainda assim, ou justamente por isso, amar cada vez mais. Minha querida, tudo neste post está sensacional e na medida certa! Amei! Parabéns!
Beijinhos!
She

pensandoemfamilia disse...

Olá Tati
Bela sua vivência. Com os irmãos aprendemos nos relacionar, com eles entramos em conflitos, aceitamos as diferenças e nos reconciliamos com a vida.
bjs,

Lu Souza Brito disse...

Ai Tati, quase chorei lendo seu post. Histórias de irmãs são sempre lindas. Parece muito comigo e minha irmã (1 ano e 1 mês mais velha que eu). Eu sou a arredia, a festeira, a vaidosa. Ela a quieta, a cult, que ouve mozart, toca violino e vai a concertos, rsrs.
Mas amizade de verdade entre nós só começou após a adolescencia. Na infancia eu sempre tive muito ciume dela, não rolava!
Lindo lindo lindo seu post!

Ypsilon Yvone disse...

Adorei a história de duas irmãs que sobretudo são super amigas.
Foi bonito ver seu amor pela mana, as histórias e as comparações sempre inevitáveis não é?
Também tenho uma irmã e somos muito ligadas.
Parabéns pela história e pelo amor de vocês.
bjus e linda semana.

Mari disse...

Oi Tati...

Ah os amigos tem o dom e o poder de tonar a vida da gente muito mais colorida e feliz!
Eles nos fazem ser melhores!
Ficou lindo o seu post!
Beijos

Macá disse...

Tati
Muito lindo o seu post. E no final você diz que estava longo demais. Eu acho que nem em um livro de 440 páginas daria para relatar esse amor intenso que vocês nutrem uma pela outra. Eu tenho 2 irmãs,mas como eram mais velhas,nunca fomos assim. Hoje somos muito mais amigas do que éramos, e como é gostoso isso.
Continuem assim, a se curtir muito, porque o bom da Vida é isso.
beijos

Thaís leão disse...

Oi,Tati!Adorei sua irmã!Que bela dupla vcs formam. Ter uma amiga assim vale ouro e diamante!E ainda por cima é sua irmã!Parabéns.
Lindo o seu post.
bjs
Ah!Descobri que eu não era us seguidora ainda. mas tratei de consertar esse mistake agora e já sou!

Fernanda disse...

ADOREI! sua postagem! é impossível não acabar lembrando dos amigos também! vou lá correndo fazer!
Saudades de vir aqui no seu canto.Mas é sempre bom voltar!!! Super beijo, to de volta lá no blog!!!

Françoise disse...

Puxa Tati, que linda história, uma homenagem marcante. Vocês são realmente bem parecidas fisicamente.
Benção em dose dupla: irmã- amiga. E pelo jeito seu filho e sobrinho terão muito o que contar futuramente já que a história se repete, ehhhhh....Muito legal!

Beijos e boa semana.

Deixa eu voltar daqui que quero muito conhecer você, podíamos combinar um encontro com mais gente, adoraria......

Beth/Lilás disse...

Tati,
Muito linda a sua relação de amizade com sua irmã!
Que Deus as mantenha sempre assim, unidas e carinhosas.
bjs cariocas

Thais Campidelli de Freitas disse...

Que post legal!

Eu tenho uma relação muito forte com a minha irmã também.

Não sei o que seria da minha vida sem ela... é amor demais.

Passando aqui pela primeira vez...mas gostei de tudo o que eu li.

Um abraço e boa semana!

Thais

Unknown disse...

Tati, quer uma amiga melhor do que irmã?

Uma linda homenagem,áquela que já nasceu amiga, por mais diferentes que sejam, estão ali, juntas, pro que der e vier! Admiro muito essa amizade e trato de preservar esse sentimento que tenho pelas minhas irmãs tbm...muito amor, muito carinho, muita ternura, muita amizade!

Felicidades pra voces!

Yoyo disse...

Lindo demais, o seu relato!
Adoro essas histórias de irmãs que são amigas, mesmo sendo diferentes.
Eu sempre quis ter uma irmã mas sou filha única.Meus irmãos nasceram da amizade.
Bjo

Açuti disse...

Oiii Tati,

que história linda sua e de sua irmã...e surpreendente como se repete nos filhos!!! Adorei saber mais de vc!!!
Obrigada pelas palavras lá no meu cantinho, viu!!!

bjksss e tenha uma excelente semana.

Irene Moreira disse...

Tati
Lindo, gostoso demais de saber sobre esse amor de irmãs tão parceiro, tão gêmeos. Quero saber mais e vpou aguardar o próximo capítulo.
Obrigado pelas palavras carinhosas que sempre deixas em seus comentários. Falo aquilo que meu coração sente e gostar de você, mesmo sem te conhecer, é tão simples é só ler as suas histórias, ler o carinho que os outros tem por você, a forma como consegue nos transmitir um abraço, um beijo em doces palavras e pronto caimos de amores.
Participação sublime amiga.
Beijos

Isadora disse...

Oi Tati passei por aqui novamente, pois fiquei tão emocionada com o que escreveu lá nso Tantos Caminhos.
Tínhamos, sim, que organizar um encontros das "meninas" blogueiras do Rio.
Um grande beijo

Anônimo disse...

Que bela partilha! Adorei as fotos e conhecer sua familia.
Beijos na alma!

Iêda Klein disse...

Tati, que históri linda, para se contar sempre. E com continuação!...
alegrou meu dia sua postagem. E o engraçado é que lendo as postagens sobre amigos encontramos tantos pontos em comum...Acho que era esta a ideia, não?
Beijos,Iêda

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Laços de irmãos jamais de desfazem!!
história linda de vcs!!

beijos e parabéns pela linda participação!!

Mika disse...

Me emocionei ao ler. Pois vocês me receberam com tanto carinho na vida de vocês e, é verdade vocês são tão diferentes e os meninos foram trocados realmente. Conheço vocês a mais de 10 anos e as poucas vezes que nos encontramos pra mim é sempre divertido e me lembro dos nossos papos na sala de jantar da sua mãe. Acompanhei as dificudades na facudade de cada uma e a alegria e os preparativos da formatura. Foi bom fazer parte desses momentos, bons e de outros nem tão bons assim. Mas cada uma de vocês tem suas qualidades e defeitos, nascemos para sermos diferentes uns dos outros e convivendo juntos trocamos experiências, alegrias, tristezas em fim nos completamos. Adoro todos vocês e sempre estarão guardados no meu coração. É bom ter pessoas tão especias por perto e que posso contar. Beijos no coração. MI