Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ei, alguém tem o celular do Freud?

E-mail? Twitter? Facebook? É que estou precisando dar uma palavrinha com ele...

Morreu?! Jura?! Ah, que pena... Então me ajuda você? Interpreta aí! kkkkk

Pois é, foi sonho. Mas primeiro vou ter que fazer uns preâmbulos. Está controlando o relógio?

Quando o Bê entrou nesta escola nova, logo de cara disse que o melhor amigo era o Fulano* (que eu ainda não vi). Era tão melhor amigo quanto o Fofinho*, da outra escola. Noooossaaaa!! Só que eu preciso explicar que, para o Bê, se ele riu para a pessoa ela já se tornou amiga! Sim, ela nem precisa rir de volta que já faz parte deste seleto grupo. Ah, a inocência infantil...

* Os nomes foram "trocados" para preservar as crianças. Juuuuraaa?!

Por que tudo isso? Por que passou-se mais um tempo e o Bê voltou tristinho da escola que o Fulano disse que ele era "o pior amigo dele". Pois é. Coração apertou. Eu perguntei "Você falou que ele era seu melhor amigo?" "Falei, e ele disse isso"... Ok, coisas de criança, amanhã se entendem, certo?

O Vi já tinha me dito que achava o menino meio antipático, que de manhã, quando ele leva o Bê, às vezes via o menino, o Bê chamava e ele virava a cara, nem olhava para o Bê, olhava para o outro lado... Ainda falei: "Ah, Vi, tão cedo. De repente o menino ainda está acordando, acorda mal humorado, vai melhorando com o passar do dia...

O tempo foi passando (já fez um mês que o Bê está lá) e nada mudou. Vez ou outra o Bê pede para sair, diz que lá é chato, e sempre o Fulano. De modo geral ele está gostando e vai feliz.

No final de semana a tarefa era construirmos um robô de sucata. Fizemos com caixa de sapato, papel alumínio, esqueci de tirar fotos. Ajudei, por que sei que mães ajudam e crianças comparam, mas deixei algumas coisas para que o Bê fizesse do jeito dele. Na segunda ele levou. Estávamos orgulhosos de nosso trabalho em robótica (kkkkkkkkkkkkkk).

Ontem à noite o Bê lança esta, quando estávamos chegando em casa: "O Fulano disse que meu robô era o mais feio". Perguntei sobre o robô do Fulano, até por que algumas crianças esqueceram de levar, vai que ele está desdenhando por que não tem um... "O robô do Fulano tem gravata. Mas robô nem tem gravata, né?". Quase malhei o robô do Fulano, só de pirraça, mas... epa! Aí eu não estaria ensinando ao Bê a fazer o mesmo? Falei que não podíamos desfazer do trabalho do amigo, nem ele do do Bê. Que cada um caprichou no seu e que o dele estava lindo! Falamos mais um pouco até que, encerrada a questão, chegamos, dormimos... Aí que vem:

Pois é, sonhei... Com o Fulano? Não. Com a mãe dele, que era uma antipática, vou te dizer! Que mulher preconceituosa e amarga!! Estávamos, várias mães, sentadas conversando. Algumas criticando coisas do dia, roupas, sei lá. De repente a insuportavelzinha diz: "Ai, meu filho não aguenta mesmo é esse tal de Bernardo". Aí eu falei, pois é, eu sou a mãe do menino novo. Vocês sabem como é difícil chegar num lugar em que todos já se conhecem? Ser novo.. blá, blá, blá... As outras mães tinham me aceitado melhor. Sei que no final da discussão, saímos no tapa. Sim, de puxar cabelo, claro, que mulher só briga assim... Me dei mal, por que o cabelo dela era curto e cacheado e o meu... bem, o meu... ainda bem que andei cortando...

E ela me acusava de ser mãe ausente, por que delegava filho (olha a culpa embutida aê, geeeenteee) e eu dizia que ela era uma vazia, que não fazia nada da vida dela e por isso julgava a dos outros. Que eu me realizava e que era boa mãe, sim.

Não me lembro em detalhes da briga, mas ao fim fui escrever a queixa no livro preto, sabe, igual de condomínio. Como se eu tivesse abrindo uma ação contra ela!!! kkkkkkkk

Agora, fala sério. Será que minha mente está tão partida assim? Será que ainda existe em mim este conflito?

Parei agora de manhã para tomar um café, depois de me despedir dos meninos, antes de seguir para o trabalho e me lembrei do sonho, e destas análises. Será que eu me culpo neste nível? Nunca tinha me dado conta, por que eu AMO meu trabalho, não achava que me culpava... Ou será que estou mesmo é desprestigiando a pobre mãe deste menininho enfezado que não simpatizou com o Bê? Noooossaaaa!! Quem se habilita?

Beeeeeeijos confusos e divertidos,
Tati.

18 comentários:

Anônimo disse...

Não dou muita atenção aos sonhos, sabe? (cof, cof...) Exceto se me fazem bem rs... Mas no seu caso acho que sonhou por influência da situação do Be com o "amiguinho". Não esquenta, viu? Beijos na alma!

lynce disse...

Eu não valorizo muito os sonhos, mas a verdade é que alguns me deixam verdadeiramente perturbado. Vale o facto de ter poucos momentos desses.
Beijinhos!
:)))

chica disse...

Essa situação é chata na escola,mas é bem normal.Sempre tem as crianças espírito de porco pra incomodar e apenas pra isso...Sãoimplicantes com tudo e todos...Quanto ao sonho? Vontade de conversar com a mãe dele se ele não parar dechatear teu filho e dar um "paratequieto",srrsr...beijos,chica

She disse...

Minha querida que mistura, heim?! Primeiramente quero te parabenizar pelo título, PERFEITO e MUITO ENGRAÇADO! O texto está estupendo, como sempre, vc tem uma forma muito sua de escrever e é muito gostosa a leitura de fazer...
Bem, não sou psicóloga, mas já fiz análise e o nosso incosciente nos fala de diversas maneiras e principalmente com metáforas através dos sonhos, né?
Bem, vc está muito ansiosa com essa viagem de trabalho e guardou todos os sentimentos dentro de vc, inclusive o da culpa, sim as mães já iniciam junto com a gravidez um grande sentimento de culpa, acho que é inerante a todas as mães, juntou também a "confusão" com o seu pequeno e por ser tão pequeno o coleguinha do Bê, o seu inconsciente de repente "culpou" a mãe dele e aí vem pro sonho, junta tudo, mistura tudo e vira essa lambança... hehehe
Digamos que foi o inconsciente botando pra fora algumas coisas com mais os restos diurnos que sempre levamos para os sonhos... kkkkkkkkkkkkkk Isso tudo é o óbvio que consegui enxergar e que tenho consciência de que nada sei sobre esse assunto, pois sou jornalista e como AMO escrever fiz esse comment gigante..... kkkkkkkkkkk É só isso que tenho certeza absoluta do meu comment, a minha paixão em escrever...... kkkkkkkkkkkkkkkk
Mas...... querida?
Se você conseguir o contato do Freud você me passa? (hehe)
Beijo, beijo!
She

Misturação - Ana Karla disse...

Tati, pelo que li você não é mãe ausente.Então não tem porque se culpar.
Mãe ausente são as que só trabalham e quase sempre recompensam com presentinhos e lanchinhos.

Acho que mães podem e devem trabalhar, mas desde que haja sempre tempo para seus filhos.

Na minha opinião, quando a gente sonha é porque estamos com algo na mente.
Sei lá, com tudo isso que vem acontecendo aí fica na mente e quando se deita pra relaxar, então vem o que já está lá dentro.

Xeros e bom final de semana

Lu Souza Brito disse...

Tati,
Como não sou mãe, vou abster-me (é assim mesmo que escreve?).
Pelo que leio aqui no Blog, você não é uma mãe ausente nem aqui nem na China, mas dizem que mãe é um ser que sempre se sente culpado, se não é por isso, é por aquilo. Faz parte da natureza (heheh - eu e minhas filosofias emprestadas).
Mas eu acho que mais por você está chateada por o fulaninho ter "destratado" o Bê. Oras, uma criança tão linda e tão carinhosa, pq o sujeitinho nao gosta dele?
Mas criança tem dessas coisas. Elas amam ou detestam, nao existe meio termo (para isso tenho embasamento, pois tenho 9 sobrinhos com idades de 3 a 22 anos).
Então, mas isso passa. Eu também sempre tenho sonhos misturados com minhas frustrações, inquietações e outras coisas do dia a dia.
Beijokas
Lu

Françoise disse...

Ahhhhhh, kkkkkkkk......Tati, nao to rindo da situacao nao, 'e do seu jeito de escrever....e muito engracado!!!!!! (os acentos nao estao colaborando hoje,vai sem mesmo!)


Penso que ficou chateada com a hist'oria do Be e isso e normal, dai dormiu pensando e levou pros sonhos. Em algum momento deve ter pensado na mae dele durante a conversa com o Be? Sera?

Essa mae devia ensinar bons modos pro filho pois crianca tem dessas de fazer picuinhas e depois brincam de boa de novo, mas na entrada da escola , vc descreve que o fulano fica virando a cara pro Be. A mae dele nao esta junto nesta hora pra ensinar, pra corrigir? Muitas coisas que as criancas fazem aprendem em casa quando tem exemplo de adultos.... Estranho ele ser tao humorado assim, ainda mais com o Be que e de bem com a vida e com todos.

Mas mesmo que tomamos a dor pra nos por serem nossos filhos, mais uma vez vi vc ensinando ao Be sobre o amor as adversidades, o dialogo entre vcs esta tomando caminhos futuros que jamais esquecera,

Voce e uma mae 10!!!!!

PS:Se um dos seus queridos leitores te enviar o tel do Freud tamb'em quero ta?


Beijos

Françoise disse...

....o fulano nao e humorado, 'e mauuuuu humorado. Digitei errado!

Isadora disse...

Tati, acho que só Freud explica, mas penso que você ficou magoada com as críticas do "amigo" ao Bê, a falta de atenção e acabou revertendo em um sonho com a mãe dele.
Imagina, você uma mãe ausente. Posso te dizer que faço muito menos coisas com a pequena Bia, pois chego do trabalho bem tarde. Brinco que sou mãe de final de semana.
Você e seu marido são ótimos e tenho certeza que o Bê se orgulha muito.
Um grande beijo

Paula Betzold disse...

Vc fez uma grande sopa no teu onho, amiga!
Olha só,tem algumas crianças, as vezes que são mais maldosas mesmo, o pobre do fulano pode até não estar acostumado a receber carinho, ai chega seu Be, super cheio de amor pra dar e o menino reage assim. Vai ver a mãe dele que é mais ausente... sei lá, nem conheço a mae dele pra entrar no mérito.
É que aperta nossos corações ver os filhotes sofrendo, ne!? Daqui, eu fiquei com vontade de ir lá destruir em pedacinhos o robo de gravata, imagina vc! Outra coisa, vc agiu certissimo!
E, mais uma, quando os filhos nascem, a culpa nasce junto com eles. Não se culpe por querer dar mais atenção ao Be! Quantidade não é qualidade, pensa bem nisso. Pelo que vejo aqui no teu blog, vc é super presente dentro do possivel na vida do seu filho, e com certeza uma excelente mãe: amorosa, preocupada, participativa, equilibrada!
Só mais uma coisa, não custa conversar na escola sobre a relação do be com o menino... eu converso tudo na escola da minha Duda, ano passado a duda odiava um menino, falava mal dele o tempo todo, e fui conversar lá, e não tinha nada.
Esse ano ela implica com uma menina tb, falei com a professora, a professora me confirmou essa implicancia, conheci a menina e até eu implico com a fera (pq a menina é um poço de falta de educação), mas ensino a duda que ela tem que ser amiga de todos, é que ela nao tem paciencia pq a menina faz muita bobeira, segundo ela. Mas, tente falar na escola, essa relação pais x escola é super importante. Principalmente pq ele quer sair de lá!
beijocas!

Blog da Fatima disse...

Taty...
Sei bem o que é isso...eu sonho sempre com tudo que me acontece durante o dia. E essa história no fundo te deixou mto triste...pois por mais que sejam crianças, nós mães, não gostamos de ver nossos filhos tristes, humilhados, rejeitados, mesmo que sejam por crianças da mesma idade. E creio que o sonho revelou na verdade uma vontade muito grande de tu ir e conversar com a mãe do menino sobre isso. Tenha a certeza disso. Embora tu não vá fazer isso, pois é coisa de criança e a gente sempre espera que passe. Mas caso não passe, fica de olho, essa situação para virar um bulling é um passo.!!! Deus defenda!! Mas fica esperta...
Espero ter ajudado....

Bjos no ♥

Drix disse...

Ainda bem que foi só um sonho.
Agora esse fulano hein???!!!
Ele tá com medo da concorrência, porque seu filho é novo na escola.
O melhor caminho é ensinar seu filho a não dar bola,ao que ele fala .
bjinhos

Glorinha L de Lion disse...

Oi Tati querida:
Duas coisas: Uma, vc não é mãe ausente, culpa todas temos, até as que trabalharam pouco fora de casa, como eu...isso é inerente à ser mãe e Freud, com certeza nos explicará quando o encontrarmos no além túmulo...
Duas: Seu sonho mostra que esse menino que recusa a amizade do Bê, pode se sentir ameaçado por ele de alguma forma, seja porque o Bê é simpático e faz amigos e ele não, seja pq a professora dá mais atenção ao Bê e ele é mais popular que o tal menino...procure saber isso com a professora. Sonhos ensinam...pude aprender muito com meus sonhos através da vida...valem por verdadeiras sessões de psicanálise...Crianças pequenas assim ainda não tem a maldade ou malícia que um adulto teria...acho que é por aí...espero ter ajudado.
beijos.
Ah, gostei da sua teoria sobre a Cléo deitar no pé da pessoa...pra me proteger...pode ser mesmo...e os sheepdogs segundo a vet que cuida deles são, na maioria das vezes agressivos...aqui, só a Chiquinha é, e mesmo assim, só com estranhos.
Adorei sua teoria, me fez amar mais ainda minha Cléo... beijão

Teredecorando disse...

Olá...
Tem sentimentos que nem o Freud explica.kkkkkk..
Coisas de mãe...mulher...
Fique bem.
Bjs mil

Elaine Gaspareto disse...

Tati,
Mãe nasce com culpa. Esquenta não.
Agora esse fulaninho, hein?
Que antipátiquinho!

Sobre sonhar: toda vez que me sinto ameaçada sonho que estou andando descalça na rua. Custei a decifrar o sonho recorrente, mas ele me indica que algo não vai bem. Eu levo em conta os sonhos, mas na boa, sem neura.
Até por que a mente da gente dá sinais, né? Mas nem sempre são literais.
Beijos, querida

diariodumapsi disse...

Tati, querida
Não adianta, sentimos as dores de nossos filhos, talvez até mais do que eles...
Não gosto de dar conselhos, mas será que não vale uma conversa sobre bulling verbal com a escola?
Gd beijo

Anônimo disse...

Olá Tati,
Ô amiga, foi apenas um pesadelo...
Acontece. E Esse "amigo" do Bê é um pentelho! Tenho uma cisma com essas crianças pentelhos que só vendo! Mas tenho certeza que o Bê vai tirar de letra.

► JOTA ENE ◄ disse...

ººº
Amiga, tb sou amante de Freud... se souber contacto me liga, tá?