Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Vida Simples - Idas e vindas


Hoje é a despedida da blogagem Vida Simples proposta pela Mila. E por muitos motivos meu tema não podia ser outro: Despedidas, ou partidas e chegadas. Isso por que, enquanto você lê este texto eu estou no avião ou no hotel ou... Sei lá. Até quinta não serei muito dona dos meus planejamentos...

Estou aqui preparando tudo para a viagem: mala semi-pronta, mas tenho que dormir com ela pronta, marquei o taxi para 6h10... Muitas máquinas de roupa lavadas, filho e marido por perto o dia todo, lanchinhos da escola separados, uniforme e material idem... Fiz o calendário com bombons, como havia comentado antes e o Bê me ajudou a montar. Colocamos a folha na porta da geladeira. Nem vou comentar que tanto a folha quanto os bombons já cairam várias vezes, já que os bombons estão pesando horrores... não sei se aguentam até quarta-quinta... ops, comentei!
 
Presos na porta da geladeira, muitos imãs para segurar ...ao menos por enquanto!
Clica que aumenta e dá para ler o dia-a-dia.

O mais importante de deixar preparado, no entanto, foi o Bê. Estava vendo que ele estava mais carinhoso e grudado, que me perguntava sobre a viagem e que, outras vezes, não queria falar no assunto. Hoje entendi. Logo após o almoço ele me falou: "Sabia que quando eu for do seu tamanho eu ainda vou ter mãe?" Eu brinquei, disse, "claro, e posso ser eu?" Mas conforme a conversa esquentou fui entendendo a complexidade da coisa. 
- A sua avó já morreu. Meu biso e minha bisa morreram, e eu estou com saudades do meu biso. Eu já não lembro mais dele... Cadê a mãe da minha avó? E assim foram as perguntas.

Ah, entendi... Quem morre, viaja para muito longe, não é? Ele já tinha dito, numa outra conversa com meu pai, que o biso tinha viajado para muito longe, tão longe que não dava para visitar, era mais longe que a Bienal (gente, a Bienal acontece no Riocentro, para quem conhece o Rio, são 15-20 minutos da minha casa. Demoramos uns 40-50 por que fomos de ônibus. Isso é o mais longe que ele consegue conceber!! hehe

Claro que se eu vou para o céu (avião) e para o céu vai quem morre; que eu vou viajar, metáfora para morte... Olha a confusão na cabecinha do meu pequeno. Mesmo eu já tendo ido outras vezes, com uma frequencia maior do que eu esperava neste último ano, e sempre voltando... É que da última viagem para agora morreram 3 pessoas na nossa família, foram seus primeiros contatos com a morte.

Agora, conversando com o Vi enquanto lanchávamos entendi tudo. Peguei o Bê no colo e simplifiquei. Falei com todas as letras, para não deixar dúvidas: "Filho, a mamãe não vai morrer. Vou numa viagem, fico no hotel e volto. Você vai poder me ligar todos os dias." Entramos no site do hotel e mostrei foto do quarto, do telefone do quarto: - Aqui, vou sentar nesta cama e te ligar deste telefone. Simulei a conversa, dizendo, "...só falta um bombom, amanhã estou chegando!" Ele riu, gostou, perguntou se podia ir junto... Combinamos que na próxima iremos juntos. E não é que iremos mesmo! Temos uma viagem para um hotel fazenda marcada para julho, aí sim, família completa: nós 3, meus pais, meu sobrinho, minha irmã e o namorado! 

A lição é simplificar. Metáforas são formas difíceis de comunicação com crianças, que costumam ser mais literais. 

Para finalizarquero contar um segredo. Não conta no aerorporto? Vem comigo...

Mais um pouco... Lembre-se do sigilo, hein! Confio em você.

Olha o que eu trouxe na bagagem!!! Será que passa no Raio-X?

hahahahaha

Hoje nos despedimos de mais uma Coletiva, novos amigos se aproximaram, laços anteriores foram estreitados, conhecemos um pouco mais dos amigos desta grande vila virtual. Mas, como diz o título: Idas e vindas, partidas e chegadas. Em breve, nova brincadeira deve ser proposta, se rolar uma conversa sobre isso já me considerem inscrita! Estou voltando...

Até sexta!!!

Beijos,
Tati.

P.S.: Sinto muito, mas desta vez não poderei ler e comentar no blog de ninguém, óbvio. Retomarei as visitas na sexta-feira. Vou aproveitar o jogo do Brasil e colocar em dia, ok? Mais beijos.

28 comentários:

Desconstruindo a Mãe disse...

A honestidade e tua rapidez em captar os sentimentos do Bê foram importante pra que ele sinta segurança e te espere sem tanto medo de que a mamãe não retorne; adorei!

Boa viagem e aproveita!
Beijo,
Ingrid

Isadora disse...

Tati fiquei emocionada, diante do que o Bê imaginou. O coração ficou apertado, mas acho que vocês se sairam muito bem.
Adorei a ideia do bombom, simples mas super carinhosa e eficiente.
Espero que você aproveite esses dias e que retorne logo.
Você levou o Bê, na mala, né. Pode contar - rs.
Um grande beijo e boa semana

pensandoemfamilia disse...

Uma excelente viagem para vc. Boa abordagem com seu filhote. As crianças são como esponjas, assimilam tudo. Vc teve uma ojetividade, concretizou fatos e para a criança isto é fundamental.
Até a próxima.
bjs

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Coisas que só mãe conseguem entender rapidinho... ahh fiquei com uma peninha do Bê...

Bela participação e é uma pena que mais uma blogagem coletiva chega ao fim, né??

Bom, desejo um excelente viagem e que vc volte logo, com muitas novidades!

beijos

Andréia . disse...

Bom dia.
Muito obrigada pela visita,já to te seguindo.
Alguns assuntos são mesmo difíceis de serem abordados com os pequeninos, passo cada uma com minha filhota.
Boa viagem e bom retorno.
Beijos

Denise disse...

Só mesmo uma mãe muito atenta e presente na vida do filho poderia entender, com rapidez e ternura, o que estava rolando na cabeça do pequeno. E não só teve prontidão como foi apropriadíssima na maneira de lidar com a insegurança (pra lá de justificada) dele. A mente fantasiosa da criança cria coisas inexplicáveis, mas concebíveis para ela. Vc deu um show com teu pequeno!!
Essa volta vai ser uma delícia, e ao "cumprir" a promessa de levá-lo junto na próxima viagem, sela com Bê um compromisso que reforça a confiança em vc.
Bjos, mamis Tati, que tá jogando um bolão nessa maratona "ser mãe"...

Lu Souza Brito disse...

Olá Tati, nem vai ler hoje, espero que já esteja no Hotel e muito bem.
Tadinho do Bê, imagina o coração dele apertado até falar isso para você da associação de viagem com morte.
Tati, quando for mãe quero ser carinhosa assim igual a você, rsr. Adoro criança, mas sou tão brava (meus sobrinhos dizem isso).
Beijokas. Volte logo

Glorinha L de Lion disse...

Tati, vc é sensacional! Tem um que de psicóloga no teu dna....mas sem as maluquices de uma...hehe que me perdoem as psicólogas, mas só tenho amigas psicólogas doidas, cada uma mais que a outra....mas claro que não é regra, nem quero ofender ninguém...essa sua ideia dos bombons foi maravilhosa!Pena que não pode levar o Bê...e ele cabia direitinho na mala!E fazendo a maior farra, danadinho! Boa viagem, aproveita e espero ansiosa sua volta e novidades. Post espetacular! Beijos.

chica disse...

Lindo,lindo isso tudo! Que sejas bem feliz nesse teu trabalho e que dê tudo certo lá e na tua casa com o Bê!beijos,chica

Fátima disse...

Tati, sua criatividade ultrapassou barreiras do coração de mãe, lindo.
E a persepção quanto aos sentimentos do Bê foi de muita sensibilidade.
Vá tranquila, as crianças conseguem absorver e na sequência deletar assim que outra situação se apresentar ...sofremos muito mais que eles pode ter certeza.
Quando assustar já estará de volta.

Beijinho.

Regina Coeli disse...

Olá Minha Doce Menina,
Boa viagem!!!
Que ai tudo transcorra bem!!!
Seu post mais uma vez desnuda sua alma e deixa transparecer seu lindo coração.
Quanto ao nosso pequeno BÊ, fique traquila, pois o VI vai "tirar tudo de letra"!
Os dois não descolar um do outro...
Prepare-se para calorosa recepção de retorno!!!
Beijinho carinhoso e para o BÊ minha bênção.
Regina Coeli

Pati Araújo disse...

Oi Tati,

Que postagem linda, tão cheia de bons sentimentos...
Acho o jeito que vc conversa com o Bê tão parecido com o meu jeito de conversar com Lua quando ela tinha essa idade, hoje ela já está com 14 anos e pode ter certeza a personalidade guerreira dela foi formada em parte por essas conversas sinceras, assim também acontecerá com o Bê, que é um menino especial.
Que a sua viagem seja um sucesso, muita sorte pra vc.

Beijos e ótima semana :]

Unknown disse...

Adorei as metáforas e a forma de comunicação singela com seu pequeno.
Boa viagem!
Bom retorno!

Sandra disse...

BOA VIAGEM!!!!
VOU TE ESPERAR, ENTÃO.
SANDRA

Macá disse...

Tati
Já está no hotel não é? E aí, muito trabalho? Já sei, o trabalho não é nada comparado a saudade não é?
Muito lindinho ele tentando explicar, com a pouca idade que tem, o medo que estava sentindo. E você foi ótima ao explicar mostrando o hotel, o quarto. A gente sempre pensa que por serem pequenos não vão entender, mas eles entendem e muito. Aprendi isso com meu filho também nessa época.
Fique bem e ele estará forte esperando por você.
Nós também
beijos

Beth/Lilás disse...

Tati, queridona!
E o Bê, mais uma vez, com seu jeitinho simples de criança faz você e a gente refletir sobre as coisas da vida.
Adorei as fotos dele na mala, que carinha sempre alegre e sapeca.
Imagino a saudade que vc vai sentir dele estes dias, sendo ele tão carismático e pleno de vida.
Vá e volte com Deus!
bjs cariocas

Beth/Lilás disse...

Tati, queridona!
E o Bê, mais uma vez, com seu jeitinho simples de criança faz você e a gente refletir sobre as coisas da vida.
Adorei as fotos dele na mala, que carinha sempre alegre e sapeca.
Imagino a saudade que vc vai sentir estes dias, sendo ele tão carismático e pleno de vida.
Vá e volte com Deus!
bjs cariocas

She disse...

Queridaaaaaaaaaaaa que delícia de post, que encanto... ahhhh e vc tem o dom de me emocionar, o que será que significa isso menina? Que loucura! Parabéns por ser sincera com o seu pequeno e falar na linguagem dele, sou contra as mentiras, eu sempre acho que dá para falar a verdade de uma forma que faça parte do mundinho da criança, show de bola como vc fez.
E tomara que o Raio-x não tenha barrado essa mala linda!
Beijo, beijo!
She

Kamyla disse...

Oi Tati, adorei a idéia dos bombons e a forma direta que vc conversou com seu Bê...é bem mais fácil!!!!
E acho q a máquina de Raio X não detecta não,rsrsrsrs.
Bjosss e até a volta!!!!!!

She disse...

Lindona, tem selinho pra vc lá no meu Cantinho, o selinho tem o nome de "Prêmio Dardos" e está no meu segundo post do dia 21/06, se quiser aceitar, quando chegar de viagem, pegue lá pra vc, beijo, beijo!
She.

Tauana disse...

Oie Tati vim agradecer a visita lá no País, seu blog é muito legal. Bjokas!!!

Bordados e Retalhos disse...

Adorei esse post. Cada vez que entro aqui aprendo tanto. Quando vc conta as coisas do Bê fico lembrando quando Vitor e Vinícius eram pequenos e viajo. Bjs querida, uma boa viagem. Volte logo pois assim como o Bê sentiremos saudades.

Socorro Melo disse...

Oi, Tati

Muito legal seu Post. Adorei a idéia do calendário. O Bernardo é um garoto muito esperto. Desejo-lhe uma boa e proveitosa viagem. Que Deus esteja sempre contigo, e com sua família.

Bjos.
Socorro Melo

Isadora disse...

Tati passo aqui apenas para deixar um beijinho, pois logo você estará de volta.
Espero que tenha corrido tudo bem e que o seu filhote esteja bem

She disse...

Ei saudades de vc, espero que vc esteja bem e o seu filhote lindo tb! Beijo, beijo!
She

Denise disse...

Fui visitar a Fran e te encontrei lá...comentei que chamo a hora de estar aqui ou lá no cantinho da Françoise, de a hora da saudade"
...vcs duas me remetem a um tempo delicioso com suas histórias com as crianças. Fui uma mãe extremamente presente tb, preocupada (como vejo vcs), só não sei se tive as mesmas boas ideias que já te vi contar nas horas "de crise"...rs

Muito obrigada, Tati querida, por esse presente! É reviver...
Bjos

Blog da Fatima disse...

Boa Viagem...ops... já deve estar de volta né?? Eu acho que to meio atrasada!! hehehehe

A esta hora Bê deve estar mamando mtoooo!! Mãe é tudo na vida gente, e esse pedacinho de gente já sabe disso!!!

Bjos no ♥

Renata disse...

Minha querida Tati,

Suas histórias de simplicidade com a sua família me encantam!

Espero que a viagem tenha sido proveitosa, que os que ficaram tenham se comportado, e que voce volte logo com as novidades!

Um abraço,