Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

terça-feira, 8 de junho de 2010

HOMENAGEM, AINDA QUE TARDIA


 

Odeio homenagens póstumas, parece coisa de quem perdeu o bonde. Para mim, homenagens devem ser feitas enquanto o homenageado está vivo, presente, pode receber todo aquele afeto. Depois, para quem é a homenagem? Claro que lembrar de quem já partiu é necessário, que falar de quem já foi é uma forma de trazê-lo de volta à vida... mas homenagens são sempre mais generosas quando podem ser apreciadas pelo homenageado! É assim que eu penso e pronto!

Só que hoje vou morder a lingua. E vou dizer o motivo de minha homenagem póstuma: CULPA!!
Sim, muita culpa. Hoje, minha gatinha, minha filhotinha linda, minha japonesa, minha gorda, minha neném partiu. Ela já não era um neném há muito tempo. Estava velhinha, doentinha, magra... E também já não era minha há muito tempo. Eu dizia que era minha "filha casada", pois morava em outra casa - a da minha sogra - que a acolheu com muito carinho e por isso serei eternamente grata!

A Florzinha é uma gatinha vira-lata tricolor, por quem me apaixonei nos idos de 1995, quando a vi, junto com seu irmão amarelinho, dentro de uma gaiola de pássaros, na porta de uma pet shop. Estavam ali à espera de alguém que os adotasse. Não resisti, levei os dois para casa. Inventei uma história maluca, que minha tia-avó tinha me dado de presente e que não pude recusar (meu pai ODIAVA gatos). Os dois foram morar no meu quarto. Eram tão pequenos!! Ela era menor que ele, e queria imitá-lo em tudo, só que se atrapalhava, caía... Ela era meu alter-ego desde sempre: estabanada, de lua, mal humorada, agitada, preguiçosa, manhosa... Passava horas do dia observando-os.

Recebi um ultimato: dois não dava! Ok, vou escolher um dos dois. Fiquei com ela!! Não dava para ser diferente! Coisa mais linda, fofa, levada e muito, muito engraçada.

Vivemos grandes aventuras. Havia tanta intimidade e cumplicidade. Primeiro cio, a bichinha enlouqueceu. Miava, gritava, esfregava-se por tudo. Tentei manter as portas fechadas, ela era ainda uma criança, não podia deixá-la solta, um gato mal intencionado podia comprometer-lhe a reputação! Não deu certo, minha adolescente fugiu e voltou grávida. Assumi meus netos: 4! Ela teve uma gravidez tranquila, e me aguardou chegar do cursinho (sim, pré-vestibular na época...) para ter seus bebês: Cheguei, ela pulou no meu colo, rompeu a bolsa, molhou meu jeans. Fomos para seu ninho no meu quarto. Sentei ao lado dela e fiquei lá até o último filhote. Minha mãe levou lanche para mim, ela não queria que eu saísse de seu lado. Tive que correr para o pipi, minha mãe disse que ela ficou ansiosa, me procurando. Não saí mais! Foi mágico e intenso!

Foi ótima mãe, mas tinha clara predileção por um dos filhos. Um macho amarelo, muito sabido, que ganhou o nome de Simba da família que o acolheu.

Vivemos grandes histórias, muitas e muitas ao longo de sua vida. Quando o Vi me chamou para morar com ele avisei, sou pacote completo! Ela foi morar com a gente. Aos poucos o conquistou de tal forma que quem ficava de fora das brincadeiras era eu! Era a ele que ela cumprimentava primeiro quando chegávamos.

E onde está a culpa nisso tudo? Foi a primeira mordida de lingua! Quando estava grávida ouvi muitas vezes: "agora você precisa se desfazer da gata..."  gente, sou veterinária. Sei que toxoplasmose tem muito menos a ver com o gato do que com carne mal passada. E eu nem comia carne!!! Para pegarmos toxoplasmose do gato temos que engolir fezes de gato ou carne de gato, e isto nunca fez parte do cardápio lá em casa.

Só que quando o Bê nasceu começaram as crises de asma, cada vez mais fortes. Fui pensando no assunto, me fortalecendo e num dia, numa consulta pediátrica de urgência, no meio de uma crise horrível, tomei coragem e perguntei para a médica dele: "A gata pode estar agravando o problema?" Sim, pelo de gato é muito fininho, pode e muito piorar o problema, além disso, saliva de gato é extremamente alergênica... Well, o que fazer? Minha gata já tinha mais de 10 anos, era uma senhora madura, gorda, castrada, linda, mas idosa. Como entregar minha filha assim? Chorei horrores e procurei uma casa que eu confiasse. Na da minha mãe não podia mais, pois o Bê ficava com ela durante o dia, enquanto eu trabalhava.

Minha sogra, de forma muito generosa, aceitou abrigá-la. Mora em uma casa enorme, com quintal idem, sempre tem gente em casa. Para a Flor foi melhor, eu acho. Lá em casa era uma vila, casa pequena, sem quintal, ficava presa e sozinha o dia inteiro... Mas e a saudade? E os laços criados?

No início mantive a compra da ração premium que era seu cardápio gourmet, visitava com mais frequência, ainda assim não era a mesma coisa, não tinha mais aquela coisa de carinho no colo, no sofá da sala... Aos poucos, vida corrida, comecei a vê-la apenas quando íamos à minha sogra (quase todo final de semana). Então veio nossa grande recessão e parei de comprar sua ração. Minha sogra assumiu o papel de provedora. A idade começou a pesar, ela ficou doente algumas vezes (entendam, sou veterinária, mas NUNCA fui clínica), precisava levá-la ao clínico. Como? De verdade, não tinha recursos para isso. Chorei algumas vezes a raiva da indignidade que isso representa. Queria poder oferecer-lhe coisa melhor, naquele momento não podia. Liguei para alguns amigos, consultas por telefone, o que sabemos não é o mesmo. Sei que não cuidei dela como devia, como ela merecia. Sei que também não ando cuidando de mim como devo, mas isso tudo se resolverá em breve! Minha filhotinha não estará por perto para receber o tratamento que merece.

Este domingo ela já estava muito caidinha, eu fiquei com ela, no chão, rezando para que aquilo não se prolongasse, para que ela partisse em paz. Que dor a da despedida, que dor maior despedir-se com culpa... Saí de lá e disse para o Vi: "Sabe que hoje foi a última vez que vimos a Florzinha, né?". Achei que ela não chegaria ao dia seguinte. Estava serena, mas de partida.

Hoje o Vi ligou, a Flor despediu-se. Viveu muito e bem. Recebeu amor, distribuiu amor. Foi especial, e eu queria ter feito mais por ela.

Hoje faço aquilo que acho horrível, a tal homenagem póstuma, por que preciso dizer, para mim e para quem quiser ouvir, que a Flor merecia mais. Merecia melhor. E que eu sinto saudades!!

Tati.

27 comentários:

Isadora disse...

Querida Tati sinto muito pela Florzinha, mas posso entender perfeitamente o que está sentindo.
Tenho um amigão também, que o meu gatinho vira-lata amarelo. Ele faz parte da minha vida há dez anos e por sorte a pequena Bia não teve asma e por isso podemos tê-lo por perto até hoje.
Ele veio para minha casa quando me casei e quando me separei binquei que a filha e o gatinho ficam comigo.
Tenho certeza de que sua amada gatinha está em um lugar lindo.
Um beijo

Lu Souza Brito disse...

Ô Tati,

Também sinto muito pela Flor. Mas se ela já estava velhinha e doente, é provável que tenha sido melhor pra ela.
Mas tento imaginar sua dor. Quando criança tinha vários gatos em casa, mas como eu e meu irmão mais novos tinhamos asma, bronquite estas coisas minha mae d=se desfez deles. Até hoje não sei bem para onde foram.

Não consigo nem pensar como ficaria sem a minha Sol.
Grande beijo!

chica disse...

Que pena, mas eles também partem e nos deixam tristes...

O bom é saber que ela viveu bem, foi bem tratada e feliz!beijos,chica

c r i s disse...

Ô Tati, tô aqui com o coração apertadinho por você...a vida às vezes nos faz escolher e cair em armadilhas que nunca pensávamos que iria acontecer (A escolha de Sofia...), permitir viver esta dor é uma boa saída, mas pensar que ela foi muito muito feliz e que culpa não fez parte dos pensamentos dela é muito melhor...fique bem...bjinho!!

Blog da Fatima disse...

Tati...
Fica assim não...tenha certeza que tu deu todo o amor que ela necessitava, nem mais nem menos, caso contrário ela não teria retribuido esse amor em forma de carinho e dedicação. Tu fez o que podia...e o que tu não fez foi pq não podia. Fica bem tá??

Bjos no ♥

Lúcia Soares disse...

Tati, você escreve tão bem!
Foi uma linda homenagem.
Não acho que homenagem póstuma seja ruim. Só é (para mim) quando, por ex., se injustiçou, humilhou, muito a pessoa - no seu caso, um animalzinho. Aí não vale chorar depois, se espernear.
Detesto homenagem póstuma a atores, por ex. já velhos, que foram afastados pelos próprios diretores, ou emissoras, e depois quando morrem são homenageados, como uma forma de "desculpas".
Mas a linda homenagem que fêz à Flor, tinha que ser feita!
Ela foi sua, foi feliz, bem tratada, então vale a homenagem.
Beijos e que seu coração se acalme logo.

Bordados e Retalhos disse...

Adoro gatos sei o que vc está sentindo. Lá em casa temos a Natércia e ela está lá contra a vontade do marido e do filho mais velho. Mas é o nosso xodó apesar de não ser tão carinhosa. A sua partiu bem, foi bem cuidada, não sofra mais. Tivemos (eu e o Vitor) um gato chamado Borys que foi assassinado. Sofremos muito. Tenho certeza que vai passar a sua tristeza . Bjs

Cris França disse...

ih segunda amiga tristinha de hoje e como triste estou nem vou pro proximo blog, vou fazer uma oração pelas pessoas que amo, que elas estejam bem e protegidas, isso inclue vc.

até breve

Pati Araújo disse...

Oi Tati,

Sinto tanto pela sua Florzinha...a homenagem está linda... ela viveu muito e foi muito amada, isso é que conta.
A relação com um animal de estimação é muito forte, temos aqui em casa uma siamesa de quatro anos, a Flor de Lis, ela é o centro das atenções, a dona da casa *rs*, já tive gatos que sumiram, morreram, tiveram que mudar daqui...é sempre difícil, só mesmo o tempo pra diminuir a dor.
Que com o tempo Deus te dê consolo, obrigada por compartilhar as fotos e a história da Flor conosco, é sempre bom falar sobre quem amamos.

Beijos, fica com Deus!

Pati =^..^=

Beth/Lilás disse...

Ah, Tati, imagino sua dor!
Eu perdi a minha Emmy em dezembro e foi duro, mas eu sabia que tinha feito o meu melhor para ela;. Acho que sua Flor também sabia e partiu em paz, fique ciente disso.
Muito lindas suas palavras.
bjs cariocas

lynce disse...

Pois é minha amiga, nós apegamo-nos aos animais esquecendo que a esperança da vida deles é muito mais curta que a nossa. Depois, quando a morte acontece, é como se víssemos partir um familiar muito próximo. Eu sei o que é isso, a minha casa é um mini-jardim zoológico, e quando a morte de algum dos meus animais nos surpreende, cá em casa, quase ninguém janta
Beijinhos.

Macá disse...

Tati
A gente quer ter um animalzinho em casa, mas o duro é que sabemos que eles logo irão (sim porque os dias passam correndo). Sinto muito pela sua Flor.
bjs

Anônimo disse...

Olá!
Sinto tanto! Adoro gatos, tenho três gatinhas, e penso como ficarei, o dia em que elas tiverem que partir.Vou chorar até...
bjs Lais

Anônimo disse...

Ai, terminei de ler chorando muito...
Fica tranquila... se vc não tivesse cuidado dela tão bem, ela não teria vivido tanto tempo...
Mas você como veterinária, sabe melhor que nós que ela já estava "cansada".
Eu espero de coração que vc fique bem... Papai do céu hj recebeu mais um anjo de 4 patas....
Um beijo enorme pra vc

She disse...

Ô minha querida, sinto muito! Pôxa... ela era linda mesmo! Mas olha, não ache que fez pouco por ela não porque certamente você não faz...fique tranquila e na paz. Ela te amou, tenha certeza disso!
Beijo, beijo!
She

Regina Coeli disse...

Oi Minha Amada Menina,

Ontem li seu post, mas minha INTERNET
estava caindo e não consegui deixar um recadinho para você..
Dentro de suas possibilidaes você fez tudo que podia pela FLOR, então nada de culpa, ela viveu muitos anos, recebeu amor, carinho e correspondeu a acolhida e afetos recebidos.
Você como Veterinária já podia prever que o tempo dela havia se esgotado.
Não poderia existir outra forma mais carinhosa de render-lhe homenagem!!!
A FLOR descansou... Vê-la sofrer certamente iria doer muito mais!
Fique em paz!!!
Abração apertado.
Regina Coeli

TECA disse...

Tati querida ,bom dia.
Muito obrigada por suas palavras de força e apoio.
Sinto muito por sua gatinha,você nem imagina quanto! As fotos mostram que era linda sua Flor e emocionei-me com tudo que você contou porque tenho uma queridinha também,nao uma gatinha,mas uma cadelinha que amo demais e tive que dar para minha filha que mora em Goiania.Sem me estender mais, emocionei-me muito por sua Flor e senti saudades de minha Perla.

Um beijo carinhoso
Teca

TECA disse...

Tati querida ,bom dia.
Muito obrigada por suas palavras de força e apoio.
Sinto muito por sua gatinha,você nem imagina quanto! As fotos mostram que era linda sua Flor e emocionei-me com tudo que você contou porque tenho uma queridinha também,nao uma gatinha,mas uma cadelinha que amo demais e tive que dar para minha filha que mora em Goiania.Sem me estender mais, emocionei-me muito por sua Flor e senti saudades de minha Perla.

Um beijo carinhoso
Teca

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Ah Tati, fiquei emocionada com sua tristeza! Que Deus leve conforto ao seu coração;

Desculpa minha nova ausência, mas tava na correria do niver do Gui, que aliás foi um sucesso, graças a Deus, e aqui no trabalho tem muitaaa coisa, rs

Mas estou me organizando!

Obrigada pelo carinho de sempre, vc é muito especial!

beijos no coração!

Elaine Gaspareto disse...

Tati,
Hoje é o penúltimo dia de inscrição para a promoção Perseguição digital no blog! Você não pode ficar de fora!
Tô te esperando!
Beijosssss

Elaine Gaspareto disse...

Tati,
Passei para falar do sorteio ,mas é impossível não comentar o post.
Quantas vezes também senti isso, de que o meu amor não foi cuidadoso o bastante.
Quando meu Snoop morreu eu chorei demais, pois embora todo mundo dissesse que eu cuidei dele muito bem eu sabia lá no fundo que poderia ter feito mais e melhor. É uma dor enorme e só quem sente entende.
Que eles descansem em paz.
Mas eu sei que poderia tê-lo ajudado mais...
Beijos, e fique com Deus.

Irene Moreira disse...

Tati
Triste a partida da Florzinha e como digo são unicos e insubstituíveis e você mesmo deixou no comentário do meu post de vida simples que havia gostado de...
De tudo, destaco uma frase que me marcou: "O mundo ficava mais bonito com ele, pois o mundo sempre é mais belo quando refletido naquilo que amamos."

E mal sabias o que estaria para acontecer.
Beijos no seu coração.

Paula Betzold disse...

Tati... não fica assim... eu tive 4 gatas...uma ta aqui ainda... a primeira, a cherry, foi a ultima que morreu, ela viveu 17 anos... ela chegou eu ainda tinha 7 anos... como sinto falta dela... durante a cherry eu tive a stefanie, e a Frida, que também se foram... A frida era tao agarrada comigo, que quando a duda nasceu ela fugiu!!!
Hj temos a Querida aqui em casa... mas sei bem o qto nos apegamos a esses bichinhos... ela esta melhor do que a gente, e tenha certeza, onde quer que ela esteja ela esta pensando em vc, e te amando muito!!!

Elisabete Tavares Affonso CRT 44107 disse...

oi querida, fiquei muito feliz com sua visita,adorei seu blog, parabéns, por favor passe no meu e pegue um (alward)selinho p o seu lindo cantinho, ah e quanto ao fato de desenhar estrelas tem algumas coisa curiosas sobre isso, se quiser me passa um e-mail que te envio algumas idéias, bjs e uma linda quinta feira p vc!!vc pode passar no meu estar.bem@hotmail.com

Elisabete Tavares Affonso CRT 44107 disse...

oi querida esqci de comentar, seus gatos são lindo, amo gatos tenho duas gaas e um gato tbém, vou montar um blog sobre gatos e te envio o link dpois inclusive uma das minhs se parece muito com o seu, rsrs bjs

Rosi disse...

Querida

Entendo perfeitamente sua dor, perder um bichinho de estimaçao assim é triste demais.
Fica bem.

Bjs no seu coraçào

Elisabete Tavares Affonso CRT 44107 disse...

oi querida, passe no nosso blog e pegue um selinho especialmente p vc!! bjos