Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Repensamentos

Quando montei o blog minha intenção era explorar meus questionamentos, o mundo interior, aquele que sou eu em essência. Não era um blog-de-mãe-sobre-filho, nada contra, adoooro e meu "Dèbú" no mundo blogístico foi num blog assim, lendo a Lu Brasil, que acompanhei por mais de um ano antes de adquirir espaço para as próprias ideias. Só que revendo as últimas postagens, só deu Bê!! Pode ser pelo período: a viagem, a certeza da distância me assombrando, as coisas engraçadas que vivemos nestes últimos dias (semanas...), sei lá. 

Pode ser por que os 5 anos do Bê estão reacendendo tantos momentos, tantas lembranças que eu já dava por perdidas, que estavam na penumbra da mente... Tenho revivido sensações, sentimentos, experiências. É uma coisa louca demais! Acho que minhas lembranças mais antigas datam dos 5 anos. Antes isso não acontecia, é sensação muito nova! Alguém já viveu (ou vive) coisa parecida? É bom demais, é louco demais. Tem coisas que eu nem queria lembrar... Tem sombras ruins que revisitadas agora tomam outro significado, é como se me permitissem curar certas feridas. Elas tomam outra dimensão. Agora vejo de fora, como espectadora, com mais vivência, numa posição mais confortável. Está sendo enriquecedor. Pode ser isso. O Bê, neste momento, me traz a Tati de 5 anos, e muitas coisas que sou hoje derivam do que fui antes, certo?

Mas o que quero falar é outra coisa, que tem influência da Tati de 5 anos, certamente. A viagem foi para o interior de São Paulo, terra da minha mãe e dos Pastorellos. Local onde passava as férias mais felizes e livres da minha infância. Minha tia tinha sítio, meus primos são tão especiais para mim até hoje, mesmo nos vendo a cada 5 ou mais anos... Tenho um amor tão grande por eles, e me sinto igualmente amada!

Quando chego no interior de SP (e tem que ser no interior, a capital não me traz os mesmos sentimentos) eu viro outra. Eu me sinto plena! Vejo aquela terra vermelha, o clima que é quente, mas agradável, o cheiro de mato, o farfalhar de folhas misturado com canto de pássaros, cigarras e barulho e cheiro de caminhão. Tudo isso é significativo demais em mim. Me sinto em casa! Lembrei da Glorinha falando sobre a Itália. Eu sou mais modesta, meu canto é o interior de São Paulo. Lins? Piracicaba? São José do Barreiro? Bauru? Jaboticabal? São Pedro? Nada disso importa. O que importa é o cheiro, é a terra vermelha, os milharais, gado no pasto... Isso me preenche como nada mais.

Essa viagem mudou alguma coisa em mim. Acordou um gigante adormecido. Em muitos momentos de minha vida fiz um movimento em direção a esta guinada. Ela ainda não aconteceu. Acho que terá que acontecer. O Vi se coloca favorável, meus pais? Não sei. Gostaria que nos acompanhassem. 

Isso influi diretamente na minha escolha profissional. Eu AMO o que faço, mas minha real vocação é para outra função. Eu nasci extensionista, antes mesmo de saber o que isso significava. Meu trabalho dos sonhos é na extensão rural. Meu chefe sabe disso e me delega funções onde possa exercer esta veia: entrevistas, apresentações, treinamentos, contato com pessoas... se forem simples, melhor... produtores rurais então... Aí sou pinto no lixo!

Passamos a semana no meio de pesquisadores da Embrapa, uma empresa que admiro muito. São grandes em seus papéis profissionais, mas costumam ser tão generosos, tão humildes como seres humanos. Não podemos tirar o todo por alguns, mas é assim que me sinto sobre os profissionais de lá, todos com os quais tive contato em minha vida profissional, desde meus tempos de estudante.

Se é a empresa dos meus sonhos? Pode ser tornar. Na realidade, se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para trabalhar seria na CATI, que é de âmbito estadual, mas onde poderia exercer meu trabalho dos sonhos em algum dos municípios que me deixam equilibrada. Se ainda poderei fazer isso? Espero que sim. Me faz lembrar a paixão que tenho pela minha profissão. Quando me vejo extensionista não questiono se escolhi a profissão certa. Não há mais certa! Posso fazer alguma especialização na área de antropologia, e isso só me enriquecerá, mas ser veterinária volta a ter sentido...

Sei que não é uma função bem remunerada, ah, não é mesmo... Mas eu teria o que meu amigo Aloisio  Sturm me ensinou - teria salário emocional! Neste quesito eu estaria muito bem paga!!!

Desde o início tomei para mim que este não seria um blog para falar de trabalho. É meu espaço para alongamento, é assim que o defino. Local para falar de coisas leves, espaço para não pensar na forma, só no conteúdo, e onde, mesmo o conteúdo, é livre e sem regras. Mas neste texto não estou falando de trabalho, e sim de sonho...

Vou rezar e vou pedir. Eu sempre recebo o melhor para mim, basta acreditar! 

Beijos a todos,
Tati.


17 comentários:

She disse...

Isso, isso, amiga, basta acreditar... desejar, acreditar e visualizar são atitudes que atraem o que tanto desejamos, parece fácil, mas não é e exige gde concentração e persistência, mas qdo é do fundo da alma conseguimos. Me vi muito por aqui, pois no momento é o que estou tendo um "salário emocional", o financeiro não tá ideal, mas qdo o emocional tá feliz o universo conspira. Adorei o post!
Como tá o Bê, tá melhorzinho?
Beijo, beijo!
She

Isadora disse...

Tati, saudades de você também, mas estava por aqui te acompanhando!
Dizem que quem tem um sonho nunca está só ( e vc não está mesmo - rs, pois tem dois sonhos do seu lado). mas sobre esse é possível sim. E dependendo do seu rumo pode se tornar realidade.
Um grande beijo e espero que o Bê esteja melhor

Tati disse...

Ah, meninas... Bom poder sonhar... O Bê está melhorando. Ainda teve um quadro de febre hoje à tarde, mas agora de noite estava melhor.

She: Eu também tenho salário emocional onde estou, mas não é igual... Também acredito que quando fazemos o que amamos o universo conspira! Que conspire a nosso favor, amiga!!

Isadora: Eu tenho te acompanhado por aqui, estava com saudade de te acompanhar no SEU blog! hehe Matei um pouquinho a saudade hoje!! hehe
Beijos.

Ester disse...

Oi Tati,

Achei-a no blog da Isodora e vim conhecer seu cantinho,
reconheci-me em algumas de suas falas,
o carinho pelo seu filho é maravilhoso,
gostei bastante daqui e voltarei,

que todos os seus sonhos se realizem!

Beijos,

Denise disse...

Vc falou com paixão sobre teu sonho, Tati - expandindo ao universo esse querer. E crendo que recebe o melhor, é só esperar o que está atraindo para si.
Adorável tua descrição, como sempre, dos sentimentos que vai organizando enquanto expõe. Bonito esse resgate que está fazendo da menininha que existe em vc e aflora através do Bê.
As mudanças que percebe estavam prontas para acontecer - que sejam perfeitas no teu querer, eu daqui vou torcer!
Adorei tua visita. Estava com saudade!
Bjos, querida!

Taia Assunção disse...

Seu blog é família minha flor...filho, casamento, trabalho...VIDA e sonhos. Tudo faz parte. E nós gostamos de gente de verdade como você. Já fui extensionista, trabalhei em aldeias indígenas e gostava dessa vida. Mas de tempos em tempos sofremos transformações e cá estou eu no Continente Mãe...daqui uns anos quero morar na praia, curtir o mar, jogar Capoeira...curtir os netos. São essas transformações pelas quais passamos que nos tornam maduros e preparados para as adversidades...beijocas!

chica disse...

Ir atrás dos sonhos é lindo.mas também complicado quando ennvolve outras pessoas.

Que tudo se ajeite e o universo te dê esse presente tão legal!

Fico na torcida!beijos,tudo debom,chica

Anônimo disse...

Tati, minha linda!
Já comecei a torcida por você, pois como disse a Denise, você expandiu o seu querer ao universo. E isso não fica impune, rsrs, não mesmo. O universo responde ao sonho sonhado! Tenho certeza, acredito nisso, comprovadamente. Lembre-se "a imaginação é a oficina da vida". Analise com atenção essas palavras e pratique, você conseguirá realizar seu sonho. Bjssssss

Betty Gaeta disse...

Oi Tati,
Pelo seu texto pude ver o que é o meu blog para mim, ele é o meu "salário emocional", agora sei que estou sendo muito bem remunerada por ele!
Lindo o texto...
Bjkas e uma ótima terça-feira para vc.

pensandoemfamilia disse...

Que belo mergulho em sua história. Cada etapa dos nossos filhos nos reportam ao que vivenciamos.
Sua viagem externa e interna se cruzaram e seu sonho vei à tona. Aproveite!!!!!
bjs

Andréia . disse...

Quanta coisa descobri sobre vc Tati.
Essa palavra eu não conhecia, rss
Eu não faço o que gosto onde trabalho, e isso é uma pena, mas sei que ainda tenho tempo de mudar isso , eu ainda sonho com isso.
Fale sobre o Be, sobre seu emprego, sobre o que sentir desejo, assim nos tornamos mais pr´´oximas uma da outra.´
Lindo dia
beijos

Glorinha L de Lion disse...

Tati, vai menina! Vai atrás de teu sonho, palavra de especialista em sonhar e ter deixado meus sonhos pra trás, vai lá, corre atrás, faça o que tem que ser feito, não faça como eu que deixou o tempo passar. Mas, pra vc ter ideia, estou começando a colher os frutos, são pequenos ainda, estão começando a sair das flores, mas estão virando frutos, embora tardiamente...mas falo de cadeira: não deixe seu sonho para amanhã! Acredita nele, vc pode! Você vai torná-lo sim, real!
Grande beijo, cheio de esperança!

Bordados e Retalhos disse...

Li todos os post desde o último lido por mim. Adorei tudo e aprendi tanto. Costumo falar que não há dinheiro que pague o que eu ganho aqui no meu trabalho pois é gratificante demais fazer o que gostamos. Acho que consegui entender e captar o seu amor pelo trabalho. Conheço um monte de gente que ganha muito bem e não é feliz, faz por obrigação. Isso é sonho mesmo, sonho realizado e sonho se realizando. Bjs amiga, adoro as coisas que vc escreve.

Misturação - Ana Karla disse...

Tati o melhor trabalho é aquele onde somos felizes.
Dinheiro é o complemento para uma vida melhor e pouco proporciona a felicidade.
Opção melhor é da felicidade.
Sonhar faz muito bem, ainda mais quando podemos realizá-los.

Xeros

Anônimo disse...

Em 1º lugar falar do Bê faz parte da sua vida, e gosto muito.

Espero que você se realize completamente no campo profissional, que você trabalhe no que gosta e seja muito feliz.

Beijos na alma!

Mari disse...

Tati querida...

A gente deve acreditar no sonho sempre amiga!
É isso mesmo! Estou na torcida!
Beijos

Beth/Lilás disse...

Tati meu bem,
Eu sabia que vc teria muito mais que falar do que somente do Bê ou de família, pois desde a blogagem colorida promovida pela Glorinha, você despontou como uma blogueira excelente e rica em coisas boas para se ler e passar bons momentos em sua companhia. Embora gostemos de ler também sobre esse seu lado mãezona e do lindo filhote que tens.
Sobre seu trabalho, realmente é um trabalho glorificante e que nos orgulha, pois o país precisa de gente como você, estamos carentes de 'inteligência', a maioria preferiu ir pra fora especializar-se ou buscar valor, já que nossos governos não incentivam tanto.
Continue assim, muita força e garra é o que lhe desejo!
Sobre a Embrapa, falei dela esta última semana em que vc estava viajando, quando apresentei aquelas abobrinhas verde-amarelas bem brasileirinhas, você viu?
um super beijo carioca