Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

A festa de "amigos para sempre"

Quando o Bê saiu da escola, e nós saímos junto, percebi que estávamos deixando nossa família para trás. É como a experiência da Fran, em viver nova vida, em novo local, longe dos seus. É bom, mas é duro. A despedida no dia em que fomos conversar com a coordenadora foi difícil para nós e para ela, há uma relação de confiança, de amizade, e o medo de perdê-la. E como só fomos eu e Vi ficou faltando a despedida do Bê. Combinamos então uma festa de despedida. Na verdade a ideia não era de uma festa padrão, mas uma oportunidade de confraternizar, dele estar mais uma vez naquele ambiente, já sabendo que não faria parte da rotina.

Lá as festas acontecem às quartas-feiras, sempre. Como havia eventos marcados para as 2 quartas seguintes e querendo que o Bê já estivesse mais adaptado ao novo ambiente (para perceber que mais ganhou do que perdeu), dexamos o tempo passar. Um mês depois, eis que fizemos a festa.

Inspirada pelas amigas blogueiras que criam coisas lindas por aqui, resolvi me aventurar. Vocês criaram um monstro!!! E junto com marido, fiz uma lembrancinha pra os coleguinhas de turma, com uma tag (chique demais) de algo que chamei de craft fake (sim, tudo photoshop, não há colagens). Na tag (ui!) coloquei nossos contatos, todas as formas de mantermos alguma relação: endereço, telefone, e-mails, orkut do Bê. Só não coloquei Twitter e Facebook, por que, apesar de ter, não sei usar direito e seria uó não conseguir responder... Por favor, entendam a arte a gracinha como obra de iniciante!

  

E fizemos também algo semelhante para as professoras. As fotos estão toscas, basta dizer que eu terminava os caderninhos ontem às 13h, quando a festa era às 15h... Pouco tempo para fotos produzidas, certo? Mas queria muito contar para vocês tudo que estávamos vivendo e também por que prometi para marido, que queria ver como ficou pronto. Ele participou da parte gráfica, do design (alguém me leva tão a sério quanto eu?), mas não viu nem mesmo impresso, por que nossas 2 impressoras entraram em greve, e nem foi por falta de cartucho... 
  
A sequência: imagem jpg, colada no caderninho (caderneta) e embalada, em celofane, com um bombom. 

Apesar de simples, fez sucesso. Os textos são meus, marido mudou a ordem de algumas frases e achei que ficou melhor. Deu para presentear quem nos presenteou por tanto tempo, entre professoras, auxiliares, funcionárias.

A festa foi muito legal. Na verdade um lanche em companhia dos amigos: batata frita, suco, brigadeiro, bolo. O Bê, tão eufórico, que estava difícil controlar. A emoção era nova e assustava, eu acho. Ele foi recebido com tanto carinho, sabia que não podia ser diferente, quando a gente sente é especial.

Já na entrada tanta festa, tanto abraço, tantos sorrisos. Tia Regina da secretaria abraçou, beijou, e ele cheio de sorrisos. Depois tia Natércia, da limpeza. E aí as professoras, tia Sônia da cozinha... e assim por diante. Ele foi prestigiado por todos, até que... chegou na sua turma! Acabamos com a aula da tia Dani, todos eufóricos e felizes, os 15 da sala mais o Bê. Tentei tirá-lo de lá, não consegui. Ele foi incorporado à aula do dia, até o horário do lanche. A brincadeira rolou solta e ele estava muito feliz. A foto diz tudo, aquele sorriso pleno que só podemos dar abraçados com o melhor amigo. Este é o melhor amigo nº 1 que ele tem no mundo! hehehe 

O Bê estava tãããão feliz!! E eu fiquei também. A Elaine, como sempre, nos recebeu muito bem, com aquele carinho que lhe é peculiar. Como me sinto em casa na Bambalalão!! Vou sentir muitas saudades. Ontem consegui voltar para casa de alma lavada, finalmente me senti leve. As amizades aqui cultivadas mantém-se muro afora.

E o presentinho deu certo. De noite, na própria quarta, o melhor amigo ligou e eles se falaram por muito tempo no telefone, já combinando o passeio. Eu e a mãe do amigo já conversamos, sabemos da responsabilidade de mantermos esta amizade, que é linda e pura. Eu tenho uma amiga desde os 5 anos e mesmo a distância não nos separou. Ontem, outra amiguinha, a Bia, também ligou. O pai disse que ela está tristinha desde que o Bê saiu da escola, sentindo muita saudade. É que meu pimentinha é muito cativante, gente!
Está difícil escrever esta história, foi mais sensação do que palavras, foi bom demais de viver, não sei como descrever. Entendam que é 100% emoção e carinho, que lá sabemos que estamos em casa, mesmo que esta não seja mais nossa casa de fato (ou seria de direito?). Que torço para que muitos laços criados possam ser mantidos, não apenas com amiguinhos do Bê, com os amigos que nós fizemos e que incluem a coordenadora, professoras, funcionários e mães de alunos.

Despeço-me com a foto da turma toda. Como estavam felizes... meu coração quase explode com tal demonstração de amor ao loirinho...

Tenho a certeza de ter feito a coisa certa. Saí mais tranquila e o Bê também, agora ele entendeu que não perdeu: ganhou novos amigos e mantém os antigos. A vida é assim! 

É muito gratificante quando conseguimos encerrar um ciclo sem fechar as portas. Estamos plenos!

Beijos a todos,

Tati.

P.S.: Amei a participação de vocês na pegadinha de português e vou escrever sobre isso na sequência, tá bem? Não esqueci. Adianto apenas que a maioria acertou. Foi um barato, e dei gargalhadas com algumas respostas!!

Mais beijos.

18 comentários:

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Tati

Que emocionante, vc mostrou com carinho e delicadeza a importância da amizade e que ele não perdeu, apenas ganhou mais!!

beijos no seu coração e curta o dia de amanhã!

Cynthia Le Bourlegat disse...

Tati querida! Achei lindo o que vc fez, assim todos vão se lembrar do Bê e podem manter o contato, lindo exemplo de amizade vc deu. E ficou show a lembrancinha, tu tá craft já
beijocas e bom final de semana
Cynthia

chica disse...

Lindo e emocionante tudo isso!beijos,tudo de bom sempre!chica

Paula Betzold disse...

Que linda festa Tati... essas primeiras escolas dos nossos filhos fazem isso conosco né?! Eu sou apaixonada pela escolinha da Duda, nem sei como será no dia de tirar ela de lá!!! beijinhos!!!!
Ah! Vc está fera no photoshop hein?! um dia eu chego lá! beijos

Bordados e Retalhos disse...

Tati que encanto, que lindeza de texto com tantos sentimentos além da emoção forte. Fiquei aqui com os olhos marejados pois nunca fiz isso para os meus filhos. Penso agora que poderia ter minimizado o sentimento de perda depois que mudaram de escola, de bairro. Viu? Eu aqui, com filho de 15 e outro de 20, aprendendo tanto com você que é mãe do Bê que ainda é um bebê (desculpe-me o trocadilho rsrsrs). Bjs amiga adorei

Lu Souza Brito disse...

Tati...
Quando leio seus posts como este, não consigo te ver inteira, vejo so um coração gigante. Sabe aquele que pedimos ao namorado, para deixar em cima da cama?
Você é a delicadeza em pessoa e ficou tãaaaaao fofo seu trabalho, os mimos para os amiguinhos do Bê.
Creio que a alegria dele e dos amigos além da amizade mantida é a maior recompensa.
Beijokas

Macá disse...

Tati
Ele vai sempre ter uma ótima lembrança de tudo isso. E pelo que você diz, ele merece, certo? E vocês também pelo filho tão bacana que ele é.
Meu filho saiu da escolinha quando tinha 3 anos e meio, e as vezes, quando olhamos as fotos, ele se lembra de todos. É muito bom isso.
E esse sentimento, não de perda, mas de ganho de novas pessoas na sua vida é importante pra ele.
Um beijo

Blog da Fatima disse...

Que lindo Tati...
Muito boa sorte para esse proncipezinho!!!! Realmente ele tem um rostinho cativante...muito fofo..e parabéns plo filhotinho tão lindo!!!

Bjos no ♥

Lúcia Soares disse...

Tati, uma ideia muito linda, muito simpática e de verdadeiro agradecimento. A escola deve ter-se sentido muito lisonjeada. São poucas as pessoas que agradecem verdadeiramente o recebido. A maioria pensa: "estou pagando, eles têm mais é que cuidar bem do meu filho". Não é assim?
Adorei a lembrança, vocês serão inesquecíveis para a escola, pode ter certeza.

Tati, tem um selinho e um meme pra você em meu blog. Espero que goste e tem a liberdade de não aceitar, ok?
beijos!

Isadora disse...

Oi Tati que ideia maravilhosa a de vocês e que mensagem bonita transmitiram para o Bê e pata todos os amigos da escola.Podemos mudar de cidade, País, pois as amizades verdadeiras sempre ficarão.
Um beijo e parabéns pela bela festa

Beth/Lilás disse...

Tati,
Seu loirinha pimentinha é uma graça mesmo e todo alegrinho, juro que lembrou o meu quando era desta idade. Até o gesto dele na última foto junto com a turma, levantando os bracinhos de alegria.
Sabe o que é isso né!? Uma família amorosa e que deixa o filho viver e ser feliz. Tenho certeza que ele se readaptará facilmente à nova escola.
bjs cariocas

Mahria disse...

Coisas simples, mas tão importantes e que ficará marcado para sempre. Pode Crêr!


Bjs ternos
Mah

Françoise disse...

Estou aqui admirando sua atitude enquanto mãe. Isso é bárbaro, o Bê esta aprendendo que na vida há perdas sim mas que não precisam ser diante de um sofrimento, você está ensinando a cultivar as amizades e junto com elas o amor.Valores que vai levar pra vida toda.
Esta foto dele com seu melhor amigo está irradiando alegria, é uma delícia ver seu sorriso, parece mais uma gargalhada.....ehhhhh
As lembrancinhas estão ótimas, não vi nada de tosco viu mulher? Você pensou em tudo mesmo, mas que o presente a ideia de manter o contato.....este é o maior presente.
Agora sim estão continuando mais felizes esta nova fase na nova escola....e parece que ficamos mais tranquilas comigo mesma não é - apesar de saber que não fizemos nada de errado.-


...até ganhei um espaço no seu post junto do Bê, ehhhhhh gostei demais!!!


Beijos Tati!

Françoise disse...

...tranquilas consigo mesmas.....

(acho que tenho que voar pra escola)estou desaprendendo.....

Regina Coeli disse...

Olá Menina Tati,

O que é feito de coração é realmente o melhor!!!
Tudo foi planejado com carinho e amor: o ENCONTRO, a ARTE das LEMBRANÇAS, as FRASES, as FOTOS,tinha que sair tudo maravilhoso!!!
Essa experiência será sempre lembrada por vocês e pelos Amigos crianças e adultos!!!
Muito enriquecedor tudo isso pois você documenta a dificuldade que sentiu em narrar suas emoções..
Beijo carinhoso para você é para o Netinho Bê.
Regina Coeli

PS- Amei o NOVO LAYOUT do seu BLOG.
Parabéns!Até mais.

disse...

Tati!!! Lembrei da minha filha na mesma idade. Essas lembranças ficam na memória para sempre!!!!Lindo a expressão do seu amor. Bjos no coração!!!

Françoise disse...

Ei Tati, seu blog tá lindo assim, gostei mesmo.
Bjos, bom domingo.

Denise disse...

Eu li antes mas estava sem tempo, voltei, reli, curti outra vez tua emoção e me deixei contaminar...revi a mim mãe de crianças, sempre jeitosa e festeira como vc...dava jeito pra tudo, bolava as coisas e executava em tempo record. Posso imaginar como tudo rolou, e te adiantar, com segurança: os anos vão passar e não conseguirão apagar da memória afetiva de seu Bê este dia que proporcionaram a ele. Cada detalhe cuidado com tanto amor terá valor eterno no coração de teu filho - e no teu, amoroso e dedicado.

Vc é muito bonita Tati, tem estilo pra escrever e bom gosto, mas a maior beleza que deixa transparecer está na tua alma, e a intensidade dos teus desejos a faz inventar jeitos de realização...admiro muito o que vejo!!

Bjo carinhoso pra família feliz!