Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Blogagem Coletiva - Vermelho

OBAA!! Desta vez estou mais entusiasmada do que nunca, a cor escolhida pela Glorinha, do Café com bolo foi o vermelho e estão passando por minha cabeça milhares de coisas vermelhas que eu amo! Aliás, amo vermelho Cor repleta de energia, de força, vibrante, apaixonada, quente, linda! Cor da vida e de muitas coisas de comer que eu adoro, como melancia, morango, maçã, tomate ...

E já que minha postagem azul foi o pássaro azul, nada mais justo que falar, na blogagem vermelha, de outro filme da minha vida: Moulin Rouge!

Amo este filme pela fotografia, por umas posições de câmera incríveis que faziam as danças parecerem caleidoscópios humanos, também pela trilha sonora, que não me lembro de outro filme que eu ame mais, mas acima de tudo pela busca do personagem de Ewan McGregor (Christian) que deseja "amar e ser amado em retribuição". Dá para sentir a profundidade disso? Ele inverteu a ordem do que pedimos geralmente, e fez toda a diferença. Ele não diz que deseja alguém que o ame. Ele deseja AMAR! O retorno virá em retribuição.

Ok, deveríamos amar e pronto, sem esperar recompensas, mas quantos de nós somos capazes disso? De verdade? No filme esta máxima refere-se ao amor romântico, entre um casal. Mas eu quero estendê-lo ao amor puro e simples. Amar amigos, amar ao próximo. Amar primeiro. Estender a mão a quem precisa, mesmo que este alguém não a tenha estendido para nós quando precisamos. É a isso que esta frase me remete.

Agora outro fator que me faz amar este filme, e aí, não diz respeito diretamente ao filme, foi a situação em que o assisti pela primeira vez (Ah, esse eu já vi muuuuuuitas e verei mais mil!)

A primeira vez que vi Moulin Rouge foi no cinema. Eu estava com uma das minhas melhores amigas. Aquela que é para sempre, na alegria e na tristeza. Hoje ela mora na Costa Rica e eu mooorro de saudades. Na época eu tinha acabado de terminar um relacionamento importante e acabado de me formar. Estava naquela fase em que tinha todas as possibilidades à minha frente e absolutamente nada para o dia seguinte. Uma fase  vulnerável, em órbita, sem chão. Esta amiga esteve ao meu lado o tempo inteiro, me deu o apoio que eu precisava por um long período. E neste dia, voltei a me sentir feliz!

É claro que não foi a Martha que me fez sentir feliz, eu sei que isso só eu posso fazer por mim, mas se ela não estivesse ao meu lado este dia demoraria mais a chegar.

Então o que amo em Moulin Rouge é o Moulin Rouge, com toda sua super produção, e a presença da Martha em minha vida! Que agradeço todos os dias, mesmo ela estando tão longe estará sempre pertinho, e torço por ela que foi viver a grande aventura de sua vida - se encontrar!

Se o pássaro azul foi a felicidade, para mim, Moulin Rouge é a amizade (amar e ser amado em retribuição, ou fazer o bem, sem olhar a quem) e a Martha é um símbolo desta verdade dentro de mim. No dia em que nos conhecemos - e já se vão mais de 10 anos... nos tornamos amigas (como se essências se reconhecessem) e isso não é nada fácil para mim, que sou desconfiada, reservada. E não é que ela é igual? Mas já nos conhecemos, compramos água de coco e trocamos confidências de uma vida inteira em pouco tempo, enquanto os outros estagiários da fazenda faziam outra atividade (sim, éramos universitárias...). Neste dia, nos tornamos irmãs. Amigas para o que der e vier. Ela me deu grandes provas de amizade, sem que isso se fizesse necessário. Uma vez, morando no Humaitá e indo para Copacabana (bairro vizinho) fez a rota por Jacarepaguá (?!) só para me trazer um pedaço de bolo, por que eu estava doente. E eu? Ah, para ela eu dei uma jóia de presente: Meu filhote em batismo!

Nossa amizade é assim: um rubi que nos enriquece!
Um beijo vermelho a todos. E vamos conhecer as postagens dos amigos! Ah, Glorinha, você fez as segundas-feiras serem ansiadas!!!


Tati.

27 comentários:

Anônimo disse...

Vermelho é a cor da ação, da força.

Olha, mudei o endereço do meu blog para: meripellens.blogspot.com Isso é constrangedor, mas estou mais tranquila sem a preocupação de ter que renovar domínio ano após ano.

Porém, com essa mudança, os seguidores perderam o link de atualizações!!! Pois o Blogger só redireciona se mudar para domínio próprio. Por tanto, para voltar as atualizações no reader ou painel do Blogger tem que atualizar lá nos seguidores também.

Enfim, esta é uma das coisas que só eu sou capaz de fazer. Desculpe mesmo. Um dia me internam.

Boa semana e bjos na alma!

Manuela Freitas disse...

Olá Tati,
Gostei muito do teu post, sensibilizou-me a importância que deste à amizade e a essa tua amiga em especial. Sentimentos assim encantam-me.
Por outro lado eu também vi esse filme que tu referes, que também me fascinou e já estive há alguns anos à beira do Moulin Rouge, só não entrei, porque era uma turista tesa (sem dinheiro)!...
Beijinhos,
Manú

Taia Assunção disse...

É tão bom ter amizades assim, também tenho um amigo que dividiu comigo os momentos mais importantes de nossas vidas e é ótimo. Parabéns pela amizade, beijocas e bom início de semana.

Glorinha L de Lion disse...

Oi tati!primeiro quero te agradecer por me agredecer...eu que deveria agradecer a todos que estão me dando tanta alegria, contando suas estórias, e sua amizade é uma estoria linda ...esse filme tb é um dos preferidos da minha filha...eu amo as músicas...bj grande.

Lu Souza Brito disse...

Tati,
Linda a sua homenagem a sua amiga. Também tenho uma assim, com quem subia nos pés de mangua pra trocar confidencias. Hoje nos vimos bem pouco, mas o amor é o mesmo.
E vc disse tudo, a Glorinha fez com que todas as segundas feiras se sejam dias aguardados, ahaha, eu fico ansiosa. geralmente já preparo meu post na sexta e programo.
Semana que vem nem sei como vou fazer, pq viajo nesta quarta e só volto domingo a noite. Vou preparar na segunda mesmo.

Beijooooo

Anônimo disse...

Tati querida, a gente sempre sintonizando, rsrs! Um filme também!!! Sabes, faz tempo,tenho vontade de ver mulin rouge pois sei que é muito bom, mas agora, você aguçou minha vontade!!! Lá vou eu atrás do filme!!!
Beijos amiga.
Amei o post. E aquele rubi, nossa!!!! lindão.

c r i s disse...

Uau Tati, tô ficando viciada nas passadas por aqui, lindíssimo filme moulin Rouge e perfeito a maneiro como descreveu, amizades assim são para sempre...vou te indicar outro filme, caso vc não tenha visto...'Lanternas Vermelhas', para não sair do tema...bjinho!!

Cris França disse...

QUE LINDO! adorei sei post Tati, adoro a Nicole Kidman. bjs

Silenciosamente ouvindo... disse...

Tati, obrigada pelas tuas palavras
a propósito do dia da cor...Pois
eu se não estivesse tão doente tinha colocado mais coias, mas já
foi um sacrifício participar.
Beijinhos e volta sempre.
Irene/Portugal

Anônimo disse...

Linda postagem Tati!
Bjs.

Tida disse...

Tati, que bela amizade você tem!
O filho também é lindo.
Parabéns!

P.S.: tentei deixar um comentério aqui de manhã e não havia conseguido.
Agora vai...
Nem esta janela nem abriu.
Abrs.

Silvia Cristina disse...

Tati. Vermelho cor intensa, não? Também gosto muito. E vi tanta intensidade nessa amizade. Lindo demais esse post, emocionante mesmo.

Beijos

Renata Boechat disse...

Que fantástica declaração de amizade!

Sim, que declarações não sejam feitas somente entre homens e mulheres, mas sim entre seres humanos que se gostam, e de alguma maneira são importantes um pro outro!

E Moulin Rouge, um belíssimo filme em tons de vermelho...muito bem lembrado!

Deixo meu abraço de agradecimento por ter ido conhecer meu EternosPrazeres, volte sempre, serás muito benvinda!

Anônimo disse...

Que linda homenagem vermelha, você fez para sua amiga Tati.Adorei!
Pelo que estou nos blogs que visitei, o vermelho nos trouxe um mar de recordações
Bjo
Yoyo

Gina disse...

Amizades são realmente preciosas e essa homenagem deve ter deixado sua amiga muito feliz.
Boa semana!

A DONA DO MUNDO LEILA disse...

OLÁ TATI,
COMO É MARAVILHOSO TER UMA VERDADEIRA AMIGA...AQUELAS QUE SÓ DE OLHAR A GENTE SE ENTENDE.BEIJOCAS OBRIGADA PELA VISITA

Beth/Lilás disse...

Oi, Tati!
Linda sua participação na blogagem vermelha, mais linda ainda porque aliou sua lembrança com o belo filme M.Rouge à sua especial amizade.
Estou adorando estas blogagens, conhecemos pessoas com alta sensibilidade como você. Parabéns!
beijos cariocas vermelhaços

Unknown disse...

Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa nem preciso dizer que AMEI!!!!!!!!!!! Obrigada por sua amizade tb!
To aqui na correria dos trabalhos pra entregar, alias um amanhã pra apresentar, mas não resisti em passar pra ler, e não me arrependo! tenho toda a noite pela frente pra estudar...hehehe Isso é mais especial.
Sabe que estou emotiva e fiquei aqui lendo e relembrando, e chorando os bons momentos! Espero que minhas idas pro Rio sempre possamos fazer passeios como fizemos pra casa da Pati, sinto muito a falta disso aqui.
Te amo muito e morro de saudade de toda familia!!
Beijão Martha

Rozani disse...

Oi Tati!
Que linda sua história de amizade!
Eu tb, gostei muito do filme Moulin Rouge. É uma linda história de amor.
Eu adoro filmes, é minha paixão.
Eu tenho outro blog que é sobre filmes.
Bjs,Rozani

Mara D'Almeida disse...

Olá Taty! Obrigada pela visitinha e pelo comentário. Amei seu post! Ainda não assisti esse filme, mas já ouvi falar e da forma como descreveu agora quero assistir também, gosto muito de filmes com boa fotografia.
Parabéns pela postagem e u grande abraço.

Bordados e Retalhos disse...

Tati que post lindo que linda declaração de amizade. A vida é feita disso né amiga? Ai de nós se não fossem os relacionamentos, envolventes, duradouros, verdadeiros. Adorei!

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Olá Tati, vim agradecer sua doce visita!
Amei!

Amei o modo como falou do amor, em doar-se e nada querer em troca e da amizade verdadeira, que nenhuma distância apaga!

beijos e amei seu blog!

Nem preciso dizer que seu filho é uma graça! Benza Deus!

Luma Rosa disse...

Parabéns pela amizade conquistada!! São raras, mas quando acontece, são verdadeiras.
Nossa! Assisti esse filme tantas vezes que perdi a conta!!
Beijus,

mirian disse...

Tati,Tati...mais uma vez você conseguiu fazer meus olhos se encherem de lágrimas...aliás, foi assim a vida toda. Desde as lágrimas de pura emoção e encantamento com sua chegada, até as lágrimas de preocupação quando voce, ainda hoje, dá aquelas freadas súbitas e assustadoras...passando por seus escritos, principalmente seus cartões que sempre acompanham os presentes e que são mais esperados que os proprios presentes (graças a Deus)!Filha, que esse poder de despertar as emoções, mesmo aquelas adormecidas, nos acompanhem sempre. Amo você!

Anny disse...

Tati:
Um dos sentimentos mais preciosos do mundo é a amizade e tdo que conquistamos em volta dela.
Parabéns pela amizade conquistada e mantida.
Quanto ao lilme, amei e sempre que tem reprise na TV, revejo de novo e de novo.

*Obrigada pelo comentário no Blog Linha que tambem ficou vemelho, para receber as visitas.
Até mais!
Anny.

Irene Moreira disse...

Tati
Muito lindo o que escrevestes, linda a história da amizade e Parabéns !!!
Vou depois conhecer as outras blogagens.
Beijos

Cristiane, Duda e Manu disse...

Nossa como ébom ter uma amiga assim... Não sei se vc sabe Tati, mas tb tenho uma assim. é minha amiga uns 6 anos, mas tenho certeza que temos algo de outra vida. Ela mora em JPA e eu em copa e não posso pensar em precisar dela e ela já está aqui.
Nossa me deu uma saudade (ela tá na fazenda)... é a Alessandra - Cirurgiã- vet.
Tb dei um tesouro pra ela: A Duda como afilhada. E quase dei Manu tb, mas acho que seria demais. Ela tem uma penca de afilhados de tão doce que é.

Adorei seu post.
Beijossssssss

Continue escrevendo assim. é tão bom de ler.