Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

domingo, 25 de abril de 2010

Uma novela em ROXO


Coincidências: Esta história estava na prateleira para ser contada, esperava apenas o desfecho, que ainda não aconteceu, mas já era postagem certa. Por desabafo e por graça... Só que quando a Glorinha do Café com bolo sugeriu a cor Roxa percebi que era chegada a hora. Então, senta que lá vem a história...



Algumas empresas devem ter seu Atendimento ao Cliente dirigido por profissionais de circo (e não é dos malabaristas que estou falando...).


Pois bem. Material escolar do filhote este ano mudou. Ele já é um rapazinho e agora tem caixa de lápis de cor no estojo. Querendo colaborar com bons trabalhos, caprichamos! Compramos uma caixa dos ecolápis Faber Castell apagáveis. Sim, nos achamos... Puro luxo, eu achei! E a caixinha foi morar no ultra mega Power estojo do Ben 10.

Na semana das chuvas, quando ficamos ilhados em casa, Bê resolveu pintar com seus lindos lápis poderosos. – Ih, mãe, este está com problema... conserta? – o lápis em questão estava com o grafite solto em seu interior, como se fosse uma lapiseira sem ponto de aperto, então, quando ele tentava pintar, a ponta subia.





Liguei para o 0800. – Senhora, pode me informar qual a cor do lápis 
Roxo
Mas qual o número? 
Ué, não tem número
Senhora, vou estar procurando e... Ih, é... estes apagáveis não tem número, mas a senhora pode me informar a cor?
- Roxo
Compreendo, Senhora. Estaremos enviando este lápis para a senhora por sedex, junto com uma carta pré-paga, estaremos pedindo que nos retorne o lápis com defeito, para verificação.


Uma semana depois chega o sedex. Finalmente o lápis roxo voltará a habitar sua caixinha, tão tristonha e vazia nestes dias... mas...




Surpresa! O lápis que veio na caixa era ROSA!! Como assim?! Rosa nós já temos, o que nos falta é o roxo... Toca ligar novamente para 0800:





- Senhora, estaremos enviando novamente o lápis roxo. Peço que retorne, no envelope, o lápis com defeito e o rosa, por favor.


Desliguei dando risada. Nossa!! Eles estão fazendo questão do lápis rosa de volta. Ao invés de pedirem desculpas pela falha, agem como se eu estivesse roubando os lápis deles... Que desaforo da Faber Castell! Quase comprei caixinha nova, completa, para não causar mais prejuízos à sofrida empresa!

Mais uma semana e nova caixinha de sedex. Fui até a administração do condomínio com filhote, todo feliz, buscar seu lápis roxo. Abrimos a caixa e... Sim! Um lápis roxo! Mas... ops... Não era apagável! Não fazia parte da caixinha do meu filho!



Seta vermelha no lápis com defeito

Ai, não acredito, ligar mais uma vez para 0800! Que grande trapalhada!
- Senhora, nem sei como estar te pedindo desculpas. Estou com a caixa nas minhas mãos e vejo que tem apenas UM lápis roxo (dãh...), estarei enviando neste momento e, para nos desculpar do problema a senhora não precisa mandar estes lápis de volta. Mande apenas o com defeito, fique com os demais!

Liguei para o marido aflita: - Marido, acho que causamos a falência da Faber Castell!! E agora? Como conviverei com a culpa de desfalcá-los em 3 lápis?


E não falo isso pelo custo não. Nunca quis me favorecer de situação nenhuma, 0800 é direito e só é procurado (ou só deve ser) quando há falha no controle de qualidade da empresa. Ainda assim, o atendimento ao cliente perdeu uma grande oportunidade de melhorar o relacionamento com uma consumidora insatisfeita, que estava diante de uma falha técnica. Ao invés disso o que fazem? Me deixam mais chateada... mais descrente na empresa e em sua política de atendimento. Não sei se vale à pena pagar mais caro por uma caixa de lápis deles do que por uma baratinha que vende em qualquer lugar. Afinal, se falhar, você já esperava isso... 

Estou realmente muito decepcionada. Sairia mais barato, e mais simpático para eles, me mandar uma caixinha, com um belo pedido de desculpas por escrito, logo na primeira vez. Ou exigir o retorno dos dois lápis fora de contexto ainda assim... Afinal, que tipo de compensação é essa?

Vou te dizer... é muito despreparo! Fiquei ROXA de raiva!!!! E continuo aguardando o fim da novela...


Beijos a todos. 
Tati

45 comentários:

efeitoseconceitos disse...

Amiga,
Esses atendimentos ao cliente sempre me deixam também "roxa de raiva"
Bjo e boa semana
Yoyo

Beth/Lilás disse...

haha Muito bom ficou seu post roxo!

Se olharmos pelo lado positivo, o embróglio acabou ajudando-a a criar este divertido post, não é mesmo!

Quanto à referida empresa, sinceramente, que pão dura!

Mas, o mais legal dessa história toda é ver como pessoas como você, eu e alguns mais, estamos engajados em lutar pelos nossos direitos.
Certíssima, aplaudo de pé.

beijos cariocas lilases

Silvia Masc disse...

Tati, muito bom o seu post,como já comentei no blog, sou chamada pelo meu filho de "rainha do 0800", mas é comum ligarmos para reclamar do controle de qualidade, e nos vermos na necessidade de extender à reclamação às outras áreas.
EU "vou estar" mandando o meu aplauso pra você, e se eles chegarem fraquinhos, mandarei outros mais intensos, porém você não precisará mandar o anterior de volta ok? rs

beijinho

Chelle disse...

Oi Tati! Sabe o que me deixa ROXA de ódio tirando o desprerado e trapalhadas dessas grandes e pobres empresas? É o jeito que eles falam gerundiando tudo que é verbo ehheheheheheheheh

Bjo rosa pra ti!

Françoise disse...

Tatinha, que post ótimo!
Desculpe mas ri sozinha da situação. Bela novela e só podia ser mesmo relacionada a política de atendimentos. Tadinho do filhote, com minhas pequenas aqui sei que isso os deixa tristes , eles são detalhistas com suas coisinhas....
Quero saber o final da história viu?
Bjos
Fran

Taia Assunção disse...

Que coisa absurda. O molho saiu mais caro que a carne...hehehehe. Tomara que o lápis chegue bem da próxima vez. Beijocas e boa semana.

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Tati!
Me diverti com a sua novela mas, concordo e aplaudo você!
Essa turma do 0800 de fato nos tira do sério...e não são eles só não!
Falta muito respeito ao consumidor nessa nossa terrinha...
Parabéns por sua idéia tão criativa!
Um abraço apertado de quem agora está te seguindo.
Astrid Annabelle

Chica disse...

Adorei essa novela e ficamos, com essas coisinhas, Roxas de raiva mesmo, mas depois, temos que clarear,rsrs beijos,linda semana,chica

lynce disse...

Olá Tati!
É só para agradecer o teu simpático comentário e dizer-te que gosto bastante do teu blogue. Acho-o mesmo espectacular. Na sequência disso, será que autorizas que coloque o teu link no meu blogue?
Beijinhos do lado de cá do "rio" com o desejo de que passes uma excelente e suave semana.
:)))

josi stanger disse...

Oi Tati!! Pois é amiga, quem de nós nunca foi vítima de 0800? Eu cheguei a entrer no juizado de pequenas causas, contra uma empresa de telefonia, fiquei doente com a falta de respeito com o cliente, mas minha maior angústia foi ouvir da juíza que fez a conciliação que isso era normal, que o atendimento de 0800 é assim mesmo!!! não aguentei, perdi a causa, mas disse pra ela, que se ela aceitava ser mal atendida o problema era dela, mas que eu não achava normal e que não queria isso pra mim. Brasil Telecom nunca mais!!!
beijinho, e boa sorte ...
Josi

Renata Boechat disse...

KKKKKK!!!

Tens razão quando vc diz que os atendentes de telemarketing são artistas de circo...e nós os verdadeiros palhaços!!! è uma piada!

O seu caso serve muito bem pra ilustrar o descaso com que o consumidor é tratado nesse país!

Gostaria muito que a Faber Castell, no seu caso,pudesse ler esse seu post e te mandar publicamente um pedido de desculpas!!! Isso sim!

Passei por uma situação semelhante semana passada com a Velox, Meu Deus, no fim da coisa já estava rouca de tanto repetir a mesma história por tantas vezes seguidas pra pessoas diferentes, sem que meu problema fosse resolvido...

é...a vontade seria de rir...se fosse mesmo engraçada!

Barbie Girl disse...

Menina que abuso da Faber heim?

E eu crente que era uma empresa séria e respeitada, eles nem tinham que te mandar um lápis, mas sim uma caixa completa e novinha... que abuso!

Acho que nem vou dormir mais por vc ter desfalcado a empresa, kkk

Obrigada pela visita e pelo carinho lá no meu Cantinho, viu?

beijos

Fatima disse...

Que chatice né!
Bjs.

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Menina, voce com o problema do lápis roxo e eu aqui a dar risadas kkk (desculpa!)

Realmente a empresa perdeu uma excelente oportunidade de ter uma cliente satisfeita! Porque somos compradoras vorazes de material escolar, não é? E por muitos anos ainda!

Beijo

António Rosa disse...

Muito bom o seu post! Esse é o drama do consumidor actual. Foi com o lápis roxo, mas poderia ser igual com outro produto qualquer. Aqui em Portugal está a passar-se exatamente o mesmo. Nem imagina os problema que tenho tido com um fornecedor de internet... são meses nisto.

Parabéns.

António

Manuela Freitas disse...

Olá Tati,
Essa «Odisseia» por causa do lápis roxo, está o máximo, só que é preciso muita paciência!rrrrrrrrrr...
Beijinhos,
Manú

Marliborges disse...

Oi Tati, e o pior é que é assim mesmo, e a gente correndo de herodes a pilatos! É mesmo de ficar roxa de raiva. Mas se a gente não insiste, fica tudo numa pizza! Agora, outra coisa, cá entre nós, esse gerundismo dá nos nervos não é mesmo? Aff!!
Pelo menos a novela resultou nesse post legal! Só rindo mesmo!!!
Beijo grande.

Maria do Carmo disse...

Tati
Não pude deixar de rir..... mas veja pelo lado bom (Poliana)....
Que história mais legal para alegrar a segunda de todas nós.
bjs

manuel marques disse...

Roxo sofre né!

grato pela visita.volte sempre .
abraço.

Bordados e Retalhos disse...

Adorei essa história. Adorei porque vc divulgou e conseguiu, apesar de roxa de raiva, fazer um post interessante com essa confusão toda. Bjs amiga

Lu Souza Brito disse...

Que coisa mais antipática dessa empresa não? Te mandar uma outra caixa e um pedido de desculpas era o mínimo que poderiam fazer.
Também ficaria Roxa de raiva. Ainda bem que nao deixou de exercer seu direito como consumidora. Mas que acabou sendo engraçada a história, isso sim.
Aliás, atendimento ao consumidor sempre dá pano pra manga (e pra post de blogues né?)
Beijoooos

Elaine disse...

Oi Tati, vim agradecer sua visita e seu comentário e tb aproveitei para conhecer seu Blog, e vi que vc tem bom humor, mesmo com os 0800, rsrsrs
Virei seguidora, pois vou passar aqui sempre para ler suas Perguntas em Respostas!
Beijos e uma ótima semana!

Regina Coeli disse...

Olá Menina Tati,

Quero parabenizar você pela paciência e pela luta pelos seus direitos de consumidora!!!
Quero agradecer ainda por nos proporcionar uma originalíssima postagem sobre a cor ROXA!!!
Uma novela digna de ser divulgada pelos quatro cantos...
Sua atitude foi uma boa lição para o filhote.
Dê um beijinho lilás de boas energias no seu pequenino e diga que foi uma VOVÓ cá das Minas Gerais que enviou.Isso não se faz com criança!!
Grande abraço e parabéns mais uma vez!!!
Regina Coeli

Teresinha Ferreira disse...

Uau!! Achei super criativo seu post. Também fico roxa com algumas situações desse tipo. Fique bem.
Bjs

Eliana Pessoa disse...

HIHIHI ADOREI A HISTÓRIA FICAR ROXA DE RAIVA POR AQUI É MUITO FÁCIL É SÓ PEGAR O FONE PARA RECLAMAR ALGUMA COISA!!!

Cadinho RoCo disse...

A política de relacionamento destas empresas é simplesmente deplorável porque investem numa comunicação pasteurizada, desumana e demarcada por pesquisas frias e distantes, mas muito distantes do que realmente necessita um atendimento mais humano e menos alienado. Razão pela qual parabenizo-a por essa publicação, sobretudo por apontar essa falha numa empresa como é a Faber Castell.
Cadinho RoCo

Misturação - Ana Karla disse...

Tati, apesar do constrangimento, a história ficou até "engraçada", mas é lamentável uma empresa com esse porte agir dessa forma.
Conheço pequenas empresas que fazem muito mais por seus clientes.

Adorei sua visita no Misturação e conto com você mais vezes por lá.
Aproveito para seguí-la, clarooo, pois adorei teu blog.

Xerosss

Fátima disse...

Tati,é até uma comédia, não fosse a raiva que dá, mas o pior pra ainda é ter que ouvir frases no gerúndio...ah isso me mata e me deixa roxa batata,rs.

Volto pra saber o final da novela, e agradeço o carinho das visitas.

Beijinho.

marcelo dalla disse...

Olá querida!!!!
Adorei a forma bem humorada como escreveu sua história!!! Depois de tudo, temos mesmo é que rir, né?

Eu tenho vários episódios parecidos... xiiiiiii, nem te conto.
Bjos roxos rsrsrs

Silenciosamente ouvindo... disse...

Olá Tati a sua capacidade de captar
um momento não agradável e transportar para o seu post sobre
o roxo é fantástico.Há pessoas
como você que deviam escrever livros ou para revistas. Há tanta
gente a escrever bons textos nos
blogues, e não sei como há quem
se atreva(aqui em Portugal há) a
dizer que os blogues são pró-lixo...
Gostei muito e também do seu
comentário no meu blogue e
de se ter registado como
"seguidor".
Beijinhos e voltarei sempre que
possa, mas estou doente, os médicos
nem querem que venha ao computador,
tenho por isso mais limitações,
mas sempre que possa eu virei.
Beijinhos/Irene

Junia Ansaloni disse...

Vim agradecer a visita !!! Que post gostoso de ler...Bjim e boa semana !!!

Desabafando disse...

kkkk....gostei do seu post e confesso que não sabia que era possível ligar pra eles e reclamar desse tipo de problema. Já tive lápis defeituosos assim também mas agora estou curiosa pra saber se vc recebeu o lápis roxo certo. Depois me conta? rsrsrs...

E obrigada pelas visitas. Adoro seus comentários.

Ciene disse...

Oi Tati

Primeiro quero te agradecer pela visita, saiba que será sempre muito bem vinda!

Gostei da novelinha, rsss
Pena que isso seja tão comum de acontecer hj em dia né? Nós brasileiros já não temos o hábito de reclamarmos pelos canais competentes, mas se qdo fazemos (como vc fez) não temos o retorno esperado fica mais difícil ainda mudar antigos hábitos né?
Quero saber o desenlace da novelinha viu?

uma beijoca

Lúcia Soares disse...

Oi, Tati. Ótimo que você tenha usado o 0800 e, afinal, mesmo deixando-a "roxa de raiva", eles tenham resolvido bem seu pedido. A maioria das empresas nem responde e a Faber castell pelo menos foi simpática.
O negócio é a gente reclamar mesmo!
Você estará nas minhas colagens, com certeza!
Bj

Violeta Nascimento disse...

Realmente faltou profissionalismo de uma empresa tão grande...
Adorei a sua postagem pois tem a ver com a cor que fico todas as vezes que ligo para os 0800 da vida ou para aquelas benditas maquina que ficam mandand a gente discar tal numero e nunca se fala com ninguem que resolva..
beijos e bom final de novela
vi

Rozani disse...

Oi Tati!
Hoje em dia é só decepção com atendimento pelo telefone.Pior quando vc fala com uma máquina.Adorei seu post da blogagem coletiva.É bom deixar estes alertas para as pessoas.
Bjs,Rozani

Irene Moreira disse...

HAHAHAHAHAHAHA
Tati esta é a melhor blogagem ou digo postagem que já li, que ri tanto de quase fazer xixi nas calças ... e como caiu super bem para o tema em questão, mas fora isso que já não viveu um problema desse junto a um 0800 ?????
Parabéns amiga e desculpe só aora estar vindo te visitar , mas aproveito as folgas no trabalho ou em casa para colocar em dia as minhas visitas.

Beijos

angela disse...

ah se não fosse este lápis roxo! amei sua postagem. grata pela visita. bjs

Mila Viegas disse...

Gente, que absurdo! rs.
Desculpa mas eu tive que rir, pois é no mínimo engraçado.
Aconteceu algo semelhante comigo quando comprei um creme para cabelos sem enxague da OX. Sempre usava ele e adorava, mas um dia comprei um que veio com cheiro de cachorro molhado. Estava estragado e eu só descobri quando passei no cabelo! Arght! Pior é que eu estava me preparando pra um compromisso e tive que tirar toda a minha roupa e entrar no chuveiro de novo pra tomar um outro banho e lavar a cabeça.
Liguei pra eles e expliquei a situação. Me trataram como lixo! Foi um parto conseguir o outro creme que estivesse bom. Nunca mais comprei!

Com a Rexonna foi diferente. Comprei um desodorante daquele spray e em um dia ele se esvaziou sozinho. Achei que meu filho tinha feito arte.. tadinho.. rs. Daí comprei outro desodorante igual. Aconteceu o mesmo. Foi que eu percebi que era defeito do lote. Liguei pra lá e comuniquei. Em menos de uma semana um funcionário da Rexonna foi até a minha casa com um novo desodorante numa sacolinha bem fofa e pegou o que estava ruim. Muito bom o atendimento deles. Ele se desculpou e foi tudo bem!


Afff... escrevi demais!
beijos

Glorinha L de Lion disse...

Tati, como que eu não vim aqui no dia da postagem?????? EStou roxa de raiva de mim mesma....me perdoe, please!!!!
Não sei como isso foi acontecer..eu vou em cada blog...vou descendo em ordem como eles estão na blogagem....não entendi...será que pulei o seu? è tanta gente pra visitar que só pode ter sido isso...ai tô roxa de vergonha.....seu post tá maravilhoso, divertido e mostra bem a inoperância desses 0800 da vida....não sei pq suas postagens ficam sem foto lá no meu blog...porque será? Devo ligar pro 0800 do blogger...o que vc acha amiga? Beijos e mil perdões de novo!

cantinho she disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sensacional o seu post! Não adianta, o brasileiro tem problema com a pós-venda! E esse gerúndio aí mata, né? Afff! Eu amooooo a forma que vc escreve é muito gostosa, apesar do stresse dei boas risadas aqui. Boa sorte aí!
Bjo, bjo!

Olhar Simplismente... disse...

Oi Tati seu blog e demais,adorei seu post da blogagem roxa,infeslimente passamos por esse tipo de problema.
Que nos deixa roxa de raiva.
Foi bom te conhecer.
Um abraço.
Amara Mourige

Victor Zanata (Exilados do Paraíso) disse...

Olá,
Fiquei muito feliz com a sua visita e mais feliz ainda com seu texto... fiquei roxo de rir...
Muito bem escrito, leve e bem construído.
Parabéns,
PS: Também virei seu seguidor

teca.campos disse...

Oi amor,
Saudades muitas!!!!!!!!!! Milhões delas!!!!!!!!. Mas, estou aqui pra comentar o texto... Sabe o que eu mais amei, além da história em si, do FUTURO DO GERÚNDIO!!!!!!!!!!!!!!!..rs Não é demais??

Analice disse...

eu ja passei por cada coisa amiga, e olha eu nao me canso de reclamar... pois nós.... temos a obrigação ... . agora mesmo estou com um caso com a TAM... faz mais 60 dias que comprei passagens para um parente e o site colocou o ano errado, e depois de inumeros contatos... eu estou ainda no aguardo... do que eles vao fazer... pois no atendimento a atendente me convenceu a comprar outra passagem e o valor de 100% voltaria para o cartao... resumo estou com as cobranças em casa sem ter usado as passagens, acreditais??? e o melhor a pessoa falou isso por telefone... vamo ve quando finaliza essa novela..

mas precisamos memso agir.