Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Blogagem Coletiva - Cor de rosa

Eu amo rosa!! E quando vi no blog da Marli a sugestão da blogagem coletiva do Café com bolo, me animei! Eu já tinha visto uma postagem sobre o amarelo, mas não tinha entendido bem, nem me despertou, mas o rosa...
Então comecei a pensar num texto. De que forma eu abordaria o rosa? Minha vida é repleta de rosa...
Rosa é uma cor feminina? Será mesmo? Acho lindo homem de camisa rosa. Se homem fica lindo assim, não pode ser feminino, né?
Daí me lembrei de alguns anos atrás (nem tantos assim), quando meu filho começou a descobrir as cores. Ele adorava o rosa, achava uma cor bonita. Seus amigos da escola entendiam que era uma cor feminina, e não permitiam que ele gostasse do rosa. Eu me lembro claramente da frustração do Bê. Ele falava: "Mãe? Rosa é de menina? Não existe cor de menina, né?"
Eu sempre repeti que não. Que as cores são para todos. "Menina não usa azul? Então, isso não existe, filho. Homem também pode usar rosa. O papai ficaria lindo de camisa rosa!" e pensei em aproveitar a oportunidade para comprar uma polo rosa para meu marido. "Opa! Pera lá! Eu não vou usar rosa! O que meus amigos vão dizer no trabalho!!!" Isso dito por um homem que divide tarefas, que é um marido moderno!
Sim, tive que me render... ou me resignar, não sei. Rosa não é uma cor feminina, é universal, representa o amor. As cabeças é que criaram este hábito, e são poucos aqueles capazes de rompê-lo. Hoje o Bê não usa quase o rosa, quando é rosa ele me dá, por que sou "a menina da casa". O dele é azul, ou preto. E fico pensando nas imposições sociais. É uma pena que aceitemos tantas limitações impostas.
Neste ponto as mulheres são mais ousadas, invadem espaços masculinos sem o medo das opiniões alheias. Estas mesmas mulheres são também muito criticas (e machistas). Queremos as benesses dos direitos iguais, mas não queremos deveres iguais. Queremos dividir tarefas, mas ainda esperamos que ele abra a porta, pague a conta, leve flores. Por que não nós levarmos flores? Um buquê de rosas cor-de rosa! E colorirmos um mundo que precisa de novos contornos, de novos ares.
Não estou dizendo que todos são assim. Meu cunhado usa rosa sem problemas, e fica lindo! Espero que o Bê perceba que isso existe. Que cores não são exclusivas de um gênero, ou de poucos gêneros. Que ele seja forte a ponto de resistir a pressões sociais e afirme suas vontades. Acha rosa bonito? Ótimo! O que isso interfere em sua opção sexual?
Que sejamos capazes de abrir as portas do mundo cor de rosa, de um mundo mais sensível, carinhoso, inclusivo. Depende de nós!

15 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Oi tati, benvinda, me desculpe pela demora, mas estou visitando todo mundo da blogagem colorida e vou colocar seu link agora tá? Muito boa sua abordagem...esse preconceito com as cores é uma bobagem né?
Bjs cor de rosa.

Luma Rosa disse...

Acho lindo homem de rosa, acho phino! Chiquerrérimo! (rs*) E me apaixonei pelo meu marido no dia que ele estava vestido de rosa! Pura coincidência, mas foi!! Happy pink day!

Bordados e Retalhos disse...

Pois é, quem disse que Rosa é cor de mulher? Cada coisa que inventam. Mas de qualquer forma dá uma dúvida na hora de eeducar os filhos pois tememos que eles sejam excluídos do grupo. Amiga obrigada pela visita. Vou ficando por aqui, acompanhando as coisa deliciosas que vc posta por aqui. Bjs

Nanda Nascimento disse...

Adoro essas blogagens coletivas, fiquei encantada com o do amarelo também. Você descreveu nuito bem o mito do rosa...gostei!

Seja bem vinda ao Dália, obrigada pela visita!

Beijos e flores!

Beth/Lilás disse...

Oi, Tati!
Gostei muito do enfoque que vc deu ao Rosa nesta blogagem. Falar sobre preconceito é sempre muito bom para abrir as mentes e adorei mesmo sua idéia e abordagem.
bjs cariocas

Anônimo disse...

Menina, amei tudo por aqui e já virei uma seguidora
ADOREI o texto sobre a cor rosa! Eu também já dei uma camisa dessa cor para o meu marido.No começo ele também ficou preocuopado com o que os colegas iriam falar mas depois relaxou e passou a responder que o "cara" precisa ser 'macho' de verdade para ter coragem de usar rosa.Hehehehe
Beijão
Yoyo

Tati disse...

GLORINHA, só tenho a agradecer. Sua ideia é louvável, divina!! Pena que são só 8...

LUMA, eu também acho lindo. Meu marido é bem moreno (pardo), o que dá um contraste maravilhoso, mas cadê que convenço o homem? hehehe Beijos.

Tati disse...

Giovana, acho que o principal é estimularmos a auto confiança, assim eles não serão, ou se sentirão, excluídos por terem opiniões diferentes. E só assim preconceitos são quebrados!

Tati disse...

NANDA, também adorei a ideia da Glorinha. Obrigada pela visita. Volte sempre!

Beth, também acho. Só falando sobre preconceito e enfrentando nossos fantasmas somos capazes de superá-los.

Michelle Schons disse...

Olá!

Obrigada pela visita e comentário!

Adorei o texto do rosa. Muito fofo!

Sou tua seguidora agora ;)

Bjão! :*

http://chelleschons.blogspot.com/

Unknown disse...

é como vc disse: mulheres são mais ousadas. sim, em tudo, seja no campo 'feminino' ou no 'masculino'... usam calças, cabelos curtos, cores escuras, gravatas... enfim, rosa é lindo (e eu sou muito suspeita pra falar isso) mas travamos um impasse com 2 mil anos de patriarcado (aff) Felizes os homens que usam rosa ;-)
bjos, te amo!

Anônimo disse...

Concordo com vc. Poxa, né? As mulheres usam azul sem problema, ninguém as julgam machonas por isso. Mas já os homens com rosa é visto meio estranho. No entanto eu já vi o Willian Bonner apresentar o Jornal Nacional com gravata rosa e tbm lilás! Ficou show.

Esse negócio de rosa é de menina e azul de menino vem dos enxovais de bebê. Amarelo e verde é unisex e assim por diante. Quem inventou essa tradição? Acho que é por aí que o preconceito da cor feminina/masculina começou.

Bjok.

Françoise disse...

Querida Tati,
Agradeço pelo recadinho no meu blog e pelo carinho também. Assim que abri seu blog já pensei no meu marido. É fisíco e um 'belo' questionador de tudo!Cá estamos nós na Suécia o acompanhando em seu projeto de pós doutorado......
Abraços,
Françoise

Cris Tarcia disse...

Olá Tati, estou conhecendo o seu cantinho, adoravél, eu tb gosto de rosa, energia do amor

Beijos

She disse...

Ameeeeeeeeeeeeeeei o seu post sobre o rosa e concordo contigo homem de rosa fica lindooooo!
Bjo e bjo!
Parabéns pelo post! :)