Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Blog Action Day 2010 Water - Água

"Louvado sejas, meu Senhor, pela Irmã Água, que é muito útil, humilde, preciosa e pura!" (Francisco de Assis)

Hoje é um grande dia! Vi no blog do Alexandre (Lost in Japan) um chamado e o aceitei. O Blog Action Day (blogactionday.change.org) é uma blogagem coletiva mundial e com um propósito maior, falar sobre preservação ambiental. Este ano o tema é a Água, mas claro, o enfoque é em estratégias para sua preservação. A princípio pensei em abordar o aproveitamento de água da chuva, uma tecnologia cada vez mais acessível, infelizmente ainda muito distante da maioria de nós. Eu moro em prédio e não sei como trazer estas melhorias para meu condomínio. Quem sabe acompanhando outras postagens do BAD eu não encontro a resposta? Vou procurar!

Acabei optando por citar ações simples, que podemos tomar em nosso dia a dia e que fazem a diferença na preservação de um recurso natural que pode até ser renovável, mas não na medida em que o estragamos. Quando estudei, na escola, a gente aprendia que a água era um recurso natural renovável, lembram-se disso? Não está errado, quer dizer, não de tudo. O problema é que não damos oportunidade ao planeta para que se reorganize/ se regenere. Queremos tudo, e queremos agora, e queremos muito! Assim não tem renovação que dê conta...

Então vamos às ações que eu queria sugerir:

1- Verifique infiltrações em sua casa. Minha casa acabou de passar por isso. É fácil não percebermos quando a conta de água é coletiva. O ideal seria sempre o desmembramento da conta, fica bem mais fácil de controlar. Se não é possível tente manter suas tubulações em ordem e se a torneira está pingando, conserto nela! Pode até mesmo ser sujeira, sabia? Aqui em casa a torneira da cozinha esteve assim logo que terminou a obra, eu fiquei super chateada, poxa, a gente conserta o encanamento e a torneira começa a vazar? Marido abriu e descobriu que era só sujeira acumulada com a obra. Limpou e pronto! Torneira nova! E economia de água, claro.

2- Evite deixar torneiras abertas: Enquanto escova os dentes, enquanto ensaboa a louça, ou mesmo os cabelos. Não abra o chuveiro e depois prepare-se para o banho ou lembre-se que não trouxe a toalha ou whatever. Evite sempre jogar água fora.

3- Banhos mais rápidos. Não há necessidade de banhos intermináveis, não acha? Ok, sei que tem dias que é difícil resistir. Se for inevitável, pelo menos não torne isso um hábito. Habitue-se, isso sim, a cada dia reduzir um pouco o tempo do banho. Tudo na nossa vida são hábitos, por que não treinarmos novos, mais adequados à saúde de nosso planeta?

4- Nunca, jamais, em tempo algum, jogue óleo de fritura no ralo da pia. Se puder reduzir a fritura não apenas o planeta, mas também seu organismo, agradecerá. Agora, não vive sem frituras? Recolha o óleo em garrafas pet e deposite-as, depois de cheias, em qualquer local de recolhimento. Hoje em dia é bem comum locais que prestam este serviço. Siga o link do Instituto Akatu e descubra o local mais perto para você. Há inclusive algumas ONGs que recolhem as garrafas em casa, trocando por produtos de limpeza. Olha a economia aê! No meu condomínio isso faz parte do projeto de coleta seletiva, ou seja, você pode levar um projeto como estes para o seu condomínio ou comunidade e não custa nada, pelo contrário, ainda rende um dinheirinho. No caso do meu condomínio é rateado entre os funcionários como estímulo ao trabalho extra.

Não é simples? Tem muito mais coisas que podemos fazer em nosso dia a dia. Coisas que não exigem investimentos ou tecnologias, apenas interesse, empenho, amor no coração, vontade, informação. Se puder fazer mais, ensinar mais, ótimo! Cuidar da água e do planeta não é coisa de ambientalista que não tem mais o que fazer, é tarefa de todos nós. Assim como cuidar da casa deve ser tarefa compartilhada por seus moradores. Afinal, onde é mesmo que você mora?

Ah! E sabe "aquele seu vizinho" que lava o carro ou a calçada usando a mangueira? Não crie briga com ele, que tal convidá-lo para uma conversa simpática, explicando sobre o manejo sustentável da água? Pode dar melhores resultados!

Para encerrar como comecei, uma declaração de amor a esta amiga preciosa, fonte da vida e identidade do planetinha azul. E você? Quer participar? Ainda dá tempo! Inscreva-se aqui e mãos à obra. 


Um beijo azuuuuuuuuuul,
Tati.

22 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É isso aí! E também não podemos ficar um jogando a responsabilidade sobre o outro. Se queremos resultados positivos na preservação da água para todos, todos também tem que ajudar.
Beijos na alma!

Unknown disse...

Tati,

Bela postagem, com muito sentido prático para nós termos em atenção no nosso dia-a-dia.

Este Blog Action Day é sempre muito aguardado por mim e pela Astrid, pois desde 2008 temos acompanhado a evolução do movimento mundial. São mais de 130 países presentes.

Como a Tati se registou agora, vai notar que no próximo ano, irá receber um email do site organizador, para votar em um de vários temas propostos. Este ano, o tema «água» foi o vencedor e sempre no dia 15 de Outubro dá-se a blogagem coletiva.

É uma bela sensação estar presente no movimento.

Até logo

António

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Minha amiga, ando sumida, por isso nunca mais passei por aqui.
Sua postagem está maravilhosa, a mudança e os bons hábitos começam por nós, você citou exemplos que todos podem fazer. Quanto a questão do óleo, no meu condomínio, juntamos o óleo usado em garrafa pet e deixamos na lixeira, que é recolhido e trocado por material de limpeza, a dica é útil e válida, não nos custa ajudar o nosso planeta, não é mesmo?!


Bom, fiquei esperando sua visita, pois tem uma supresa super legal para você lá. Depois me fale!

beijinhos

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Ahhh esqueci de comentar a música, meu filho canta abeça pois fez uma apresentação na escola com essa música! Bem lembrado! rs

Leci Irene disse...

Bom dia, minha menina!!!!!!! Concordo com o que escrevestes. São dicas que a gente tem que passar adiante.
Tati, primeiro eu tentei aquele novo endereço teu - não consegui. Deixei de lado. Entrei na semana da cãotab ilidade. Voltei e fiquei feliz em te encontrar no mesmo endereço! Porém. apareceu um tal "ERROR" que não deixava eu completar os comentários feitos desde a quarta feira..
Espero que agora já esteja tudo bem. De novo repito - é maravilhoso te encontrar no mesmo endereço... hehehe
beiojos

Mimirabolante disse...

Temos que fazer a nossa parte!!!!
Amiga,tive um dia cheio ontem!!!Não deu para falar especificamente....contudo,faço a minha parte e preservo a água!!!!bjcas e obrigada pelo carinho !!!!

Glorinha L de Lion disse...

Legal Tati, temos que nos unir mesmo à essas ações tão importantes ao futuro da humanidade. Boas dicas. beijos.

Cissa Branco disse...

Tati,

Já comentei em outro blof sobre o assunto, são tantas coisas a fazer e tão pouco sendo feito, aqui as pessoas tem o hábito de regar o asfalto, não bastasse o consumo sem nexo de água, ainda fica empossada para gerar mosquito da dengue.
Consumo consciente tem que ser pauta no nosso dia-a-dia.
Beijos

Beth/Lilás disse...

Oi, Tati querida!
Que bom uniu-se a nós!
E ficou ótima sua participação, fazendo alertas de como consumir com responsabilidade este bem tão raro e precioso.
Aos poucos e conversando dali e acolá, vamos descobrindo fórmulas para aplicar no nosso dia a dia e estas blogagens coletivas importantes, servem também para isso, novas descobertas.
um beijo grande da vizinha carioca

Eduardo Medeiros disse...

Muito boa a iniciativa. Quanto mais conscientização, melhor será para o futuro do planeta e o nosso também.

A música do Guilherme é linda.

beijs

Isadora disse...

Tati, amiga estou acompanhando as postagens. Perdi a chamada do Alexandre :( mas tudo bem.
De fato pequenos gestos, pequenas modificações nos hábitos diários se praticadas por todos, gerará, sim , bons frutos para todos.
Um beijinho

Bordados e Retalhos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bordados e Retalhos disse...

Tati vc morava ou mora no Valqueire? Quando vou para o RJ em janeiro fico no lá, na casa da minha tia Alice na Rua Quiririm. Minha infância foi lá até os 12 anos. Morei na Rua Mário, estudei no José Joaquim de Queiroz Junior, que visitei ano passado e está do mesmo jeito de quando inaugurou na década de 70. A Escola da tia Leninha é a 23 de Abril e fica na rua trairy (não me lembro se assim que escreve) Cada vez que vou lá no bairro é uma viagem no tempo pra mim. Fiquei fora da blogagem da água., Não entendi o chamado do Alê. Bjs

Nathália (Ná) disse...

Tati já havia visto a chamada no blog do Ale, muito bacana esse iniciativa né? Estarei participando com certeza.

Nilce disse...

Informações muito sábias Tati. Esses exemplos deveriam ser seguidos por todos.
A despoluição das águas também é uma emergência.
Difícil mesmo é a falta de respeito com a Natureza.
Adorei o post.

Bjs no coração!

Nilce

Macá disse...

Tati
Sabe o que todos deveriam fazer? Imprimir o que você escreveu e repassar para a família, os amigos, tipo corrente, sabe?
A gente sempre recebe um monte de lixo através de e-mails, pelo menos essa seria uma corrente do bem.
Da minha parte, vou fazer, pode?
um beijo

Astrid Annabelle disse...

Uffa.. cheguei Tati!!!rss
Fiquei sem net justo hoje! Ninguém merece,não é?
Gostei que está participando conosco e gostei igualmente das recomendações que embora pareçam simples são de grande importância. É muito bom sempre relembrar as pessoas que podem e devem colaborar.
Voc~e já soube dos números da blogagem? Coloquei no Navegante no alto em destaque...muitos milhões de leitores!
Um beijo grande...vou continuar a ronda pelo blogs amigos.
Astrid Annabelle

Fefa disse...

Tati, que iniciativa legal! Coisas tão simples e tão importantes... Eu faço algumas e sempre tento acrescentar novas. No início uma ou outra podem parecer dificeis, mas é só insistir um pouquinho que se tornam habitos. Meu novo sonho de consumo por aqui é um galão fechado com uma torneirinha que é feito para ficar próximo ao cano da calha d'água. Aqui há uns programas bem legais de reciclagem e incentivo. Tipo: garrafa pet é taxada. Quando compramos 1 refrigerante de 1,5l (q é o padrao grande daqui) pagamos 25 centavos de euro extras pela garrafa. Mas, em todo supermercado há uma maquina onde podemos devolver as garrafas vazias (pets de 1l. e garrafas de cerveja pequenas tb) e recebemos esse dinheiro de volta em forma de código de barras que vira desconto no caixa. Em frente da minha casa eu tenho "containers" p/ vidro (verde, marrom e branco), plástico (sacolas, embalagens) e um para roupas e sapatos que são doados. Fora a coleta do lixo comum: as casas tem containers dividios ao meio - lixo comum e organico e o caminhao ja recolhe separado. Ah, vou escrever um post sobre isso hahaha tem um monte de coisa legal. Beijocas e... Saudade! Faz tempo que eu não passo por aqui ;-)

Karine disse...

OI Tati!
OLha... perfeito teu post...
Temos que começar a mudança em casa com atitudes simples que fazem toda a diferença..
Tudo que vc falou é a mais pura verdade.. adorei a iniciativa dessa blogagem de conscientização.. vcs estão de parabéns

Bjos azuis pra vc tb :)
Bom final de semana :)

Maria Célia disse...

Boa noite, Tati
Como é difícil mudar hábitos que já estão arraigados, entranhados em nós desde sempre?
Nunca, nós brasileiros, pelo menos aqui na minha terra, precisamos nos preocupar em poupar água.
De repente, nos deparamos com esta realidade brutal, que bate à nossa porta. O que podemos fazer de verdade, para que este bem precioso não acabe?
Começando dentro de nós mesmos esta mudança de hábitos, aí sim, poderemos despertar em nossos semelhantes gestos concretos para preservação desta fonte de vida, que é a água.
Excelente postagem, muito bem escrita.
Bjo

Anônimo disse...

get facebook likes
buy facebook likes

http://www.tbn.ca/retailer/rtdb/detail/211.htm?page=1 http://home.fueltracker.com/content/gas-prices-reach-25-month-high-southern-california
facebook likes buy facebook likes facebook likes
My computor says it has a virus, and it wants me to download their anti virus software ( which I know is just spyware and is a scam) so I always press cancel. Now my computor freezes about 30 seconds after I log on and it will not let me acess the Internet. How can I get it to stop freezing so I can download the anti malware software?? Or how can I just get rid of it all together.

facebook likes buy facebook likes [url=http://1000fbfans.info]facebook likes [/url] buy facebook likes