Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A arte em nós

Daqui
Hoje compartilho com vocês um texto que escrevi aos 15 anos, nos idos de 1991. Ainda é um texto que gosto muito, mesmo passado todo este tempo. Acho que minha interpretação dele, hoje, seria bem diversa. Nesta fase eu estava vivendo minha primeira dor de amor, pelo fim de um relacionamento que durou 6 meses. A paixão platônica, mais de 2 anos... hehehe Essa era eu!

Espero que gostem, posto como se fosse um de meus bebês. 

Estive caminhando por um mundo morto, onde não havia primaveras, onde não havia felicidade, e muito menos sorrisos. E tudo isso estava perdido, por que eu descobri que perdi você.
De repente, o inverno acabou, o frio passou e eu percebi que além deste, havia milhares de outros mundos ao meu redor. 

Esquecer você não é fácil, nem eu consegui. Mas descobri um lindo caminho pela estrada da esperança, onde o sol, as flores, os mares, os sorrisos, as primaveras eram feitos de papel.
Com a primeira tempestade meu mundo se desfez. E eu voltei a procurar você e o meu mundo, já cansada de viver o seu.

Encontrei-o sorridente, como sempre, consertando um pequeno furo em seu mundo, ainda assim, sempre sorridente! Uma primavera havia se ferido e você a medicava. Para disfarçar, um pouco de rosa, um pouco de azul, amarelo... e pronto! Sua primavera estava mais linda do que nunca. 

E foi então que eu descobri que seu mundo também era uma criação*, mas seu papel era marché.


Eu troquei uma pequena parte, que acho que fez muita dferença: Onde diz agora criação, dizia, seu mundo também é de ilusão. Achei que assim ficou melhor com a interpretação que faço agora deste texto. 

E ai? O que você tem feito com o papel ordinário que aparece em sua vida? Acho que seria esta a interpretação que eu daria hoje. Todos recebemos da vida o mesmo material, todos estamos expostos a dor, frustração, mágoa, injustiças. Alguns reclamam que o material não é de primeira, cadê meu papel de seda? por que não vem embrulhado em belo papel de presente? Outros, aproveitam este material - papel ordinário- para criar arte. E tornam tudo mais bonito ao seu redor. Tem ainda mais valor se não veio com facilidade, não é mesmo? Muitas vezes é a escassez que nos dá a chance de estimular a criatividade.

Um beijo a todos e ótimo final de semana,
Tati.

17 comentários:

pensandoemfamilia disse...

Lindo! Como é bom rever. São resiliências e vc sabe aproveitá-las.
Bjs,

Macá disse...

Tati
Tá vendo, você já era boa com as letrinhas.
O texto está muito atual.
Olha, não sei se você vai reparar, mas eu sigo vários blogs mas não aparecia a foto. Hoje tentei arrumar isso, então estou seguindo você..... de novo.
um beijo

Wanderley Elian Lima disse...

Muito bom o texto. Recebemos da vida tudo aquilo que precisamos para viver, basta saber aproveitar, e transformar o material recebido.
Bjux

Unknown disse...

Boa tarde Tati,

Viu como você já nasceu escritora?

O texto diz muito da pessoa especial que você é...

Beijos,

Karine disse...

Olá Tati...
Nossa.. não me cansou de dizer o quanto gosto dos teus textos...
Lindos, profundos, que nos fazem refletir...
"Tem ainda mais valor se não veio com facilidade, não é mesmo? " - concordo plenamente.. verdade pura..
Obrigada por compartilhar teu dom..

Ótimo final de semana pra vc

bjos

Socorro Melo disse...

Oi, Tati!

Gostei do texto, e já se percebe nele as suas características, o seu estilo de escrever.


Beijos
Socorro Melo

Teredecorando disse...

Tem pessoas que nascem com essa facilidade para escrever.
Muito lindo. Parabéns!!!
Tudo de bom
Bjs mil

Unknown disse...

Tati.
Que profundo.
Fiquei viajando enquanto lia.
Parabéns por este dom bonito que já está com você há tanto tempo.
Parabéns porque escolheu ser uma pessoa que utiliza as palavras com carinho e traz beleza para nosso mundo tão superficial.
Um abraço carinhoso

lolipop disse...

Texto bem maduro para uma menina de quinze anos. Poético, mas muito sábio na sua metáfora.
BEIJOS

Isadora disse...

Tati, eu gostei muito e, sinceramente, não me pareceu escrito por uma dolescente de 15 anos (não que não tenham capacidade de esrcrever bem, é siriedade).
E pensar que você o tinha guardado. Quantas coisas eu escrevi e nem sei onde foram parar.
Parabéns, minha amiga, pois escrever e tocar o coração das pessoas é dom.
Beijos

Bordados e Retalhos disse...

Tati, o talento nasce com a pessoa, né? Vc é realmente muito especial. Já percebi faz tempo que nem tudo veio embrulhado de papel de seda na minha vida. Bjs

She disse...

Meninaaaaaaaaaaa linda!

Que belezura, lindo demais.... EU AMEI! Tá vendo como o dom está aí? Faz parte de vc, Lindona, NUNCA ESQUEÇA DISSO! ;)

Beijo, beijo!
She

Maria Célia disse...

Boa noite, Tati
Você escreve muito bem. Quem me dera saber escrever tão bonito.
Bjos

Tatiana disse...

Nossa Taaaati...que lindo, inacreditável que foi escrito por uma menina de 15?? Woow!!!
O meu primeiro amor foi aos 16 e acabou aos 18, sofri...sofri...
Fico pensando no meu filho de 15, ainda não se apaixonou, como será que eu reagirei vendo filho com dor de amor..rs??
Beijocas!!!

Glauco Silva disse...

Bom dia moça.
Espero que já estejas recuperada do resultado do Concurso.
Não devemos desistir de nossos sonhos.As coisas acontecem exatamente quando devem de fato acontecer.

Obrigado pelo carinho por lá.

Um ótimo fds pra ti.

Denise disse...

Bom dia, Tati!

Texto lindo e cheio da emoção que uma adolescente carrega, embora nem sempre consiga expressar, como vc o fez. O mais bonito é perceber que a gente se transforma, se supera na (re)construção e, muitas vezes, desconstrução - de ideias, conceitos e motivações. É bom poder olhar para trás e, no agora, ver as inúmeras resignificações que damos às causas e coisas da vida...a nós mesmos.

De onde saiu esse, deve sair muito mais...vou adorar ler!!
Bjos, minha querida.
Um ótimo fds!

@Flafli disse...

Oi Tati!!!

Achei o texto lindo... poético... cheio de emoção.
É incrível como tanto a alegria quanto a tristeza nos estimula a criar... talvez seja a intensidade das emoções que se extravasam pelas palavras.

Beijo!