Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

sábado, 16 de outubro de 2010

As lições que só o Bê me traz

A lógica infantil me surpreende sempre. Por que escancara o óbvio que não queremos enxergar e que disfarçamos em camadas grossas de hipocrisia.

Comentário do Bê, que sei que tem um quê de pergunta por trás:
- Mãe, todo mundo gosta de violência.
- Não filho, claro que não. Ninguém gosta de violência. Quem te disse isso? - E já fiz a pergunta pensando nos amiguinhos da escola, aquelas péssimas influências... kkk
- Ah, mãe. Mas o Monstros x Alienígenas (que compramos para ele este final de semana) tem uma violência, e nos jogos do playstation do João sempre tem uma violência, e nos desenhos, no Ben 10, na liga da justiça... E citou váááários, quase todos os desenhos.

Fiquei muda um pouquinho. Depois tive que dizer:
- É filho, você tem razão. Eu nunca tinha parado para pensar sobre isso. Ninguém gosta de violência na vida, mas adoram vendê-la e pior, comprá-la.

Sabe aquele famoso tóin óin óin... Foi assim que senti esta reflexão de um grande menininho de 5 anos, tentando entender este mundo. E como eu explico, se nem eu mesma entendo?

22 comentários:

Teresa Cristina Martins disse...

Oi Tati!! Penso que o Bê tem razão, a ficção às vezes nos ajuda a extravasar a violência, agressividade que há em nós. Eu geralmente sou tranquila, difícil me tirar do sério e me fazer gritar. Mas fui assistir Tropa de Elite 2 e a cada palavrão, xingamento do capitão, agora nesse filme coronel Nascimento eu xingava por dentro junto com ele. Acho que é assim...Bjusss

Caca disse...

É, Tati, esta calou fundo aqui também. Esse menino já está com pinta de filósofo. hahaha! E isso é muito bom! Deus queira que permaneça com este espírito questionador e use isso em sua trajetória de vida para mudar esse nosso horrível hábito (do mundo adulto) de acharmos que essas pequenas coisas, consideradas inofensivas não afetam os comportamentos. Uma Bênção o Bê. Diga a ele que ganhou (por esta e outras) um amigão. Abraços. paz e bem.

Luci Cardinelli disse...

Criança é muito danada!!!! E o Bê está coberto de razão, infelizmente. As pessoas falam dos programs que mostram violência, mas estão aí os desenhos cheinhos dela. Uma pena..

beijo e ótimo final de semana!

Anônimo disse...

Sempre comentei com marido como os desenhos infantis de hoje são tão cheios de violência, sempre lutando e brigando... Eu nunca gostei. Gostava do Perna Longa, Pica Pau, etc... Embora também tivesse suas briguinhas, mas não era com tanta tensão.
Beijos na alma!

Tatiana disse...

Nossa Tati...que sensibilidade que o Be tem,e o mais impressionante, o fato dele conseguir transmitir em palavras,5 anos??
Me fez refletir o quanto as pequenas mudanças sao as que nos leva ás grandes conquistas!!
Bjs.

Jane disse...

Meu neto também tem 5 anos e o mesmo cardápio de filmes que o seu filho. Felizmente a pequena geração deles, questionam e melhor : muitas vezes tem discernimento antes mesmo que expliquemos. Acho que eles vieram com chip da inteligencia emocional !
Fique atenta, eles nos surpreendem e o mundo aqui fora também.
Beijinhos e bom final de semana

Joyce Abbade disse...

Concordo com o comentário da Tatiana acima, o Bê mostrou ser de uma extrema sensibilidade pensar questões desse tipo aos 5 anos e muito inteligente ao conseguir traduzir em palavras seu questionamento. Que ele conserve sempre essa via da dúvida e do olhar apurado. Desprezando as lentes da obviedade e naturalização das coisas. Cultivem o Bê questionador! Parabéns!!

Maria Célia disse...

Oi Tati
O Bê é um fofo, ativo, inteligente. Veja bem o comentário dele. Na percepção dele todo mundo gosta de violência, por que tudo que ele vê tem sua dose deste ingrediente horrível.
Bjo

VELOSO disse...

Passei por isso alguns anos falava muito contra a violência até que um amigo me questionou se eu era contra a violência porque todos os herói que eu desenhava estava de arma ou espada em punho! Parabens pela sensibilidade deste post!

Tathiana disse...

Menino esperto...
Bjs.

Bordados e Retalhos disse...

Ai Tati escrevi um monte de coisas sobre esse episódio do Bê e de repente sumiu todo o meu comentário. Só vou dizer que tb não tenho respostas para uma criança como o Bê. Mas acho que não dá para criar filho na redoma, né. O mundo tá aí e o que acho mais importante é que ele faz os questionamentos. Tati vc mora pertinho da minha tia? Mas pertinho quanto? Quanto tempo de ônibus? Vc sabe dizer? As vezes alguém daí me diz que um lugar é pertinho e eu fico horas no trãnsito. Mas claro considerando a distância que estou de vcs, deve ser perto mesmo. De qualquer forma posso até ficar horas no trânsito para a gente bater aquele papo prometido. Bjs

Cris França disse...

as crianças são muito inteligentes, infelizmente essa cultura de morte vende e muito. bjs Tati, bom ter um tempinho para poder vir te ler, senti saudades daqui

Nilce disse...

Esse teu filhote é mesmo surpreendente, Tati.
Acho muito bom ele já conseguir enxergar tudo isso que é jogado no mundinho deles desde pequenos. Um verdadeiro incentivo para mais violência ainda.
Parabéns ao Bê. E "bota a boca" aí menino lindo.

Bom domingo para vocês.

Bjs no coração!

Nilce

Desconstruindo a Mãe disse...

Tati,
Acho que estamos banalizando a violência e trazendo-a para dentro de casa... Nós curtíamos Pica-Pau, Tom & Jerry, Popeye, o Perna Longa, o Papa-Léguas, Pantera Cor-de-Rosa, desenhos em que, além da violência gratuíta, a malandragem, o passar a perna no outro era o que valia.

A gente pensa que não eram tão ofensivos assim, mas olha no Cartoon Network (que reprisa) pra conferir se eram tão inocentes quanto nós conseguimos lembrar!

O Bê tem um olhar muito interessante sobre a vida, sendo assim tão pequeninho... Na escola da Lalá há uma disciplina "educação para o pensar", que pra mim é filosofia pura, voltada pra infância. E de lá sai cada pérola!!!!

Mas além do olhar clínico das crianças, tem também os pais que os permitem desenvolver esse jeito de ver a vida... parabéns a vocês também!

Beijo,
Ingrid

pensandoemfamilia disse...

As crianças são muito espontâneas e observadoras e esta sua! Aja pensamentos para respostas.

@Flafli disse...

O Bê realmente é muito fofo... rs

Eu concordo em partes com relação à discussão sobre a violência em desenhos e jogos...
Esse tipo de coisa tornou-se tão comum que ficou banalizado. Achamos tudo muito "normal". E é preciso uma criança fazer este tipo de comentário para refletirmos sobre as mensagens que transmitimos.
Por outro lado, os desenhos sempre obtém aquela velha fórmula... O BEM contra O MAL. O primeiro sempre luta para manter a ordem. E talvez seja essa a lição. A escolha de fazer o bem.

Beijos!

Irene Moreira disse...

Tati
Crinaça está sempre ligada e o Bê não deixa escapar nada e respondeste muito bem.

Lutamos contra a violência e ela está em toda parte sendo vendida e tendo sucesso. Aproveitam a mídia e fazem seu marketing.

Beijos

Eduardo Medeiros disse...

O Bê é muito inteligente e perceptivo. Não dá para esconder a violência dos nossos filhos já que ela faz parte da nossa realidade. Mas acho que as crianças até certa idade tem que ficar um pouco longe desses desenhos violentos até que ela consiga entender que a violência muitas vezes é usada para conter os maus (monstros, inimigos do bem, etc). Bem, também não sei direito...

beijos

Lúcia Soares disse...

Tati, também acho esses desenhos de hoje muito violentos. Minha neta, de 2 anos, vai para casa da outra avó, onde se encontra com um primo de 6 anos, que passa as tardes no videogame. E ela se saiu com esta: "Vovó, eu vou te matá!" rsrrs Fazendo carinha de má. Perguntei a ela o que era matar e ela simplesmente não respondeu, claro, porque não entende muito ainda, mas ouviu a fala e aprendeu.
Os desenhos animados de "antigamente", que estão todos aí, na TV, também eram violentos, com malandragens, mas não sei, tinham um "que" de engraçados, lúdicos.
Se formos ver, as histórias de contos de fadas também são cheias de coisas ruins: bruxas más, madrastas vilãs, envenenamentos, raptos, etc, etc.
O jeito é ficar de olho nas crianças e alertando-as para a vida.
Beijos!

Karine disse...

Nosso Tati!
O Bê tem é muito esperto, sabe que fiquei "muda" tb!
A gente fica só falando da violência dos outros, na rua e nem se dá conta que gostamos de filmes violentos, os desenhos perderam aquela inocência, parece que pra uma coisa ser boa tem qeu ter socos e pontapés...
LIndo teu fillho, muito inteligente.. adoro quando vc falar dele.. tem sempre tento amor nas palavras...

bjos querida e ótima semana pra vcs :)

Leci Irene disse...

Pois... estes anjinhos tem uma visão e percepção das coisas que a gente custa a crer! Não duvido nada que ele teria a solução para o problema de combate à violencia!!!!!!!!

c r i s disse...

Tóioioioinnn!! Prá mim também...estas divagações do jovem Bê, são boas para dar aquela freada no pensamento, ô menino esperto!! Tô com saudade Tati, nem te culpo, eu é que estive sumida!! Mas tô feliz de ver que o Bê tá bem prá xuxu!! Adorei a expressão Desvirtualização...pelo jeito este encontro também vai bombar!! Depois conta tá? bjobjo!!!