Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Era fácil ser Platão com Sócrates como tutor...


Fico me perguntando onde foram parar os grandes tutores. Não estes dos famosos EADs, nem aqueles das monitorias, mas os tutores de vida mesmo. Que acompanhavam os passos de seus discípulos (finge que você não sabe que Sócrates odiava o termo discípulo, tá bem?)

Ontem eu tive uma reunião com aquele que posso chamar de Mestre, com maiúscula. Foi meu professor na graduação e o procuro sempre que o caldo desanda ou que a dúvida aperta. Tivemos uma conversa ótima, agradável, sobre a minha vida. Ele estava ali para isso naquela hora. Ele se dispôs, como um amigo. Amigo profissional, não aquele amigo com quem a gente senta numa mesa de bar, nem daqueles que convidamos para o almoço. Há mais reverência e menos descontração. Nem por isso é menos agradável. Ele me disse que estou no caminho certo. Ouvir isso de alguém que admiramos como profissional e como ser humano é incrível! Muda o dia e o rumo da prosa.

Foi bom, voltei renovada para casa. Ele não me disse claramente qual o próximo passo, fez as perguntas que eu tenho que me responder, sem impor suas vontades e ideias pessoais. Por que o que é bom para o outro pode não ser o melhor para mim, por mais que este outro pense que me conhece. Ofereceu-se para me ajudar a abrir alguns caminhos, iniciar os contatos. O que pode ser a diferença entre um sim e um não.

Saí de lá com algumas diretrizes e bases, com um sorriso leve, de quem aliviou o fardo. Algumas questões desanuviaram. Simples assim. Com ele tratei de uma parte da minha vida profissional. Não entrei em outras questões, não há espaço para tanto. Ele não é meu tutor, é um profissional requisitado, atarefado, bem resolvido, que atendeu uma aluna, sua eterna aluna e aprendiz. 

Gratidão em meu coração, leveza em minha mente. Muitas coisas a resolver, a colocar em prática. Quando eu for a profissional que imagino que serei, quero me lembrar deste dia, destas ocasiões, das palavras do professor Serra-Freire que tão fundo me marcaram, não apenas ontem, nos últimos 14 anos. Quero poder oferecer a oportunidade que ele me deu, de ouvir conselhos exclusivos. De poder dizer a alguém: Você está no caminho certo. Segue em frente! E mudar o astral desta pessoa.

Hoje há tanto a digerir e tanto a aplicar... Que os passos dados me levem ao destino ansiado. 

Beijos a todos,
Tati.

24 comentários:

Unknown disse...

Acho essa coisa do Pupilo, discípulo, aprendiz, ou o que seja, muito enriquecedora...e não pense que é só a gente que aprende...nossos mestres e mentores também se beneficiam dessa troca, não é mesmo?

Françoise disse...

Amém Tati, você é uma guerreira minha amiga. Olhe em retrospecto e compreenda que o rumo só poderia ser esse pois vc é talentosa, tem a Graça de possuir habilidades e saber desenvolvê-las lindamente.
Vá em frente, seu professor tem toda a razão ,o caminho é certo, é seu, siga-o mesmo que as pedras te impeçam de avançar. Pise firme, olhe pra frente e curta este momento. Te admiro e torço por vc, (continuo votando).....


Beijos mil.

Deby-abelha disse...

Que texto! Que homenagem. Acho que nunca tive ninguém na vida assim, tirando Deus que não deixa de ser meu tutor.
Ainda bem que existem pessoas mesmo nos dias de hoje que nos inspiram, que nos dizem palavras sábias. Quem sabe um dia vc também não seja tutora de alguém no futuro?

Bjs

Cris França disse...

ah o fantasma é sempre maior e assustador quando estamos sozinhos. bjs querida e muitas iluminações no seu caminho

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Tati!!
Você é uma pessoa maravilhosa e tem talento de sobra, que fazem de você, ainda mais especial! Com certeza, é maravilhoso ter alguém para conversar e nos enconrajar, abrir os nossos olhos e nos mostrar que podemos seguir em frente com segurança, pois estamos no caminho certo.
Minha querida amiga, que essas palavras realmente seje como guia e como encorajamento.
Você vai vencer e vai chegar aonde quer!! Acredite.

O meu post de hoje fala um pouco da vida, da montanha que temos que escalar e da dificuldade necessária para se alcançar o cume. Me inspirei no post da Beth... acho que consegui passar um pouco de ânimo à todos.

beijos e beijos
E tô na sua torcida, viu?!

Nilce disse...

Oi, Tati

Deve ter sido reconfortante um "papo" desses.
Quando temos uma experiência se juntando às nossas dúvidas, há que se aproveitar esse momento.
Você é uma pessoa que busca um ideal e tem muita garra para isso.
Tenho certeza que conseguirá!

Bjs no coração!

Nilce

Pati Araújo disse...

Oi Tati,

De fato, ter alguém assim na vida faz toda a diferença. Que bom que vc está leve, assim o caminho fica mais bonito. Desejo sucesso nos seus planos :]

----*-------*--------*---------*---------*------

Ahh, como eu já estou aqui comentando e VOTANDO *rs* aproveito pra explicar:
Aqui chamamos de poço de luz uma pequena área dentro de casa que não tenha telhado, onde entra sol e chuva. Algumas pessoas por motivo de segurança preferem colocar uma grade onde ficaria o teto, mas aqui em casa deixamos sem grade mesmo. Na foto só dá pra ver a borda das janelas e a porta fechamos quando chove muito forte. Bom, é isso! Espero ter esclarecido. Vou aproveitar o seu comentário e colocar a explicação, obrigada pela visita!

Beijos e muita sorte :)

Manuela Freitas disse...

OLá querida Tati,
«Você está no caminho certo. Segue em frente!» Que melhores palavras podias ter, para te encorajar e dar energia, nas lutas que venhas a ter que traçar? Ter assim um estímulo, cria uma responsabilidade em ti e como tu dizes que és «turrona», acredito que chegarás aonde pretendes.
Beijinho especial,
Manú

Denise disse...

Vc anda esbanjando (no melhor sentido da expressão!) talento ao escrever, Tati.
Um exercício que aparece o teu amor pela escrita, pela palavra. Concordo com teu Mestre, apóio tua decisão (isso já é redundância...rs) e imagino que esteja mais tranqüila depois de ouvir de uma pessoa em que confia tanto, resumidamente em uma frase, um estímulo como esse.
Vai adiante, querida. Sonhe teu projeto. É o primeiro passo para realizá-lo - ainda que conserve os pés no chão. Sinto tua vibração embutida nos teus textos, é tua alma que se transporta para a ponta dos dedos, teclando o amor. Como poderia ser diferente o resultado desse empenho recheado de paixão pelo que acredita?

Que seja abençoada tua decisão, e o caminho, se ficar muito difícil ou parecer longo demais, chama a gente pra dar a mão...eu, Denise, estou a postos, ok??

Bjo enorme!

c r i s disse...

Oi Tati, que máximo o texto...Também tenho uma pessoa a quem muito considero, nem sempre nos falamos, mas sempre que posso tiro minhas dúvidas, geralmente de trabalho...entendo perfeitamente como é bom ouvir um 'vai em frente, vc consegue'...posso dizer também??? bjobjo!!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá Tati!

Segui-a de um Blog amigo, por mera curiosidade, ainda bem que cheguei até si.

Fui professora de Inglês e ainda dou aulas, mas em part-time agora.
Não imagina o bom que foi ler este seu texto lindo e raro.
Hoje em dia ninguém se lembra mais dos seus professores, tutores...
É tão gratificante quando algum aluno se lembra de nós, corre para nós na rua e se lembra do nosso nome...
nem imagina!

Quanto mais nos vir consultar...
O seu tutor só ode ter sido um excelente profissional e uma pessoa ENORME...
É assim que se edificam pessoas lindas como você.

Um dia será como ele...verá que sim. Eu sei, eu sinto-o!

Bjs.

Bordados e Retalhos disse...

Viu tati? Nada como um dia atrás do outro. Ontem tão cheia de dúvidas e hoje mais tranquila e seguindo seu caminho. Professores e mestres assim, são como anjos. Adorei saber que vc tem um. Obrigada pelo comentário carinhoso no meu blo hoje. Estou bem, apesar da sogra estar internada com pneumonia. Só não me permito esquecer um minuto o problema mal resolvido da minha vida. Sabe oque é vc pensar num assunto o dia inteiro? As vezes até tento, mas chego no supermercado e olho tudo pensando nele, leio os jornais pensando nele, almoço pensando nele (se o meu problema almoçou... Essa semana ele começou a estagiar no maior jornal aqui do Estado e por esse motivo estou muito preocupada com ele. Está fazendo dois estágios, porque a Revista ainda não conseguiu outra pessoa para o seu lugar. Fico preocupada pelo cansaço que ele deve estar sentindo. Ai meu Deus olha eu usando o seu espaço para comentários para as lamúrias...Mas querida estou esperançosa que tudo vai se resolver e também que vc vai seguir o caminho certo. Bjs

Eduardo Medeiros disse...

Tati, realmente é muito bom termos um "mestre" igual a este seu com o qual agente pode contar para nos mostrar os atalhos e os melhores caminhos.

Estamos todos torcendo por você. Abraços

Unknown disse...

Oi Tati
meu email é cristina.viegas@ymail.com
bjbj

pensandoemfamilia disse...

Oi Tati
Poder recorrer a "um mestre" é dar conforto aos nossos passos. Eu, já tive, em algumas situações alguns queridos mestre, aos quais serei eternamente grata.
bjs

Yo Neris disse...

Concordo com o que a Crica Viegas falou aí em cima:"tudo isso é uma troca".Se ele, o seu Mestre, tão ocupado, requisitado tem um espaço para você é porque certamente ele reconhece que você tem muito valor, tem também coisas a oferecer.
Aqui entre nós, só o fato de ter alguns momentos na companhia de alguém tão inteligente como você já é maravilhoso, e o seu professor sabe disso.
Bjo no core e mais um votinho,hihihih

Cristina disse...

Olá Tati! Passei por aqui para agradecer sua visita em meu blog, tb fiquei muito feliz pelas flores que a Denise me ofertou! Gostei do seu blog, vc escrece muito bem. Um abraço e sucesso em sua caminhada!

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Oi Tati!
Adorei aqui!
Obrigada pela visitinha lá no meu cantinho! Volte sempre!!!
Bjss
Dani

Irene Moreira disse...

Tati minha amiga com certeza você está no caminho certo e o que requer é tempo para o resultado, mas o importante é seguir em frente e nunca desistir.
Obrigado pelas doces palavras que me comoveram em seu comentário hoje no M@myrene. "Quando nasce um dilho também nasce uma mãe".
Lindo demais e é por isso que você me encanta e te gosto muito.
Entrei em seu cantinho e já fui deixando dois votos e vamos lá que o Perguntas em resposta vai ser o eu livro de cabeceira.

Beijos

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Tati,
Sua foto vai participar da nona votação!
Boa sorte!
Bjss

Isadora disse...

Minha amiga conversas assim, que nos orientam e guiam fazem milagres. É bompoder trocar com alguém que entende sobre o que estamos falando e que pelos anos de experiência tem algo a acrescentar.
Um beijinho

Tatiana disse...

Tati querida.
Eu acho que nunca tive um tutor, não que eu me lembre....acho que meu tutor é o maridao...rsrsr...
Voce leu o post da Marli hoje? Sobre sonhos?
Ja te falei Tati...vai dar tudo certo, confia no teu taco amiga!!!
Beijocas!!!!

Taia Assunção disse...

Coisa boa é ter alguém para nos orientar, sem cobrança, sem imposição, mas com a autoridade que só alguns tem. Amei o mimo que ganhaste da Bonfa e da Mari e que carinha deliciosa a do Bê com a caixinha...beijocas!

She disse...

Só vou te dizer trê coisas.... AMÉM, minha querida, SIGA EM FRENTE e SEJA FELIZ! ;)
Beijo, beijo!