Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

sexta-feira, 19 de março de 2010

A força das palavras


Quando estamos educando uma criança nos damos (ainda mais) conta do valor das palavras. Pois bem, hoje a "Parques & Jardins" fechou uma rua aqui perto de casa e estava decepando diversas árvores muito lindas, frondosas, com sombra fresca... mas tão frondosas que, nesta época de grandes tempestades, tem afetado a rede elétrica da região.
Neste cenário resolvemos passar, caminhando, com nosso pequeno Bê. No meio de galhos- muitos galhos- caídos, um grupo grande de funcionários, um caminhão guindaste, e três ou quatro serras... Serras bem barulhentas, como parece que precisam ser as ferramentas (para mostrar que são coisas de macho, talvez...) Enquanto passávamos alguns rapazes pediram que suspendessem os cortes, um deles não ouviu e ligou a serra, o que deixou o Bê extremamente irritado. Como é todo soltinho, já foi tomar satisfação com o rapaz desavisado/ distraído. Nós o repreendemos explicando que, àquela hora ele estava trabalhando, ao invés de estar com sua família, que ele estava ali cortando as árvores e que, por isso, não faltaria luz em casa (situação que o deixa muito assustado). Bom, viu só? O rapaz era um herói cortando as árvores inconvenientes que conflitam com a rede elétrica... E agora? Não era essa a mensagem que gostaria de deixar! Eu gosto das árvores, adoro olhar sua grandeza da varanda do meu apartamento, é maravilhoso ouvir o som das folhas se tocando ao vento, ah, que delícia o ambiente sob sua sombra, e quantos pássaros, seus inquilinos, vem nos visitar... fazemos tantas coisas caminhando, este pedaço de rua é perfeito, muito arborizado. Provavelmente não teríamos nos encantado pelo local se não fossem suas árvores... E agora, qual a mensagem que eu deixo para "a geração futura" ali do lado?
Sim, não sou nenhuma hipócrita dizendo: "Voltemos a habitar cavernas". Adoro conforto, e luz elétrica é fundamental. Se não fosse assim, estaria eu escrevendo em caderninhos de receita misturados com diários, como fazia minha bisavó? Mas quero que meu filho ame a natureza, entenda sua importância, seu valor intrínseco, independente do valor de uso. Uma árvore não vale apenas por que dá frutos, sombra, etc. Uma árvore vale por que é uma vida. E toda vida é valiosa, não é?
E aí? Fiquei daqui, pensando... pensando... Como se repara algo assim?

7 comentários:

Fernanda disse...

Ai, imagino exatamente a sensação de resposta inacabada, ou uma explicação que poderia ter sido melhor. Naquele momento talvez fosse a mais rápida pra acalmar o Ben, nem sempre conseguimos cumprir uma cartilha freudiana! Eu tenho a minha sobrinha e me sinto um pouco responsável pelo que vou dizer a ela, afina também sou a dinda dela. Neste caso da árvore é triste ver que ela é um bem sim, mas foi plantada em um lugar errado. Como um passarinho que não está no seu habitat natural.
Acho válido você levar o Bê pra conhecer tipo um zoológico, um parquinho e explicar pra ele, onde as coisas devem morar. A arvore tem um lugar pra morar certo, assim como ele tem. Os bichinhos e tudo mais. A arvore tem a sua "casinha" e acho que você pode fazer isso na prática levando o Bê pra conhecer um lugar especial pra isso! Tirar uma horinha no fim de semana!
Tenho experimentado passear com a minha sobrinha e tem sido maravilhos! Bem, é isso que eu faria!! rs...
Um grande beijo. Suas partilhas me fazem pensar, na hora que chegar minha vez!
Grande abraço e feliz dia da blogueira!

Anônimo disse...

Amiga, bom diaaa!
Feliz Dia do(a) Blogueiro(a)!!!!

Acredito que conversando melhor sobre o assunto ele entenda seu pensamento real.

Olha, tem um trem de selinhos postados no meu blog. Fica à escolha e gosto, viu?
Beijo grande!

josi stanger disse...

Realmente, não é uma tarefa fácil a de "falar". Usamos a fala comunicar nos comunicar, mas vc já percebeu que só a fala, por si, nada diz, se não vier acompanhada da entonação, dos gesto, do olhar, do sorriso e do amor? Todas as palavras juntas não diriam nada se não estivessem acompanhadas da ação, do exemplo. E isso sim é complicado, pois nem sempre estamos preparados pra nos policiar nas ações que mostramos aos pequenos. Tenha paciência consigo mesmo, seja benevolente com a mãe que há em você. Com o tempo vamos ensinado e muito mais que isso, aprendendo.
Um beijinho carinhoso em você e no seu pequeno.

Sandra disse...

Minha amiga, adorei seu blog !! O meu estava aposentado tem um tempinho mas voltei com força total ! Segue aí o endereço dos dois !!
http://nasciparasermae.blogspot.com e http://sandradiariodeumadieta.blogspot.com/

Ah... e obrigada pelo mulher bonita !! Fiquei lisonjeada !
Beijos

Sandra

Taia Assunção disse...

Olá, bem vinda a minha lista. Estávamos viajando e não pude vir agradecer-te antes. Seja sempre bem vinda. Estou com um probleminha aqui, quando vou seguir algum blog aparece o perfil do marido. Não sei o que é, quando eu resolver volto por aqui. Beijocas!

Carmem Tristão disse...

nossa... agora voc~e me pegou hein... tem uma frase que um dia minha sogra me falou e que não esqueço nunca: para se chegar até a luz, é necessário passar pela escuridão.

é só dizer pra ele que o progresso aconteceu de forma desordenada. por mais que a prefeitura tenha tentado fazer permanecer a árvore, ela precisou ser cortada para evitar talvez até incêndios. e hoje o mundo está se conscientizando. o progresso vai continuar, mas respeitando a natureza.

Luci Cardinelli disse...

Não tenho nenhuma dúvida quanto a força das palavras. Assim como entendo bem sua dúvida... coisas dos dias de hoje né?

beijos e boa semana