Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

domingo, 7 de março de 2010

... E não ter a vergonha de ser feliiiiz!


Este momento atual não é dos mais fáceis para mim. Estou em momento de transição, encerrando um ciclo e iniciando outros dois... E sou péssima com essas coisas, principalmente com o encerrar. Sempre tenho a tentação de largar tudo como está na hora que saturo de uma coisa, só que desta vez é diferente. Não posso simplesmente abandonar, tenho que finalizar, e finalizar o melhor possível, por que só assim posso dar sequência aos meus planos. Este mês é meu prazo final para a dissertação. Tenho, teoricamente, até junho, mas eu simplesmente não aguento mais. Fico em casa a maior parte do tempo, não interajo com ninguém. E minha relação com meu orientador não anda das melhores, então... melhor fechar, né?


O que isso tem a ver com o título da postagem? Então, dá para imaginar o quanto tenho andado tensa? Pois é, neste "clima" encontrei esta matéria numa revista Seleções Reader´s Digest (Agosto, 2008 p.91-95) chamada O Caminho da Felicidade e vou transcrever para vocês o quadro da página 94. Me fez bem, tomara que possa fazer o mesmo por quem precisar! 


"TRANSFORME A CARRANCA NUM SORRISO" (Por Dianne Hales)


1) Seja menos virtual. "Se existe algo que distingue pessoas felizes das muito felizes é a qualidade de suas relações sociais", adverte o psicólogo Todd Kashdan, da Universidade George Mason. Se você passa o dia inteiro sentado de frente para o computador, levante-se e vá interagir. E estar até com pessoas desconhecidas aumenta nosso bem-estar, diz Kashdan. "Rimos muito mais quando estamos com outras pessoas, no cinema, do que quando assistimos a um filme em casa."


2) Um, dois, três... Fazer uma lista das coisas boas que você tem na vida pode parecer besteira, mas está provado que funciona. Aliás, enumerá-las talvez seja o melhor que você pode fazer em favor do seu quociente de felicidade, dizem os especialistas. 


3) Colar de contas. Pense em cada experiência positiva do dia como uma conta num colar e vá somando. Este exercício nos faz prestar atenção aos pequenos momentos, como quando o motorista de outro carro nos cede a passagem ou quando há o e-mail de um amigo na nossa caixa de entrada (ou um comentário no nosso blog!).


4) Prefira o memorável ao material. Se você tiver de optar entre, digamos, um carro novo e uma viagem com a família, vá correndo fazer as malas. Mesmo o mais lindo carro perde o encanto com o passar do tempo. Mas as lembranças de bons momentos com os amigos e a família duram para sempre.


5) Use e abuse da graça. "O humor é como o sal na carne", observa o psicólogo Martin Seligman. "Dá sabor a tudo". Assista a reprises de programas que fazem você rir. Tente achar graça dos absurdos da vida. E, ao ler piadas, gargalhe à vontade. 


6) Fuja para o seu retiro ideal. Quando você estiver tenso e triste, pense num lugar onde sempre se sente tranquilo e feliz. Sinta o cheiro do bronzeador, o calor do sol. Ouça o barulho do mar. Passe este vídeo na sua mente sempre que sentir o desânimo se aproximar.


7) Veja o copo meio cheio. Você pode estar achando que, no momento, sua vida está toda errada. Mas, se parar para pensar, vai ver que, na verdade, tudo vai bem. E, se o mundo de fato estiver contra você, leia o item 8.


8) Liberte o artista que há em você. Você já fez parte de uma banda rock? Escreveu poesia? Adorava mexer em carro? Sem dúvida, ficava tão absorto que se esquecia da hora. Então, por que não recomeçar? Atividades prazerosas são grande fonte de alegria. 


9) Faça o bem. Boas ações, por menores que sejam, proporcionam satisfação a quem pratica e a quem recebe. Por exemplo, escrever uma carta dizendo a alguém que nos ajudou o quanto significou aquele gesto, certamente anima - da mesma forma que investir tempo ou dinheiro em uma boa causa. 


10) Aproveite o momento. Em vez de ficar esperando para comemorar um grande acontecimento, por que não fazer hoje o que você quer? Asse um bolo. Convide alguém para almoçar. Brinde a um bom dia. Seja feliz!


E aí? Achou válido? Eu já pretendo por em prática algumas dicas... Um beijo a todos.
Tati.

6 comentários:

Unknown disse...

Tati adorei as dicas e creio que todas são válidas, nós é que temos a enorme mania de achar que nossa vida é sempre a pior ou que estamos passando a pior fase, mas esquecemos as tantas coisas que nos acontecem no dia, as bençãos que nos é dada a cada amanhecer, de podermos ter um lar ( de verdade!!!), com filho (a) saudável, marido que nos ama e nos apoia em qualquer que seja a circunstancia (mesmo que desaprovem a atitude), pais com saude, enfim tudo que muita gente sonha em ter e que não consegue nunca. Nós somos felizardas em meio a uma multidão, é assim que tento pensar quando estou muito pra baixo. Quando vc ficar assim siga o conselho dado na revista, realmente faz bem! Ande um pouco pela rua veja as pessoas, analise-as, observe-as e vc verá como isso te trará a realidade. E quando quiser rir, me convide estou sempre disposta a isso,rsrsrsrsrsrs.

Tati disse...

POis é, Tatá. Eu não tenho dúvidas do quanto sou sortuda (somos, né!). Achei estas dicas interessantes, em especial a primeira, por que tenho ficado muito tempo sozinha em casa e sinto que vou murchando no decorrer da semana. Vou mudar isso, dar uma circulada, marcar de almoçar com as amigas... o que acha? hein? hein? rsrs Beijos.

Anônimo disse...

Amiga, que tal hein, adorei as dicas. Você viu que nossas postagens se complementam? Beijão. Já estou levando o selinho para postar.

Unknown disse...

Se quiser uma amiga pra almoçar,jogar conversa fora não se esqueçade mim!!!!rsrsrsrs!!! Infelizmente estou com "tempo disponível" AINDA. Que tal então aproveitá-lo com amigos??? Bjs.!

Tati disse...

Marli, também percebi a enorme coincidência, ou a sintonia, como queira... Bom demais, né?

Pati, o convite para o almoço já está aceito. E eu cozinho, para relembrar os velhos tempos, que tal? Beijo (me liga).

Paty disse...

Já é!!! Vamos ver se a Alê pode tb.! Por mim, qualquer dia da próxima semana!!!