Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sem resoluções, mas mais resoluta!

Para este texto eu nem mesmo espero comentários. Foi mais uma conversa com meus botões, um "falar alto por escrito". Entendo se não tiverem paciência para ler, mas sugiro que façam o teste. Claro que se quiser deixar um beijo, vou adorar! Escrever me ajuda a me entender. E segundo o texto, os NFs são conhecidos como a personalidade que busca identidade. Concordo!

Eu adoro fazer listas (a maior parte delas eu perco ou "esqueço em casa", como a de mercado, mas eu faço!). Só que este ano quero fazer diferente. Não quero uma lista de resoluções do tipo: perder  3 kg, entrar para academia, blá, blá, blá. Quero entrar 2011 sem listas, deixando a pessoa controladora que sempre fui para trás, quero deixar o acaso fazer seu trabalho, interferir menos. 

Neste ritmo entrei no divertidíssimo blog do Ronda  (você tem que conhecer!) e ele sugeria um teste de personalidade que eu não conhecia. Adoro estas coisas e fui uma adolescente daquelas que comprava revista de testes (e fazia todos!). Claro que este é diferente, baseado na teoria de Jung (Então, no final dos anos 50, surge Isabel Briggs Myers, que com o auxílio das teorias de Jung, realizou o trabalho sobre o tipo de personalidade que levou David Keirsey à escrever Please Understand Me, o livro que reavivou o interesse popular pelos quatro temperamentos - daqui) Quando comecei a responder (40 questões) achei meio estranho. Tinha questões que me confundiam, eu retornava, não concordava com as opções... Pensei: Vai dar tudo errado... Mas quando fui ver a resposta levei um susto. Se eu tirasse medidas para uma luva não me cairia tão bem. Li para o Vi e a gente chegou a dar risadas de algumas partes, é que alguns traços estavam ali, tão reforçados que esboçavam uma caricatura. Fiquei apaixonada. O Vi fez também e encontrou o seu, apesar d´eu não concordar tanto com o resultado dele. Depois descobrimos que muitas empresas utilizam este teste em suas contratações, para conhecer perfil de candidatos. Divulgamos na família e minha mãe fez também.

O que é legal de testes assim, profissionais e sérios, é que você tem a chance de se reestruturar. Eu já sabia aquelas coisas que estavam ali, não era novidade, mas eu não saberia sistematizar tudo aquilo. Quando você vê seus pontos fortes e fracos descritos assim - listados- algumas dúvidas se dissipam e dá para pensar em estratégias de melhora pessoal. Sim, meu foco nesta vida é autoconhecimento e melhora íntima. O resto é oportunidade para chegar a este fim. Fiquei tão entusiasmada que fui em busca de maiores explicações. Cheguei a um outro site que sistematiza melhor, tem inclusive uma lista das profissões mais indicadas. Ah, como eu queria ter feito isso antes... 

Eu sei que meu perfl é todo de comunicadora. E foi este o resultado: ENFP - O Defensor de Causas. É o que vejo na vida, no meu mapa astral, no teste de personalidade, etc. Sabe-se lá por que motivo eu não levei isso em consideração quando fiz vestibular. Acho que nesta época eu não sabia disso. Minha personalidade não tinha desabrochado, estava embrionária em mim. Agora eu tento criar novas formas de lidar com as escolhas que eu fiz. Torná-las certas. Sempre há caminhos possíveis. Estou buscando.

Com todos estes pensamentos cicloneando minha mente resolvi pensar O QUE eu gostaria de fazer. Que tipo de trabalho me fará feliz? O que tem que ter? E eis a lista:
- Trabalhar com pessoas, oportunidade de trabalho em equipe;
- Trabalhar por pessoas: Sempre procuro isso, auxiliar pessoas, ajudá-las a encontrar seus caminhos, dar apoio, ensinar... é por aí...
- Uso da criatividade SEMPRE! Detesto coisas monótonas e repetitivas. Gosto da expansão, da criação.
- Atividade e movimento. 
- Poder pensar. 
- Chance de escrever: Ah, essa eu nem preciso explicar, não é?
- Ambiente agradável e não competitivo - colaborativo! Trabalhar juntos é sempre melhor.
- Espaço para crescer, onde ideias possam ser ouvidas. 
- Um trabalho comprometido com a melhora da sociedade.

Ele existe, em algum lugar. E é para lá que estou indo!

Beijos a todos (Grata se chegaram até aqui... rsrs) e lembrem-se, amanhã é Dia de Alê,
Tati.

27 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

oi tati, tudo bem? depois de uma pequena ausência por conta da chegada do eduardinho, agora posso de novo visitar os amigos.

já fiz também esses textes. mas sabe de uma coisa? depois de fazer alguns dá até para perceber para onde ele quer nos levar e aí vem a vontade de trapaçear o texte...rssss

no mais, suas resoluções para o ano novo são ótimas.

abraços

Bloguinho da Zizi disse...

Oi Tati
Já fiz esse teste. Gostei.
É euzinha escrita, no bom e no mais ou menos, rsrsrs
Também não tenho uma lista pra 2011.
Me entrego nas mãos de Deus e vou.
Beijinho

Macá disse...

Tati
Tentei deixar comentários nos textos anteriores, mas minha conexão aqui (estou na Bahia) estava horrível. Adorei a listinha dos 5 desejos, acho que vou fazer também.
Nunca fui de fazer muito esses testes. Quer dizer que dá certo é?
Ontem enquanto estávamos na estrada (é, estamos indo de carro e o Ivan está junto) lembrando de outra viagem que fizemos há um tempo atrás quando as crianças eram menores, e íamos ouvindo o CD Saltimbancos, então quis ouvir novamente. Me lembrei muito do Bê. Ele tem esse CD? É que nós todos achamos muito legal e seguimos viagem cantando.
um beijo

Bordados e Retalhos disse...

Tati acho que vou lá fazer esse teste. Acho que não preciso me encontrar profissionalmente, mas como pessoa, como mãe. Nossa mminha cabeça dá voltas para tentar achar um caminho, menos tortuoso. Mas trabalhar em equipe, pelas pessoas, para melhorar a sociedade, esse desejo temos em comum. Adorei esse post meio "pensar alto", nos ajuda a conhecer melhor a pessoa encnatadora que você é. Bjs

Lu Souza Brito disse...

Tati,

Eu tanto gostei (vi o comentario do Ronda no post anterior e fui lá verificar), que fiz o teste, copiei o link pra fazer com o marido e também postei a respeito lá o Lichia, hehehe.
O meu também deu super certo. E cmo eu tinha visto lá sua resposta do seu resultado, também fui ler para saber mais sobre você, digamos assim - antes mesmo de fazer meu post.

Beijooooooos pra vc!!!

disse...

Tati, obrigada pelos ensinamentos durante todo o ano. Que continue nessas descobertas que te favorecem e nos favorecem. Bjos e feliz 2011!

pensandoemfamilia disse...

Oi Tati
Passei por aqui, li e deixo meu bj, de carinho

Maria Célia disse...

Oi Tati
Como deixar de ler alguma coisa que você escreve?
São sempre assuntos tão bons, com tanto conteúdo, com conhecimento do que está falando,e com uma uma pitada de diversão.
Quero também fazer este teste.
Bjos
Ah, desejo de coração que você encontre este trabalho que te fará feliz.

Flávia Shiroma disse...

Oi Tati, acho que no seu caso não tem muito essa de não ler seu texto pelo tamanho porque você escreve muito bem e se expressa de uma forma tão natural que parece que estamos conversando.
Ufa! Preciso voltar aqui mais vezes. Sempre disse que seu blog é muito interessante. Adoro seu modo de ver as coisas e passar para a tela.

Bom, quanto ao que vc escreveu, eu fiquei muito curiosa para fazer o teste também e o que mais me animou foi ver que para você deu certo e que veio do blog do querido Ronda.

Vou fazer porque no ano que vem vamos (eu e o meu marido) voltar ao Brasil e, sinceramente, não faço a mínima idéia do que farei lá. Talvez esse teste possa me ajudar, como você disse, a sistematizar as coisas que realmente tem a ver comigo.

Só creio que isso:
"Ambiente agradável e não competitivo - colaborativo! Trabalhar juntos é sempre melhor." - é o mais complicado de todos não é?
Principalmente aqui no Japão.... as pessoas são tão individualistas..... é difícil. Mas não é impossível!

Minha querida, quero aproveitar que estou aqui e desejar de todo coração que seu novo ano venha com tudo!!!! Que você conquiste muitas coisas, realize sonhos, conheça pessoas interessantes, se livre daquelas que não lhe queiram bem e que o "acaso" lhe proporcione uma vida plena e feliz!

Um beijo carinho (com a promessa de voltar mais vezes aqui!) :)

www.comtextosdavida.com disse...

Olá!
Li até o final, vou dar uma chegadinha lá para ver se me descubro um pouco mais.
Feliz Ano Novo.
bjs Lais

Adriana Alencar disse...

Olá!
Eu já tinha feito esse teste, não me lembro bem do resultado, mas que era preciso. O seu post me incentivou a fazê-lo novamente e olhá-lo com outros olhos!!
Desejo que 2011 seja repleto de alegrias e resoluções postas em prática!
Bj
Adri

Nilce disse...

Oi Tati

Não faço mais nada de planos e também sou de perder ou esquecer lista. Aqui em casa me perguntam por que eu as faço se vou esquecer mesmo. rsrs

Tati querida, obrigada por tudo, pela sua amizade, por me fazer rir, chorar e refletir muito durante este ano. Estarei por aqui sempre, viu?
Que 2011 seja um ano de paz, saúde, dinheiro e realizações muitas para você e os seus.

Feliz Ano Novo!

Bjs no coração!

Nilce

Jane disse...

As poucas vezes que deixei a vida me levar, aumentou meu colesterol mas os outros números foram só de alegrias. Portanto ano que vem eu vou sim ter de perder uns quilos porém vou continuar sem prestar a atenção nas minhas neuras porque sou mais feliz assim.
Beijos Tati. Um 2011 para você e aos seus amores muitas alegrias, muito romance, muita paz.
Foi muito bom te conhecer este ano !

Maberte disse...

É ISSO AÍ MENINA. IR SEMPRE AO ENCONTRO DAQUILO QUE É MELHOR PARA NOSSA VIDA. FELICIDADES EM 2011 PARA VOCÊ, SUA FAMÍLIA E ALÊ.

Renata disse...

Tati,

Receba meu abraço, com votos de um 2011 repleto de alegrias,

Muita paz, saúde e amor na sua vida!

Élys disse...

É muito bom buscar se conhecer para para poder evoluir, crescer...
Ler os seus textos, sempre é muito agradável, você escreve com muita naturalidade.
Desejo a você, seus amigos e familiares um ano de 2011 pleno de paz e muito abençoado.

Carmem Tristão disse...

ei Tati!!!! que seu 2011 seja cheio de boas surpresas!

Nathália (Ná) disse...

Tati vou fazer o teste. Aproveito e deixo aqui os meus votos de um feliz 2011. Desejo que seja um ano repleto de paz, amor e harmonia, desejo que seja um ano de realizações e conquistas para todos vocês.

Bjs!

**Te vejo por aqui em 2011....rsrsrsr.

Françoise disse...

Querida Tati,
Passo para desejar-lhe um excelente e abençoado 2011. Que você continue tendo muitas perguntas a fazer para que eu, possa usufruir delas através de seus textos.
Muita saúde a você e sua linda família. Aproveito para agradecer por tanto carinho comigo. Pelas palavras, pelo incentivo e pela sinceridade de sempre me fazendo refletir para poder melhorar. Que seus olhos de "revisora" nos meus textos, estejam sempre prontos para que eu evite os tantos furos de 2010 em 2011, rs, rs... rs.....(brincadeira)...
Te admiro e torço por você. Seja feliz!
Abraço apertado.
Fran

Eduardo Medeiros disse...

passando mais um vez para te desejar um ano novo cheio de realizações para você e sua família.

abraços

Beth/Lilás disse...

Tati queridona!
Eu espero, de coração, que seus sonhos e vontade se realizem neste próximo ano!
Você é uma lutadora, inteligente e merecedora, com certeza.
Obrigada por estarmos juntas através da blogosfera com este carinho e amizade de sempre.
Que seu 2011 seja de grandes realizações, paz e saúde!
Um Feliz Ano Novo para você e todos os seus queridos!
beijos da amiga carioca

Beth Q.

pensandoemfamilia disse...

Querida Tati

Que 2011 venha cheio de boas novas que sua vida seja repleta de carinho e sucesso.
Foi muito bom contar com sua participação e incentivo no meu espaço, vc é uma pessoa meiga e com muita garraVai chegar onde almeja.
bjs

Analice disse...

Ola.

desejo vcs e todos nós um ano de grandes realizações...

transformações;;;

muitas coisas boas...

regados com amor, boas escolhas, bons pensamentos, boas ações etc

incluindo saude, paz, harmonia, forças...

buscando inclusao ....

feliz 2011

Astrid Annabelle disse...

Tati querida!
Agora fiquei curiosa sobre este teste!!! Irei conferir!
Gostei da sua auto análise! E gosto muito do que escreve!
Hoje eu vim aqui especificamente para lhe desejar um Feliz 2011! Falta uma hora e meia para a virada!!!!
Desejo que tenha tudo do bom e do melhor sempre, recheado de muitas alegrias!
Tenho muita fé que será o seu ano!!!!!!
Um beijo grandão
Astrid Annabelle

C@uros@ disse...

Que o ano que se avizinha, seja de muitas realizações, que nossos projetos de vida se tornem possíveis e concretos e, principalmente , tenhamos muita paz e harmonia.

forte abraço

C@urosa

Magazine da Dê disse...

Oi tati...cai aqui de para-queda...mas gostei muito...olhei aqui, ali...vi seu texto e seu pedido de leitura. Vou confessar me faltou tempo para ler agora...É preciso ler, entender e dividir com vc minha opinião, então copiei, vou ler mais tarde e volto para comentar..Um beijo, lindo e gostoso seu espaço. Feliz domingo e 2011 para você e sua companheira de Blog. beijos

Inaie disse...

Amanha e dia de "dieta"! To passando aqui pra te dar uma forca, pra de dar um abraco e desejar boa sorte e muitos kilos a menos.

Vamos que vamos...

Inaie