Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

É dando que se recebe

Oi pessoas queridas,
Não tenho conseguido conciliar o tempo de blogar. O Bê está de férias e, geralmente, madruga. Eu gostava de acordar cedo, escrever, postar e visitar na parte da manhã. De noite ando um caco... Vou me organizar para estes novos tempos. Hoje o Bê acordou de madrugada e voltou a dormir às 6h, acho que tenho um tempinho...

Quero compartilhar com vocês uns pensamentos que andam me rodeando. Para começar contar que passamos a virada em um local onde não tem fogos! YEEESS! Do jeito que gostamos. Estávamos num sítio, em Itamonte, encravado na Serra da Mantiqueira, dá para imaginar a delícia? Para quem, como a gente, adora mato, é claro!

O maior conforto era a companhia, maravilhosa, da família da minha amiga Martha. A Martha é a dinda do Bê, uma das maiores amigas da minha vida e está morando na Costa Rica (espero que só até 2012) e veio passar um mês de férias. Foi maravilhoso! Voltamos com uma sensação de transbordamento. A tia da Martha - dona do sítio - trabalha/estuda Permacultura, o que muito me interessa, já que um dos meus campos de estudo é agroecologia. A conversa nestes dias de retiro foi estimulante, intensa, animada, tão descontraída quanto enriquecedora. 

Juntando com tudo o que tenho observado, por aqui e pela vida, percebo que estamos caminhando para um ano mais intuitivo. Será que é só impressão minha? Percebo um movimento em direção à sensibilidade, ao auto-conhecimento, não só em mim, mas nas pessoas com as quais convivo (claro que não todas). Isso é um sacudir de tapetes, levanta muita poeira! Mas não há faxina boa sem arrastar de móveis...

Daí eu chego no título do post. A lei da doação: "Quanto mais se dá, mais se recebe". Acredito muito nela, só não tenho entendido como recebo tanto... É que acho que não me doo (assim mesmo, sem acento...) com toda esta intensidade com que recebo. A vida tem me presenteado demais! Ainda está em tempo e tenho me esforçado para ser mais generosa. Pois é, me esforçado. Pode parecer artificial, é apenas o iniciar de um movimento. Até que ele se torne mais natural, espontâneo. Quem é um pouco (nem muito) mais sensível deve perceber o quanto sou auto-centrada. Isso é interessante na busca pelo auto-conhecimento, mas ao nos isolarmos deixamos de conviver, e sem convívio a gente não cresce, cessa o desenvolvimento. Perde-se a razão de ser. 

Tem um furacão em mim (para variar). Só que desta vez ele é bom, está me impulsionando para a frente. Ainda não sei que rumo darei à minha vida, algumas portas começam a se abrir. Incrível como as coisas podem, sim, bater à nossa porta quando estamos abertos. As minhas já começam a se escancarar. Eu não defini o rumo, disse apenas o que desejo para a vida (aqui) e as situações confluem para isso. 

Este ano quero ser mais doação. Quero estar mais aberta e treinar a generosidade. Perceber que dar não implica coisas materiais. Dar um abraço, um sorriso, um comentário, uma oração, um bom pensamento... Não importa. Dar o que se tem! Quer vir comigo?

Pretendo reduzir o uso da palavra EU neste blog (se contabilizá-lo é o principal metablog... kkkk), usar mais o nós, apesar de saber que é um diário, escrito mesmo na primeira pessoa, por que são auto análises, mas desejo ampliar o pensamento. Se as ideias escritas aqui puderem ajudar mais alguém já me sinto realizada.

Que 2011 seja o ano da intuição, ou do crescimento de uma consciência coletiva. Que a gente entenda o quanto estamos ligados, o quanto nossas ações e intenções interferem no funcionamento desta grande rede. Que a gente se liberte do medo, das algemas, das culpas que tanto nos murcham e empobrecem. Vamos crescer, florescer, semear! Feliz ano novo!!

Seguindo a frase: "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece flores" quero dizer que vocês tem mãos perfumadas, doces, ricas, amorosas. Obrigada por tudo de bom que compartilharam em 2010. Esta vivência do blog me deu muito mais do que eu esperava, e a razão disso são vocês, pessoas do outro lado. OBRIGADA!

Beijos a todos,

32 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Tati
Estou contigo!
Dar o que se tem.
Vamos crescer, florescer, semear!
Se cada um der um bom dia com um sorriso no rosto, já terá valido a pena.
Confie na sua intuição ela vai te levar onde Deus quer que vc esteja.

Beijinho

Lu Souza Brito disse...

Olá Tati,

Também sinto que este é um começo de "novos tempos" assim bem clichê mesmo, mas é como sinto.
Ano da intuição, do auto conhecimento, do desfazer do medo e das amarras. Estou lutando para isso.
Vamos juntos nessa!
Beijoooooooos

Eliane disse...

Oi gatinha andei sumida mas não esqueci de vcs não. Fim de ano sem fogos que sonho heim. Eu fui numa canoa furada esse ano com minha dificuldade em dizer não acabei numa beira mar e foi hilario . Eu la desejando que meu próximo revelion seja no mato sem fogos e sem barulho. Tambem penso como vc, esse ano promete, sinto que sera o ano da intuição do dividir pra somar. Um beijo grande da Eliane.

Néia Lambert disse...

Tati, fico muito feliz em te ver assim, entusiasmada, feliz e a sua idéia da generosidade é maravilhosa, "a gente atrai o que transmite", a frase não é minha, mas penso nela todos os dias.
Beijos

Beth/Lilás disse...

Bom dia, querida Tati!
Vejo que os ares da Mantiqueira renovaram mesmo teu espírito e para melhor.
Também acho que somos sortudas, pois recebemos muito mais do que damos, mas quando chega a hora de percebermos isso é porque estamos crescendo, amansando o coração e abrindo-o para outros olhares.
Muita gente precisa de nossas palavras de carinho, precisa ler nossas experiências para entenderem as deles e estamos aqui também par isso.
Que seu ano seja mesmo maravilhoso!
beijos cariocas

Tatiane Garcia disse...

Chará, bom 2011 pra vc!!! que seja de paz e harmonia!!!
tb sou adepta dessa teoria..sabe que isso funciona ate em coisas simples, não só nas grandes? doe um par de sapatos e verá o que acontece....doe uma palavra de carinho, logo ganhará um amigo novo a te dizer belas palavras todo dia!!!
bjo bjo linda
funciona mesmo!!!

Lúcia Soares disse...

Tati, todas as resoluções que tomamos têm que ser seguidas.
Encontro-me num impasse,completamente "empacada".
Seguir em frente ou traçar um novo rumo, eis a questão.
Para mim é muito bom conviver, emsmo que virtualmente, com tantas mentes dispostas a serem melhores a cada dia.
Beijo.

VELOSO disse...

Tati o tempo é complicado e na blogosfera ele voa mais que pensamento ... Lindo post!Caminhando um pouco por SEU JARDIM ! Um feliz 2011 minha amiga!

Unknown disse...

Tati,
Primeiro: que delícia ficar no meio do mato né? Eu também amo. Paz, sossego, tranquilidade, silêncio... ou melhor, silêncio urbano, pois o som que vem da floresta é uma das mais lindas melodias que se pode ouvir. Com certeza você voltou renovada.

2011 tem me soado isso também e eu acrescento que, ao menos para mim, será um ano de desafios e realizações. Sinto algo positivo no ar, aliás, que vai além do positivo. Não sei explicar ainda, rs.

Beijocas

Maria Santos disse...

Olá Tati..que delicia também passei no meio do mato sem fogos \o/..rsrsrs adoro isso paz e sucessego.
Também tenho essa impressão de estar mais intuitiva, acrdito mto nessa frasa das flores tbm.
Um lindo 2011 para vc e para sua familia.

Cynthia Le Bourlegat disse...

ô queridona! e sempre dá pra sentir perfume nos seus posts, têm sempre um encantamento bom! Que seu ano seja maravilhoso!!! beijo

Anônimo disse...

Lindo seu post, Tati. E que possamos nos abrir e nos doar sempre mais.
Beijo na alma, querida!

Sandra Gonçalves disse...

Lindo e doce seu post.
Tudo de bom passar a virada sem aqules detestáveis e ensurdecedores fogos. sem falar do que judiam dos animais.
Amei teu texto.
Bjos achocolatados

Astrid Annabelle disse...

Olá Tati! Que bom ler sobre sua vivência no meio do mato e SEM barulho.
Imagine...moro no paraíso que infelizmente nessa época é "assaltada por uma boiada enfurecida" que vibra em alto e bom som! Tudo o que é barulho eles fazem. Vamos ter paz logo após o carnaval!
Até lá temos que viver igual a uma tartaruga que enfia a cabeça na sua casca e lá fica quietinha!
Mas tudo passa não é?
Estou feliz de ver você alegre e animada!
Um beijo gostoso.
Astrid Annabelle

pensandoemfamilia disse...

O seu retiro na virada já nos emana bons frutos: confiança, esperança e doação.
Quero que saiba que eu a considero uma pessoa generosa e espalha encanto por onde passa.
bjs,

Simone Aline disse...

Ei Tati, que post lindo!!! Vc já é "recíproca" sim!!! Mas se está com vontade de compartilhar ainda mais... vá em frente! Porque doar (seja lá o que for) é muito bom... Como vc mesma disse: um sorriso, um abraço, uma palavra!!! Vale tudo!!! Que Deus devolva em dobro (e Ele devolve, acredite!!! rsrs)
Grande beijo, muita paz e muita sorte em 2011!!!

Analice disse...

eu sou uma aprendiz do espiritismo, e isso tudo estudamos ao longo do nosso esclarecimento, mas paralelo a isso, fui crianda em meio a natureza e hoje sou eng florestal e com especialização em paisagismo e jardinagem... e vejo todos os dias no meus vasos pois nao posso ainda ter um jardim onde moro.,.. atualmente...

mas vejo isso, ou melhor essa energia em todos os lugares, ate mesmo aquelas que nao sao tao boas.... e por isso requer uma responsabilidade maior...

viva a essas coisas pois a mudança de percepção , ,,, nós sempre damos e sempre recebemos... precisamos nos aperceber o que estao dando e o que estamos recebendo né... amo essas questões...

parabens ...

Analice disse...

Ola, tati,

obrigada pela presença... fico muito grate pela visita... vcs todos que contribuem muito com o meu dia a dia me ajudando com boas leituras...

Que nessa terapia eu consiga mesmo bons resultados...

Já fiquei feliz de nao necessitar de cirurgia...

Eu estou com muito instusiamos para esse ano.... fico organizando algumas coisas que quero fazer neste ano, inclusive mudar de área definitivamente...

bjs!!!

Unknown disse...

Estou de volta e venho desejar um ano novo pleno de prosperidade ,paz e amor.

Beijo.

lolipop disse...

Texto bonito Tati...
Que esse ano seja sim o da intuição e da dádiva...
Feliz 2011!
BEIJOS

CARLINHA disse...

Oie!

Ai flor, meu final de ano foi tão complicado que tudo que eu espero é um sopro de esperança nesse novo ano.
Desejo que todos os seus sonhos se realizem e que essas intuições nos guiem para a felicidade.

Bjos

Maria Célia disse...

Ei Tati
Belíssimas palavras, aliás como tudo que você escreve.
Mudanças são sempre bem-vindas, especialmente quando elas saem de dentro, do fundo de nosso coração, porque assim amadurecemos e crescemos, melhorando nossa relação, nossa convivência com as pessoas.
Bjo

Isadora disse...

Oi Tati que virada de ano gostosa a que vocês tiveram. E que 2011 seja maravilhoso. Não parei para pensar sobre a questão mais intuitiva de 2011, mas fica aí o seu comentário para me deixar alerta.
Gentileza sempre gera gentileza, carinho gera carinho, atenção gera atenção e assim por diante.
Espero que seu ano seja de muitas realizações e conquistas.
Esse ano será bem puxado para mim e por isso e para conseguir fazer tudo o que quero e dar a atenção as pessoas da forma que considero ideal decidi que ficarei um pouco mais ausente do blog. Farei posts e visitas, mas em menor número. Muitos desafios se apresentam e é preciso foco.
Um beijinho

VELOSO disse...

Obrigado pelo comentário carinhoso lá no Baú! CLARO QUE VOCÊ PODE USAR A TIRINHA o Baú esta aberto pode pegar de baciada o que e quanto quiser e setiver algum roteiro para uma tirinha pode enviar que ficarei feliz em fazer parceria em um trabalho faz parte da promoção !Se você quiser eu empresto umtraço meu..."

She disse...

Oi Mosqueteira adorei seu post! É isso aí, quando estamos abertas o Universo conspira e eu te desejo tudo de MARAVILHOSO que a vida possa te dar... Pra vc, pro seu marido e pro foooooooofo do Bê!
Beijo, beijo!
She

Manuela Freitas disse...

Lindo texto, sempre tão personalizado e cheio de afecto!...
O melhor ano para ti!
Beijo,
Manú

Cissa Branco disse...

Tati,

Lindas metas, torço para que você realize todas elas. Algumas me fizeram pensar, acho que as adotarei. Mas a principal meta que pretende atingir esse ano, pelo menos em parte e de não esperar o reconhecimento, me dar, mas sem esperar receber, tenho esse problema sério na minha vida, sempre acho que as pessoas estarão tão dispostas quanto eu para dividir e não é bem assim...
Quanto as espinhas, também sofri e o que ouvia de conselhos, simpatias, era coisa de louco, todo mundo tinha algo para ensinar, kkk.
Beijos

Élys disse...

Vamos crescer, florescer, semear...
Vejo, também assim, novos tempos vem chegando e isso é muito bom,
Beijos.

Teresa Cristina Martins disse...

Tati, a intuição é ouvir a voz do coração! Que bom que este ano começou assim, intuitivo, aberto. Vai ser um ano bom, tenho certeza. Os meus desejos para vc e sua família é que Deus os abençoe sempre. Beijocas

Claudiene Finotti disse...

Oi Tati!

Passei correndo prá dizer: posta sim, essa semana mesmo se for sábado, pq as assíduas concorrerão as brindes, hehehe... bjocas.

Clau.

Adriana Alencar disse...

Querida, você está enganada quando pensa que não doa o bastante. Cada post seu é uma doação, tirada do fundo da sua alma, refletindo o seu estado de espírito e o que gostaria de passar as pessoas. A resposta disso são os seus seguidores e o carinho que recebe deles!
Bj
Adri

Socorro Melo disse...

Olá, Tati!

Gostei demais desse post, é uma auto reflexão, bastante enriquecedora. Oxalá que este ano seja mesmo o da intuição, da reflexão, da sensibilidade, precisamos disso.
Considero a generosidade uma das maiores virtudes, e acho que a vida nos dar em troca, de forma multiplicada, tudo aquilo que doamos.
Desejo-lhe um 2011 de muita inspiração, sensibilidade, saúde, paz e sucesso profissional e pessoal.

Paz e Luz
Socorro Melo