Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Por que alguns tem coragem de dizer o que a maioria não tem...

Depois do que a professora Amanda Gurgel disse eu não tenho mais nada a comentar. Como representante da mesma classe, em outra escala, em outro estado, menos sofrida, mas não tão menos assim, faço coro. 

Gostaria que a fala desta professora chegasse ainda mais longe, mas mais que tudo, gostaria que mudasse alguma coisa. Que os políticos juntassem o pouco de vergonha que lhes resta (se é que resta alguma) e mudassem alguma coisa. Que sentissem vergonha de aumentar seus salários diante da realidade da população que eles, teoricamente, representam. Que sentissem vergonha de tocar no assunto da reforma da previdência quando se aposentam, após 2 mandatos, com valores exorbitantes. 

Vergonha alheia é isso. Vergonha por estes políticos que ainda se acham espertos por que estão lotados de dinheiro que vaza pelas cuecas e meias, mas sem um mínimo de caráter que os permita serem chamados gente. 
Assistam e divulguem! Esta professora do Rio Grande do Norte foi capaz de dizer, na cara da Secretária de Educação e outros políticos, o que muitas vezes pensamos, mas nos acovardamos de enfrentar. Palmas para ela.

Beijos a todos,
Tati.

29 comentários:

Nilce disse...

Faço coro contigo Tati.
Como mestre que fui por muito tempo, penso conhecer bem a realidade da Escola Brasileira e da condição dos professores.
Todos tinham que ter essa coragem e os políticos vergonha na cara.

Bjs no coração!

Nilce

Beth/Lilás disse...

Tati,
Eu vi este vídeo que a Lúcia me enviou e fiquei impressionada com a coragem, exatidão, lucidez e verdade que esta simples professorinha passou para todo aquele povo político ali presente e para o Brasil.
Não se fala noutra coisa estes dias, muita gente já comentou, mas vale a pena comentar, pois assim engrossamos com ela o caldo.
beijos cariocas

C@uros@ disse...

Olá minha querida amiga Tati, só assim podemos ter esperanças de um futuro para a educação. Espero que o nosso ministério das "letras" tortas, que mais atrapalha do que ajuda, receba o vídeo e tome um pouco de vergonha!

"O verdadeiro amigo é aquele que esta sempre nos ajudando a entender nossos erros e não para resolver nossos problemas."



forte abraço

C@urosa

Yo Neris disse...

Fiz um post com esse vídeo que recebi da minha filha essa semana Tati.
Um grande e corajosa representante da classe, essa menina.
Saudades de você minha linda
bjs

Anônimo disse...

Oi Tati,
Essa professora arrasou. Discurso bem preparado, palavras escolhidas a dedo, tempo cronometrado e perfeita empostação de voz. Ela estava bem segura. É isso aí, chega de amadorismo, de discursinho improvisado. Caramba, será que eles ficaram com vergonha? Ou melhor, será que eles sabem o que é vergonha na cara? Sei não, só sei que esse vídeo já está correndo mundo. A professora está de parabéns. Merecido.
Bjssssssss

pensandoemfamilia disse...

Engrossemos o coro, pois a vergonha deles custa a chegar . Se é que chega.

pensandoemfamilia disse...

Engrossemos o coro, pois a vergonha deles custa a chegar . Se é que chega.

Caca disse...

Oi, Tati. Eu enviei (e continuo enviando) este vídeo a todos quantos minha lembrança, relações e capacidade alcancem. Isso é um libelo dos mais competentes contra o descalabro da nossa educação e da falta de brios de nossos representantes. meu abraço. paz e bem.

Misturação - Ana Karla disse...

Palmas mesmo Tati!
Ela foi decidida e corajosa. E ainda deu uma excelente lição.
Estou na divulgação também.
Bom final de semana
Xeros

Jane disse...

Divulguei este video no meu face . Acho que precisa ser mulher para ter essa garra, coragem embora esses fdp* corja de homens que se julgam poderosos não nos respeitem. Mas, enquanto houver mulheres como nós decididas a honrar o patrimonio maior do país que é a educação, haverá esperança. Olá dona Dilma ! vou te enviar este vídeo viu.
Beijão mulherada.

Taia Assunção disse...

Fiquei arrepiada com a fala dela. Mandei para a filha mais velha e deixei carregando para o marido ver. Falou e disse. Marido é licenciado em Matemática e pós graduado em Matemática e Estatística, mas não investiu da docência. Atua na área do curso técnico dele que é Agrimensura. Foi o curso técnico que abriu as portas do mercado internacional para ele. Beijocas e bom final de semana. Cadê o post anterior? Não deu tempo de ler...rsrsrs.

Inaie disse...

essa mulher ta arrasando!!!

* Edméia * disse...

*Tati vim aqui para TE AGRADECER

pelo teu comentário no meu amado

*Caderninho e para conhecer este

teu espaço !!!

*Tati, sou professora numa

escola pública do Estado de SP e

já estou me preparando para a tão

desejada APOSENTADORIA !!! Mesmo

assim, AMEIIIIIIIII este vídeo

desta professora do Estado do Rio

Grande do Norte !!! Ela foi

ÓTIMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!

*Sempre comento nas reuniões

pedagógicas da minha escola que

um país SÓ TEM FUTURO se investir

nos profissionais da EDUCAÇÃO

e ... começando pelo PROFESSOR !!!

*Tati, tenhas um delicioso

domingo ao lado dos teus !!!

*Fiques com Deus.

*Beijossssssssssssssss.

P.S. - *Teus avós são ITALIANOS ?!

(Avós paternos ou maternos ?!).

Valéria disse...

Oi Tati!
Como moradora da cidade de Natal fiquei emocionada com a repercussão deste video e a coragem de Amanda. Não a conheço pessoalmente, mas tenho por ela uma grande admiração! Foram 8 minutos que a fizeram famosa, mas que acho infelizmente não vai surtir muito efeito pelo menos no desgoverno de nosso Estado.
Gostei de seu blog e vou visitá-la mais vezes!
Tenha um belo domingo!

She disse...

Foi fantástico esse desabafo, tb faço coro contigo. Bjo, bjo

Tatiana disse...

Minha querida Tati,como é que você esta amiga??
Sem comentários quanto a esses políticos ai no Brasil,infelizmente me da muita vergonha, morando fora então, sinto muito a diferença...uma pena!!
Tati,mudando de assunto, a cozinha la na instituição é inspecionada toda semana, se não estiver limpíssima, levam multa e pode ser ate fechada.Detalhe,nos somos os que limpamos, sexta passada sai arrasaaaada...rs.
Bjs.

Bloguinho da Zizi disse...

Essa professora veio dar tapas, não só na cara de políticos mas na cara de todos nós que colocamos eles lá em cima.
Ela me deixou de boca aberta, com o coração batendo descompassado, com tanta dignidade e simplicidade.
O recado foi dado.
Beijinhos Tati

Bordados e Retalhos disse...

Tati, são pessoas corajosas que nos enchem de esperança e noas animam a continuar e lutar. Acho que Amanda foi formada para dizer o que pensa e o que sente,pelo movimento sindical. Acredito que será a próxima presidente do sindicato de sua categoria. Bjs

Wanderley Elian Lima disse...

Só nos resta aplaudirmos essa professora, por sua clareza, segurança,e conhecimento sobre o que estava falando. Consciência política é isso.
Bjux

Anônimo disse...

O drama é que a coisa fica num nivel de desabafo e nao sai disso. Ela clamou por propostas. Voce viu o que aconteceu depois, se houve alguma proposta? Penso que nao, so um parabens. A adrenalina fervida. E mais nada. Fico com o maior dó do nosso país. Qualquer pais so consegue mudar atraves do estudo. Existe um por que da educaçao ser excluida dos direitos mais fundamentais do ser humano, na pratica. Esta ate no Capital de Karl Marx, dentro da logica dos fundamentos do capitalismo. Mas Marx foi super ingenuo. Imaginou que se produzissemos mais riqueza nas fabricas, chegariamos a um socialismo natural. Imagina. A ganancia de alguns alem de escassear o planeta em recursos naturais, nao vai dividir nada. Vai gerar riqueza que gera cada vez mais miseria. Se pudessemos discutir todas essas questoes todo o tempo abrindo os olhos das pessoas seria marvilhoso. Mas nem a gente aguenta ne Tati? O ultimo dos sonhos foi colocar o Lula no poder e ele ser um corrupto, que tb nao mexeu na Educação de forma efetiva. E ainda esta ai com sua curriola tentando acabar com as eleiçoes diretas para deputados, etc. Vamos virar uma grande Cuba, sem o que Cuba tem de melhor: a excelencia na Educaçao. Assim mesmo com muitos analfabetos. Enfim, estou atrazada... Beijinhos e boa semana!
Cam

Leci Irene disse...

Espero que surta efeitos desejados - uma resposta correta do poder e uma crença maior em cada cidadão de que é reclamando assim, em alto e bom som, com boa voz e palavras fáceis de entender que esse país pode mudar..

Luma Rosa disse...

Mês passado, o empresariado se reuniu em São Paulo, pleiteando investimentos na educação, já que não adianta eles ofertarem trabalho e não encontrarem pessoas capacitadas para o preenchimento das vagas. Das crianças que são matriculadas em escolas, apenas 40% conseguem ir até o ensino médio - nem mesmo capacitação técnica nós temos - Como quer este país se desenvolver sem investir em educação?
Somente ontem assisti ao vídeo da professora Amanda e com coragem, estimulada pela indignação, expôs o dia a dia duro que um professor tem que se sujeitar para sobreviver - bom que não somente a classe esteja assistindo - as famílias precisam se compadecer e apoiar os professores!
Tati, o Estado usa da política de colocar as famílias cada vez mais distanciadas das escolas - veja que quando há algo errado nesta relação, o governo foge da responsabilidade e o culpado acaba sempre sendo o professor ou em última instância, a instituição de ensino. Dificilmente o Estado é chamado para cumprir com sua parte! Acho que chegou a hora das famílias se unirem aos profissionais da educação para juntos exigirem do Estado uma melhor condição de trabalho para os professores. Todos irão lucrar com isso! Beijus,

Cris França disse...

Tati,

Infelizmente a gente não tem mais pessoas assim.

Vim te convidar para participar da festa la no meu Canto, vc topa?

beijos

Lu Souza Brito disse...

Oi Tati,

Mulher de coragem e atitude esta professora.
Passei aqui para saber como você está! Tudo bem? E o Bê? O tratamento?

Um beijão

Eduardo Medeiros disse...

tati, essa professora é mesmo um exemplo a ser seguido. nem ela mesmo esperava tanta repercussão positiva!

beijos

www.comtextosdavida.com disse...

Tati!
Sou representante da mesma classe e adorei a fala da professora.Essa corja de incompetente que faz com que a "educação" neste país afunde cada dia mais e mais e mais, chegando às zonas abissais, deveria tomar vergonha na cara e e fazer alguma coisa antes que seja tarde.Nós já temos uma geração comprometida e a sociedade já está sentido os efeitos.
bjs Lais

Anônimo disse...

Aqui os professores estão e greve pois o Estado não quer pagar o PIS de direito. Não tem verba? Oi? Para o salário deles não falta, né?
Paz e bênçãos.

Mari Hart disse...

SE em cada escola tivesse ao menos uma professora dessa, com certeza nosso futuro seria bem melhor!

Bjão Tati!!!

Anônimo disse...

Seus comentários enriqueceram ainda mais o vídeo. Ótimo blog!