Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A dona da história

BOM DIAAA!!!

Eu tinha programado esta postagem (na verdade, repostagem) para o dia 7 de maio, véspera dos dia das mães. Mas sabe-se lá o que aconteceu, por que o blog está com a data de 7/5 em 2/5... rsrs
De qualquer forma posso usá-la então para iniciar a SEMANA DAS MÃES. Por que concordo que dia da mulher e dia das mães e dia do índio é todo dia!!! 


Não dava para passar esta semana sem falar DELA!
Minha mãe é uma mãe aquariana, e apesar d´eu não ter conhecimentos aprofundados sobre isso (ajudem-me Astrid, Antônio e Marcelo), ela é uma mãe aquariana típica e formou um pouco do que vocês tem conhecido de mim.

Minha mãe é aquele ser que transforma o cotidiano em algo mágico. Não era uma mãe muito típica em certos aspectos. Ela não era daquele tipo que se preocupava com unhas cortadas, dentes escovados, cabelos penteados. Não, isso era muito pequeno para sua mente futurista. Minha mãe nos ensinava a sonhar.

Ela contava histórias ótimas, também lia livrinhos, mas gostávamos mesmo era das que inventava e pedíamos assim:
- Mãe, conta uma história da sua cabeça?
E até esta história ela contou. De como sua cabeça foi crescendo, de grão de ervilha até melão ou melancia, em todas as fases, com todas as esferas que conseguiu se lembrar.

Mas o melhor de minha mãe foi sempre a maneira que nos estimulou a criar, a pensar, a ter ideias, a expressá-las. Minha mãe é bem coruja. Nisso é tão típica como todas as mães (quem já viu comentários dela pelo blog?). E muito culta também. Lá em casa (casa de mãe é para sempre, né?) tem uma biblioteca imensa, com grandes clássicos e pensadores que leio desde adolescente. Ela nunca regulou. Pelo contrário, o estímulo era total!

Nossa casa sempre foi a Central de Encontro dos amigos. Todos queriam estar lá. Iam mesmo depois da escola, muitas vezes sem avisar, e ficavam até o cair da tarde. Pensa que ela reclamava? Que nada, inventava mais alguma coisa para o almoço e comíamos todos juntos, numa grande festa. Sempre à mesa. Isso em casa era sagrado e trouxe para minha casa. Nada de prato no colo em frente à TV. Refeições são horas de interação. Momentos felizes para compartilhar. E até hoje, após as refeições de domingo, passamos muito tempo sentados à mesa rindo, brincando, conversando.

Uma vez, num fim de tarde, muitos amigos em casa, nem sei dizer quantos, toca a campainha. No carro: a diretora da escola, a coordenadora, a psicóloga...  enfim, uma junta educacional completa. Nós não tinhamos telefone na época e uma aluna não tinha voltado para casa. A mãe ligou para a escola. Informando-se por lá alguma professora deu a dica. Deve estar no "clube". Isso mesmo, foi assim que a professora referiu-se à casa de meus pais. Foram todas, e realmente, a amiga estava confortavelmente instalada em uma almofada na sala.

Muitas outras histórias deste tipo. Minha mãe me ensinou a ter asas! A acreditar nos meus sonhos, e a sonhar. Quantos de vocês tiveram a oportunidade de levar seu amado cachorro para cantar parabéns no seu aniversário? Eu pude. Quem tinha medo teve que se afastar. Na hora do parabéns ela deixou que eu o trouxesse, cantou parabéns juntinho dela e depois tiramos foto. Só então voltou para seu cantinho, na área de serviço do apartamento, até que a festa acabasse. É disso que falo quando digo que ela alimentava (e ainda alimenta) meus sonhos.

Sua maneira de estudar conosco era maravilhosa. As associações que criava para que eu não esquecesse Estados e Capitais: Se é um Rio Grande ele precisa de um Porto Alegre, para o desembarque; O que oferecemos para Santa? Flores, então, Florianópolis só pode ser em Santa Catarina... e assim aprendi todas! Só desta cabecinha iluminada poderiam surgir tantas ideias!

Fazia gincanas, com pistas escondidas pela casa inteira, embaixo de sofá, sobre prateleiras, em cada cantinho uma informação de história, ciências, geografia, um bis ou outro doce e novas pistas. Só éramos capazes de adivinhar a pista seguinte com a informação da matéria, mas nada decorado. Tudo entendido! Ao final, na última pista, uma barra de chocolate ou outro prêmio desejado, para TODOS, não apenas para o que chegou primeiro. Já havia em nossa casa um jogo de cooperação, destes que se tem falado hoje em dia... Minha mãe é do futuro!

Posso passar o resto dos meus dias contando momentos assim sobre minha mãe e a maneira deliciosa como nos educou. Eu e minha irmã somos pessoas de muita sorte.

Quando eu era mais nova ficava aborrecida por que, quando ía na casa de minhas amigas elas eram paparicadas pela própria mãe e eu era só uma amiga, mas quando as amigas estavam na minha casa elas eram super paparicadas pela minha mãe. Tirando o exagero escorpiano, eu não entendia que minhas amigas eram paparicadas por serem queridas para mim, e pelo amor enorme que existe nesta mulher que amo tanto.Assim também todos os namorados (meus e de minha irmã) sempre foram tratados como filhos. E precisa ver como ela mima meu marido, preparando seus pratos favoritos, comprando presentinhos ou apenas com palavras! Eu choro daqui já sabendo que ela vai chorar de lá. E vou encerrar por que a quero viva por muito tempo ainda.


Não posso finalizar antes de dizer que, depois de ser esta mãe maravilhosa, ela tornou-se uma avó como nem Dona Benta soube ser. Ela é puro amor, puro açúcar. O Bê e o João são abençoados em poder contar com ela.

E vou contar uma cena inesquecível e ilustrar: Quando o Bê era muito pequenininho eu tive alguns problemas para amamentar (história para outro momento) e minha mãe esteve ao nosso lado o tempo inteiro. Um dia, por fome, cólica, refluxo... nem sei, ele não parava de chorar. Eu, desesperada, já não sabia mais o que fazer. Ela o pegou, olhou em seus olhinhos e começou a conversar. Ele não tinha nem 2 meses. Parou de chorar e ficou olhando para ela, num olho no olho emocionante que eu fotografei, e nem precisava. A imagem é clara em minha mente, e muito mais rica em cores e sabores. Certos momentos são melhor fotografados com o coração.
 

Hoje repito a postagem do ano passado por um motivo muito simples. É a ela que desejo homenagear. Homenageá-la é uma forma de homenagear a todas as mães (inclusive a mim mesma) pela doação, pelo amor, pela presença, por nos apoiarem em nossos primeiros passos e nos seguintes, enquanto seus olhos podem acompanhá-los e mais além.

FELIZ DIA DAS MÃES!
Beijos a todos,

Tati.

49 comentários:

Anônimo disse...

Que bom, amiga, ter uma mãe assim. Parabéns à vc e à ela!
Bjos na alma!

Vicente disse...

O Bê tem muita sorte de ter uma avó assim e, também, por ter uma mãe tão antenada e preocupada em dar para ele o melhor.

Te amo demais.

Unknown disse...

Filha, nem sei se estou escrevendo direito. Tem um véu turvando meus olhos. Quanta emoção. Infelizmente, são poucas as mães que conseguem receber um presente desses;felizmente eu consegui! E consegui muito mais...graças a Deus consegui duas filhas maravilhosas, que me enchem a mente de orgulho e o coração de amor. Dizem que os pais são realmente bons quando os filhos conseguem superá-los. Então eu sei que sou uma boa mãe. Amo muito você,e a admiro também! Acho que amor sem admiração e brilho nos olhos não existe!!! Os meus devem etar brilhando muito agora. Obrigada, filha, por ser tão especial.

Regina Coeli disse...

Oi Tati,
Que Deus possa lhes dar a oportunidade de ainda viverem muitas e muitas experiências juntas!!!
Parabéns as duas pelo DIA DAS MÃES!
Beijinho.
Regina Coeli

Renata disse...

Recorações cheias de carinho que resultaram numa homenagem maravilhosa!!!

Se eu fosse a mãe, choraria sem parar!

Sorte sua ter uma mãe assim tão fantástica!!! E minha tabm pq a minha é fenomenal tbm!

Te deixo meu abraço pelo dia das mães que se aproxima!

Renata

Unknown disse...

Tati, te restou pouco para falar bem do teu pai. E agora?
Ih, será inveja ou ciúme?
Estes sentimentos não cabem quando se tem tanto amor.
E, tudo que fizemos foi por puro amor; entre nós, o casal (sorte a minha ter uma mulher como essa), e entre os pais e as filhas, agora os netos.
O João, com seus 9 anos, soube muito bem interpretar o que vocês representam para nós quando disse:
"Eu e o Bê somos os tesouros do meu avô."
Com certeza vocês são os grandes tesouros, meu e da Mírian.
Temos sido recompensados, pela educação dada, com os frutos que temos colhidos de vocês.
Forte abraço.
Pereira:.

Tati disse...

MERI: Ela é mesmo especial.

REGINA: Deus te ouça. Acho que você também será uma vovozona assim!!

RENATA: Olha a chorona aí em cima... me ligou depois de ler que nem conseguia falar... kkk Obrigada pelo carinho. Ótimo dia das mães para vocês também.

PAI: Com certeza somos fruto do "conjunto da obra"! E o que nos faz tão felizes é sermos parte de uma família assim, unida. Beijos e obrigada pelo primeiro comentário!! Adorei!!!

Tati disse...

MÃE: Nem tenho mais o que te dizer agora... hehehe
Te amo!
Beijos.

Misturação - Ana Karla disse...

Tati, não somente a sua mãe, mas qualquer ser mãe que passar por aqui e ler tudo isso se desmanchará em lágrimas.
Ter mãe é maravilhoso e como a sua é tudo.
Parabéns.

Aproveito pra convidá-la a participar da blogagem coletiva no próximo dia 26 de Maio, sobre o Bullying. Apareça no Misturação.

Feliz dia das Mães!
Xeros

Bordados e Retalhos disse...

Lindo demais! Pergunta pra sua mãe o que ela faria no meu lugar, como ela enfrentaria esse problemão aqui que venho enfrentando. Ai meu Deus estou tão desesparada que fico imaginando que somente uma pessoa assim tão sábia poderia tirar de letra esse silêncio. Bjs Tati. Parabéns Amiga

Lu Souza Brito disse...

Não sou mãe não mas também tô aqui com o olho turvo.
Ai Tati, que linda homenagem. Como é bom poder dizer tudo isso da mãe da gente né?
Feliz dia das mães pra você!

Tati disse...

Ana Karla: Obrigada pelo carinho. Vou pensar em algo sobre bulling, mas não tenho ainda nenhuma vivência sobre o assunto. Beijos.

GI: De verdade, acho que ela estaria como você. Não muito diferente, mas vou dar sua história para ela ler, ok? Isso vai passar, amiga. Está doendo, mas vai passar!!
Beijos.

LU: Me senti muito feliz e emocionada de poder escrever. Obrigada pelo carinho! E por estar sempre aqui. Amo seus comentários!! Beijos.

Teredecorando disse...

Oi Tati,
Valeu pelo comentário. Temos que fazer valer essa campanha pela democratização do corpo...Da moda em geral. Abaixo a ditadura da magreza.
Lindo seu post. Fiquei emocionada.
Fique bem.
Bjs mil

Anônimo disse...

Belíssima homenagem Tati. Além de tudo, a sua mãe é linda.
Parabéns!
Bjokas
Yoyo

Taia Assunção disse...

Hoje tá difícil...não aguento mais ir ao banheiro pegar papel higiênico para secar as lágrimas. S@#%!!! Amanhã sou mãe sem afago de filho e em plena TPM. Pobre do marido. Parabéns pelo texto, deve ter sido difícil para sua mãe chegar até a última linha. Para mim certamente foi. Feliz todos os dias das mães. Beijocas do lado de cá.

Silvia Masc disse...

Mãezona hein Tati,creio que são essas boas lembranças que formam pessoas do bem.

beijinho pra você e para ela.

Isadora disse...

Tati estou emocionada com a homenagem que fez a sua mãe. Quando olhamos para trás e para nossos filhos acabamos por ver o legado que elas no passaram.
Podemos nos considerar pessoas de muita sorte por termos nossas mães por perto.
Um beijo para sua mãe e um especial para você pelo domingo que se aproxima.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Agradecendo e retribuindo o carinho da visita ... adorando poder viajar por aqui em suas emoções ...

voltando mais vezes ...

Bjux para vc e para esta grande guerreira que é a sua mamys, assim como todas as outras mamys deste mundo ...

;-)

Cris França disse...

muito lindo e muito emocionante!
parabéns as duas!
feliz dia das mães!

lynce disse...

Adorei a homenagem, bastante sentida e comovente, que fizeste à senhora tua mãe, estas palavras devem ser ditas enquanto os nossos pais estão vivos. De outra forma, não faz sentido.
Beijinhos e bom fim de semana!
:)))

Françoise disse...

Que linda declaração de amor, fico arrepiada com essas coisas!!!!!
Um ótimo domingo das mães,
Bjocas

Yo Neris disse...

Parabéns pelo nosso dia linda menina, mãe, mulher e amiga!
Bjo no core

Tati disse...

TERESINHA E YOYO: Ela merece. É mesmo muito especial!

TAIA: Imagino que seja mesmo difícil para você. Desejo que possa dar e receber os abraços guardados em breve!

SILVIA: Mais do que mãezona ela é uma avó fora de série. Se já era louca por ela, hoje este amor é sem tamanho.

Tati disse...

ISADORA: Também amei o texto que fez para sua filha e sua mãe. Acho que este "passar legado" é mesmo mágico!

PAULO: Isso que é o mais interessante, ne? Toda mãe é a melhor mãe do mundo!

CRIS: Obrigada. Foi escrito mesmo com todo o coração.

Lynce: Também sou partidária a homenagens em vida mais do que às póstumas.

FRAN: Obrigada pelo carinho!

Tati disse...

Yoyo querida, obrigadaaaa!! Espero que seu dia tenha sido muito especial também. Ao lado daquelas que dão sentido a esta data. Beijos.

Glorinha L de Lion disse...

ô Tati, que estória maravilhosa essa que nos contou sobre esse ser iluminado que é sua mãe...feliz de vc por ter uma mãe assim!
Felizes dos seus filhos por terem uma avó assim! Saúdo à sua mãe, Mãe Verdadeira...a que está sempre presente, sempre ao lado dos filhos, haja o que houver...grande beijo querida, e um outro, grande na sua mãe...gostaria de conhecer essa mulher...
Beijão.

Tati disse...

GLORINHA: Minha mãe é mesmo uma grande mãe e uma avó maravilhosa para meu filho e para meu sobrinho (eu tenho um filho só!). Sou uma sortuda mesmo!!
Feliz dia das mães. Que hoje seu dia tenha sido feliz!!!

Anônimo disse...

Amiga, minha admiração por você se estende a toda família. A menina sorriso só poderia ser filha da família coração. E o coração dessa mãe Miriam é pra lá de especial. Amo todos vocês! da irmã de alma Alê

Minhas Minimulheres disse...

OIe!
Que lindoooo! Que Deus mantenha vcs assim com esse amor e que vcs tenham ainda muito tempo para curti esses momentos lindos. Beijokassss

✿Hanan Mustafa e as Florzinhas✿
www.trakinandocommamae.blogspot.com

José Sousa disse...

Oi Macá!
Adorei este seu texto sobre sua mãe, muito bom mesmo!

Conheça o meu novo blogue em:

transpondo-barreiras.blogspot.com

Um beijo

Bloguinho da Zizi disse...

Tati
Pela postagem e pelos comentários dos teus pais, nem há muito que dizer.
Família abençoada, que soube ver os seres de luz que ali estavam, em suas mãos, presentes de Deus.
A verdadeira riqueza que uma família pode ter - AMOR.
Parabéns.

estela campos disse...

OI querida,

Já disse o quanto esse texto me encantou! E agora relendo, me emocionei de novo. Talvez porque a conheça um pouquinho mais e tenha me tornado (espero) uma grande amiga, consigo imaginá-la com vocês duas pequenininhas a contar estórias imaginárias!
Estou tentando ser uma mãe parecida. Vamos ver se consigo..rs
Beijos
Teca
PS. Quanto ao texto "Ousadia": EBA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!..rs

Unknown disse...

História lindíssima sobre sua mãe.um beijo enorme para ela e outro para você.

Alessandra Nascimento disse...

Quando fui á casa dos seus pais, fui surpreendida por todo esse amor. Ele está em todos os lugares, na jabuticabeira na frente da casa, nos cachorros, na mesa grande na cozinha. Mas principalmente no carinho e na atenção comigo e com minha família. Acho q a palavra é atenção, eles estão atentos a vcs e aos seus amigos. Me senti uma velha conhecida deles, pra eles eu sou Alessandra e não só mais uma amiga sua. Parabéns amiga!vc é rica!!! Bjs e feliz dia das mães

Denise disse...

Tati, foi com imenso amor que vc foi escrevendo esta homenagem - ou declaração de amor. Desta maneira, mergulhada no poder desta emoção genuína, pensei: qual mãe não gostaria de ouvir de um filho, este "rasgo de amor" tão profundo, tão simples e tão perfeito? Eu gostaria - mesmo sabendo o tantão que sou amada pelos meus, e já tendo recebido em palavras e ações verdadeiras declarações de amor, fiquei aqui pensando na colheita...que é fruto da semeadura que fazemos ao longo da vida enquanto mães zelosas e seres amorosos que naturalmente somos...tua mãe tem farta esta colheita, e vc, um modelo fantástico em que se mirar para ser a mãe linda que o Bê tem.

Parabéns pra vcs e obrigada por partilhar desta lição de vida! AMEI!!
Beijos, querida!

Nilce disse...

Tati querida

Parabéns pela mãe maravilhosa e por ser espelho dela.
O amor de uma mãe pelos filhos é imensurável, mas muitas se superam e a tua é uma delas.
Meus olhos se encheram de lágrimas lendo teu post. Lembrei-me da minha casa sempre cheia de amigos dos meus filhos, a cena se repetiu em minha mente.
Sou "mãe-galinha" como dizem os meus. Será que porque também sou de aquário?
Desde já, desejo um Feliz "Dia das Mães" para vocês duas e um beijinho no Bê.

Bjs no coração!

Nilce

Eduardo Medeiros disse...

tati, amiga, feliz quem teve uma mãe como a sua! minha mãe também foi muito especial; também era uma inventora de histórias maravilhosas; nos incentiva a ler e era também amor puro. pena que a vida foi dura com ela, reservando para a sua ainda nem tão avançada velhice (ela tem 73 anos) o mal de alzaheimer. mas não reclamo da vida, a vida foi muito generosa todos esses anos passados com ela. agora, cabe a nós, meu pai e meu dois irmãos, tratá-la com o mesmo amor que ela nos deu até que um dia, ela venha a descansar em paz.

páro, senão, lágrimas rolam...

beijos.

DeCoração com Fatinha Estrela disse...

Oi Tati amei a postagem , linda e emocionante.
Bjsssssss e uma semana abençoanda e feliz .

Élys disse...

Parabéns a você, a sua mãe e a todas a mães. Mãe é a Obra Prima de Deus.
Linda história.
Beijos.

She disse...

Tati, LINDO DEMAIS!
Beijo, beijo querida e eterna Mosqueteira! ;)
She

chica disse...

Que coisa mais linda,tati! Emocionante sempre ler e falar de mãe,.não é?

Adorei ler e ver as fotos.beijos,lindo dia pra todas nós...chica

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Tati
Nada no mundo é melhor que a mãe da gente. Também tive sorte, minha mãe hoje com 87 anos, é a maior fofura. Um dia vou falar sobre ela.
Felicidades para todas as mães, te incluindo, é claro rsrsrs
Bjux

pensandoemfamilia disse...

Que bonita homenagem neste traçado tão bem relatado.

Parabéns.
bjs

Luma Rosa disse...

Que família linda!! Li o comentário da sua mãe e do seu pai, legal eles frequentarem o blogue! Que Deus abençoe sempre a sua família!! Beijus,

Rosi disse...

Querida

Passei para avisar que tá rolando um concurso especial do Dia das Mães lá no blog. E o prêmio é super criativo.
Passe por lá e partipe!

Bjs

Anônimo disse...

Que delicia de adolescencia com uma mae tao legal. MInha casa ja foi um clube quando eu ja era adulta, era muito animado, muito bom.
Beijos e parabens pelo dia das maes e pela sua mãe bacana!
Cam

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Tati que saudades! Estou de volta ao mundo dos blogs, depois de uma longa ausÊncia por motivos de saúde, que já está totalmente recuperada. rs.
Saudades de vir aqui, de ler suas postagens maravilhosas, de saber de você, do Bê, da sua família!
E é bom ver que está tudo lindo e maravilhoso!
Essa homenagem que fez a mamãe é digna de um oscar, me emocionou! Fiquei lendo e tentando imaginar como foi, o cachorro indo cantar parabéns, a aluna que não avisou a mãe e que se infiltrou no "clube" e que clube, com uma maezona dessa e nisso minha cabeça deu uma reviravolta e lembrei da minha amada mãe que também é assim, uma maezona de todos!!
Enfim, parabéns para nós e para nossas mães que são mães duas vezes!!

beijos

Nathália (Ná) disse...

Tati me emocionei muito com esse post, até chorei sabia. Eu gostaria muito que a minha mãe tivesse sido assim, ou um pouquinho parecida, até hoje é dificil para ela demonstrar carinho, até chegar perto para dar um beijo é dificil, em datas comemorativas dou um beijinho e pronto, parece que ela leva um choque, ou talvez seja porque não goste mesmo, mas ao seu modo ela foi e é uma boa mãe. Parabéns a sua mãe por ser tão especial, e a você também minha querida.

BJS!

Lu Souza Brito disse...

Tati, seu blogue ta de marcação comigo...
comento, comento e na hora de postar ele dá erro.

Mas resumindo: já tinha lido quando postou pela primeira vez e mais uma vez me emocionei.
M~e do futuro, com certeza! Parabéns pra vocês.
Beijos