Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

quarta-feira, 2 de março de 2011

PLÁGIO - Atualizado

Pessoal,

Hoje descobri uma coisa que me deixou estarrecida.
Encontrei um texto meu publicado em outro blog, como se fosse da pessoa.
Estou arrasada, de verdade. Sabia que as pessoas faziam coisas assim, mas encontrar meu texto copiado foi um balde de água fria. Está aqui, assinado como se dela fosse.
Pensei em escrever um comentário solicitando que tire do ar. Claro que estou com raiva, quem não estaria?
Vontade de tirar meus textos do ar, sei lá. Vi agora de manhã e ainda não sei o que fazer.
Escrevi um comentário sobre o fato. Vou aguardar o desenrolar da coisa. Mas que a sensação é muito estranha, ah, isso é!

Atualizando: Quero agradecer o apoio dos amigos. Já denunciei ao google e pretendo sim, se for necessário, tomar medidas mais drásticas, mas a princípio vou aguardar que ela se pronuncie e se retrate. A única coisa que peço, de coração, é que não ofendam. Agradeço que se posicionem sim, que me ajudem a descobrir como agir neste caso. Me sinto amparada. Mas não agridam. Quando fazemos isso perdemos toda e qualquer razão.

Beijos,
Tati.

45 comentários:

CARLINHA disse...

Que coisa feiaaaaa!

Eu também não sei usar esse botão, mas vou tentar descobrir.
Mas acredito que antes é melhor deixar um cometário pedindo que ela retire e se retrate, se não acontecer, aí sim a denúncia.

Bjos, flor!

Unknown disse...

E você viu que ela postou o texto NO DIA SEGUINTE? Nem deixou passar um tempo, para ser esquecido?

Feio, muito feio. Mas se fosse você, deixava um comentário pra ver o que ela faz.

Bjs

Lu Souza Brito disse...

Tati, que coisa!
Pior, viu recebendo os elogios por "escrever muito bem?". Será que em algum momento ela citaria que não foi ela quem escreveu?
Pior...não alterou uma linha. Nem se deu ao trabalho de "trocar" ou tirar o nome do VI do post.
A Luma sempre alerta para este tipo de coisa, mas nao tinha noção que as pessoas pudessem ser tão cara de pau.
Você pegar um texto do google que consta como autor desconhecido (e citar isso), ainda vai lá, mas sabendo de quem é e tudo mais????
Já deixei um "coments" para ela também.
Beijooooos

Anônimo disse...

Menina eu vi, estou besta...Se fosse comigo tomaria as mesmas providências, ou quem sabe,até piores! Beijos.

Elaine Gaspareto disse...

Tati, eu vi. Triste, já me aconteceu um monte de vezes, e no meu caso foi o nome da minha cahorrinha que a moça nem trocou rsrsrs
Tadinho do Vi, sendo roubado pra servir de marido alheio...
Olha, dê um print na página e denuncie ao Google. Peça a um advogado e entre com um processo por danos. E ameace. Eu sei de blogueiros que venceram ações na justiça comum, é fácil provar.
Sugeri a ela que tirasse do ar. Mas acho que cabe uma denúncia sim.
Beijosssss e parabéns pelo texto lindo, MUITO SEU!

Mariana disse...

Nossa, que coisa chata. Eu sempre penso nisso, como a gente vai saber se estão copiando ou não? Vc descobriu por acaso?
Sabe, antes eu sempre achava que as pessoas faziam algumas coisas sem querer. Mas depois de apanhar algumas vezes, descobri que ser sonsa, é uma desculpa muito fácil. Pq contra uma pessoa sonsa, o q nós vamos fazer? As peessoas sao espertas e se fazem de bobas para que a gente questione se a nossa raiva é infundada. IMagino mesmo q esteja com raiva, até eu fiquei!!!

Beijinhos!!

pensandoemfamilia disse...

Olá Tati
è bem desagradávell o acontecido, mas foi tão "imediato", que parece não haver má fé. Coloquei um comentário dizendo que errar é humano, mas que é necessário qse redimir.
Só acho que vc não deve se retirar com seus textos, pois é deixar que o outro seja maior que vc.
bjs

Lúcia Soares disse...

Ah, Tati! Eu denunciaria bem rapidinho! Bom que postou aqui, ela vai acabar tirando o texto (vou correr lá pra ver! rsr) ou dizer que não sabia, que se esqueceu de dar o crédito, etc.
Você não é a "Tati quebra-barraco" mas tem que tomar uma providência. Faz o que a Elaine sugeriu!
Antes da gente se envaidecer por alguém ter gostado tanto de um texto da gente, é preciso não esquecer que se plagiou pode fazer outras coisas mais conta nós!
beijo!

Flávia Shiroma disse...

Tati, no seu lugar eu levaria um susto. A gente sempre ouve falar nessas coisas, mas achamos que será só com o vizinho.

Eu ficaria muito brava, mas acho que o pessoal deve pegar leve porque ninguém sabe se ela agiu por ingenuidade ou maldade. Tem gente que está até ofendendo.

De qualquer maneira, ela errou. Concordo com voce plenamente.

Taia Assunção disse...

Tati minha flor, desculpe, mas foi sacanagem mesmo. Ela achou que o "Vi" em questão era do verbo "ver" pode crêr. Detalhe que só quem te acompanha sabe se tratar do apelido carinhoso que deste ao teu marido...se fosse caso de um equívoco ela teria escrito nos comentários. PESSOAL, EU NÃO SOU BOA ESCRITORA, MAS TENHO BOM GOSTO PARA LEITURA. O TEXTO É DA TATI...você está super no direito de se sentir lesada. Beijocas!

estela campos disse...

Nossa!!!! Fiquei chocada!!! Como assim??? E aí, Be virou Bre?
Olha, para quem diz que é esquentada, tô achando você um bocado equilibrada...rs Eu já tinha radado a baiana..rsrsrs
Escrevi por um tempo para uma revista online e, graças a Deus, isso nunca aconteceu comigo, mas se tivesse, eu ia ficar um bocado zangada.... Enfim...

Beijos

Tati disse...

Oi Tequinha, eu estou SIM muito P da vida. Chateada demais. Com coração palpitando, mas aprendi a domar minhas reações, por que depois, já era. Estou "bancando" a equilibrada, mas uma arara por dentro!
Chega logo... estou com saudade!
Beijos.

Mari Hart disse...

Tô PASSADA Tati! Que horror! Que gente mais louca meu Deus!!! Vc reparou que vc é linkada no blog dela!? Está lá na barra lateral como os favoritos dela!

Como faz p/denunciar e que retirem o blog do ar!? Eu hein... vc foi muito educada e classuda! E não deve retirar nada seu do ar, isso é um caso isolado, ainda bem! Mudando de assunto, hj fui ao Sarah e lembrei de vcs! Aliás, lembrei que eu tinha esquecido que vcs iam. Me perdoa!? Tô super enrolada, empregada tem faltado direto, as tarefas acumulando e minha diária dor de cabeça que não me deixa! Vou te mandar um e-mail mais tarde!

Beijos enormes! E fica calma!

Denise disse...

Estive lá Tati, e vi as sugestões pacíficas que seus amigos deixaram. - lindo de viver foi o Alexandre, que GRANDE ele é...

Eu acompanho uma seguidora que, sistematicamente, leva meus posts (citações que não são minhas) ou imagens, e já aconteceu de ver texto meu publicado sem autoria, lá - em outros endereços tb já "me encontrei", mas sempre com o link do Tecendo.
É uma sensação muito ruim, sei o que sentiu, Tati. Foi bom vc denunciar no blogger e aqui.

Que a solução venha logo e seja permanente.
Um bjo.

Mafalda S. disse...

Já me aconteceu isso. Copiaram texto e imagem, tudo incluido. No meu caso, não me aguentei, tive de comentar. Mas, como alguém disse, o meu texto foi escrito em data anterior, logo, é fácil de perceber quem foi o autor.

Não desanimes por causa disso, infelizmente é sempre um risco a que estamos sujeitos. Mas não faz sentido desistires tu do teu blog, e o outro continuar no ar.

Beijos

Bloguinho da Zizi disse...

De tudo isso Tati, o que mais me marcou foi essa dignidade que você manifestou: não ofender.
Já deixei meu recadinho pra ela.
E pra vc só posso dizer que é uma honra poder estar nesta tua casa.
Gratidão

Beth/Lilás disse...

Menina, fiquei roxa de vergonha alheia com isso!
Não sei nem se vale a pena eu ir lá deixar mais um comentário, pois pelo visto, a criatura é tão ignorante em matéria de blogar que além de copiar seu texto com nomes de sua família, ainda deixa os comentários entrarem sem fazer uma filtragem, demonstrando com isso a incapacidade de entender o que é este mundo da blogosfera.
O legal seria ir em cada amiga dela que elogiou o post e dizer que aquele texto não pertence a ela e que foi 'chupinhado' daqui na maior cara de pau.
Fica triste não, Tai, faça como o Alexandre está orientando e vamos avisar ao rol de amigos dela que esta pessoa é uma fraude, quem sabe até um perfil inventado com foto de outra pessoa.
um beijão carioca

Eliane disse...

Oi Tate , eu ja tinha lido seu texto, pois mesmo não comentando estou sempre por aqui.É muito lindo, e fiquei triste imaginando como vc esta se sentindo. Vim dar meu apoio a vc. Essa moça, se achou descolada ´por estar lá fora e pos os pés pelas mãos. Continue assim elegante mas não deixe de denunciar. Um abraço apertado e um beijo grande.

Glorinha L de Lion disse...

Tati, aconteceu coisa parecida comigo há cerca de um mês atrás, embora a moça tenha colocado no fim: blog Café com Bolo, parecia que a foto é que era minha, pois ela assinava embaixo do texto e não dava meu link. Fui lá e avisei a ela que não deveria ter colocado meu texto sem minha autorização. Não respondeu. Fui uma segunda vez e nada...Denunciei ao blogger que retirou o texto do ar e a notificou...ela veio e me pediu desculpas, mas acho que ficou foi P da vida pq nunca mais voltou...Denuncia e pronto. Acho que é mais caso de falta de experiência que de má intenção. Tem muita gente novata nos blogs que não sabe como agir com ética. beijos e minha solidariedade,

Beth/Lilás disse...

E fiquei curiosa, como você conseguiu descobrir isto neste mundo tão vasto da Net?
bjs

Anônimo disse...

Querida, eu fiquei preocupada com isso.É muito chato,não é verdade?E pensando nisso, bloqueei meu blog, não pode copiar textos e nem salvar fotos.

Vou te ensinar como se faz:

Entra nesse site aqui:http://www.dicasparablogs.com.br/2008/01/bloquear-o-botao-direito.html


Beijos e boa sorte!

Beth/Lilás disse...

Tati, olha o que estou fazendo nos blogs que comentaram o seu texto por lá:

OLá!
Vi um comentário teu no blog da Camila e disse que gostou muito do texto, acontece que aquele texto não pertence a ela, foi indevidamente copiado do blog de uma excelente escritora e amiga chamada Tati (http://www.perguntasemresposta.com/).
Seria interessante você saber disso, pois está sendo enganada, assim como outros que seguem aquele blog.
Não deixe de verificar o que lhe falo no blog da Tati que é este abaixo:
http://www.perguntasemresposta.com/2011/03/denuncia-gravissima.html

um abraço

Tati disse...

OI Betinha, obrigada pela ajuda, pelo apoio.
Sabe como descobri? Fui naquela ferramenta de estatísticas do blogger. Tem uma parte de Origens do Tráfego. Eu cliquei nos links, por pura curiosidade. Raras vezes tinha entrado lá. E olha o susto com o que encontrei! Entrei no blog dela e dei de cara com meu texto. Foi um choque na hora! Passarei a usar mais a ferramenta!
Beijos e mais uma vez obrigada por seu apoio.

chica disse...

Puxa, fui lá e tá sem tirar uma palavrinha...Pena! Já deixaste comentário, talvez ela seja nova no mundo dos blogs e nem sabe que deva colocar a autoria, sai copiando o que gosta! Experimenta! BEIJOS, QUE TUDO SE RESOLVA!CHICA

C@uros@ disse...

"A Amizade não requer gratidão,
presentes, cobranças, etc.
A Amizade requer apenas que nos
lembremos sempre de dizer um
“oi, Como você está?!!!
Você não imagina o quanto a sua
amizade é importante para mim....
Obrigado por você existir !!!
Não importa se você é real ou virtual,
o importante é que você existe
para me dar o prazer da sua amizade.
Amizade como a sua
é privilégio de poucos."

forte abraço

C@urosa

Minhas Minimulheres disse...

Oie!! Minha querida que feio isso né?? Eu li todo o texto e o que mais me deixou triste é ver que ela deixou do mesmo jeito que vc escreveu.
Estou triste por vc, espero que essa moças pelo menos te peça desculpas pelo erro, e que seja humilde nessa hora. Beijokassss

Hanan Mustafa e as Florzinhas
www.trakinandocommamae.blogspot.com

Gisela disse...

Tati, que situação! Dá uma dor de cabeça imensa.
Espero que ela AO MENOS indique a fonte de onde tirou.
Com tantos pedidos delicados, acho quase que impossível ela não se redimir.
Estou aqui na torcida!
Um beijo :)

Simone Aline disse...

Tati,
estou pasma!!! Caramba, nem sei o que te dizer. Olha, o Lukas é um amigo virtual que vive me "abrindo o olho", porque eu sempre leio sobre isso de "plágio"... mas no fundo, eu sempre CUSTO A CRER que as pessoas sejam capazes de nem sequer trocar nomes, algumas frases... não se dão trabalho algum! Está alugando o Vi???? rsrs
Caraca, só rindo! Amiga, não fique assim! Conte conosco para o que quiser, sempre! Seus textos já me inspiraram inúmeras vezes, e imagino que a tal Camila tenha se "achado" o lendo... mas daí copiar na íntegra, na "moita" e receber elogios como se fosse dela?????? Tô passada!
Bjs querida!

Wanderley Elian Lima disse...

Oi Tati
Isso é um absurdo, mas acontece sempre entre os blogueiros. Vou lá deixar um recado para a usurpadora. Muita calma nessa hora.
Bjux

Lu Souza Brito disse...

Tati,

E aí, alguma resposta? Bom, eu aproveitei as dicas e aprendi como bloquear os botoes copiar / colar. deu super certo!
Beijos

Tatiane Garcia disse...

Chará, infelizmente isso acontece mesmo!! mas deixar de publicar seus textos nao é a melhor saída. normalmente a pessoa se sente tão mal quando é descoberta que acaba deletando o blog, ou a postagem ao menos!!!
Em todo o caso, tb puxei a orelha da moça!! quem sabe ela acorda pra vida né???

Bordados e Retalhos disse...

Tati, tô pasma!!!Fui lá e deixei um comentário educado pedindo que ela dê nome e autoria ao texto. Uma pena amiga. Nem faço ideia quantas coisasa que escrevemos já foram copiadas. Bjs

Anônimo disse...

Que absurdo!!! Vc tem toda razão de ficar chateada, quem não ficaria?
Isso é crime e vc tem o direito de tomar todas as medidas cabíveis.
Beijos

Caca disse...

Tati, eu acho que não dá para ser condescendente com isso. É o mais deslavado absurdo! Tem que denunciar, processar e exigir retratação, sim (eu acho). Já pensou, daqui a pouco a gente não tem mais direito a nada, se deixarmos barato. Abraços e todo o meu irrestrito apoio. Paz e bem.

Talita Oliveira disse...

Tati, ontem também descobri plágios dos meus textos e também fiz um post.
Sei bem o que está sentindo!

Um beijo!

Pandora disse...

Assustador, é muito estranho é como ouvir a sua voz em outra boca, outro corpo!!! Fico torcendo para que não seja algo feito com má intenção, pq é triste ver alguém copiando uma coisa tão pessoal, tão intima!!!

She disse...

Oi minha querida! Sei lá tô achando estranho tudo isso pelo jeito do blog todo, parece ser uma pessoa do bem, sei lá... Muito feio sim o plágio, evidente que eu acho isso, mas normalmente esses tipos não têm um blog como o da Camila... Eles têm outro perfil... Outro estilo...
Alguma coisa aí não se encaixa...
Enfim... Vamos ver se ela se apresenta e explica o que aconteceu... Será que ela não deu a senha do blog para alguém e a sacanearam? Sei lá, o blog dela não combina com o plágio que foi apresentado... Fiquei cabreira... Investigativa do jeito que sou e criativa se der mole imagino mil coisas...
Espero que tudo se resolva da melhor forma pq colocar até o nome do "Vi" foi ridículo! Affffffffffff!!!
Beijo, beijo!
She

Isadora disse...

Tati, inacreditável. Acho que as pessoas tem o direito de ao gostarem de um post levarem para seus blogs, mas sempre informando de onde o texto foi tirado.
Citar a fonte é fundamental.
Espero que ela tire o texto ou se retrate.
Um beijo

Maria Célia disse...

Ei Tati
Fui lá conferir, e é um dos muitos textos ótimos que você escreveu.
Como sou amante da paz, se fosse comigo pediria a ela que tirasse do blog e pronto.
Este negócio de contratar advogado, ajuizar uma ação é um pouco demais.
Talvez ela tenha achado seu texto tão lindo e quis enfeitar o blog dela.
Bjo

Maggie disse...

Tati,
Eu frequento o blog da Camila a pouco tempo, pois sou uma futura au pair! Eu fui umas das pessoas que elogiou ela.
E eu gostaria mto de agradecer a sua amiga Beth/Lilas que me avisou desse plagio.
Gostaria de falar que sou totalmente contra plágio...Se eu soubesse que esse texto era seu, NUNCA teria elogiado a Camila.
Bom, de qualquer jeito gostaria de dizer que seu texto é lindo!! Excelentes palavras!!
Se cuida,
Megui

Beth/Lilás disse...

Oi, Tati!
Que bom ver alguém que foi lá, como a Megui aí em cima, e vir aqui constatar a verdade!
Bem, acho que o Blogger tomou alguma atitude, pois o post foi retirado, no entanto, não consigo entender como uma pessoa que mostra tantas fotos dela com o marido ou namorado, conseguiu ter uma atitude tão incoerente, burra e sem vergonha.
Tem de tudo nesta vida e agora podemos constatar que na rede também tem os surrupiadores.
Obrigada por me dar a dica de como verificar isso, valeu!
beijinhos cariocas

Cristina Ramalho disse...

Oi Tati que chato essa situação né... Olha, eu fui lá mas nao achei, será que nao olhei direito ou ela tirou?! Sabe que sigo o blog "dicas para blog", mas nao lembro se foi de lá, que recebi sobre esse negocio de plagio, tem um endereço que vc coloca o seu site, uma coisa assim, e mostra se tem plagio entende, quem mais está com aquele texto essas coisas... Bem amiga, espero que vc consiga resolver essa situação, da melhor maneira possível.... bjos

Denise disse...

Voltei pra te contar o que acabei de descobrir, Tati, e exatamente como vc: através das estatísticas. Cliquei e...olha o perfil da Adriana M., do Blog A Beleza de ser mulher...não é que é o MEU???? Com florzinhas e tudo???

ESPIA SÓ...

O teu "Vi" foi junto, no texto. Meu neto ficou de fora...rio ou choro?
Aliás, modifiquei rapidamente ontem alguma coisinha...devia ter deixado a águia...rsrs (ela não sabe o que significa, talvez tirasse tb)

Como vc vê, tem de tudo, o tempo todo. Claro que vou lá pedir que faça a gentileza de citar a autora daquele perfil que ela gostou ao ponto de tornar SUA identidade, afinal, ali diz "Sou"...mas não já, a fervura tem que baixar, pq como vc, não acho que seja necessário ofender ou usar de grosseria.

Um beijo...aff

Unknown disse...

Tati
A situação é realmente lastimável, mas o legal desta história toda é o carinho q todas estas pessoas tem por vc. Essa sim é uma grande conquista e ninguém jamais pode tirar, copiar, plagiar...

Rosania disse...

Bom dia Taty.Sou administradora do site ropitti.com(Gifs da Rô Pitti). A Alguns dias atrás me deparei enquanto fazia uma busca na net com um site ( www.megamensagens.com.br ) que pegou quase todos os meus gifs da categoria futebol sendo que ela retirou os links que redirecionariam para mim a criadora do trabalho. Entrei em contato com a proprietária pedindo que retirase as postagens ou incluise os créditos para o autor. Como ela não me retornou procedi com uma denúncia ao google. Fico muito triste que aja pessoas deste tipo na blogesfera. Deixo aqui minha solidariedade. Beijos!!