Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Há 6 anos ele sorri, e o mundo gira


Inevitável não pensar em tudo que vivemos juntos. No primeiro dia, na clínica, aguardando o resultado e nos perguntando: "somos dois ou três?" e rindo nervosos. Inevitável lembrar que neste dia, no carro, de volta para casa, a ideia de chamá-lo de Bernardo, caso fosse menino, já se fez presente. E cada enjoo, cada momento de ansiedade, o medo de não ser capaz de amar como dizem que as mães devem fazer. O medo de não ser capaz de dar conta... Então tudo muda! Ele nasce, um medo maior ainda, o parto antes da hora, a bolsa estourada na cama, durante a madrugada, e a prece silenciosa, suplicando que seja xixi, que eu não tenha mais controle sobre esfíncters, mas que meu bebê esteja protegido. Lembro perfeitamente do caminho para a materidade, o silêncio da madrugada na cidade, o silêncio de um casal apreensivo, a dor das contrações, a dor do medo... A história de um quase ariano que tornou-se aquariano. Então a entrada, o quarto sem mala, sem plaquinha na frente da porta. Aguardar o amanhecer para ligar para a família. Como fazê-lo? Três dias tão penosos, mas a preocupação de sorrir, de parecer calmos. Os dois na mesma situação, cuidando um do outro. Quando penso nestes três dias me dou conta do valor do meu casamento. Era um momento em que podíamos assumir uma posição de exigir cuidados, estávamos - os dois - frágeis. Mas fomos fortes, um pelo outro. Os dois por ele, nosso pequeno que chegava apressado. Sede de vida! 

Então o parto, a frase que me desarmou: "Está tudo bem. Ele não será transferido". Sim, ele não iria para a UTI neonatal. Nasceu forte como um urso, um Bernardo, é este o significado de seu nome. Não podia ser mais apropriado.

Os primeiros meses são cansativos, assustadores, tudo é novo, são tantas primeiras vezes. Nós não nos conhecemos. Visitas proibidas no primeiro mês favoreceram o entrosamento, aumentaram minha super proteção. O laço é forte. Choros, cólicas, icterícia, refluxo. Primeiro sorriso, descobriu os pés, sustentou a cabeça, balbuciou palavrinhas. Olhar o homem que eu amo como pai, seus cuidados com o filho tão amado. Trocar fraldas, não saber o que fazer, não saber como agir. Fingir que sabe, tentar, na prática. Não há escapatória. Primeiros passos, primeiras palavras, brincadeiras, carinho, descobrir que seu sorriso é meu maior tesouro. Amigos por perto, amigos que chegam mais perto! Voltar a trabalhar. O primeiro dia longe é uma entrevista de empregos: Unhas por fazer, cabelo mal cuidado, leite no sutiã, saudades do pequeno, aos cuidados da vovó Mirian. Certeza do amor que existe e que parece que sempre existiu, como se seu lugar em nossas vidas estivesse marcado desde sempre. 

O primeiro aniversário, uma festa especial, perto do carnaval. Nada de Mickey ou Circo, é preciso ser criativo. Ele não é uma criança convencional. Seu primeiro aniversário foi um baile de carnaval, uma festa à fantasia - O Bloco do Bê-. Que barato foi organizar cada detalhe, as madrugadas em par montando centros de mesa e lembrancinhas, o apoio das amigas-vizinhas para montar a mesa LINDA, o estandarte, as Barbies  e Kens de toda a vizinhança usando fantasias. Mais um dia marcante, para uma coleção que inclui momentos simples: olhares, carinhos, a imagem de mãozinhas tão pequenas, de dentes apontando, de chorinhos, gargalhadas, gritinhos. Um pé gordinho bem ali, bom de apertar e morder. Olhar para aquele lindo bebê e descobrir que seu sorriso ilumina o mundo!

Cada conquista: primeiro dia de aula, seus 7 atchins tão queridos, a Montanha Russa, seu cheiro, o calor de tê-lo nos braços, o calor da febre, as noites sem dormir. As noites em que, ao dormir, ele seguia ao meu lado, nos sonhos, sua primeira formatura e o olhar de orgulho e confiança que nos emocionou, a maneira linda e divertida como este menininho descobre e interpreta a vida, o tanto que me ensina, que me motiva a ser uma pessoa melhor. Dois, três, quatro, cinco... seis anos! São muitas histórias. Dores e alegrias que reforçam o amor. Um vínculo que não sei explicar.

Há dias tento escrever este texto. Não sai. Nada explica, nada da conta de tanto sentir. Mas como passar direto? Como não tocar no assunto? Dia 18/02 é o aniversário do Bê, é nosso aniversário como pais e também é aniversário da nossa família. Tudo já tinha começado, mas depois que ele chegou eu entendi que nada fazia sentido antes de sua presença. Tudo é muito mais agora. 

FELIZ ANIVERSÁRIO, MEU AMOR!
 
Eu não soube escolher as palavras certas, mas eles souberam. No aniversário de 1 ano escolhi esta música para acompanhar o clipe do DVD. Então ela virou cantiga de ninar, um momento especial entre nós e virou a "nossa música". Não consegui importar o clipe do aniversário. Segue com um You tube emprestado. Estaremos ausentes, a sexta feira é dele! 




Beijos a todos, 
Tati.




32 comentários:

Débora disse...

Que lindo, parabéns ao Bê :)
Realmente, não existem palavras suficientes para descrever tanto amor, tanta emoção, tanto sentimento, tanto de tudo que nos enche, preenche, completa e mostra que antes é como se nada fosse pois o verdadeiro propósito da nossa vida chegou.
Sou mãe também, de uma menina linda e maravilhosa, meu amor maior, minha luz, minha razão de viver.
Esse seu post fez-me lembrar de momentos eternos ... a gravidez, o nascimento dela, cada momento um depois do outro ao longo desses 11 anos ... é, a minha fez 11 faz pouco tempo e no entanto parece que foi ontem que ela veio para mim, presente de Deus.
Espero que tenham um dia lindo e muito especial.
Beijo meu, com amor.
Angel.

Beth/Lilás disse...

Muito linda sua declaração de amor a este filho tão querido, desejado e amado. Parabéns para este menino fofo, cheio de alegrias e luz e que já conquistou o coração da blogosfera.
Feliz Aniversário, Bê, querido!
Tudo de bom na sua vida, seja feliz!
beijos cariocas da tia Beth Lilás

Glorinha L de Lion disse...

Que lindo seu texto, Tati querida! Vc sabe contar como ninguém o que é esse amor entre uma mãe e seu filho. Que o Bê siga, vendo o exemplo de pais que vcs são, que siga amado e amando na mesma medida. Que sua vida seja repleta de alegrias e encontros. Que esse sorriso de criança, aos seis anos, se perpetue por toda a vida desse ursinho tão querido de todos nós. Feliz Aniversário pro Bê e pra vc e Vi! Vcs merecem! beijos a todos,

Inaie disse...

que post lindo!! parabens ao Be, parabens a voces por terem o Be!!!

Bloguinho da Zizi disse...

Tati
teu passo a passo me levou as lágrimas.
E isso porque vc não achava palavras...pra que? tem algo muito maior aí, esse amor maravilhoso de mãe pra filho, de mãe pra pai, de pai pra filho e de pai pra mãe.
Esse circulo vicioso de amor, de luz, de compreensão, que vai seguir pela vida acompanhando cada novo passo do Bernado.
Tudo isso é só o começo de um amor sem fim.
Parabens ao Bê, parabéns a vocês pais.

Beijinhos

chica disse...

Lindo!parabéns pro Bê, esse menininho que revolucionou a vida de vocês, com tudo de bom! beijos,chica

disse...

Que homenagem mais linda.Bê a você desejo tudo de maravilhoso que possa existir, que tenha muita paz e muito amor sempre no seu coraçãozinho. PARABÈNS!

Simone Aline disse...

Ei Tati, que lindo... estou aqui completamente emocionada e realmente é inexplicável esse "laço", esse "amor", essa "união"... As vezes tb tento falar sobre o assunto e "nada sai"... é "tão mais", né? rsrs
Coisas que só as mães entendem...porque antes disso a gente "acha" que entende... e quando chega a nossa vez a gente descobre que não sabia quase nada, que não amava quase nada... descobre a grandiosidade desse papel!!! Lindo post, curtam bastante o dia! Bjs ao Bê e muitos sorrisos para vcs!!!

josi stanger disse...

Lindo!!!
Tati
uma homenagem carregada de carinho, uma afeto inominável esse de ser mãe e de ser pai... de ser família.
Que Deus os abencôes com alegrias e muita saúde.
Beijinho especial pro Bê

Unknown disse...

Tati
parabéns parabens parabens
parabens ao Vi
parabens ao Bê
parabens pra você
parabens pro Papai do Ceu.
que trouxe tudo isso de lindo pra sua familia.
puxa, que sentimento maravilhoso é esse que nos une no amor.
beijos e felicidades.

pensandoemfamilia disse...

Olá
Há momentos especiais em nossas vidas, um deles é o nascimento de um filho. Minhas filhas (32 e 27 anos)para mim são meus tesouros e a celebração dos aniversários infinitamente importantes.
Muito bonita a sua declaração de amor. Curta, ame intensamente , pois isto é o que levamos da vida- relações de afeto.
bjs

She disse...

Minha querida!
Que post mais LINDO, EMOCIONANTE e que transborda AMOR... Lindo demais! Amei tudo!
Parabéns para o Bê, esse menininho que encanta!
Saúde e alegrias na vida dele, SEMPRE!
Beijo, beijo para os 3!
She

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Tati
Parabéns a ele e à família. Que Deus os protejam sempre.
Bjux

Elaine Gaspareto disse...

Tati,
Já virou costume eu chorar de soluçar lendo seus textos, mas hoje foi lindo demais!
Fiquei pensando que eu nunca amei... porque isso que você relata é amor.
Será que meus pais me amaram assim?
Lendo coisas com essa eu começo, aos 38 anos, a entender um pouco minha mãe...
Antes tarde...
Beijosss e parabéns ao menino forte como um urso, de sorriso meigo como se o urso fosse de pelúcia...

Mariana disse...

Nossa, que post lindíssimo!!! Acho lindo mulheres que tenham esse espírito materno, pois eu, infelizmente, não tenho (até agora). Dizem que depois que nasce o filho, tudo muda... eu não sei exatamente sobre o que pensar disso! Só sei que, quando eu vejo testemunhos e fotos como essas que vc colocou nesse belíssimo post, me faz até repensar se eu realmente não quero ter filhos =)!!!

Um beijo enorme!!

http://mmansur.blogspot.com/

Mariana disse...

Ahhh, e claaaaaaaaaro, um feliz aniversário pra ele!! E ele é mesmo lindo, hein?? Imagina o trabalho que vai dar quando ficar mais velho!!

Mari Hart disse...

Parabéns pra vc em 1º lugar pelo seu aniversário como mãe! Parabéns ao Urso pelos 6 anos muito bem vividos! Parabéns ao papai que está sempre presente! Parabéns por conduzirem a educação desta criança tão especial com tanto louvor!

Deixo aqui meu desejo de muita luz, paz, saúde, amor e alegria e minha enorme admiração por essa família linda!

Curta muito esse dia do meu aquariano preferido!

Um MEGAAAA beijo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Manuela Freitas disse...

Olá querida Tati,
Como vc me fez lembrar dos meus casos, de tudo o que se sente, dessa extraordinária experiência, que eu considero a mais importante que uma mulher pode ter!
Parabéns ao Bernardo e aos pais do Bernardo!
Beijos,
Manu

Denise disse...

Eu imagino tuas tentativas de escrever um texto que não deixasse de fora nadinha do que é importante dizer, Tati - o que você não imaginou é que traia tanta emoção para tantas pessoas....LINDO DE VIVER o amor que vc sente, e a gente que é mãe sabe que não existe vocabulário possível de exprimir o coração - como avó, duplamente sinto essa dificuldade.

Parabéns ao Bê pela escolha de viver entre vcs, pelo aniversário e pela história linda que vcs estão escrevendo.

Não tenho vergonha de confessar: chorei!
Um bjo enorme, mamãe linda do Bê, abração pro Vi e meu carinho pra família!!!!

Nilce disse...

Desculpe o atraso Tati, mas chorar era hoje que podia mesmo.
Parabéns ao Bê, a você e ao Vi.
Deus os abençoou com esta jóia tão linda e querida.
Você me deixa no chão sempre sua danada. Fiquei até sem saber o que dizer.
Que Deus abençõe sempre esse filho e essa família maravilhosa.

Bjs no coração!

Nilce

estela campos disse...

Oi querida!!!

Adorei o texto!!! Nada como um sorriso de filho para fazer nossa vida melhor. E o sorriso do Be é maravilhoso!!
Tentei falar com vocês ontem, mas não consegui. Parece que anotei o seu telefone errado, porque eu ligo e dizem que o número não existe!!
Por isso, vai por aqui mesmo. Diz pro Be que desejo tudo de bom para ele, e que o presente chega no carnaval, junto comigo, tá???
Beijos e muitas saudades!!!

Tatiane Garcia disse...

Parabéns ao Bê e a vc chará!!! Que cada ano esse amor possa se multiplicar !!!
Felicidades a família!!!
Bjobjo

Socorro Melo disse...

Parabéns ao Bernardo! Que Deus continue lhe abençoando, e seja uma luz constante em sua vida. Felicidades ao pequeno.

Tati,

Você descreveu a sublime e maravilhosa aventura de ser mãe. É uma grande bênção. Linda história. Parabénbs a todos.

Beijos :)

Socorro Melo

Pandora disse...

Lindas palavras, linda homenagem, lindo Bernardo!!!! Parabéns para vocês que essa data se repita incontaveis vezes \o/ Mil vezes emocionante, de levar as lágrimas, de saber que há verdade em cada linha!!! Mãe é algo que o tempo, as teorias, os livros, os sonhos, nada explica, Deus estava assim, inspirado quando inventou o conceito: MÃE!!!

Anônimo disse...

Que lindo e emocionante esse post!!! Parabens para o Bernardo, "urso grande", muita saúde e alegria na vida dele e de voces.
Adorei a idéia da festa de um ano!!! Muito criativa mesmo. Quando voce tiver mais um bebê, vai ver que esse amor imenso multiplica ainda mais o tamanho do coraçao de mãe.
Parabens para voce e seu marido por serem tao companheiros e terem um menino tão especial.
Beijos da Cam

Macá disse...

Tati
Olha eu pedindo desculpas aqui.
Li no início da semana que seria o aniversário do Bê, mas não pude vir aqui.
Mas desejo toda a felicidade do mundo pra ele. Que esse lindo sorriso continue acompanhando vocês por todo o sempre, e que você e o VI continuem a ser esses pais corujas, lindos, e maravilhosos que são.
E você dizendo que não estava sabendo escolher as palavras heim?
um beijo com carinho

Bombom disse...

Que doce, intenso e forte sentimento perpassa em todo o seu texto. De tal modo que inunda a alma de quem lê! Ser Mãe é tudo isso e muito mais que se sente e fica por dizer... Parabéns ao Bê, que seja sempre Forte, Amigo, Sorridente. Que os Anjos o protejam!
Parabéns aos Pais também por esta dádiva! Que Deus os ilumine e acompanhe sempre.
Bjs. Bombom

Maria Célia disse...

Boa noite, Tati
Adoro tudo que você escreve, e como você sabe fazer isto tão bem, é impressionante.
Parabéns pro seu querido filhinho e também pra vocês pais maravilhosos e dedicados.
Bjos

Eduardo Medeiros disse...

parabéns ao segundo filhote mais babado do mundo (o primeiro é o meu, é claro...kkkkkkkk).

beijos

Lu Souza Brito disse...

Tati,

Meu desejo de muitas felicidades para este pequeno grande homem tão amado serve mesmo com quase 1 semana de atraso.
Estou sensível hoje, seu post me deixou arrepiada e não pude evitar as lágrimas. Quanto amor, quanta felicidade, mesmo nos momentos de angústia, incerteza e medos.
Parabéns a você pela mãe maravilhosa que é. Eu gostaria de ser sua filha, com certeza. A vida regada com amor, carinho nos torna pessoas melhores - bem melhores!
Parabéns ao Bê!
Um beijão

Cristina Ramalho disse...

ai Tati que post linnndddooo!!! AMEI demais essa retrospectiva do Bê!! Que maravilhosa flor!!! Parabéns para o bê, Parabéns para toda a família, que DEUS abençoe grandemente todos vcs.... bjos,

Beth Blue disse...

Que lindo! Amor de mãe é isso mesmo.

O meu filhote completa 11 anos no mês que vem e também me trouxe muitas alegrias. Criança dá um trabalho danado (ainda mais pra mim que não tenho família por perto) mas enriquece muito a vida da gente!