Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!

domingo, 11 de agosto de 2013

O lobo mal não é mal...

... é carnívoro!

Constatação um pouco óbvia, não acham? Mas a gente decidiu rotular carnívoros, como jacarés, leões, tubarões, lobos e muitos outros como se fossem monstros. Por que temos esta necessidade maluca de rotular tudo a nosso redor. E se um animal mata outro (mesmo que para comer) logo, é monstro!

A gente também mata. Mata com as próprias mãos ou não. Mata mosquito, por que nos pica; outros insetos apenas por que nos dá nervoso; matamos bois, frangos, peixes, para nos alimentarmos, para ganharmos dinheiro e, pasmem, ainda matamos por esportes! Ah, matamos também por que achamos que aquela espécie é invasora e está invadindo "nosso espaço", mesmo que ela morasse ali bem antes de nós... E não podemos esquecer, matamos nossa própria espécie por que tem opinião diferente da nossa. E ainda comemoramos o fato! (vergonhoso, para mim, o chumbo trocado Osama x Obama. São TODOS terroristas!).

Eu não quero rotular o humano de mal, praga do mundo ou outra destas coisas que nós lemos. Longe de mim. Somos uma espécie frágil, que ainda não aprendeu a usufruir da natureza sem modificá-la. É, já pensou nisso?

Se o que nos difere como espécie e faz com que sejamos classificados como "mais inteligentes", que é a capacidade de modificar nosso meio, talvez não seja uma característica tãããão inteligente assim?

Será que mais inteligente é construir casas, edifícios, automóveis, e depois filtros para reduzir a poluição que causamos, medicamentos para remediar os danos que causamos, etc, ou vivermos em harmonia com o mundo que nos cerca? Tem horas que minha mente dá piruetas pensando nisso. Quem será que é mesmo mais evoluído?

Então eu olho para o elefante e sua manada, para as zebras, os peixes... Percebem que eles já encontraram maior harmonia como espécie? Que eles não precisam se questionar se são deuses, ou se são bons? Eles são e ponto.

Eu não vou aprofundar esta questão aqui, nem entrar nas nuances que penso sempre. Largo a isca, torço para que você a pegue, por que quero muito colocar este tema em pauta. Faz tempo que quero colocar, mas sempre tive medo da camisa de força reação de vocês. De não entenderem. 

Então, para resumir, minha posição sobre o assunto é a seguinte:

Somos todos parte de um mesmo ecossistema, mas nós, humanos, ainda estamos num estágio imaturo de desenvolvimento. Acho que ainda seremos animais e quando amadurecermos mais, seremos vegetais. Teoria muito louca? Também acho. Mas sempre que tento refutá-la encontro novos indícios do que penso... E eu adoro esta teoria. Ela não muda absolutamente nada em nossas vidas, apenas o respeito que podemos ter por outras criaturas. Então acho que pode ser válida!

Please, não me matem. Se não concordam, ok, faz muito sentido para mim vocês não concordarem, mas respeitem minha posição, está bem? Lembrem-se que estou dando a cara a tapa, sejam gentis... rsrs Se preferirem, levem como brincadeira, ou um exercício de ver as coisas por um ângulo todo novo. Eu adoro fazer isso com toda e qualquer coisa.

E se querem uma justificativa tirada da Bíblia eu dou uma (poderia dar mais): "Quem se exalta será rebaixado, quem se humilha será exaltado". Ah, sim. Esta é ótima: "Eu vim aqui para servir, não para ser servido".

Vocês querem conversar comigo sobre isso? Eu vou a-do-rar!!

Beijos a todos,
Tati.

Nenhum comentário: