Por que há questões que são melhor respondidas com novas indagações!
sábado, 19 de junho de 2010
Aprendendo a ler
O Bê está naquela fase de fascínio pela escrita-leitura, e amante das palavras que sou, fico encantada!
Hoje de manhã ele já estava naquela: como escreve...? Fomos brincando, eu ía cantando as letras e ele escrevia, depois eu lia as sílabas para ele, que, óbvio, ainda não sabe ler, mas vai identificando sem perceber.
Resolvi escrever uma frase que ele conhece, para ele se sentir lendo. Então escrevi: BERNARDO EU TE AMO. Ele leu e ficou animadíssimo.
Seguiram-se outras palavrinhas sem êxito, ele reconhecia a primeira letra e chutava qualquer palavra que começasse com ela, então MAMÃE virou vovó MIRIAM e PAPAI virou PEDRO, entre outras palavras.
Na sequência escrevi uma palavra que imaginei que ele reconheceria, o nome da antiga escola: BAMBALALÃO. Ele chutou uma palavra qualquer com B e o Vi resolveu ajudar.
- Bê, você já conhece as primeiras letras, junta o B com A e sabe que dá BA, aí é só juntas as outras...
E o Bê, que entendeu o recado responde:
- Daí é só juntar M com B!!!
Dããã
Para onde foi o Vovó Viu a Uva?
Caímos na gargalhada, claro!!! Paulo Freire revirou-se no túmulo com estes alfabetizadores soltos por aí!! kkk
Beijos.
Marcadores:
cinco anos,
crescendo e aprendendo,
lar doce lar,
para rir
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Lindo isso!
Bjoo...
Minha lindinha também está nessa fase, é uma delícia!!!
Beijinhos!!!
Revirou-se mesmo...rsrsrs. Quando assustar seu pintinho vai estar lendo e escrevendo. Fase deliciosa. Beijocas na família! ;-)
Ahhhh, lembrei também do :
"Papai passou pomada na panela" , ehhhh. Tudo a ver né?
Esta fase de descoberta é rapida para alcançar a escrita convencional quando eles conhecem as letras . Brinque com ele para aprender todo o alfabeto e ai vai ver que sozinho começa a relacionar o som das letras com as palavras do dia a dia. Tenta com hipóteses próprias e vai aos poucos acrescentando letras para escrever.
Isso é uma delícia, aproveite bem este momento que é único e fascinante.
Beijos
É uma fase linda e aqui,Neno começou sozinho , com menos de 5 anos e hoje com 7, é devorador de livros.Isso é maravilhoso!beijos,chica
É uma fase linda e aqui,Neno começou sozinho , com menos de 5 anos e hoje com 7, é devorador de livros.Isso é maravilhoso!beijos,chica
Tens que ver que delícia é quando eles começam a ler pra gente dormir, cheios de orgulho e de segurança porque conseguem uma coisa que desejavam muito!!!!
Beijo!
Ingrid
Que lindo jeito de aprender a ler...emocionante!!!
Eu me lembro que aprendi a ler na areia da praia. A minha avó escrevia uma palavra na areia com um graveto, e a gente tinha que ler antes que a onda viesse e apagasse tudo...
Esse seu post me trouxe uma ótima lembrança...thank´s!
Essa fase é muito fofa!! Curte bastante amiga, pois lamento te informar que ela passa logo...esses anjos crescem rápidos demais!!! Bem que podia ser mais lento né???
Bjos no ♥
Ai, como me lembro dessa fase...dá uma aflição na gente né? acha que não vai conseguir...quando a gente menos espera, dá um click neles e de uma hora pra outra saem lendo tudo...eita fase boa...aproveita bem...beijos amore!
Nossa, seu Bê é um menino muito esperto! Rapidinho estará lendo tudo que lhe cair nas mãos.
bjs cariocas
hahahahahaha que delícia que deve ser... adorei, vc é demais!
Beijo, beijo!
She
Postar um comentário